Home / Opinião

OPINIÃO

Dezoito mil sindicatos!

A cor­rup­ção não é uma in­ven­ção bra­si­lei­ra, mas a im­pu­ni­da­de é uma coi­sa mui­to nos­sa.

Jô So­a­res

A quan­ti­da­de de far­má­cias nas gran­des ci­da­des bra­si­lei­ras im­pres­sio­na qual­quer ci­da­dão do mun­do. Tam­bém cha­ma a nos­sa aten­ção a pro­li­fe­ra­ção de igre­jas de fun­do de quin­tal em nos­so pa­ís. Ago­ra, na­da su­pe­ra a exis­tên­cia de apro­xi­ma­da­men­te 18.000 sin­di­ca­tos em to­do pa­ís.

Qua­is são as exi­gên­cias pa­ra se abrir e re­gis­trar um sin­di­ca­to? Quem eles re­pre­sen­tam? São mui­tas per­gun­tas sem res­pos­tas. Prin­ci­pal­men­te quan­do sa­be­mos que is­so não acon­te­ce no res­to do mun­do.

Áfri­ca do Sul – 191 sin­di­ca­tos - EUA – 190 sin­di­ca­tos - Rei­no Uni­do – 168 sin­di­ca­tos - Di­na­mar­ca – 164 sin­di­ca­tos - Ar­gen­ti­na – 91 sin­di­ca­tos.

No­tem a dis­pa­ri­da­de en­tre es­tes paí­ses ci­ta­dos e o nos­so po­bre Bra­sil na quan­ti­da­de ob­sce­na de en­ti­da­des cu­jo ob­je­ti­vo de seus di­ri­gen­tes é lu­crar com o tra­ba­lho dos seus re­pre­sen­ta­dos.

As­sim co­mo as Igre­jas es­pa­lha­das pe­lo pa­ís, os sin­di­ca­tos pas­sa­ram a ser um gran­de ne­gó­cio. Uma boa par­te de­les cha­ma­dos de “sin­di­ca­tos de ga­ve­ta”, pois re­ce­bem o re­gis­tro sin­di­cal do Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e os guar­dam na ga­ve­ta. Não fa­zem na­da por ne­nhum tra­ba­lha­dor, ex­ce­to che­car men­sal­men­te o ex­tra­to da Cai­xa Eco­nô­mi­ca on­de o go­ver­no fe­de­ral de­po­si­ta o im­pos­to sin­di­cal da ca­te­go­ria.

As re­cen­tes ope­ra­ções da PF jun­to ao Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho des­nu­da­ram al­guns es­que­mas de cor­rup­ção na­que­la pas­ta. Uma de­las en­vol­ven­do a con­ces­são de re­gis­tros sin­di­cais em tro­ca de pro­pi­nas. A par­tir des­sa des­co­ber­ta fi­ca cla­ro um dos mo­ti­vos pa­ra a exis­tên­cia de tan­tos sin­di­ca­tos es­pú­ri­os, com gen­te de­so­nes­ta e des­pre­pa­ra­da pa­ra re­pre­sen­tar quem quer que se­ja em qual­quer seg­men­to pro­fis­si­o­nal do pa­ís.

Va­le lem­brar que qua­se cin­co mil des­tes sin­di­ca­tos são pa­tro­nais, ou­tra ex­cres­cên­cia que vi­go­ra em ra­ros paí­ses do mun­do. Per­ce­be­mos que es­tes sin­di­ca­tos são inó­cuos na me­di­da em que o go­ver­no pro­pôs uma re­for­ma tra­ba­lhis­ta e es­tes 18.000 sin­di­ca­tos fi­ca­ram ca­la­dos, não opi­na­ram, não dis­cu­ti­ram, não re­pre­sen­ta­ram jun­to ao Con­gres­so Na­ci­o­nal a voz dos seus re­pre­sen­ta­dos sin­di­cais.

Uma das for­mas de ex­pli­car­mos es­sa quan­tia ab­sur­da de en­ti­da­des sin­di­cais é o fa­to de que ano após ano, na ca­la­da da noi­te no Dis­tri­to Fe­de­ral, o go­ver­no re­pas­sa pa­ra en­ti­da­des sin­di­cais, sin­di­ca­tos, fe­de­ra­ções e con­fe­de­ra­ções uma mon­ta­nha de re­cur­sos que é ar­re­ca­da­do de for­ma com­pul­só­ria, jun­to às em­pre­sas de to­dos os se­to­res.

Es­te ano a so­ma al­can­çou R$ 1.082 bi­lhões e em 2014 a brin­ca­dei­ra fi­cou em tor­no de R$ 1.013 bi­lhões. Es­te di­nhei­ro “fá­cil” che­ga aos co­fres do Fun­do do Am­pa­ro ao “Tra­ba­lha­dor” – FAT e é de­pois re­pas­sa­do pe­la Cai­xa às en­ti­da­des sin­di­cais pa­tro­nais. A ope­ra­ção é cer­ca­da de si­gi­lo e de com­ple­ta au­sên­cia de tran­spa­rên­cia, tan­to pe­lo go­ver­no co­mo pe­los res­pon­sá­veis pe­los sin­di­ca­tos.

Pre­ci­sa­mos de ge­ra­ção de em­pre­gos, de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­ta­do, uma eco­no­mia di­nâ­mi­ca e que pos­sa en­fim, ge­rar ri­que­zas, só não pre­ci­sa­mos des­ta imun­da “in­dús­tria” de pe­le­gos que na­da fa­zem pe­lo pa­ís ou se­quer pe­los seus re­pre­sen­ta­dos.

(Ra­fa­el Moia Fi­lho, es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias