Home / Opinião

OPINIÃO

Crise política e desesperança geral

Um dos efei­tos per­ver­sos de nos­sa cri­se na­ci­o­nal é sem dú­vi­da a de­ses­pe­ran­ça que es­tá con­ta­mi­nan­do a mai­o­ria das pes­so­as.Ela se ma­ni­fes­ta pe­la an­gús­tia de não ver ne­nhum ho­ri­zon­te do qual se pos­sa vis­lum­brar um so­lu­ção sal­va­do­ra. Emer­ge a so­ci­e­da­de do con­sa­ço e da per­da da ale­gria de vi­ver.

São as con­se­quên­cias da au­sên­cia de sen­ti­do, de que tu­do vai con­ti­nu­ar na mes­ma ló­gi­ca, fei­ta de cor­rup­ção, fal­si­fi­ca­ção das no­tí­cias (fake­news) e daí da re­a­li­da­de, ma­le­di­cên­cia ge­ne­ra­li­za­da, a do­mi­na­ção dos po­de­ro­sos so­bre as mas­sas en­tre­gues à sua pró­pria sor­te.

Tal de­so­la­ção al­can­ça tam­bém a per­cep­ção do fu­tu­ro de nos­so mun­do e da hu­ma­ni­da­de, pou­co im­por­ta o que pos­sa ocor­rer. Bem ob­ser­vou o Pa­pa Fran­cis­co em sua en­cí­cli­ca “so­bre o cui­da­do da Ca­sa Co­mum”: “As pre­vi­sões ca­tas­tró­fi­cas já não se po­dem olhar com des­pre­zo e iro­nia. Pa­ra as pró­xi­mas ge­ra­ções po­de­rí­a­mos dei­xar de­ma­si­a­das ru­í­nas, de­ser­tos e li­xo. O es­ti­lo de vi­da atu­al, por ser in­sus­ten­tá­vel, só po­de de­sem­bo­car em ca­tás­tro­fes”(n.161). Mas quem pen­sa nis­so a não ser quem acom­pa­nha o dis­cur­so eco­ló­gi­co mun­di­al?

Por­tan­to, além das múl­ti­plas cri­ses sob as qua­is so­fre­mos, te­mos ain­da es­ta som­bria de na­tu­re­za eco­ló­gi­ca.

Nes­te con­tex­to vol­tam os pen­sa­men­tos de co­lo­ra­ção ni­i­lis­ta co­mo o do No­bel em bi­o­lo­gia Jac­ques Mo­nod: “É su­pér­fluo bus­car um sen­ti­do ob­je­ti­vo da exis­tên­cia. Ele sim­ples­men­te não exis­te. Os deu­ses es­tão mor­tos e o ho­mem es­tá só no mun­do” (O aca­so e a ne­ces­si­da­de, Vo­zes 1979, p.108). Ou o fa­mo­so C. Levy-Straus que tan­to ama­va o Bra­sil dei­xou es­cri­to no seu ad­mi­rá­vel “Tris­tes tró­pi­cos” (1955): “Mun­do co­me­çou sem o ho­mem e ter­mi­na­rá sem ele. As ins­ti­tu­i­ções e os cos­tu­mes que eu te­ria pas­sa­do a vi­da in­tei­ra a in­ven­ta­riar e a com­pre­en­der, são uma eflo­res­cên­cia pas­sa­gei­ra de uma cri­a­ção em re­la­ção com a qual elas não têm sen­ti­do, se­não, tal­vez, aque­le que per­mi­te à hu­ma­ni­da­de a de­sem­pe­nhar o seu pa­pel” (p.477).

Mas se­rá que o ser hu­ma­no não é o in­ver­so de um re­ló­gio? Es­te fun­cio­na em si mes­mo e an­da con­for­me seu me­ca­nis­mos in­ter­nos. O ser hu­ma­no não é um re­ló­gio. Ela an­da bem quan­do es­ti­ver em sin­to­nia per­ma­nen­te com o To­do que o en­vol­ve por to­dos la­dos e es­tá pa­ra além de­le mes­mo. Por­tan­to, te­mos que dei­xar de la­do to­do an­tro­po­cen­tris­mo e as­su­mir­mos uma lei­tu­ra mais ho­lís­ti­ca do sen­ti­do da vi­da.

Di­fe­ren­te­men­te pen­sa­va o fí­si­co bri­tâ­ni­co Fre­e­man Dyson (*1923): “Quan­to mais exa­mi­no o uni­ver­so e os de­ta­lhes de sua ar­qui­te­tu­ra, mais acho evi­dên­cias de que o uni­ver­so sa­bia que um dia, lá na fren­te, nós se­res hu­ma­nos, irí­a­mos sur­gir” (Dis­tur­bing the Uni­ver­se, 1979, p. 250). Qua­se com as mes­mas pa­la­vras o diz tal­vez o mai­or cos­mó­lo­go atu­al, Bri­an Swim­me (The Uni­ver­se Story,1996 p.84).

As tra­di­ções es­pi­ri­tua­is e re­li­gi­o­sas são um hi­no ao sen­ti­do da vi­da e do mun­do. Por is­so ob­ser­va­va o gran­de es­tu­di­o­so das uto­pi­as Ernst Bloch em seus dois gros­sos vo­lu­mes O prin­cí­pio es­pe­ran­ça: “On­de há re­li­gi­ão aí há sem­pre es­pe­ran­ça”.

A ques­tão do sen­ti­do é ina­diá­vel. Ci­to aqui o mais crí­ti­co dos fi­ló­so­fos Im­ma­nu­el Kant: “Que o es­pí­ri­to hu­ma­no aban­do­ne de­fi­ni­ti­va­men­te as in­ter­ro­ga­ções me­ta­fí­si­cas (do sen­ti­do do ser e da exis­tên­cia) é tão in­ver­sos­sí­mil quan­to es­pe­rar que nós pa­ra não res­pi­rar um ar po­luí­do, dei­xás­se­mos, uma vez por to­das, de res­pi­rar” (Pro­le­go­me­na zu ei­ner je­de künfti­gen Me­taphysik, A 192, vol.3 p.243).

Por­que o Cris­to do Cor­co­va­do se es­con­deu atrás das nu­vens, não sig­ni­fi­ca que te­nha dei­xa­do de exis­tir. Ele es­tá lá no al­to da mon­ta­nha es­ten­den­do seus bra­ços e aben­ço­an­do a nos­sa so­fri­da po­pu­la­ção.

No Bra­sil de ho­je de­ve­mos re­cu­pe­rar a es­pe­ran­ça de que o le­ga­do fi­nal da pre­sen­te cri­se se­rá a con­fi­gu­ra­ção de um ou­tro ti­po de Es­ta­do, de po­lí­ti­ca, de par­ti­dos, de jus­ti­ça e do pró­prio des­ti­no do pa­ís.

Ter­mi­no com o pro­fe­ta Je­re­mi­as que vi­veu no tem­po do ca­ti­vei­ro ba­bi­lô­ni­co sob o rei Ci­ro. Os ha­bi­tan­tes da Ba­bi­lô­nia zom­ba­vam dos ju­deus por­que já não can­ta­vam su­as can­ções e, de­sa­ni­ma­dos, de­pen­du­ra­vam seus ins­tru­men­tos nos ga­lhos dos ci­có­mo­ros. Per­gur­ta­ram a Je­re­mi­as: “Vo­cê tem es­pe­ran­ça”? Ao que ele res­pon­deu: “Eu te­nho es­pe­ran­ça de que o rei Ci­ro com to­do o seu po­der não po­de­rá im­pe­dir o nas­ci­men­to do sol”. E eu acres­cen­ta­ria não po­de­rá im­pe­dir o amor e as cri­an­ças que daí nas­ce­rem e re­no­va­rem a es­pé­cie hu­ma­na.

Se­me­lhan­te es­pe­ran­ça ali­men­ta­mos nós de que aque­les que pro­vo­ca­ram es­ta cri­se, ras­ga­ram a Cons­ti­tu­i­ção e não se­gui­ram os di­ta­mes da jus­ti­ça não pre­va­le­ce­rão. Sai­re­mos mais pu­ri­fi­ca­dos, mais for­tes e com um sen­ti­do mai­or do des­ti­no a que nos­so pa­ís es­tá cha­ma­do em be­ne­fí­cio pa­ra to­dos, a co­me­çar pa­ra os mais po­bres e pa­ra a in­tei­ra hu­ma­ni­da­de.

(Leonardo Boff, te­ó­lo­go e fi­ló­so­fo e es­cre­veu Bra­sil: con­clu­ir a re­fun­da­çã­ol ou pro­lon­gar a de­pen­dên­cia, Vo­zes 2018)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias