Home / Opinião

OPINIÃO

Estatuto do Portador de Diabetes: realidade em Goiás

O Es­ta­tu­to do Por­ta­dor de Di­a­be­tes já é uma re­a­li­da­de no Es­ta­do de Go­i­ás, gra­ças a ini­ci­a­ti­va do de­pu­ta­do Dr. An­to­nio (DEM), que apre­sen­tou o pro­je­to de lei na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás (Ale­go) com es­sa fi­na­li­da­de. A pro­po­si­tu­ra foi apro­va­da por una­ni­mi­da­de e trans­for­ma­da em au­tó­gra­fo de lei, que foi de­vi­da­men­te san­ci­o­na­do pe­lo go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton (PSDB), ve­tan­do ape­nas o in­ci­so IV do Ar­ti­go 11 e o Ar­ti­go 14 do pro­je­to, ho­je Lei nº 20253/18.

Dr. An­to­nio es­tá fe­liz com a san­ção go­ver­na­men­tal que ins­ti­tui o Es­ta­tu­to do Por­ta­dor de Di­a­be­tes. “Tra­ta-se de um sig­ni­fi­ca­ti­vo avan­ço na lu­ta pe­los di­rei­tos dos por­ta­do­res des­sa do­en­ça”, res­sal­tou o par­la­men­tar, que es­tá em cam­pa­nha pe­la re­e­lei­ção. A no­va lei reú­ne as nor­mas de pro­te­ção aos di­rei­tos das pes­so­as por­ta­do­ras de di­a­be­tes e es­ta­be­le­ce de­ve­res ine­ren­tes ao pa­ci­en­te as­sis­ti­do pe­lo Po­der Pú­bli­co, com me­di­da de cor­res­pon­sa­bi­li­za­ção com seu tra­ta­men­to.

Pe­lo seu tex­to é as­se­gu­ra­do que o Es­ta­tu­to se ba­seia no di­rei­to fun­da­men­tal à sa­ú­de e vis pro­por­ci­o­nar me­lhor qua­li­da­de de vi­da às pes­so­as di­a­bé­ti­cas. Pa­ra tan­to pre­vê que é de­ver do Es­ta­do, da so­ci­e­da­de, da co­mu­ni­da­de e da fa­mí­lia as­se­gu­rar às pes­so­as por­ta­do­ras de di­a­be­tes a efe­ti­va­ção de seus di­rei­tos fun­da­men­tais, ga­ran­tin­do ações pre­fe­ren­ci­ais.

Es­tão ga­ran­ti­dos na lei as­pec­tos tais co­mo: pri­o­ri­da­de no aten­di­men­to ao usu­á­rio por­ta­dor de di­a­be­tes; tra­ta­men­to e acom­pa­nha­men­to do pa­ci­en­te di­ag­nos­ti­ca­dos com di­a­be­tes ti­po I, II ou ges­ta­cio­nal; e pri­o­ri­da­de de aten­ção odon­to­ló­gi­ca nas uni­da­des pú­bli­cas de sa­ú­de no que con­cer­ne à pro­mo­ção, pre­ven­ção e re­cu­pe­ra­ção da sa­ú­de bu­cal; per­mis­são de in­gres­so e per­ma­nên­cia nos lo­ca­is pú­bli­cos ou pri­va­dos de uso co­le­ti­vo, por­tan­do in­su­li­na, in­su­mos, apa­re­lhos de mo­ni­to­ra­ção de gli­ce­mia, pe­que­nas por­ções de ali­men­tos e be­bi­das não al­co­ó­li­cas ne­ces­sá­rias à pro­te­ção de sua sa­ú­de.

O de­pu­ta­do Dr. An­to­nio diz que a no­va lei reú­ne to­das as nor­mas des­ti­na­das a as­se­gu­rar, pro­mo­ver e pro­te­ger os di­rei­tos das pes­so­as por­ta­do­ras de di­a­be­tes no Es­ta­do de Go­i­ás. “Tal ini­ci­a­ti­va é de su­ma im­por­tân­cia, ha­ja vis­ta que es­tu­dos com­pro­vam que o di­a­be­tes é apon­ta­do co­mo uma das epi­de­mi­as mais vul­to­sas do sé­cu­lo XXI”, en­fa­ti­za o par­la­men­tar, que faz ques­tão de agra­de­cer ao go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton pe­la sen­si­bi­li­da­de de­le de san­ci­o­nar o au­tó­gra­fo de lei que re­dun­dou na efe­ti­va­ção do Es­ta­tu­to do Por­ta­dor de Di­a­be­tes em Go­i­ás.

Em to­do o mun­do, mais de 360 mi­lhões de pes­so­as pos­su­í­am di­ag­nós­ti­co de di­a­be­tes em 2011; e es­ti­ma-se que, em 2030, a pre­va­lên­cia se­rá de 552 mi­lhões. Um da­do mais re­le­van­te que o In­ter­na­ti­o­nal Di­a­be­tes Fe­de­ra­ti­on (IDF) trou­xe em um de seus es­tu­dos é que mais de 183 mi­lhões de pes­so­as (50%) com di­a­be­tes ain­da não fo­ram di­ag­nos­ti­ca­das (2012). E mor­tes por di­a­be­tes cres­ce­ram 12% no Bra­sil em seis anos, con­for­me es­ta­tís­ti­ca do Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de.

Por­tan­to, pe­la re­le­vân­cia des­ses da­dos, es­tão de pa­ra­béns o de­pu­ta­do Dr. An­to­nio, a Ale­go e o go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton por tor­nar em re­a­li­da­de, no Es­ta­do de Go­i­ás, o Es­ta­tu­to do Por­ta­dor de Di­a­be­tes. Lem­bran­do sem­pre que o di­a­be­tes é uma do­en­ça crô­ni­ca que po­de ser evi­ta­da, des­de que há­bi­tos sa­u­dá­veis, co­mo uma ali­men­ta­ção ade­qua­da e a prá­ti­ca de ati­vi­da­de fí­si­ca, se­jam ado­ta­das. Que no­vos avan­ços ocor­ram lo­go no tra­ta­men­to do di­a­be­tes.

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta com Agên­cia As­sem­bleia de No­tí­cias)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias