Home / Opinião

OPINIÃO

Goiás precisa avançar mais

Nes­tas pró­xi­mas elei­ções é ne­ces­sá­rio mui­ta cau­te­la ao vo­tar. O Bra­sil, após 13 anos de po­pu­lis­mo exa­cer­ba­do de Lul­la e Dil­ma , pas­sa por uma cri­se mo­ral, éti­ca e prin­ci­pal­men­te eco­nô­mi­ca, sem pre­ce­den­tes. A mai­or par­te dos Es­ta­dos da Fe­de­ra­ção es­tão  pas­san­do por pro­fun­das di­fi­cul­da­des eco­nô­mi­cas e não es­tão con­se­guin­do hon­rar seus com­pro­mis­sos fi­nan­cei­ros, par­ti­cu­lar­men­te e mais so­fri­do  com o fun­cio­na­lis­mo pú­bli­co. Não é ho­ra pa­ra em­bar­ca­mos em aven­tu­ras.

Ex­pe­ri­ên­cia e com­pro­mis­so com o bem es­tar da co­mu­ni­da­de são as qua­li­da­des es­sen­ci­ais que de­ve­mos bus­car em nos­sos ges­to­res nes­tes mo­men­tos de cri­se. Go­i­ás é um dos pou­cos es­ta­dos bra­si­lei­ros que tem pas­sa­do ao lar­go das di­fi­cul­da­des eco­nô­mi­cas e tem pa­go mês a mês os sa­lá­ri­os dos ser­vi­do­res em dia, evi­tan­do que a cri­se se alas­tre. A ex­pe­ri­ên­cia da atu­al ges­tão tem si­do de gran­de va­lia pa­ra o êxi­to men­sal do Es­ta­do.

Ao com­pa­rar­mos os no­mes das cha­pas ma­jo­ri­tá­rias das di­ver­sas co­li­ga­ções é evi­den­te a mai­or ex­pe­ri­ên­cia , qua­li­da­de e com­pro­me­ti­men­to com a so­ci­e­da­de  dos mem­bros da cha­pa go­ver­nis­ta. Mar­co­ni Pe­ril­lo,  co­mo to­do po­lí­ti­co ,tem  de­fei­tos e qua­li­da­des , mas su­as qua­li­da­des po­lí­ti­cas  su­pe­ram so­be­ja­men­te seus de­fei­tos. Con­ci­li­a­dor,  ao con­trá­rio de ou­tros can­di­da­tos, é um ex­cep­cio­nal ar­ti­cu­la­dor po­lí­ti­co e se­gu­ra­men­te um dos me­lho­res ges­to­res pú­bli­cos do Bra­sil. Se Mar­co­ni fos­se pau­lis­ta, ca­ri­o­ca , mi­nei­ro , ga­ú­cho ou mes­mo nor­des­ti­no, es­ta­ria nes­tas elei­ções dis­pu­tan­do a Pre­si­dên­cia do Bra­sil. Com cer­te­za, ele pas­sa­rá pa­ra a his­tó­ria co­mo uma das gran­des ex­pres­sões po­lí­ti­cas do Pa­ís.

O atu­al go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton , can­di­da­to a re­e­lei­ção,  com­pa­nhei­ro de Mar­co­ni nes­tes úl­ti­mos oi­to anos , já deu pro­vas su­fi­ci­en­tes da sua ca­pa­ci­da­de de con­du­zir Go­i­ás a por­tos se­gu­ros e a ca­da dia sur­pre­en­de po­si­ti­va­men­te na sua ca­pa­ci­da­de de ar­ti­cu­la­dor po­lí­ti­co e ad­mi­nis­tra­dor pú­bli­co e é o mais ex­pe­ri­en­te dos can­di­da­tos a go­ver­na­dor,   e fa­rá   Go­i­ás avan­çar mais nos pró­xi­mos qua­tro anos.

Ra­quel Tei­xei­ra,  can­di­da­ta à vi­ce go­ver­na­do­ra , her­dou de sua fa­mí­lia  com­pro­me­ti­men­to com o bem es­tar da co­mu­ni­da­de. Seu pai Dr. Cló­vis Fi­guei­re­do foi o pri­mei­ro car­di­o­lo­gis­ta de nos­sa ca­pi­tal e sua mãe a se­nho­ra Ma­ria An­to­ni­e­ta Ales­san­dri foi pi­o­nei­ra na  na cri­a­ção de Ins­ti­tu­i­ções de ca­ri­da­de  es­pi­ri­tua­lis­tas  que le­va­ram e le­vam alen­to ma­te­ri­al e es­pi­ri­tua­is a mui­tos go­i­a­nos. Dou­to­ra em Hu­ma­ni­da­des pe­la Uni­ver­si­da­de da Ca­li­fór­nia Ra­quel Tei­xei­ra é se­nho­ra de um di­na­mis­mo in­co­mum,  de­pu­ta­da fe­de­ral no pri­mei­ro go­ver­no de Lul­la,  foi uma das pou­cas de­pu­ta­das a de­nun­ci­ar o fa­mi­ge­ra­do men­sa­lão. Óti­ma ges­to­ra pú­bli­ca foi du­as ve­zes Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Edu­ca­ção tem ex­pe­ri­ên­cia e com­pe­tên­cia de so­bra pa­ra as­su­mir o go­ver­no de Go­i­ás. É a com­pa­nhei­ra ide­al pa­ra o  go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton fa­zer Go­i­ás avan­çar mais.

Nas cha­pas ma­jo­ri­tá­rias de ou­tras co­li­ga­ções há no­mes que só pe­lo sim­ples fa­to de se­rem can­di­da­tos ao se­na­do tra­zem en­ver­go­nham Go­i­ás. En­quan­to a se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia com mais de 30 anos de vi­da pú­bli­ca sem nun­ca ter ti­do seu no­me en­vol­vi­do em qua­is­quer ti­po de es­cân­da­los po­lí­ti­cos ou eco­nô­mi­cos é uma re­fe­rên­cia po­lí­ti­ca e hon­ra o es­ta­do de Go­i­ás e tem bri­lhan­tes ser­vi­ços pres­ta­dos ao Bra­sil co­mo par­la­men­tar , en­tre eles a re­la­to­ria da Lei Ma­ria da Pe­nha.

Tro­can­do em mi­ú­dos a Co­li­ga­ção Go­i­ás Avan­ça Mais é a que mais tra­ba­lhou e tra­ba­lha por Go­i­ás e é cer­ta­men­te a mais com­pe­ten­te pa­ra con­ti­nu­ar a tra­ves­sia de nos­so es­ta­do pa­ra por­tos se­gu­ros nes­tes tem­pos bi­cu­dos. Em ti­me que es­tá ga­nhan­do não se me­xe.

(Ar­thur Cor­né­lio Ot­to, co­la­bo­ra­dor do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias