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OPINIÃO

Deus, Espírito e Matéria

À opor­tu­ni­da­de do Tí­tu­lo su­pra, não po­de­mos nos pres­cin­dir do va­li­o­so ma­gis­té­rio de J. Her­cu­la­no Pi­res (1914 – 1979), fe­cun­do pen­sa­dor, es­cri­tor pri­mo­ro­so e jor­na­lis­ta, que em seu li­vro, “Ago­nia das Re­li­gi­ões” , ado­ta a mes­ma sis­te­má­ti­ca ado­ta­da por Al­lan Kar­dec nas obras bá­si­cas do Es­pi­ri­tis­mo, par­ti­cu­lar­men­te em “O Li­vro dos Es­pí­ri­tos”, ins­pi­ran­do-se na ques­tão de nú­me­ro 27, com des­do­bra­men­to nou­tras ques­tões, an­te­rio­res e pos­te­rio­res a es­ta ques­tão. É tam­bém por es­sa mes­ma ra­zão, e em sua ho­me­na­gem, ho­je na Es­fe­ra Es­pi­ri­tual, que con­ser­va­mos o mes­mo Tí­tu­lo, aci­ma.

De iní­cio, to­ca ele, no que se po­de di­zer de es­sen­cial no mun­do do pen­sa­men­to de com­pe­tên­cia da Fi­lo­so­fia e da Ci­ên­cia – Deus, Es­pí­ri­to e Ma­té­ria, as­sun­to ines­go­tá­vel em pla­nos tão des­ti­tu­í­dos ain­da de ve­to­res in­te­lec­tu­ais, mo­ra­is e es­pi­ri­tua­is qual o pla­ne­ta Ter­ra.

Ve­ja­mos, su­cin­ta­men­te, o que Her­cu­la­no Pi­res tem a nos di­zer:

“Pa­ra me­lhor en­ten­der-se a ex­pres­são Deus em es­pí­ri­to e ma­té­ria, que usei no ca­pí­tu­lo an­te­ri­or – e me­lhor en­ten­der-se tam­bém o pro­ble­ma da ex­pe­ri­ên­cia de Deus no tem­po – jul­go ne­ces­sá­rio tra­tar dos prin­cí­pios da cos­mo­go­nia es­pí­ri­ta, na qual se in­te­gra a te­o­ria da gê­ne­se e for­ma­ção do es­pí­ri­to. O con­tra-sen­so da afir­ma­ção bí­bli­ca de que Deus cri­ou o mun­do do na­da, que tan­to tra­ba­lho deu aos te­ó­lo­gos, é ex­pli­ca­do na re­ve­la­ção es­pí­ri­ta pe­la te­o­ria da Trin­da­de Uni­ver­sal. Deus, o Ser Ab­so­lu­to, é a fon­te de to­da a Cri­a­ção. Exis­tin­do es­sa fon­te so­li­tá­ria, é lo­gi­ca­men­te ne­ces­sá­rio ad­mi­tir-se um meio em que ela exis­tia. Es­se meio, que se­ria o es­pa­ço va­zio, foi con­si­de­ra­do o na­da. Pa­ra tra­tar do Ab­so­lu­to num pla­no re­la­ti­vo, co­mo o nos­so, é pre­ci­so usar ex­pres­sões re­la­ti­vas...”

2 – Em se­quên­cia, o au­tor de­mons­tran­do que o Es­pi­ri­tis­mo e tam­bém as ci­ên­cias na­tu­ra­is de nos­sos di­as, sal­vo ex­ce­ções, ad­mi­tem uma no­va con­cep­ção de vi­da e de mun­do – um no­vo pa­ra­dig­ma pa­ra a Hu­ma­ni­da­de ter­res­tre, acres­cen­ta:

“...A con­cep­ção es­pí­ri­ta do mun­do não ad­mi­te a exis­tên­cia do na­da. O Uni­ver­so é ple­no – é uma ple­ni­tu­de – não ha­ven­do ne­le ne­nhu­ma pos­si­bi­li­da­de de vá­cuo. Es­sa te­o­ria es­pí­ri­ta da ple­ni­tu­de es­tá ho­je sen­do con­fir­ma­da pe­la pes­qui­sa ci­en­tí­fi­ca do Cos­mos. As re­gi­ões si­de­ra­is que po­de­rí­a­mos jul­gar va­zi­as mos­tram-se co­mo cam­pos de for­ça, car­re­ga­das de ener­gi­as que es­ca­pam aos nos­sos sen­ti­dos. Es­se pré-uni­ver­so ener­gé­ti­co se­ria o que Bu­da de­fi­niu co­mo o mun­do sem­pre exis­ten­te, que nun­ca foi cri­a­do. Pi­tá­go­ras, em sua fi­lo­so­fia ma­te­má­ti­ca, con­si­de­rou Deus co­mo o nú­me­ro 1 que de­sen­ca­de­ou a dé­ca­da. O UM, nú­me­ro pri­mei­ro, exis­tia imó­vel e so­li­tá­rio no Ine­fá­vel (na­qui­lo que pa­ra nós se­ria o na­da). E nes­se ca­so o na­da se­ria a imo­bi­li­da­de ab­so­lu­ta. Hou­ve em cer­to mo­men­to cós­mi­co, não se po­de sa­ber co­mo nem por­quê, um es­tre­me­ci­men­to do nú­me­ro 1, que as­sim pro­du­ziu o 2 e a se­guir os de­mais nú­me­ros até o 10. Com­ple­tan­do-se a dé­ca­da, ti­ve­mos o To­do, a Cri­a­ção se fi­ze­ra por si mes­ma, o Uni­ver­so sur­gi­ra e com ele o tem­po. É cla­ro que não dis­po­mos de re­cur­sos pa­ra in­ves­ti­gar as ori­gens pri­mei­ras, e es­sas te­o­ri­as não pas­sam de ten­ta­ti­vas de ex­pli­ca­ções ló­gi­cas, des­ti­na­das a nos pro­por­ci­o­nar uma ba­se ale­gó­ri­ca ou hi­po­té­ti­ca pa­ra uma pos­sí­vel con­cep­ção do mis­té­rio da Cri­a­ção...”

3 – Ale­gan­do que as in­du­ções ci­en­tí­fi­cas, em­pí­ri­cas (a pos­te­rio­ri), em ge­ral, por mais res­pei­tá­veis que se­jam, não re­sol­vem a ques­tão da In­te­li­gên­cia Su­pre­ma e de sua Cri­a­ção com a ple­ni­tu­de de­se­ja­da, dan­do a en­ten­der que tão-so­men­te o ra­ci­o­cí­nio de­du­ti­vo, fi­lo­só­fi­co e ci­en­tí­fi­co, de ple­na ló­gi­ca e ra­ci­o­na­li­da­de (a pri­o­ri) se­rá o úni­co ca­paz de apro­fun­dar tais ques­tões.

Co­mo já as­si­na­la­mos an­te­rior­men­te, com pro­vas ir­re­fu­tá­veis, não é ape­nas à Fi­lo­so­fia que se apli­ca o ra­ci­o­cí­nio de­du­ti­vo (a pri­o­ri), mas tam­bém às ci­ên­cias na­tu­ra­is, com pre­va­lên­cia da Fí­si­ca, que se apro­xi­ma, dia a dia, dos car­de­ais prin­cí­pios cós­mi­cos (leis uni­ver­sais, fí­si­cas e ex­tra­fí­si­cas) de­fen­di­dos pe­lo Es­pi­ri­tis­mo.

Em assim se manifestando, continua:

“...O Es­pi­ri­tis­mo sus­ten­ta a pos­si­bi­li­da­de de co­nhe­cer­mos a ver­da­de a res­pei­to, quan­do hou­ver­mos de­sen­vol­vi­do as po­ten­ci­a­li­da­des es­pi­ri­tua­is que nos ele­va­rão aci­ma da con­di­ção hu­ma­na. En­quan­to não che­gar­mos lá, es­sas hi­pó­tes­es de­vem ser­vir pa­ra mos­trar-nos que dis­po­mos de ca­pa­ci­da­de pa­ra ir além dos li­mi­tes do pen­sa­men­to di­a­lé­ti­co, além do co­nhe­ci­men­to in­du­ti­vo ba­se­a­do no jo­go dos con­tras­tes.

As­sim sen­do, não po­de­mos acei­tar a ale­go­ria bí­bli­ca da Cri­a­ção ao pé da le­tra, co­mo ver­da­de re­ve­la­da, nem con­tes­tá-la or­gu­lho­sa­men­te com a ar­ro­gân­cia do ma­te­ri­a­lis­mo. Na po­si­ção do cren­te, te­mos a in­ge­nui­da­de e na po­si­ção do ma­te­ri­a­lis­ta, te­mos a ar­ro­gân­cia do ho­mem, es­se pe­da­ci­nho de fer­men­to pen­san­te, co­mo di­zia o Lo­bo do Mar de Jack Lon­don. O es­pi­ri­tua­lis­mo sim­pló­rio e o ma­te­ri­a­lis­mo atre­vi­do são os dois pó­los da es­tu­pi­dez hu­ma­na. O bom-sen­so, que é a re­gra de ou­ro do Es­pi­ri­tis­mo, nos li­vra da es­tu­pi­dez e nos ofe­re­ce a pos­si­bi­li­da­de de che­gar­mos à sa­be­do­ria sem mui­to ba­ru­lho e dis­pu­ta inú­te­is...”

4 – E, re­fe­rin­do-se às leis na­tu­ra­is so­bre­di­tas, que nos re­gem, nos dois pla­nos da vi­da, em to­do o Uni­ver­so, em con­so­nân­cia com a ori­en­ta­ção dou­tri­ná­ria, que não des­toa, no pre­sen­te e no pas­sa­do, dos fi­ló­so­fos e dos ci­en­tis­tas de no­me­a­da, pre­cei­tua:

“...Par­tin­do do pres­su­pos­to que o mun­do de­ve ter uma ori­gem e acei­tan­do a ideia de que foi cri­a­do por Deus – pois as­sim o afir­mam to­dos os Es­pí­ri­tos Su­pe­ri­o­res que se re­fe­rem ao as­sun­to e que re­ve­la uma sa­be­do­ria su­pe­ri­or à nos­sa – o Es­pi­ri­tis­mo ad­mi­te que a fon­te ini­ci­al é uma in­te­li­gên­cia cós­mi­ca. Mas por­que uma in­te­li­gên­cia e não ape­nas um cen­tro de for­ças ca­su­al­men­te aglu­ti­na­das no ca­os pri­mi­ti­vo? Por­que o Uni­ver­so se mos­tra or­ga­ni­za­do e in­te­li­gen­te­men­te em to­das as su­as di­men­sões, até on­de po­de­mos ob­ser­vá-lo. Se­ria iló­gi­co, ab­sur­do, su­por­mos que es­sa in­te­li­gên­cia da es­tru­tu­ra uni­ver­sal, que se ma­ni­fes­ta em mi­nú­cias ain­da ina­ces­sí­veis à pes­qui­sa ci­en­tí­fi­ca, des­de as par­tí­cu­las atô­mi­cas até aos ge­nes bi­o­ló­gi­cos e seus có­di­gos ad­mi­rá­veis, se­ja o re­sul­ta­do de um sim­ples aca­so. Ne­nhu­ma ca­be­ça bem-pen­san­te po­de­ria ad­mi­tir is­so. A te­o­ria es­pí­ri­ta – te­o­ria e não hi­pó­te­se, pois es­ta já pro­vou a sua va­li­da­de atra­vés de to­das as pes­qui­sas pos­sí­veis – po­de ser re­su­mi­da nes­te axi­o­ma dou­tri­ná­rio: Não há efei­to in­te­li­gen­te sem cau­sa in­te­li­gen­te, e a gran­de­za do efei­to cor­res­pon­de à gran­de­za da cau­sa.

Co­lo­can­do as­sim o pro­ble­ma, sua equa­ção se tor­na cla­ra. O Es­pi­ri­tis­mo a ela­bo­ra em ter­mos di­a­lé­ti­cos: a fon­te ini­ci­al, Deus, exis­tin­do num meio ao ine­fá­vel, cons­ti­tu­í­do de ma­té­ria dis­per­sa no es­pa­ço, emi­te o seu pen­sa­men­to cri­a­dor que aglu­ti­na e es­tru­tu­ra a ma­té­ria. Te­mos as­sim a Trin­da­de Uni­ver­sal que as re­li­gi­ões apre­sen­tam de ma­nei­ra an­tro­po­mór­fi­ca. Es­sa trin­da­de não é for­ma­da de pes­so­as, mas de sub­stân­cias re­gi­das por uma pos­sí­vel In­te­li­gên­cia, cons­ti­tu­in­do-se as­sim: Deus, Es­pí­ri­to e Ma­té­ria...”

5 – Cla­man­do pe­la pre­sen­ça da Fi­lo­so­fia (ci­ên­cia stric­to sen­su) e da Ci­ên­cia (ci­ên­cia la­to sen­su), atra­vés de seus cul­to­res mais re­pre­sen­ta­ti­vos, mun­di­al­men­te, en­cer­ra sua pre­le­ção:

“... Gus­ta­ve Ge­ley, em seu li­vro Do In­con­sci­en­te ao Con­sci­en­te, pro­põe-nos uma vi­são di­a­lé­ti­ca do mun­do em que as coi­sas se trans­for­mam em se­res e es­tes avan­çam em di­re­ção à con­sci­ên­cia. É a mes­ma vi­são da te­o­ria di­a­lé­ti­ca de He­gel. Oli­ver Lod­ge con­si­de­ra o ho­mem atu­al co­mo um pro­ces­so em de­sen­vol­vi­men­to. O Exis­ten­ci­a­lis­mo, em su­as vá­ri­as es­co­las, en­ca­ra o ho­mem co­mo um pro-je­to, um ve­tor que se lan­ça na exis­tên­cia em bus­ca da tran­scen­dên­cia. Pa­ra Sar­tre, o ho­mem se frus­tra nes­sa bus­ca e se na­di­fi­ca na mor­te, se re­duz a na­da. Pa­ra Hei­deg­ger, o ho­mem se re­a­li­za no tra­je­to exis­ten­ci­al e se com­ple­ta na mor­te. Pa­ra Jas­pers, o ho­mem con­se­gue tran­scen­der-se em dois sen­ti­dos: o ho­ri­zon­tal, na re­la­ção so­ci­al, e o ver­ti­cal, na bus­ca de Deus. Pa­ra Lé­on De­nis, to­do o pro­ces­so de trans­for­ma­ção se ex­pli­ca por es­ta fra­se ge­ni­al: A al­ma dor­me na pe­dra, so­nha no ve­ge­tal, agi­ta-se no ani­mal e acor­da no ho­mem. Pa­ra Kar­dec, a tran­scen­dên­cia hu­ma­na nos le­va ao pla­no da an­ge­li­tu­de, pois os an­jos na­da mais são do que es­pí­ri­tos que su­pe­ram as con­di­ções in­fe­rio­res da hu­ma­ni­da­de...”

No­ta: De meu li­vro, iné­di­to: “De­du­ções Fi­lo­só­fi­cas e In­du­ções Ci­en­tí­fi­cas da Exis­tên­cia de Deus”.

(Weimar Muniz de Oliveira,wei­[email protected])

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