Home / Opinião

OPINIÃO

Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica (1)

Sob o tí­tu­lo aci­ma, to­me­mos co­mo fon­te de re­fle­xão um in­te­res­san­te en­fo­que de Plau­to Fa­ra­co de Aze­ve­do (Por­to Ale­gre: S.A. Fa­bris Edi­tor, 1989), em que co­men­ta a nos­sa ar­qui­te­tu­ra for­mal e o pa­pel do her­me­neu­ta di­an­te da di­co­to­mia le­ga­li­da­de e jus­ti­ça. Na tra­di­ção ju­rí­di­ca ro­ma­na em que se em­ba­sa a nos­sa ar­qui­te­tu­ra for­mal, a lei pre­e­xis­te à pró­pria so­ci­e­da­de, em­bo­ra os fa­tos so­ci­ais por ve­zes se con­tra­po­nham às leis.

Se­gun­do ad­ver­te Plau­to Fa­ra­co, o pro­ces­so in­ter­pre­ta­ti­vo pa­ra apli­ca­ção da lei pres­su­põe uma po­si­ção pre­vi­a­men­te as­su­mi­da em re­la­ção ao di­rei­to e à vi­da, que vai se re­fle­tir no cam­po ju­rí­di­co. As­sim sen­do, o en­si­no do di­rei­to re­pro­duz o sis­te­ma ju­rí­di­co ou a ideia que se tem do di­rei­to tra­di­cio­nal­men­te con­ce­bi­do, com me­ra re­pe­ti­ção de uma con­cep­ção pre­va­le­cen­te, sem a de­vi­da her­me­nêu­ti­ca ou in­ter­pre­ta­ção da lei.

É pre­ci­so evi­tar a for­ma­ção me­ra­men­te tec­ni­cis­ta que pre­va­le­ce ain­da nos cur­sos de di­rei­to, no sen­ti­do do di­re­cio­na­men­to do ra­ci­o­ci­no ju­rí­di­co a ní­vel me­ra­men­te te­ó­ri­co, apar­ta­do da re­a­li­da­de so­ci­al e dos in­te­res­ses que en­vol­vem os su­jei­tos co­le­ti­vos, gru­pos ou clas­ses, di­an­te da pro­ble­má­ti­ca exis­ten­ci­al, co­mo se o di­rei­to ser­vis­se ape­nas pa­ra ca­mu­flar es­sa si­tu­a­ção atra­vés de con­tor­nos abs­tra­tos.

O sis­te­ma fe­cha­do do en­si­no ju­rí­di­co en­clau­su­ra o con­te­ú­do da dis­ci­pli­na nu­ma lin­gua­gem fe­cha­da co­mo for­ma de iso­la­men­to do co­nhe­ci­men­to re­ser­va­do a uma pri­vi­le­gi­a­da clas­se de es­pe­cia­lis­tas. Ora, se o di­rei­to é uma dis­ci­pli­na en­tre ou­tras dis­ci­pli­nas de es­tu­dos so­ci­ais, é pre­ci­so que re­for­mu­le e atu­a­li­ze tam­bém a sua lin­gua­gem, a fim de re­ce­ber a co­la­bo­ra­ção in­ter­dis­ci­pli­nar e am­pli­ar seu cam­po se­mân­ti­co atra­vés de con­te­ú­dos das dis­ci­pli­nas afins.

PA­PEL DO IN­TÉR­PRE­TE

Sen­do o di­rei­to um ra­mo dos es­tu­dos so­ci­ais, não po­de iso­lar-se num com­par­ti­men­to es­tan­que de leis e re­gras pre­es­ta­be­le­ci­das, mas de­ve acom­pa­nhar a di­nâ­mi­ca da so­ci­e­da­de, que é o cen­tro de gra­vi­da­de do de­sen­vol­vi­men­to ju­rí­di­co. Pa­ra tan­to, é pre­ci­so mu­dar o cri­té­rio de ava­li­a­ção da nor­ma.

A in­ter­pre­ta­ção da nor­ma não po­de re­du­zir-se ao con­cei­tu­a­lis­mo e ao de­du­ti­vis­mo em que se con­ver­teu o di­rei­to, ba­se­a­do em prin­cí­pios apri­o­rís­ti­cos ti­dos co­mo de va­li­da­de ab­so­lu­ta e uni­ver­sal. A nor­ma ju­rí­di­ca não é prin­cí­pio ma­te­má­ti­co que se apli­que aos ca­sos hu­ma­nos in­dis­tin­ta­men­te. Es­sa ma­nia lo­gi­cis­ta que atre­lou a lei à ju­ris­pru­dên­cia con­cei­tu­al, des­vi­ou o di­rei­to da di­a­lé­ti­ca his­tó­ri­ca e, pau­la­ti­na­men­te, de sua fun­ção so­ci­al.

Em no­me de uma cu­ri­o­si­da­de ci­en­tí­fi­ca do di­rei­to, mui­tos ju­ris­tas são le­va­dos a agir, nu­ma es­pé­cie de re­fle­xo con­di­cio­na­do, co­mo me­ros apli­ca­do­res de dis­po­si­ti­vos ló­gi­co-for­mais. O ju­iz não po­de cir­cun­scre­ver-se aos li­mi­tes for­mais da lei co­mo le­tra fria. O dis­tan­ci­a­men­to dos cri­té­rios va­lo­ra­ti­vos, fi­lo­só­fi­cos ou so­ci­o­ló­gi­cos, em fun­ção de uma apa­ren­te neu­tra­li­da­de ci­en­ti­fi­ca do di­rei­to, sur­ge em con­se­quên­cia da pre­do­mi­nan­te vi­são po­si­ti­vis­ta.

Es­sa vi­são po­si­ti­vis­ta es­bar­ra exa­ta­men­te na es­ca­la va­lo­ra­ti­va em que a fi­lo­so­fia pas­sa a ser sub­sti­tu­í­da pe­la te­o­ria ge­ral do di­rei­to, por sua vez des­vin­cu­la­da dos ju­í­zos va­lo­ra­ti­vos so­bre o que se­ja o di­rei­to ou a sua on­to­lo­gia. Na vi­são po­si­ti­vis­ta, o di­rei­to não pas­sa de uma ar­ma­du­ra im­pos­ta pe­lo Es­ta­do, des­sa for­ma, abs­tra­in­do-se os fa­to­res re­la­ti­vos às for­ças so­ci­ais ge­ra­do­ras da di­a­lé­ti­ca his­tó­ri­ca.

EN­TRE LE­GA­LI­DA­DE E JUS­TI­ÇA

O po­si­ti­vis­mo tec­no­crá­ti­co que se quer es­pe­cia­li­za­do e efi­ci­en­te, não pas­sa de uma in­con­sis­tên­cia do di­rei­to sub­me­ti­do a me­ca­nis­mos me­to­do­ló­gi­cos e es­va­zia­do de con­te­ú­dos hu­ma­nís­ti­cos ou prin­cí­pios di­a­lé­ti­cos. Quan­to ao as­pec­to ide­o­ló­gi­co, va­le ob­ser­var que a ci­são do dis­cur­so ju­rí­di­co, di­vi­di­do en­tre le­ga­li­da­de e jus­ti­ça, é con­se­quên­cia das ex­ces­si­vas frag­men­ta­ções ou es­pe­cia­li­za­ções do di­rei­to, que se faz em no­me de uma fal­sa ci­en­ti­fi­ci­da­de.

En­quan­to o mun­do avan­ça no sen­ti­do da in­ter­de­pen­dên­cia dos seus sis­te­mas ope­ra­ti­vos e da in­ter­dis­ci­pli­na­ri­da­de das es­fe­ras de co­nhe­ci­men­to, a cha­ma­da ci­ên­cia ju­rí­di­ca man­tém-se alheia às fla­gran­tes mu­ta­ções so­ci­ais, la­van­do as mãos an­te os con­fli­tos hu­ma­nos, ou jul­gan­do-os in­di­fe­ren­te­men­te à luz da le­tra fria da lei, nu­ma es­fe­ra de am­pli­a­ção da con­cep­ção po­si­ti­vis­ta, já su­pe­ra­da an­te a no­va di­a­lé­ti­ca so­ci­al.

A in­ter­pre­ta­ção da lei é, por­tan­to, in­se­pa­rá­vel da in­ter­pre­ta­ção dos fa­tos so­ci­ais a ela ine­ren­tes. O po­si­ti­vis­mo tec­no­crá­ti­co que des­pre­za a in­ter­pre­ta­ção va­lo­ra­ti­va da lei em fun­ção da sua apli­ca­ção me­câ­ni­ca, cons­ti­tui por si só a mor­te da cul­tu­ra ju­rí­di­ca no sen­ti­do de ati­vi­da­de do li­vre es­pí­ri­to crí­ti­co. O apli­ca­dor da lei não po­de agir em sub­mis­são ce­ga a es­sa ten­dên­cia tec­no­crá­ti­ca do di­rei­to, des­lin­dan­do a pró­pria dig­ni­da­de da mis­são de jul­gar, in­trin­se­ca­men­te li­ga­da à vi­da e aos in­te­res­ses hu­ma­nos, que são in­se­pa­rá­veis.

As­sim tam­bém, a jus­ti­ça e a lei não po­dem dis­so­ci­ar-se, a não ser pa­ra fe­rir a pró­pria se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca que res­ta com­pro­me­ti­da com um sis­te­ma de po­der su­pra­ju­rí­di­co. Ao ajus­tar-se a nor­ma ju­rí­di­ca à re­a­li­da­de so­ci­al vi­gen­te, sur­ge a ques­tão da lei jus­ta ou in­jus­ta pa­ra o jul­ga­dor. O ju­iz não de­ve pren­der-se à vi­são pre­va­len­te­men­te ló­gi­ca, mas sim a uma vi­são axio­ló­gi­ca do di­rei­to, ar­ti­cu­lan­do a di­men­são téc­ni­ca com a di­men­são so­ci­al e res­guar­dan­do os va­lo­res hu­ma­nos ne­le im­plí­ci­tos.

GE­NE­RA­LI­ZA­ÇÃO
E ABS­TRA­ÇÃO

As con­cep­ções abs­tra­ti­zan­tes do po­si­ti­vis­mo ju­rí­di­co aca­bam con­tri­buin­do pa­ra a sua con­se­quen­te frag­men­ta­ção, des­do­bran­do-se em dis­tin­tos mo­dos de ju­ri­di­ci­da­de no in­te­ri­or do mes­mo or­de­na­men­to ju­rí­di­co vi­gen­te. Res­ta cla­ra a ine­fi­ci­ên­cia da sis­te­ma­ti­za­ção ló­gi­co-for­mal das leis, so­bre­tu­do quan­do da apli­ca­ção de nor­mas abs­tra­tas a ca­sos con­cre­tos, pos­to ser im­pos­sí­vel re­du­zir a ação ju­di­cial a uma ope­ra­ção pu­ra­men­te ló­gi­ca.

Se­gun­do ad­ver­te Jo­sé Eduar­do Fa­ria (“Di­rei­to e Con­fli­to”, São Pau­lo: Re­vis­ta dos Tri­bu­nais, 1992), “quan­to mai­or for a di­ver­si­da­de e a he­te­ro­ge­ne­i­da­de dos mo­dos de ju­ri­di­ci­da­de, mais im­por­tan­tes se­rão as con­se­quên­cias so­ci­ais e po­lí­ti­cas da es­co­lha en­tre mé­to­dos her­me­nêu­ti­cos e cri­té­rios de­ci­só­rios, por par­te dos in­ter­pre­tes, e en­tre es­tra­té­gias al­ter­na­ti­vas por par­te dos in­di­ví­duos, gru­pos, se­to­res e clas­ses so­ci­ais em con­fron­to”.

A ra­ci­o­na­li­da­de for­mal do di­rei­to es­ta­tal fa­zen­do uma dis­tin­ção en­tre for­ma e con­te­ú­do, en­tre pro­ces­so e sub­stân­cia, no di­zer de Bo­a­ven­tu­ra San­tos (apud Eduar­do Fa­ria, ci­ta­do), é uma ter­ra de nin­guém, on­de se tor­na pos­sí­vel o acio­na­men­to ten­den­ci­o­so e sem res­tri­ções, com uma ló­gi­ca ope­ra­ci­o­nal e tan­to mais efi­caz quan­to mai­or for a tec­no­lo­gia con­cei­tu­al ou lin­guís­ti­ca, bem co­mo a pro­fis­si­o­na­li­za­ção dos agen­tes e a bu­ro­cra­ti­za­ção ins­ti­tu­ci­o­nal.

Efei­to con­trá­rio ao da es­tra­té­gia pro­ces­su­al mon­ta­da pe­lo Es­ta­do ope­ra-se na con­tra­es­tra­té­gia ar­qui­te­ta­da pe­las par­tes, nem sem­pre in­te­res­sa­das em jul­ga­men­to fi­nal, as qua­is se uti­li­zam do for­ma­lis­mo pro­ces­su­al co­mo ins­tru­men­to pa­ra pro­te­la­ção de de­ci­sões ju­di­ci­ais, quer pa­ra bur­la­rem a jus­ti­ça em fun­ção de seus in­te­res­ses pes­so­ais, quer por não acei­ta­rem o ti­po de jus­ti­ça pos­ta ou im­pos­ta pe­lo Es­ta­do. É o que vem acon­te­cen­do nas de­man­das ju­rí­di­cas atu­ais.

(Emí­lio Vi­ei­ra, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio,  ad­vo­ga­do e es­cri­tor, mem­bro da   Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res de Go­i­ás e da  As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa. E-mail: evn_ad­vo­ca­cia@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias