Home / Opinião

OPINIÃO

Juraildes da Cruz e seu novo CD “Nem com uma Flor” – impressões do poeta

A vi­da e a ar­te es­tão in­trin­se­ca­men­te li­ga­das, de­pen­den­tes en­tre si. E uma exis­te em fun­ção da ou­tra. Im­pos­sí­vel pen­sar a vi­da sem ar­te e por ou­tro la­do, a ar­te sem le­var em con­ta a dá­di­va da vi­da. Há mo­men­tos, mais que ou­tros, que a vi­da – ape­sar de sua gran­de­za – pe­de so­cor­ro à ar­te pa­ra ir em de­fe­sa de quem es­tá em si­tu­a­ção frá­gil, ape­sar de por­ta­do­ra de ta­ma­nha for­ta­le­za, e pre­ci­sa ser olha­da com mais cui­da­do, ca­ri­nho e aten­ção.

Des­sa for­ma, a vi­da uti­li­za da ar­te po­é­ti­ca de Ju­rail­des da Cruz pa­ra lan­çar um in­ci­si­vo e pe­ne­tran­te olhar de aler­ta pa­ra um des­per­tar na so­ci­e­da­de – atra­vés do can­to – do quan­to po­de ser mais pra­ze­ro­sa a co­e­xis­tên­cia den­tro de prin­cí­pios de har­mo­nia en­tre ho­mem e mu­lher, pa­ra que es­sa re­la­ção, fon­te ins­pi­ra­do­ra de to­dos os ro­man­ces se­ja me­nos dra­má­ti­ca e me­nos con­fli­tuo­sa.

O no­vo CD de Ju­rail­des da Cruz, a co­me­çar pe­lo tí­tu­lo “Nem com uma flor” vem pa­ra lan­çar ba­ses pa­ra re­fle­xões e ele­va a mu­lher ao pa­ta­mar on­de ela de­ve es­tar. E O po­e­ta Ju­rail­des apon­ta pa­ra que se tra­ba­lhe a in­sen­si­bi­li­da­de, pois des­cui­da­da que é, atra­vés dos anos pro­mo­ve a dor na al­ma fe­mi­ni­na.

No dis­co, dé­ci­mo pri­mei­ro de sua car­rei­ra, Ju­rail­des da Cruz traz a pre­sen­ça de Maí­ra Le­mos, que bus­cou no fun­do da al­ma to­da a for­ça que as mu­lhe­res têm den­tro de si, em uma in­ter­pre­ta­ção úni­ca de uma can­ção que não po­de­ria ter ou­tro no­me: “Mu­lher”. Maí­ra Le­mos foi bus­car nos re­côn­di­tos de seu co­ra­ção a for­ça da voz e a fir­me­za que po­de ser en­ten­di­da co­mo do­çu­ra na in­ter­pre­ta­ção dos ver­sos do po­e­ta. O CD tam­bém con­ta com a par­ti­ci­pa­ção de Nil­son Cha­ves (To­da vez) e a re­ve­la­do­ra in­ter­pre­ta­ção de Jo­ão Pe­dro (Nem com uma flor, Co­ró vir­tu­al e Boa vis­ta).

Ações des­sa ou da­que­la par­te pa­ra pro­te­ger uns e re­ta­li­ar ou­tros, en­con­tram con­tra­pon­to nos di­ze­res do po­e­ta: “O que se es­pe­ra de um mun­do ci­vi­li­za­do é que o ho­mem não te­nha que usar de mãos de fer­ro pa­ra se pre­va­le­cer e que a mu­lher não te­nha que ter fer­ro nas mãos pa­ra se de­fen­der”.

Com­pa­nhei­ro e com­pa­nhei­ra. As pe­dras que se apre­sen­tam no ca­mi­nho têm que ser re­mo­vi­das na so­ma de es­for­ços pa­ra uma me­lhor com­pre­en­são que a vi­da na paz é o que há de me­lhor, con­si­de­ran­do que so­mos di­fe­ren­tes e pos­sí­veis di­ver­gen­tes, po­rém is­so é par­te da com­po­si­ção do ser de ca­da um. A in­te­li­gên­cia é que vai fa­zer des­sas di­fe­ren­ças o ins­tru­men­to ne­ces­sá­rio pa­ra com­ba­ter a ro­ti­na.

Fi­ca o con­vi­te a quem qui­ser con­fe­rir es­se no­vo tra­ba­lho do po­e­ta da Ser­ra Ge­ral: o show de lan­ça­men­to se­rá no dia 25 de se­tem­bro (já pri­ma­ve­ra), as 20h no Te­a­tro Se­si, do Se­tor San­ta Ge­no­ve­va, em Go­i­â­nia.

Im­per­dí­vel!

(Pau­lo Ro­lim, jor­na­lis­ta e pro­du­tor cê­ni­co – Twit­ter: @ame­ri­co­ro­lim)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias