Home / Opinião

OPINIÃO

As “loucuras” de um eventual Governo Bolsonaro, de Liberato Póvoa

O ar­ti­go de 19/07 do ar­ti­cu­lis­ta do DM, Li­be­ra­to Pó­voa, in­ti­tu­la­do “As lou­cu­ras de um even­tual go­ver­no Bol­so­na­ro”, que res­sal­ta o con­vi­te que re­ce­beu do De­le­ga­do Wal­dir e do seu com­pa­nhei­ro de cha­pa, pré-can­di­da­to a de­pu­ta­do fe­de­ral Ma­jor Vi­tor Hu­go, após as­se­ve­rar que es­te­ve no Ae­ro­por­to San­ta Ge­no­ve­va pa­ra re­cep­cio­nar o pre­si­den­ci­á­vel Ja­ir Bol­so­na­ro, no qual con­fes­sa que ja­mais viu tan­to en­tu­si­as­mo com uma can­di­da­tu­ra, mos­tran­do que o po­vo quer mu­dan­ça, te­ce ar­ra­zo­a­das e sa­pi­en­tís­si­mas con­si­de­ra­ções a res­pei­to de um even­tual go­ver­no Bol­so­na­ro. ´

Co­mo dis­se es­se ex-de­sem­bar­ga­dor do TO, onó­ma­ta de tí­tu­los aca­dê­mi­cos, “não se po­de di­zer que Bol­so­na­ro não es­te­ja pre­pa­ra­do, pois as pró­pri­as de­cla­ra­ções que vem fa­zen­do pro­vam que gen­te de mui­to me­nos pre­pa­ro téc­ni­co e pro­fis­si­o­nal con­se­guiu su­bir a ram­pa do Pa­lá­cio do Pla­nal­to, atra­vés das ur­nas”.

O mes­mo, co­te­jan­do as idei­as bol­so­na­ri­a­nas, ob­ser­va que es­te, se elei­to, mi­nis­tra­rá um re­mé­dio amar­go pa­ra cu­rar os nos­sos ma­les, sa­li­en­tan­do que a sua re­jei­ção des­pon­ta – crê ele – jus­ta­men­te nas clas­ses que te­mem as me­di­das: ex-ter­ro­ris­tas, apa­ni­gua­dos que ma­ma­ram nas te­tas do go­ver­no por qua­se uma dé­ca­da e meia, po­lí­ti­cos que fi­ca­ram ri­cos com o de­sem­pe­nho de seus car­gos e ou­tros que se re­ve­lam ho­je tre­men­dos pi­ca­re­tas.

O ex-ca­pi­tão do Exér­ci­to Ja­ir Bol­so­na­ro des­ti­la um mau chei­ro no pa­ís ame­a­çan­do a nos­sa de­mo­cra­cia. Se­rão os trin­ca­dos par­ti­dos po­lí­ti­cos ca­pa­zes de dei­xar de la­do a pe­que­nez da dis­pu­ta do po­der pa­ra se unir con­tra o gol­pe mi­li­tar que es­ses dés­po­tas que­rem re­pe­tir? Tal co­mo vem acon­te­cen­do, o es­ti­lo des­se de­pu­ta­do lem­bra o do pre­si­den­te Hum­ber­to de Alen­car Cas­tel­lo Bran­co. Ao co­men­tar os gol­pis­tas que, na­que­le tem­po pro­cu­ra­vam os quar­té­is, iden­ti­fi­cou-os co­mo “vi­van­dei­ras al­vo­ro­ça­das que vêm aos bi­va­ques bu­lir com os  gra­na­dei­ros e pro­vo­car ex­tra­va­gân­cias do po­der mi­li­tar”.

Hit­ler to­mou o po­der pe­la via de­mo­crá­ti­ca e nu­tri­do pe­los in­gre­di­en­tes mui­to se­me­lhan­tes aos que te­mos ho­je: de­ses­pe­ran­ça, cri­se eco­nô­mi­ca, na­ci­o­na­lis­mo e fa­bri­ca­ção de ini­mi­gos da pá­tria.

A elei­ção de Trump pa­re­cia pia­da e acon­te­ceu.

Es­tá em mar­cha pa­ra a pre­si­dên­cia um can­di­da­to que já de­fen­deu o fe­cha­men­to do Con­gres­so, o as­sas­si­na­to de pre­si­den­tes, es­pan­ca­men­tos de fi­lhos ho­mos­se­xu­ais; que con­si­de­ra ter uma fi­lha mu­lher ‘fra­que­ja­da’ ou ain­da, con­si­de­ra, des­cen­den­tes de es­cra­vos co­mo pre­gui­ço­sos.

Al­guém que já pla­ne­jou aten­ta­dos à bom­ba e que é acu­sa­do de fa­zer apo­lo­gia de es­tu­pro. É de se ima­gi­nar qual ma­la­ba­ris­mo os lí­de­res do PSDB e do PT vão cri­ar pa­ra jus­ti­fi­car uma omis­são, ca­so es­ses par­ti­dos não se­jam ca­pa­zes de se unir pa­ra a ins­ta­la­ção do na­zis­mo dis­far­ça­do.

(Ed­val­do Ne­po­mu­ce­no, es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias