Home / Opinião

OPINIÃO

ICMS na conta de luz: sobre o que incide? Tenho ou não direito à restituição?

O Im­pos­to so­bre Cir­cu­la­ção de Mer­ca­do­ri­as e Ser­vi­ços de Tran­spor­te In­te­res­ta­du­al e In­ter­mu­ni­ci­pal e de Co­mu­ni­ca­ção (ICMS) é um Im­pos­to Fe­de­ral so­bre Ad­mi­nis­tra­ção Es­ta­du­al Bra­si­lei­ra, ou se­ja, so­men­te os go­ver­nos dos Es­ta­dos e do Dis­tri­to Fe­de­ral têm com­pe­tên­cia pa­ra ins­ti­tuí-lo (con­for­me o art. 155, II, da Cons­ti­tu­i­ção de 1988).

É pre­ci­so ter em men­te que es­se ti­po de im­pos­to é res­pon­sá­vel pe­la mai­or ar­re­ca­da­ção do Es­ta­do, pois re­fle­te so­bre pra­ti­ca­men­te tu­do que con­su­mi­mos, des­de a fa­ri­nha do pão fran­cês até a ener­gia elé­tri­ca que abas­te­ce nos­sos la­res e em­pre­sas.

Quan­do vo­cê com­pra um san­du­i­che em um fast fo­od, usa ser­vi­ços de in­ter­net, te­le­fo­ne, na com­pra de ele­tro­do­més­ti­cos, ele­trô­ni­cos bas­ta olhar no ro­da­pé do cu­pom fis­cal que ele es­ta­rá lá, pa­re­ce per­se­gui­ção, mas co­mo dis­se aci­ma, ele é mai­or fon­te de ar­re­ca­da­ção do aci­ma de tu­do ao ci­da­dão, que se Es­ta­do e do Dis­tri­to Fe­de­ral.

Con­tu­do, na con­ta de luz ele in­ci­de em um item que es­tá além de sua com­pe­tên­cia. Em uma aná­li­se sin­té­ti­ca, ele de­ve­ria in­ci­dir so­men­te so­bre o con­su­mo re­al de qui­lowatts (me­di­da de po­tên­cia de ener­gia elé­tri­ca), mas a re­a­li­da­de é ou­tra. As com­pa­nhi­as ener­gé­ti­cas do pa­ís aca­bam por lu­crar com a in­ci­dên­cia des­se tri­bu­to so­bre o for­ne­ci­men­to e dis­tri­bui­ção, au­men­tan­do sua ar­re­ca­da­ção e dan­do ao con­su­mi­dor do­res de ca­be­ça na ho­ra de lan­çar o va­lor de sua con­ta de luz no or­ça­men­to men­sal.

Em al­guns Es­ta­dos da fe­de­ra­ção o va­lor da alí­quo­ta (per­cen­tu­al com que um tri­bu­to in­ci­de so­bre o va­lor de al­go tri­bu­ta­do) po­de va­ri­ar, che­gan­do a 29% co­mo no Es­ta­do de Go­i­ás, on­de se usa o ter­mo EUSD (En­car­go e Uso do Sis­te­ma de Dis­tri­bui­ção).

Atu­al­men­te, a mai­o­ria dos tri­bu­nais es­ta­du­ais e do STJ es­tá ali­nha­do ao en­ten­di­men­to de que a re­fe­ri­da co­bran­ça é ile­gal, vi­o­lan­do a Sú­mu­la n. 166/STJ que dis­põe que não cons­ti­tui fa­to ge­ra­dor do ICMS o sim­ples des­lo­ca­men­to de mer­ca­do­ria de um pa­ra ou­tro es­ta­be­le­ci­men­to do mes­mo con­tri­buin­te, ou se­ja, não há co­bran­ça so­bre a dis­tri­bui­ção ou per­cur­so da mer­ca­do­ria, mas sim do seu efe­ti­vo con­su­mo.

São mui­tos os jul­ga­dos nes­se sen­ti­do, mas ci­to em es­pe­ci­al o Agra­vo Re­gi­men­tal no RE­CUR­SO ES­PE­CI­AL Nº 1.408.485 - SC (2013/0330262-7), que sob o com­pe­ten­te jul­ga­men­to do STJ pro­du­ziu a se­guin­te con­clu­são (tre­cho ex­tra­í­do do jul­ga­do): “As­sim, por evi­den­te, não fa­zem par­te da ba­se de cál­cu­lo do ICMS a TUST (Ta­xa de Uso do Sis­te­ma de Trans­mis­são de Ener­gia Elé­tri­ca) e a TUSD (Ta­xa de Uso do Sis­te­ma de Dis­tri­bui­ção de Ener­gia Elé­tri­ca)".

É ní­ti­da a exis­tên­cia de uma le­são ao con­su­mi­dor, mas vê obri­ga­do a pa­gar re­fe­ri­do im­pos­to vis­to a sua ne­ces­si­da­de qua­se in­dis­pen­sá­vel da ener­gia elé­tri­ca em sua vi­da. A co­bran­ça da ta­xa de for­ne­ci­men­to é le­gal, mas a ta­xa­ção de ICMS so­bre ela não.

Pa­ra bus­car a res­ti­tu­i­ção o con­su­mi­dor pre­ci­sa bus­car a gua­ri­da do ju­di­ci­á­rio, atra­vés de ação ju­di­cial e por meio da as­sis­tên­cia e re­pre­sen­ta­ção de um ad­vo­ga­do, que atu­a­rá com o ob­je­ti­vo de for­ne­cer a de­vi­da res­ti­tu­i­ção dos va­lo­res pa­gos nos úl­ti­mos 5 anos (60 mes­es), que apu­ra­rá o mon­tan­te a ser res­ti­tu­í­do e a de­vi­da cor­re­ção mo­ne­tá­ria so­bre eles, im­por­tan­do in­clu­si­ve no efei­to in­ter­par­tes (efei­to da sen­ten­ça en­tre as par­tes so­men­te) de não se efe­ti­var no­vas co­bran­ças so­bre a con­ta de luz re­vi­sa­da.

A va­lo­ri­za­ção de um di­rei­to é uma ati­tu­de mui­to im­por­tan­te na vi­da do ci­da­dão, pois sua de­ci­são po­de mu­dar con­se­quen­te­men­te o ce­ná­rio atu­al, pro­pi­ci­an­do o res­pei­to aos di­rei­tos do con­su­mi­dor, en­quan­to hou­ver si­lên­cio na­da de con­cre­to e efi­caz ira mu­dar, so­men­te o au­men­to na co­bran­ça.

(Lu­cas Ran­gel Bar­bo­sa, ad­vo­ga­do, es­pe­cia­lis­ta em Di­rei­to Ci­vil, só­cio-pro­pri­e­tá­rio do Es­cri­tó­rio Li­ma Ran­gel – Ad­vo­ga­dos As­so­cia­dos e mem­bro da Co­mis­são de Di­rei­tos e Prer­ro­ga­ti­vas do Ad­vo­ga­do – OAB/GO)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias