Home / Opinião

OPINIÃO

Extremismo e democracia

Os úl­ti­mos anos têm si­do de apre­en­são e tris­te­za pa­ra to­dos nós, bra­si­lei­ros, na­tu­ral­men­te não dei­xan­do de la­do as na­tu­ra­is ex­ce­ções, aque­les que usu­fru­em ga­nhos nes­te mar de in­sa­tis­fa­ções. De­sem­pre­go ul­tra­pas­san­do os 13 mi­lhões de ho­mens e mu­lhe­res, em to­das as fai­xas etá­ri­as, sa­cri­fi­can­do mui­to os mais jo­vens e le­van­do a de­ses­pe­ran­ça aos mais ve­lhos.

No cam­po po­lí­ti­co e eco­nô­mi­co bro­tam de­nún­cias de fal­ta de exem­plos éti­cos en­tre al­guns pou­cos ho­mens pú­bli­cos que exer­cem man­da­tos ou di­ri­gem gran­des e pe­que­nas em­pre­sas es­ta­tais, tu­do com a par­ti­ci­pa­ção de em­pre­sá­rios em bus­ca de van­ta­gens fi­nan­cei­ras por mei­os não acei­tá­veis. Mas, fe­liz­men­te, apa­re­ceu a Ope­ra­ção La­va Ja­to que mos­trou uma re­a­li­da­de que nin­guém que­ria que exis­tis­se.

Co­mo con­se­quên­cia dos es­cân­da­los, as pes­so­as, tan­to à es­quer­da quan­to à di­rei­ta, pas­sam a cha­mar por so­lu­ções es­tra­nhas ao pro­ces­so de­mo­crá­ti­co. À di­rei­ta há con­cla­ma­ção por uma in­ter­ven­ção mi­li­tar e à es­quer­da, o so­nho de um par­ti­do úni­co que su­pos­ta­men­te re­pre­sen­ta­ria os tra­ba­lha­do­res.

Am­bas as di­ta­du­ras, sob o co­man­do de mi­li­ta­res ou de ci­vis, já fo­ram ex­pe­ri­men­ta­das em di­ver­sos lu­ga­res do mun­do e não ofe­re­ce­ram re­sul­ta­dos po­si­ti­vos pa­ra su­as res­pec­ti­vas po­pu­la­ções. Al­gu­mas di­ta­du­ras ain­da so­bre­vi­vem em al­guns paí­ses nos di­ver­sos con­ti­nen­tes, dei­xan­do co­mo he­ran­ça per­ma­nen­te a po­bre­za quan­do não acom­pa­nha­das de lu­tas in­ter­nas tra­zen­do mor­tes de seus ci­da­dã­os e a des­tru­i­ção de pa­tri­mô­ni­os de to­das as es­pé­ci­es.

E tu­do acon­te­ce por aqui com a jus­ti­fi­ca­ti­va de que nos­sos po­lí­ti­cos são in­com­pe­ten­tes e cor­rup­tos. In­ge­nua­men­te al­guns ima­gi­nam que usan­do-se far­da ou es­co­lhen­do-se uma ide­o­lo­gia au­to­ri­tá­ria al­can­ça-se a com­pe­tên­cia e a ho­nes­ti­da­de. É ho­ra dos elei­to­res es­co­lhe­rem, en­tre os atu­ais po­lí­ti­cos, aque­les que não os de­cep­cio­na­ram e tam­bém que as pes­so­as de bem se fi­li­em aos par­ti­dos e se can­di­da­tem.

Cer­ta­men­te que aque­les que pro­va­rem ser ho­nes­tos, com­pe­ten­tes e tra­ba­lha­do­res se­rão re­co­nhe­ci­dos pe­los elei­to­res. Os paí­ses ri­cos e de­mo­crá­ti­cos do mun­do não che­ga­ram ao es­tá­gio atu­al atra­vés de di­ta­du­ras, mas sim aper­fei­ço­an­do seus sis­te­mas po­lí­ti­cos e eco­nô­mi­cos. Pe­dir um sis­te­ma di­ta­to­ri­al é trans­fe­rir a res­pon­sa­bi­li­da­de cí­vi­ca de ca­da um pa­ra ou­tra pes­soa, que, de pos­se de tal po­der, faz com que sua von­ta­de se­ja a von­ta­de de to­dos. A de­mo­cra­cia, por fa­lhas que te­nha ain­da, é o me­lhor ca­mi­nho pa­ra o avan­ço.

(Gi­u­sep­pe Vec­ci, eco­no­mis­ta, em­pre­sá­rio, de­pu­ta­do fe­de­ral e pre­si­den­te do PSDB-Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias