Home / Opinião

OPINIÃO

Ainda o auxílio-moradia e outros fatos

Fer­nan­do Mo­ra­is, sem dú­vi­da um dos in­te­lec­tu­ais mais res­pei­tá­veis com atu­a­ção na im­pren­sa na­ci­o­nal, es­cri­tor de mui­to mé­ri­to, tem na in­ter­net o blog No­cau­te, se­ma­nal­men­te apre­sen­ta­do. Es­cri­tor in­de­pen­den­te, jor­na­lis­ta de enor­me cre­di­bi­li­da­de, o au­tor de Na to­ca dos le­ões é uma das vo­zes mais im­por­tan­tes na ta­re­fa her­cú­lea de de­nún­cia con­tra o gol­pis­mo na po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra e, con­se­quen­te­men­te, de de­fe­sa da de­mo­cra­cia. Na úl­ti­ma se­ma­na o seu blog di­vul­gou ca­lo­ro­sas ma­ni­fes­ta­ções que de­ze­nas de es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­rios fi­ze­ram em Cu­ri­ti­ba em fren­te a um pré­dio em que se en­con­tra­va o ju­iz Sér­gio Mo­ro aos gri­tos de “Fas­cis­ta!” e ex­pres­sões re­fe­ren­tes à imo­ra­li­da­de do au­xí­lio-mo­ra­dia que Sér­gio Mo­ro re­ce­be men­sal­men­te, ape­sar da sua con­di­ção de pro­pri­e­tá­rio de lu­xu­o­sa re­si­dên­cia em Cu­ri­ti­ba.

Po­de-se di­zer que o ju­iz fe­de­ral pa­ra­na­en­se te­ve e tem pa­pel fun­da­men­tal na per­pe­tra­ção do gol­pe ci­vil de 2016. Su­as li­ga­ções com o PSDB já fo­ram por mim co­men­ta­das em três ou qua­tro ar­ti­gos. Re­pro­du­zi a fo­to em que apa­re­cem jun­tos, qua­se de ros­to co­la­do e a os­ten­tar um lar­go sor­ri­so o ju­iz e o se­na­dor Aé­cio Ne­ves. Já foi tam­bém por mim lem­bra­do que o ge­ni­tor de Mo­ro foi um dos prin­ci­pa­is fun­da­do­res do PSDB de Ma­rin­gá, im­por­tan­te mu­ni­cí­pio pa­ra­na­en­se, tam­bém já foi aqui men­ci­o­na­do que a es­po­sa do Dr. Sér­gio Mo­ro faz par­te da equi­pe de as­ses­so­res do vi­ce-go­ver­na­dor tu­ca­no do Pa­ra­ná. Ad­vo­ga­da, Ro­sân­ge­la Wolff Mo­ro é de­fen­so­ra de trus­tes in­ter­na­cio­nais.

Com re­la­ção a Aé­cio Ne­ves ou­tras con­si­de­ra­ções se im­põ­em, a de­mons­trar que a sua im­pu­ni­da­de cons­ti­tuí pro­va evi­den­te de que con­tra ele o ami­go Sér­gio Mo­ro na­da pro­mo­ve. As in­ves­ti­ga­ções da La­va Ja­to no que diz res­pei­to a Aé­cio Ne­ves não têm an­da­men­to e o pro­te­cio­nis­mo em fa­vor de­le im­pe­ra. O se­na­dor mi­nei­ro é in­ves­ti­ga­do em se­te in­qué­ri­tos. Con­tra ele há gra­vís­si­mas acu­sa­ções. Uma de­las diz en­vol­ve pro­pi­na de cin­quen­ta e dois mi­lhões de re­ais. Em ou­tra in­ves­ti­ga­ção lo­go em se­gui­da à re­ve­la­ção do seu te­or o ex-go­ver­na­dor de Mi­nas che­gou a pe­dir per­dão aos seus cor­re­li­gi­o­ná­rios, nu­ma con­fis­são pú­bli­ca que fi­cou até ho­je sem ne­nhu­ma pro­vi­dên­cia vi­san­do a sua pu­ni­ção. Aé­cio já foi sal­vo por seus co­le­gas se­na­do­res da cas­sa­ção do seu man­da­to e na área ju­di­cial o in­qué­ri­to não pros­pe­ra. Aé­cio é can­di­da­to a de­pu­ta­do fe­de­ral e, fal­tan­do pou­co mais de dois mes­es pa­ra a elei­ção o des­ca­ra­do pro­te­cio­nis­mo con­ti­nua. E Sér­gio Mo­ro na­da diz so­bre es­ses fa­tos. Seu si­lên­cio é ab­so­lu­to e, na­tu­ral­men­te, de­plo­rá­vel, pois re­ve­la fac­cio­sis­mo dos mais la­men­tá­veis.

De­pois que Mo­ro de­cla­rou re­ce­ber o cha­ma­do au­xí­lio-mo­ra­dia em ra­zão de es­tar há al­gum tem­po sem re­a­jus­te do seu sa­lá­rio, mui­ta gen­te pas­sou a cha­mar tal au­xí­lio de “mo­ro­dia” e a sua per­cep­ção ob­je­to de ma­ni­fes­ta­ções con­de­na­tó­ri­as, co­mo a dos es­tu­dan­tes uni­ver­si­tá­rios na se­ma­na pas­sa­da mos­tra­da pe­lo blog No­cau­te.

De vol­ta a Aé­cio Ne­ves. Con­ti­nua en­fo­ca­do no yo­u­tu­be o fa­to ocor­ri­do há cer­ca de qua­tro anos em que Aé­cio é mos­tra­do a so­frer uma au­tu­a­ção no Rio de Ja­nei­ro por agen­tes da po­lí­cia ro­do­vi­á­ria que o fla­gra­ram em­bri­a­ga­do sem por­tar a car­tei­ra de mo­to­ris­ta e a co­me­ter ou­tras in­fra­ções. O fa­to es­tá na in­ter­net mas não se sa­be que con­se­quên­cias te­ve. Me­re­ce tam­bém re­fe­rên­cia o fa­to de que o ex-go­ver­na­dor de Mi­nas ga­nhou do go­ver­no fe­de­ral a con­ces­são de uma emis­so­ra de rá­dio em Be­lo Ho­ri­zon­te e ou­tra pa­ra sua ir­mã em São Jo­ão Del Rei.

(Eu­ri­co Bar­bo­sa, es­cri­tor, mem­bro da AGL e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta e es­cre­ve nes­te jor­nal à sex­tas-fei­ras. E-mail: eu­ri­co_bar­bo­sa@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias