Home / Opinião

OPINIÃO

Gurupi, a capital da Amizade

A ci­da­de de Gu­ru­pi, lo­ca­li­za­da no Es­ta­do do To­can­tins, foi fun­da­da no ano de 1958. O no­me Gu­ru­pi é de ori­gem in­dí­ge­na, na lín­gua tu­pi, que sig­ni­fi­ca “rio das ro­ças”, en­tre­tan­to, ou­tros co­nhe­cem co­mo “di­a­man­te pu­ro”, que se­ria: “gu­ru” (di­a­man­te) e “pi” (pé, ca­mi­nho, ba­se, ori­gem, pu­ro).

Gu­ru­pi é a 3ª mai­or ci­da­de do Es­ta­do do To­can­tins e, des­de sua fun­da­ção, já de­mons­tra­va a sua vo­ca­ção pa­ra o pro­gres­so.

No fi­nal dos anos 60, mi­nha fa­mí­lia mu­dou-se pa­ra Gu­ru­pi, lem­bro que meu pai, Acá­cio Mar­ra Ne­to con­ta­va co­mo ti­nha es­co­lhi­do a ci­da­de pa­ra vi­ver e cu­i­dar de sua fa­mí­lia. Ele di­zia que che­gou em Gu­ru­pi, que à épo­ca era uma ci­da­de pe­que­na, mas que já des­pon­ta­va pa­ra ser uma ci­da­de prós­pe­ra e aco­lhe­do­ra. Em su­as pa­la­vras, “Aqui tem tu­do que uma pes­soa pre­ci­sa pa­ra vi­ver e vi­ver bem, ter­ra boa, água far­ta e ex­ce­len­te lo­ca­li­za­ção”.

E cres­ci ou­vin­do su­as pa­la­vras que eram as mes­mas, o seu en­can­to e amor pe­la ci­da­de cres­ce­ram e acom­pa­nha­ram o de­sen­vol­vi­men­to da­que­la que, ho­je é uma das mais prós­pe­ras de To­can­tins.

Na ado­les­cên­cia des­lo­quei-me pa­ra Go­i­â­nia, a fim de dar con­ti­nui­da­de aos es­tu­dos e for­mei-me em Di­rei­to, e lo­go em se­gui­da pas­sei no con­cur­so pa­ra Pro­mo­to­ra de Jus­ti­ça. Meu ir­mão, Ger­son Mar­ra, que ho­je é Ju­iz de Di­rei­to, tam­bém veio pa­ra Go­i­â­nia, pres­tou ves­ti­bu­lar pa­ra Di­rei­to, pas­sou, mas pre­fe­riu con­clu­ir o cur­so na Uni­ver­si­da­de de Gu­ru­pi. En­quan­to que mi­nha ir­mã, Va­lé­ria Mar­ra, re­si­diu em Gu­ru­pi por vá­rios anos, mas re­tor­na­ria a Go­i­â­nia, on­de for­mou-se em Di­rei­to.

Quan­do meu ir­mão re­tor­nou, Gu­ru­pi já se tor­na­ra uma ci­da­de de­sen­vol­vi­da, ri­ca, e com uni­ver­si­da­des e fa­cul­da­des que con­tem­plam vá­rios cur­sos, in­clu­si­ve Di­rei­to e Me­di­ci­na.

Meu pai che­gou a mo­rar em Go­i­a­né­sia por pou­co tem­po, mas vi­via sa­u­do­so e sem­pre fa­lan­do em re­tor­nar a Gu­ru­pi, até que fi­nal­men­te vol­tou a re­si­dir na ci­da­de, que com os bra­ços aber­tos e cu­jo re­tor­no fo­ra sem­pre pre­sen­te no sen­ti­men­to de amor e gra­ti­dão.

A mai­or par­te de sua vi­da pas­sou na ci­da­de to­can­ti­nen­se, ali cri­a­ra os fi­lhos e con­vi­via com os de­mais pa­ren­tes, pois seus pa­is e ir­mãos tam­bém mu­da­ram pa­ra Gu­ru­pi.

Ain­da na Ju­ven­tu­de, com trin­ta e pou­cos anos, foi elei­to ve­re­a­dor, exer­cen­do dois man­da­tos no Le­gis­la­ti­vo mu­ni­ci­pal; em 1976 foi elei­to vi­ce-pre­fei­to, exer­cen­do o car­go até 1982, no cha­ma­do man­da­to tam­pão, que foi es­ten­di­do por mais 02 (dois) anos. Ele foi agro­pe­cu­a­ris­ta e em­pre­sá­rio.

E Gu­ru­pi cres­ceu tan­to que na di­vi­são do Es­ta­do de Go­i­ás, em que foi cri­a­do o Es­ta­do de To­can­tins, fo­ra co­gi­ta­da pa­ra ser a ca­pi­tal do no­vo Es­ta­do de To­can­tins. To­da­via, de­fi­niu-se que se­ria cons­tru­í­da uma ci­da­de pla­ne­ja­da, lo­ca­li­za­da no cen­tro ge­o­dé­si­co do Bra­sil. As­sim, sur­giu a exu­be­ran­te ci­da­de de Pal­mas. Gu­ru­pi não foi es­co­lhi­da a Ca­pi­tal do Es­ta­do, mas, com cer­te­za, é a Ca­pi­tal da Ami­za­de.

Meu pai fa­le­ceu em ju­lho de 2016 e, co­mo ha­via pe­di­do foi en­ter­ra­do no ce­mi­té­rio de Gu­ru­pi, fi­nal­men­te cum­priu-se o seu de­se­jo de ali per­ma­ne­cer pa­ra sem­pre.

Ho­je Gu­ru­pi é ci­da­de com 85.523 mil ha­bi­tan­tes, com ex­ce­len­tes es­co­las, fa­cul­da­des, hos­pi­tais, co­mér­cio pun­gen­te, agro­pe­cu­á­ria de des­ta­que, além de be­le­zas na­tu­ra­is, e do car­na­val fa­mo­so em to­do o pa­ís. Mas o prin­ci­pal “ca­pi­tal”, ou o prin­ci­pal com­po­nen­te que cha­ma aten­ção de to­dos que mo­ram ou vi­si­tam a ci­da­de é o hu­ma­no, as pes­so­as, são co­nhe­ci­das pe­la hos­pi­ta­li­da­de e ge­ne­ro­si­da­de, além da ale­gria con­ta­gi­an­te e, por is­so, tam­bém co­nhe­ci­da co­mo Ca­pi­tal da Ami­za­de.

(Vil­lis Mar­ra, pro­mo­to­ra de Jus­ti­ça, es­pe­cia­lis­ta em Di­rei­to Pe­nal, Pro­ces­so Pe­nal e Cri­mi­no­lo­gia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias