Home / Opinião

OPINIÃO

Contabilidade independente na administração pública

Tem si­do mui­to fá­cil des­vi­ar re­cur­sos pú­bli­cos no Bra­sil. Is­so acon­te­ce por­que os go­ver­nos não pos­su­em um con­ta­dor ge­ral com au­to­no­mia téc­ni­ca e fun­cio­nal pa­ra ge­rir as su­as con­ta­bi­li­da­des. A di­re­ção, a ori­en­ta­ção e a fis­ca­li­za­ção da con­ta­bi­li­da­de pú­bli­ca são de­le­ga­das à Se­cre­ta­ria do Te­sou­ro Na­ci­o­nal.

O que fal­ta pa­ra o Bra­sil é uma Con­ta­do­ria Ge­ral da Uni­ão, dos es­ta­dos e dos mu­ni­cí­pios, com in­de­pen­dên­cia téc­ni­ca e ope­ra­ci­o­nal, que não es­te­ja su­bor­di­na­da a quem gas­ta, e sim ao Tri­bu­nal de Con­tas e ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co. O con­ta­dor ge­ral des­te ór­gão, in­di­ca­do pa­ra cum­prir seu car­go por um pra­zo de­ter­mi­na­do, se­ria o res­pon­sá­vel pe­lo se­tor, com a fun­ção de va­li­dar as de­mons­tra­ções con­tá­beis des­tes go­ver­nos e de su­as se­cre­ta­rias, fi­can­do sob seu en­car­go os de­par­ta­men­tos de es­cri­tu­ra­ção, de au­di­to­ria e de pe­rí­cia con­tá­bil.

Man­ter a con­ta­bi­li­da­de dos ór­gã­os pú­bli­cos sob a de­pen­dên­cia de quem gas­ta é o que vem fa­ci­li­tan­do a cor­rup­ção, os des­vi­os e as frau­des en­gen­dra­das den­tro des­tes ór­gã­os go­ver­na­men­tais.

Pa­ra dar mais se­gu­ran­ça aos re­cur­sos pú­bli­cos, o Po­der Le­gis­la­ti­vo pre­ci­sa dar in­de­pen­dên­cia ao res­pon­sá­vel pe­la con­ta­bi­li­da­de das en­ti­da­des pú­bli­cas, trans­fe­rin­do es­ta su­bor­di­na­ção pa­ra o Tri­bu­nal de Con­tas e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co.

Aque­le que gas­ta não de­ve con­tro­lar ou dar le­ga­li­da­de ao gas­to. O Po­der Exe­cu­ti­vo, ao re­ce­ber o or­ça­men­to apro­va­do, já tem os li­mi­tes dos gas­tos de­fi­ni­dos, que de­vem ser re­a­li­za­dos den­tro da le­ga­li­da­de, da im­pes­so­a­li­da­de, da mo­ra­li­da­de, da pu­bli­ci­da­de e da efi­ci­ên­cia.

O con­ta­dor ge­ral des­tes ór­gã­os é quem irá fis­ca­li­zar, exe­cu­tar, ge­rir e va­li­dar as su­as de­mons­tra­ções con­tá­beis. A qual­quer in­dí­cio de ir­re­gu­la­ri­da­de, ele en­ca­mi­nha­rá a de­nún­cia ao Tri­bu­nal de Con­tas e ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, pa­ra a de­vi­da to­ma­da de pro­vi­dên­cias. Es­ta é a me­lhor for­ma de di­fi­cul­tar os des­vi­os de di­nhei­ro pú­bli­co.

(Sa­lé­zio Da­gos­tim, con­ta­dor, pes­qui­sa­dor con­tá­bil, pro­fes­sor da Es­co­la Bra­si­lei­ra de Con­ta­bi­li­da­de - Ebracon, pre­si­den­te da As­so­cia­ção de Pro­te­ção aos Pro­fis­si­o­nais Con­tá­beis do RS - Apro­con Con­tá­bil-RS e só­cio da Da­gos­tim Con­ta­do­res As­so­cia­dos – P. Ale­gre/RS – sa­le­zio@da­gos­tim.com.br)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias