Home / Opinião

OPINIÃO

Ao homem do interior

O PIB, Pro­du­to In­ter­no Bru­to, a so­ma de to­das as ri­que­zas pro­du­zi­das no Bra­sil, pos­sui a sua mai­or fa­tia no Agro­ne­gó­cio. É o ho­mem do cam­po, o pro­pri­e­tá­rio de imó­veis ru­ra­is, o pe­que­no agri­cul­tor, o tra­ba­lha­dor ru­ral que cri­am as com­mo­di­ti­es que in­va­dem a eco­no­mia mun­di­al. Atra­em di­vi­sas pa­ra o Pa­ís. Abas­te­cem o mer­ca­do in­ter­no. Ge­ram em­pre­gos, ren­da e di­rei­tos.

O Pa­lá­cio do Pla­nal­to, o Con­gres­so Na­ci­o­nal, os exe­cu­ti­vos dos Es­ta­dos, das 27 uni­da­des da fe­de­ra­ção, de um pa­ís com di­men­sões con­ti­nen­tais, com 207 mi­lhões de ha­bi­tan­tes, o BNDES, Ban­co Na­ci­o­nal de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co e So­ci­al, Cai­xa Eco­nô­mi­ca fe­de­ral, Ban­co do Bra­sil, Itaú-Uni­ban­co, Bra­des­co, San­tan­der de­vem es­ta­be­le­cer li­nhas de cré­di­tos. Es­pe­ci­ais.

Pa­ra a ex­pan­são da pro­du­ção. Com­mo­di­ti­es que po­dem ex­clu­ir o Bra­sil do ‘Ma­pa da Fo­me’ ela­bo­ra­do pe­la Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das. A ONU. Da qual o Bra­sil faz par­te. Co­mo membro pro­ta­go­nis­ta. In­di­ca­do­res apon­tam a exis­tên­cia de 14,5 mi­lhões de pes­so­as, em 2018, em si­tu­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al, que con­so­me me­nos de um dó­lar por dia. Po­bre­za ex­tre­ma.

Co­mo ho­mem do cam­po, do in­te­ri­or, sei do que a área ru­ral re­quer. No­vos mo­dais de tran­spor­tes de car­gas. Pa­ra o es­co­a­men­to da pro­du­ção. Uma Re­for­ma Tri­bu­tá­ria pa­ra di­mi­nu­ir a pe­sa­da car­ga de im­pos­tos. Me­di­das pa­ra de­so­ne­rar a fo­lha de pa­ga­men­to de pes­so­al. Uma Re­for­ma Tra­ba­lhis­ta. Pa­ra fa­ci­li­tar os con­tra­tos de tra­ba­lho. Sem pe­na­li­zar o pro­du­tor ru­ral.

É o úni­co ca­mi­nho pa­ra re­to­mar o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co sus­ten­tá­vel. Com a uti­li­za­ção de tec­no­lo­gi­as de úl­ti­ma ge­ra­ção. Pa­ra mul­ti­pli­car a pro­du­ção. Sem per­da da qua­li­da­de. O re­cur­so a fon­tes de ener­gi­as re­no­vá­veis. Co­mo a so­lar, a eó­li­ca, a pre­ser­va­ção das ma­tas ci­lia-res, dos ma­nan­cia­is, da água. Pa­ra a so­bre­vi­vên­cia da hu­ma­ni­da­de e das pró­xi­mas ge­ra­ções.

(Her­mes Tral­di, 63 anos de ida­de, en­ge­nhei­ro agrô­no­mo gra­du­a­do na Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo, pro­du­tor ru­ral, em­pre­sá­rio ur­ba­no, ho­mem de idei­as li­be­ra­is, adep­to da Es­co­la Aus­trí­a­ca de Eco­no­mia, fun­da­da por Fri­e­drich von Hayek, de cul­tu­ra en­ci­clo­pé­di­ca, for­ma­ção Huam­nis­ta e co­la­bo­ra­dor an­ti­go do jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã, edi­ta­do por Ba­tis­ta Cus­tó­dio)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias