Home / Opinião

OPINIÃO

Fake news e criminalização da verdade

Em ou­tra opor­tu­ni­da­de, dis­cor­ri, aqui mes­mo nes­te de­mo­crá­ti­co es­pa­ço, so­bre as cha­ma­das fake news, as fa­mi­ge­ra­das no­tí­cias fal­sas cri­a­das pa­ra con­fun­dir e in­du­zir a po­pu­la­ção ao er­ro. Na­que­le ar­ti­go, cha­mei a aten­ção pa­ra a ne­ces­si­da­de de man­ter­mos um com­por­ta­men­to res­pon­sá­vel pa­ra se evi­tar a di­vul­ga­ção des­sas fakes e as­sim con­tri­bu­ir­mos pa­ra que a ver­da­de pre­va­le­ça e com ela se­jam pre­ser­va­das a re­pu­ta­ção e a his­tó­ria das pes­so­as.

In­fe­liz­men­te, em pe­rí­o­do pré-elei­to­ral au­men­ta con­si­de­ra­vel­men­te a pro­pa­ga­ção dos bo­a­tos e men­ti­ras nas re­des, cu­ja in­ten­ção não é ou­tra se­não ma­cu­lar a hon­ra de can­di­da­tos de to­das as ma­ti­zes. Is­so de­se­qui­li­bra o plei­to elei­to­ral e po­de ter con­se­quên­cias ini­ma­gi­ná­veis di­re­ta­men­te na vi­da das pes­so­as ví­ti­mas des­sa prá­ti­ca ne­fas­ta e no pró­prio for­ta­le­ci­men­to da de­mo­cra­cia.

Co­mo usu­á­ria as­sí­dua das re­des so­ci­ais, ba­li­za­da por mi­nha for­ma­ção mo­ral, es­sên­cia que car­re­go do ber­ço, sem­pre ti­ve o cui­da­do de usu­fru­ir do meu sa­gra­do e cons­ti­tu­ci­o­nal di­rei­to de opi­ni­ão e ex­pres­são, sem con­tu­do ata­car a hon­ra alheia ou pro­pa­gar men­ti­ras. Nes­se sen­ti­do, a pró­pria jus­ti­ça go­i­a­na ra­ti­fi­ca mi­nha con­du­ta, eis que, pro­ces­sa­da em pri­mei­ra e se­gun­da ins­tân­cia pe­lo ex-go­ver­na­dor de Go­i­ás, Mar­co­ni Pe­ril­lo, por crí­ti­cas ao seu go­ver­no nas re­des, fui, em to­das es­sas ins­tân­cias, ab­sol­vi­da sem qual­quer re­pri­men­da, exa­ta­men­te por­que a jus­ti­ça en­ten­deu que o meu com­por­ta­men­to fo­ra ir­re­pre­en­sí­vel en­quan­to ci­da­dã.

No­ta-se, por­tan­to, que a má-fé é o que mo­ve tan­to a di­vul­ga­ção de fake news quan­to a pró­pria ju­di­cia­li­za­ção da opi­ni­ão, uma vez que am­bas as prá­ti­cas têm o ob­je­ti­vo úni­co de dis­tor­cer a ver­da­de e pri­var a po­pu­la­ção de in­for­ma­ções re­le­van­tes. Com in­ten­ções pou­co re­pu­bli­ca­nas, con­ven­cio­nou-se cri­mi­na­li­zar a ver­da­de a fim de dar às no­tí­cias ver­da­dei­ras ares de fake news e as­sim im­pe­dir que es­sas in­for­ma­ções che­guem ao pú­bli­co.

É pre­ci­so ter­mos cui­da­do com o que le­mos na in­ter­net, mas é fun­da­men­tal que en­ten­da­mos, tam­bém, que nem tu­do ao que ten­tam im­pin­gir a pe­cha de fake news, o é. Há uma gran­de apre­en­são por par­te de al­guns, prin­ci­pal­men­te da­que­les cu­ja bi­o­gra­fia não re­sis­tem a uma bus­ca no go­o­gle e que por anos a fio co­man­da­ram ver­da­dei­ras re­des di­gi­tais de dis­se­mi­na­ção de fake news e ata­ques às pes­so­as, quan­to à di­vul­ga­ção de in­for­ma­ções ver­da­dei­ras que ago­ra não lhes são fa­vo­rá­veis.

Em to­dos os ca­sos, a gran­de ví­ti­ma das fake news é a ver­da­de dos fa­tos. Daí de­cor­rem con­se­quên­cias que mu­dam a or­dem na­tu­ral das coi­sas e fe­rem ir­re­me­dia­vel­men­te a re­pu­ta­ção alheia. É pre­ci­so aten­ção, res­pon­sa­bi­li­da­de e pers­pi­cá­cia pra que não caí­a­mos na ar­ma­di­lha fá­cil das fake news, se­jam aque­las fal­sas em si mes­mas ou aque­las que, tem­pe­ra­das com ar­gu­men­tos en­ga­na­do­res, ten­tam de­sa­cre­di­tar a ver­da­de.

(Iris de Araú­jo, pri­mei­ra-da­ma de Go­i­â­nia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias