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OPINIÃO

Necessidade de gestão nas micro e pequenas empresas

No de­cor­rer dos anos, no con­ta­to di­á­rio com em­pre­sá­rios dos mais di­ver­sos seg­men­tos de ati­vi­da­des se­jam, in­dús­tri­as, co­mér­cios ou ser­vi­ços, de­pa­ra­mos com a mes­ma di­fi­cul­da­de en­tres es­tes em­pre­sá­rios, in­de­pen­den­te do fa­tu­ra­men­to fis­cal ou en­qua­dra­men­to tri­bu­tá­rio. A di­fi­cul­da­de ou a fal­ta de ha­bi­li­da­de de ge­rir a sua em­pre­sa. Mui­tos des­tes em­pre­sá­rios pos­su­em pou­ca ins­tru­ção, mui­tos de­les não pos­su­em gra­du­a­ção e nem mes­mo téc­ni­co em áre­as afins e os que pos­su­em tal cur­so de en­si­no su­pe­ri­or não fo­ram en­si­na­dos de for­ma ade­qua­da a ge­rir o seu ne­gó­cio.

So­mos in­cen­ti­va­do­res de que to­das as gra­du­a­ções de­ve­ri­am ter no mí­ni­mo uma ma­té­ria de ges­tão em­pre­sa­ri­al na sua gra­de cur­ri­cu­lar. Ha­ve­rá mui­tos que vão di­zer que is­so in­vi­a­bi­li­za­ria a fun­ção do ges­tor ou ad­mi­nis­tra­dor nas ins­ti­tu­i­ções, mas dis­cor­da­mos to­tal­men­te des­sa afir­ma­ção. Se um em­pre­sá­rio ti­ver co­nhe­ci­men­to bá­si­co de ges­tão sem ter a for­ma­ção co­mo ad­mi­nis­tra­dor ou ges­tor com to­da cer­te­za da­rá va­lor e sa­be­rá a im­por­tân­cia de se ter um pro­fis­si­o­nal gra­du­a­do no qua­dro de fun­cio­ná­rios de sua em­pre­sa ou co­mo con­sul­tor, pois ve­rá que os seus re­sul­ta­dos de­pen­de­rão não só do vo­lu­me de ven­das ou ser­vi­ços co­mo mui­tos acre­di­tam, mas sim de to­da a ad­mi­nis­tra­ção da em­pre­sa.

Mui­tas des­sas em­pre­sas não pos­su­em um sis­te­ma de ges­tão co­mer­cial nem mes­mo uma pla­ni­lha fi­nan­cei­ra que pos­si­bi­li­te o bá­si­co que é o con­tro­le de cai­xa. Al­guns em­pre­sá­rios não têm co­nhe­ci­men­to de in­for­má­ti­ca su­fi­ci­en­te pa­ra o uso des­sas fer­ra­men­tas. Sen­do as­sim, vi­ve­mos uma pre­ca­ri­e­da­de no que se diz res­pei­to a co­nhe­ci­men­to em­pre­sa­ri­al, o que in­vi­a­bi­li­za a con­ti­nui­da­de ou a pros­pe­ri­da­de de mui­tos ne­gó­ci­os le­van­do a mui­tos a fa­lir no pri­mei­ro ano de fun­cio­na­men­to ou ir no má­xi­mo até o se­gun­do ano. Há uma cul­tu­ra em­pre­sa­ri­al de que bas­ta a em­pre­sa fa­zer um ex­ce­len­te ser­vi­ço ou ven­da de pro­du­tos, ter um gran­de vo­lu­me de ser­vi­ços, oca­si­o­nan­do um fa­tu­ra­men­to ra­zo­á­vel que a em­pre­sa es­tá in­do bem, que so­men­te is­so vai ga­ran­tir o seu fu­tu­ro. Co­mo sem­pre di­go: “Não bas­ta fa­zer o ser­vi­ço bem fei­to e ter uma boa car­tei­ra de cli­en­tes se não há uma ges­tão qua­li­fi­ca­da do ne­gó­cio, pois há gran­des chan­ces da em­pre­sa es­tar fa­da­da ao fra­cas­so”.

“Até 2022, o Bra­sil te­rá cer­ca de 17,7 mi­lhões de pe­que­nos ne­gó­ci­os, ou se­ja, mais de um mi­lhão de no­vos em­pre­en­di­men­tos por ano, de acor­do com es­ti­ma­ti­va do Se­brae. Os pe­que­nos ne­gó­ci­os ain­da res­pon­dem por mais de um quar­to do Pro­du­to In­ter­no Bru­to (PIB) bra­si­lei­ro. Jun­tos, os cer­ca de 12,4 mi­lhões de op­tan­tes pe­lo Sim­ples Na­ci­o­nal re­pre­sen­tam 27% do PIB. Além  dis­so, as mi­cro e pe­que­nas em­pre­sas são as prin­ci­pa­is ge­ra­do­ras de ri­que­za no Co­mér­cio no Bra­sil, já que res­pon­dem por 53,4% do PIB des­se se­tor.” (Fon­te: Agên­cia Se­brae de No­tí­cias)

Co­mo po­de­mos ver nos da­dos do Se­brae, há uma im­por­tân­cia des­sas em­pre­sas pa­ra a ge­ra­ção de ri­que­za pa­ra o Pa­ís. Le­van­do em con­ta o que foi di­to an­te­rior­men­te se tor­na de ex­tre­ma im­por­tân­cia man­ter-se a sa­ú­de fi­nan­cei­ra des­sas em­pre­sas e pa­ra que is­so ocor­ra o ide­al é que se­ja al­te­ra­do gra­du­al­men­te a sua cul­tu­ra no que diz res­pei­to à ges­tão. Is­so po­de ser fei­to de­mons­tran­do atra­vés da atu­a­ção dos ad­mi­nis­tra­do­res nes­sas em­pre­sas em con­jun­to com os con­ta­do­res que as­sim ha­ve­rá ob­ten­ção de me­lho­res re­sul­ta­dos e con­ti­nui­da­de da em­pre­sa no mer­ca­do, sem­pre con­tan­do com a co­la­bo­ra­ção de pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos.

No de­cor­rer dos anos, vi­mos que ca­da vez mais a fi­gu­ra de um con­sul­tor fi­nan­cei­ro e de marke­ting tem se tor­na­do ne­ces­sá­rio nos em­pre­en­di­men­tos, ain­da mais nas mi­cro e pe­que­nas em­pre­sas. Mui­tas de­las não têm con­di­ções de ter no seu qua­dro de fun­cio­ná­rios um ad­mi­nis­tra­dor ou ges­tor, de­vi­do ao cus­to, mas sa­bem que é es­sen­cial ao seu ne­gó­cio es­sa con­sul­to­ria. Há uma gran­de de­man­da nes­se mer­ca­do a ser ex­plo­ra­da, mas fal­ta é co­nhe­ci­men­to aos em­pre­sá­rios das su­as re­ais ne­ces­si­da­des, tor­nan­do as­sim pri­mor­di­al a mu­dan­ça de cul­tu­ra nas em­pre­sas. Ca­be às ins­ti­tu­i­ções, as­sim co­mo te­mos o exem­plo do Se­brae, que faz um tra­ba­lho im­por­tan­te nes­se sen­ti­do, de­ve ha­ver uma va­lo­ri­za­ção cons­tan­te do ad­mi­nis­tra­dor co­mo fer­ra­men­ta de su­ces­so.Tam­bém ca­be ao CFA e aos CRA’s e até mes­mo os pro­fis­si­o­nais bus­ca­rem es­sa va­lo­ri­za­ção pa­ra que pos­sam aten­der es­sa de­man­da do mer­ca­do.

“Gran­des vi­si­o­ná­rios são im­por­tan­tes; Gran­des ad­mi­nis­tra­do­res são fun­da­men­tais.” (Tom Pe­ters)

(Is­ra­el Ro­dri­gues, con­sul­tor em­pre­sa­ri­al, di­re­tor exe­cu­ti­vo da ID+ Em­pre­sa­ri­al, só­cio da Lin­ce Con­ta­bi­li­da­de, ad­mi­nis­tra­dor, es­pe­cia­lis­ta em fi­nan­ças, pós-gra­du­a­do em Au­di­to­ria e Ges­tão de Tri­bu­tos)

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