Home / Opinião

OPINIÃO

Liberato Póvoa, uma legenda de provérbios

A In­te­li­gên­cia não é o ador­no do vi­to­ri­o­so, é o ca­mi­nho da vi­tó­ria. Não é a ce­re­ja do bo­lo, é a fór­mu­la do bo­lo. Es­sa fra­se lu­mi­nar cai bem no fi­gu­ri­no do ex-de­sem­bar­ga­dor Li­be­ra­to Pó­voa, que re­ful­ge nas le­tras e na ma­gis­tra­tu­ra de Go­i­ás co­mo um cla­rão de lu­zes. A vi­da des­se in­ti­mo­ra­to ilu­mi­na­do é uma le­gen­da de pro­vér­bi­os. Es­se bra­vo e po­li­va­len­te tri­bu­no é atu­al­men­te um dos mais fe­cun­dos ar­ti­cu­lis­tas do jor­nal DM, a tri­bu­na ri­den­te e aguer­ri­da do po­vo go­i­a­no que traz à bai­la a flo­ra­da dos seus va­ri­a­dos te­mas, des­de os ju­rí­di­cos, re­gi­o­na­lis­tas, re­li­gi­o­sos e fi­lo­só­fi­cos, en­tre tan­tos ou­tros, co­mo ele mes­mo res­sal­tou no seu re­cen­te ar­ti­go A clas­se mé­di­ca pe­de so­cor­ro.

Os gran­des no­mes con­du­to­res da vi­da po­lí­ti­ca e cul­tu­ral es­tão com ele lu­tan­do pe­los seus ide­ais que vão se tor­nan­do o so­nho co­le­ti­vo de to­dos. En­tre os no­mes es­co­lhi­dos por ele co­mo pré-can­di­da­to a de­pu­ta­do es­ta­tual que o au­xi­li­a­rá na cam­pa­nha tão lo­go se re­a­li­ze a con­ven­ção do par­ti­do, fi­gu­ra o no­me do po­lí­ti­co Ger­cí­lio de Al­mei­da Go­di­nho, ex-pre­fei­to de Ta­gua­tin­ga, que, co­mo au­di­tor fis­cal de Go­i­ás e do To­can­tins por mui­tos anos, co­nhe­ce pra­ti­ca­men­te to­do o Es­ta­do, on­de é res­pei­ta­do co­mo pou­cos po­lí­ti­cos. Na área de co­mu­ni­ca­ção, es­co­lheu o em­pre­sá­rio Eduar­do Abrão, que já co­or­de­nou vá­rios cam­pa­nhas vi­to­ri­o­sas em Go­i­ás e no Ma­to Gros­so do Sul. Tam­bém com­põe a equi­pe, co­mo con­sul­tor, o jor­na­lis­ta Si­se­nan­do Fran­cis­co de Aze­ve­do, ar­ti­cu­lis­ta des­te jor­nal, com a ex­pe­ri­ên­cia de quem par­ti­ci­pou de vá­ri­as ad­mi­nis­tra­ções em Go­i­ás e em Go­i­â­nia.

A sua le­gen­da de jor­na­lis­mo ca­mi­nha na gran­de ve­re­da do “Di­á­rio da Ma­nhã” de pá­gi­nas im­pa­gá­veis na me­mó­ria do po­vo.

Voi­lá. Ei-lo na pla­ní­cie do di­rei­to e das le­tras, sa­be­dor de bro­car­dos ju­rí­di­cos, mos­tran­do a to­dos os con­fli­tos pa­ra que se­jam so­lu­cio­na­das por eles mes­mos, por su­as ins­ti­tu­i­ções de­mo­crá­ti­cas e le­gi­ti­ma­men­te cons­ti­tu­í­das pa­ra tal exer­cí­cio da vi­da pú­bli­ca. Ei-lo sa­pi­en­tís­si­mo com la­tim, ro­cim e flo­rim “lam­pe­jan­do”, su­ges­tão fo­no-eti­mo­ló­gi­ca de lam­bá (em gre­go mo­der­no, lam­bás sig­ni­fi­ca “es­plên­di­do”, “Lu­mi­no­so”, de lám­ba, lâm­pa­da). Ex­pres­sar “as coi­sas fei­tas”, as ações, os atos, é a sua me­ta, e is­so ele o faz “pe­ro­ran­do” seus te­mas “so­bre a si­tu­a­ção do Pa­ís e seus pla­nos” obe­de­cen­do ao pa­ra­dig­ma da éti­ca, ca­so se­ja elei­to.

(Ed­val­do Ne­po­mu­ce­no, es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias