Home / Opinião

OPINIÃO

Alcides Siqueira: pai de família exemplar

Uti­li­zo mais uma vez es­se es­pa­ço de­mo­crá­ti­co do DM pa­ra fa­lar do pri­vi­lé­gio de ter ami­gos da me­lhor qua­li­da­de, ao exem­plo de Al­ci­des dos San­tos Si­quei­ra, fun­cio­ná­rio apo­sen­ta­do do Ban­co do Bra­sil, que con­si­de­ro um pai de fa­mí­lia exem­plar. Na­tu­ral de Pi­res do Rio (GO) e o mais no­vo dos se­te fi­lhos de An­tô­nia Si­quei­ra Ro­dri­gues e Jo­sué Ro­dri­gues de Si­quei­ra (in me­mó­ria), Al­ci­des, ao la­do da es­po­sa, Iva­nil­sa Gon­çal­ves da Cos­ta, edu­cou com sa­be­do­ria su­as du­as fi­lhas – Da­ni­el­le e Isa­bel­la – as­sim co­mo o fi­lho ca­çu­la Ga­bri­el.

Nes­te do­min­go, co­me­mo­ra­mos, en­tre fa­mi­lia­res e ami­gos, os 54 anos de vi­da de Al­ci­des, com um al­mo­ço ines­que­cí­vel, no sa­lão de fes­tas do Con­do­mí­nio Ame­tis­ta (El­do­ra­do). Uma ale­gria imen­sa po­der con­vi­ver com es­sa fa­mí­lia ma­ra­vi­lho­sa e mui­to aben­ço­a­da por Deus. Co­mo sem­pre faz nos even­tos fes­ti­vos da fa­mí­lia, Al­ci­des agra­de­ceu pri­mei­ra­men­te a Deus pe­las bên­çã­os re­ce­bi­das, pu­xan­do a Ora­ção do Pai Nos­so, que o pró­prio Fi­lho de Deus, Je­sus, nos en­si­nou. Pas­sa­mos mo­men­tos de sin­gu­lar pra­zer ali.

Mas vol­tan­do ao ilus­tre ani­ver­sa­ri­an­te, Al­ci­des dos San­tos Si­quei­ra, que é gra­du­a­do em Ci­ên­cias Con­tá­beis pe­la Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Go­i­ás (PUC-GO) e pós- gra­du­a­do pe­la Fun­da­ção Ge­tú­lio Var­gas (FGV), tra­ba­lhou 30 anos no Ban­co do Bra­sil (BB), exer­cen­do di­ver­sos car­gos, ali­ás pas­san­do por pra­ti­ca­men­te to­dos os car­gos na ins­ti­tu­i­ção em ní­vel de agên­cias. An­tes do BB, tra­ba­lhou na Cai­xa Eco­nô­mi­ca Fe­de­ral e no ex­tin­to Ban­co Na­ci­o­nal de Cré­di­to Co­o­pe­ra­ti­vo (BNCC). Apo­sen­ta­do há ape­nas dois anos, Al­ci­des já é um exem­plo pa­ra sua no­va ca­te­go­ria em es­ti­lo de vi­da.

As­sim co­mo a mai­o­ria das pes­so­as ori­un­das de fa­zen­das do in­te­ri­or de Go­i­ás, Al­ci­des, jun­ta­men­te com seus ir­mãos – Jo­ão, Jo­a­qui­na, An­tô­nio, Wil­ma, Jo­sé (in me­mó­ria) e Jo­a­quim – pas­sou por di­fi­cul­da­des. No in­tui­to de dar me­lhor opor­tu­ni­da­de de es­tu­dos aos fi­lhos, os pa­is de Al­ci­des mu­da­ram pa­ra Ori­zo­na (GO), pos­te­rior­men­te re­tor­na­ram pa­ra a ci­da­de de Pi­res do Rio e, de­pois, Go­i­â­nia, on­de a mai­o­ria con­clu­iu os es­tu­dos com êxi­to, ao exem­plo do ca­çu­la Al­ci­des. Te­ve pas­sa­gens mar­can­tes pe­las agên­cias do BB de Ma­ra Ro­sa, Vi­a­nó­po­lis, Sil­vâ­nia, Cal­das No­vas, São Mi­guel do Ara­gu­aia, Ja­ra­guá, In­hu­mas, Ca­ta­lão e Aná­po­lis.

Par­ti­ci­pa­mos efe­ti­va­men­te das co­me­mo­ra­ções dos 54 anos de Al­ci­des, nu­ma fes­ta mui­to bem pre­pa­ra­da, in­clu­si­ve apro­vei­tan­do a opor­tu­ni­da­de pa­ra co­nhe­cer mais da sua lin­da fa­mí­lia. En­can­tei-me em co­nhe­cer a ma­mãe de­le, do­na An­tô­nia, go­zan­do de ex­ce­len­te sa­ú­de e es­ban­jan­do sim­pa­tia. Ao la­do do meu ami­go San­ti­no Mar­ques da Cos­ta, tio de Iva­nil­sa, que me agra­ci­ou com o pri­vi­lé­gio de co­nhe­cer tão lin­da fa­mí­lia, de­pois do al­mo­ço e das de­vi­das re­se­nhas, mon­ta­mos uma me­sa de tru­co, aon­de a fa­mí­lia mos­trou ca­te­go­ria, com des­ta­ques pa­ra tios, ao exem­plo do Zé Lu­iz (cam­pe­ão na mo­da­li­da­de), so­bri­nhos e, in­clu­si­ve, o gen­ro de Al­ci­des, Rô­mu­lo, ca­sa­do com Isa­bel­la, Rô­mu­lo, ou­tro ver­da­dei­ro cam­pe­ão.

Ro­go a Deus que ve­nha es­trei­tar ca­da dia mais os meus la­ços de ami­za­de com es­sa Fa­mí­lia. E mi­nha gra­ti­dão a Deus pe­los mo­men­tos fe­li­zes que pas­sa­mos ali. E que es­se mes­mo Je­sus gra­ci­o­so aben­çoe o Al­ci­des, pa­ra que con­ti­nue sen­do es­se exem­plo de gen­te da me­lhor qua­li­da­de, bem co­mo a sua já mui aben­ço­a­da fa­mí­lia. Vol­ta­re­mos ao as­sun­to, com to­da cer­te­za!

Na fo­to que ilus­tra es­ta hu­mil­de re­se­nha, o ca­sal Al­ci­des/Iva­nil­sa.

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias