Home / Opinião

OPINIÃO

Jogadores virtuais também precisam de comprometimento

Pa­ra os jo­ga­do­res ca­su­ais de li­gas vir­tu­ais de fu­te­bol que al­me­jam o pro­fis­si­o­na­lis­mo, sai­bam que não bas­ta ape­nas ter ha­bi­li­da­des no joystick. As res­pon­sa­bi­li­da­des vão mui­to além das ap­ti­dões téc­ni­cas. Ao ser al­ça­do ao pa­ta­mar de ca­te­go­ria pro­fis­si­o­nal de eS­ports, a mo­da­li­da­de Pro Clubs, que pos­si­bi­li­ta par­ti­das de até 11 jo­ga­do­res em ca­da ti­me no jo­go Fifa, da Elec­tro­nic Arts, apre­sen­tou aos com­pe­ti­do­res uma no­va pers­pec­ti­va de con­du­ta, pos­tu­ra e, so­bre­tu­do, com­pro­me­ti­men­to com o es­por­te – mes­mo que es­te se­ja vir­tu­al.

Com a evo­lu­ção dos jo­gos vir­tu­ais de fu­te­bol, em es­pe­ci­al do Fifa, e o aper­fei­ço­a­men­to do mo­do Pro Clubs, a pro­fis­si­o­na­li­za­ção das com­pe­ti­ções faz com que o jo­ga­dor en­ten­da que a pos­tu­ra ca­su­al pre­ci­sa ser dei­xa­da de la­do. As­sim co­mo no es­por­te re­al, o jo­ga­dor de fu­te­bol vir­tu­al que de­se­ja ser um pro­fis­si­o­nal, jo­gan­do de for­ma re­mu­ne­ra­da e sen­do pre­mi­a­do por sua equi­pe nas com­pe­ti­ções or­ga­ni­za­das, tem que en­ten­der bem as res­pon­sa­bi­li­da­des. Vo­cê es­tá pron­to pa­ra abrir mão de mui­tas coi­sas em prol da de­di­ca­ção em se tor­nar um jo­ga­dor vir­tu­al de fu­te­bol pro­fis­si­o­nal? Se sim, co­nhe­ça al­guns itens im­por­tan­tes:

Res­pei­to aci­ma de tu­do

To­dos os at­le­tas de fu­te­bol vir­tu­al de­vem sa­ber que a di­ver­são e o res­pei­to ca­mi­nham la­do a la­do. Pa­ra que se te­nha uma par­ti­ci­pa­ção pro­du­ti­va, é pre­ci­so com­pre­en­der que a di­ver­são é or­ga­ni­za­da e ba­se­a­da em pi­la­res fun­da­men­tais co­mo ami­za­de, res­pei­to e mui­ta de­di­ca­ção. Es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas são bá­si­cas pa­ra to­do jo­ga­dor. Mui­tas ve­zes, não é o ní­vel de ha­bi­li­da­de que a equi­pe atin­ge no jo­go que de­fi­ne o pro­fis­si­o­na­lis­mo, mas sim o grau de ma­tu­ri­da­de en­tre os at­le­tas do clu­be.

Dis­ci­pli­na e
pos­tu­ra

As­sim co­mo em clu­be re­al de fu­te­bol pro­fis­si­o­nal, em que os at­le­tas pos­su­em ro­ti­nas de tra­ba­lho es­pe­cí­fi­cas e ho­rá­rio a se­rem cum­pri­dos, o mes­mo ocor­re den­tro de uma equi­pe de fu­te­bol vir­tu­al. Mui­tos ti­mes de­fi­nem ro­ti­nas de trei­nos tá­ti­cos e téc­ni­cos que acon­te­cem com pe­ri­o­di­ci­da­de, que po­dem ser di­á­rias. Nes­se que­si­to, pon­tu­a­li­da­de, de­di­ca­ção e es­for­ço pa­ra evo­lu­ção téc­ni­ca são re­que­ri­das. Em ca­so de au­sên­cia, o jo­ga­dor vir­tu­al pre­ci­sa no­ti­fi­car a sua equi­pe. A pos­tu­ra tam­bém é re­fle­ti­da den­tro do jo­go. Se não es­ti­ver jo­gan­do bem, o jo­ga­dor po­de per­der a va­ga de ti­tu­lar. Se es­ti­ver trei­nan­do bem po­de ga­nhar a va­ga de ti­tu­lar. Jo­gar com se­ri­e­da­de tam­bém é con­di­ção bá­si­ca.

Si­ga as ori­en­ta­ções tá­ti­cas e res­pei­te sua po­si­ção

A par­tir do mo­men­to que se jo­ga co­le­ti­va­men­te, em uma equi­pe com 11 jo­ga­do­res em cam­po, é ne­ces­sá­rio en­ten­der que exis­te um pro­je­to tá­ti­co e téc­ni­co, e que o mes­mo de­ve ser res­pei­ta­do. Se a sua po­si­ção de­sig­na­da no es­que­ma do ti­me é, por exem­plo, a la­te­ral-di­rei­ta, é im­por­tan­te res­pei­tar e não mu­dar de po­si­ção du­ran­te a par­ti­da. Se o jo­ga­dor sen­tir que as su­as ha­bi­li­da­des po­dem ser me­lhor uti­li­za­das em um es­que­ma di­fe­ren­te, ca­be ao trei­na­dor da equi­pe de­fi­nir. Não sen­do o ca­so, ate­nha-se as ori­en­ta­ções tá­ti­cas e res­pei­te sua po­si­ção.

Te­nha pa­ci­ên­cia e evo­lua na
mo­da­li­da­de

O ca­mi­nho pa­ra se tor­nar um jo­ga­dor pro­fis­si­o­nal de uma li­ga vir­tu­al de fu­te­bol po­de ser ár­duo. Pri­mei­ro, en­ten­der qual po­si­ção na equi­pe vo­cê se en­cai­xa mais - po­de ser go­lei­ro, za­guei­ro, meio-cam­po ou ata­que. En­con­trar a vo­ca­ção é fun­da­men­tal pa­ra des­co­brir uma equi­pe que es­te­ja dis­pos­to a con­tra­tá-la. Por is­so, jo­gue, trei­ne e evo­lua. As­sim co­mo no es­por­te re­al, o pos­tu­lan­te po­de se ofe­re­cer, pro­cu­rar por anún­cios fei­tos pe­los clu­bes ou aguar­dar o con­ta­to de te­am ma­na­gers que bus­cam no­vos ta­len­tos. Por is­so, par­ti­ci­par de co­mu­ni­da­des vir­tu­ais do es­por­te é im­por­tan­te.

Se­ja um apoi­a­dor da co­mu­ni­da­de

A res­pon­sa­bi­li­da­de de um jo­ga­dor vir­tu­al não é ape­nas in­di­vi­dual, mas tam­bém co­le­ti­va. A pro­fis­si­o­na­li­za­ção pas­sa tam­bém pe­la di­fu­são de uma boa ima­gem da co­mu­ni­da­de, com a atra­ção de es­pec­ta­do­res pa­ra pres­ti­gi­ar o es­pe­tá­cu­lo de du­as equi­pes pro­fis­si­o­nais jo­gan­do fu­te­bol vir­tu­al em al­to ní­vel. A evo­lu­ção da mo­da­li­da­de Pro Clubs, co­mo um e-Sport, ain­da vai nos tra­zer mui­tos fru­tos. Com uma co­mu­ni­da­de uni­da, o in­te­res­se de mar­cas e in­ves­ti­do­res, que já vem ocor­ren­do, de­ve cres­cer ain­da mais.

(Lu­iz Eduar­do Ca­val­can­ti, só­cio-fun­da­dor da VPSLe­a­gue, prin­ci­pal li­ga vir­tu­al de fu­te­bol pro­fis­si­o­nal do Bra­sil)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias