Home / Opinião

OPINIÃO

A urgência do combate ao feminicídio

Pre­ci­sa­mos de­ba­ter so­bre a vi­o­lên­cia con­tra as mu­lhe­res em Go­i­ás e no Bra­sil. Co­mo pro­fes­so­ra, pre­si­den­te do Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no da Or­dem So­ci­al (PROS) Mu­lher e há anos na vi­da pú­bli­ca, me sen­ti en­co­ra­ja­da a per­cor­rer o pa­ís pa­ra ou­vir mu­lhe­res de vá­ri­as re­gi­ões, prin­ci­pal­men­te as que se en­con­tram em si­tu­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de so­ci­al.

Go­i­ás se en­con­tra na se­gun­da po­si­ção en­tre os Es­ta­dos com mai­or nú­me­ro de fe­mi­ni­cí­dio pro­por­ci­o­nal­men­te à po­pu­la­ção e tem se apro­xi­ma­do do pri­mei­ro lu­gar, ocu­pa­do por Ro­rai­ma. O Es­ta­do do Nor­te tem mé­dia de 9,3 ca­sos a ca­da 100 mil mu­lhe­res, en­quan­to Go­i­ás su­biu de 7,5 pa­ra 8,5 exe­cu­ções no mes­mo pe­rí­o­do. Os da­dos são re­fe­ren­tes aos le­van­ta­men­tos do Anuá­rio da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Ma­pa da Vi­o­lên­cia, Ba­lan­ço do 180 e da Agên­cia Pa­trí­cia Gal­vão, com­pi­la­dos pe­la Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Po­lí­ti­cas pa­ra Mu­lhe­res.

De 2016 pa­ra 2017, o nú­me­ro de fe­mi­ni­cí­dio do­brou em nos­so Es­ta­do, e, in­fe­liz­men­te, a re­a­li­da­de não é di­fe­ren­tes nos de­mais en­tes fe­de­ra­ti­vos. Te­nho tra­ba­lha­do pa­ra cons­ti­tu­ir um con­jun­to de ini­ci­a­ti­vas vol­ta­das pa­ra in­cen­ti­var a par­ti­ci­pa­ção das mu­lhe­res na po­lí­ti­ca, com­ba­ter a vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e pro­mo­ver po­lí­ti­cas pú­bli­cas da igual­da­de de gê­ne­ro.

Des­de que co­me­cei a atu­ar co­mo mo­bi­li­za­do­ra so­ci­al, per­ce­bi que a in­for­ma­ção é a ar­ma mais po­de­ro­sa de li­ber­ta­ção da mu­lher. Mais do que ser­mos pro­te­gi­das pe­lo po­der pú­bli­co, nós pre­ci­sa­mos ter a aces­so à in­for­ma­ção li­ber­ta­do­ra, pois quan­do uma mu­lher to­ma con­sci­ên­cia da sua con­di­ção e dos seus di­rei­tos, ela tem con­di­ções de lu­tar por res­pei­to e dig­ni­da­de.

O fe­mi­ni­cí­dio é um pro­ble­ma de vi­o­lên­cia so­ci­al, por­tan­to cam­pa­nhas edu­ca­ti­vas, re­u­ni­ões de mu­lhe­res que já fo­ram ví­ti­mas e de­ba­tes na so­ci­e­da­de são es­sen­ci­ais pa­ra que es­sa re­a­li­da­de mu­de. É ur­gen­te dar vi­si­bi­li­da­de a es­sas agres­sões, fru­tos de nos­sa cul­tu­ra ma­chis­ta que ba­na­li­za a vi­o­lên­cia de gê­ne­ro. É ne­ces­sá­ria a efe­ti­va­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra mu­lhe­res, a pre­ven­ção, de­ba­ter ma­chis­mo e gê­ne­ro nas es­co­las, lu­tar con­tra o pre­con­cei­to e to­das as opres­sões ra­ci­ais e se­xu­ais pa­ra pre­ve­nir a vi­o­lên­cia.

Pa­ra cri­ar mais po­lí­ti­cas pú­bli­cas a fa­vor das mu­lhe­res, é ne­ces­sá­ria uma mai­or par­ti­ci­pa­ção fe­mi­ni­na no meio po­lí­ti­co. A au­sên­cia das mu­lhe­res nes­te es­pa­ço faz com que as de­man­das es­pe­cí­fi­cas se­jam tra­ta­das por quem não tem co­nhe­ci­men­to so­bre elas. Nos úl­ti­mos anos, a par­ti­ci­pa­ção fe­mi­ni­na nos par­ti­dos bra­si­lei­ros têm au­men­ta­do e o nú­me­ro de can­di­da­tas cres­ci­do em ca­da elei­ção, mas ain­da fal­ta mui­to pa­ra ter­mos a mes­ma re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de que os ho­mens no Con­gres­so Na­ci­o­nal. Es­pe­ro que no pró­xi­mo dia 7 de ou­tu­bro mais mu­lhe­res se­jam elei­tas em to­do o Bra­sil pa­ra ter­mos mais for­ça pa­ra mu­dar­mos es­sa re­a­li­da­de.

(Do­na Ci­da, pre­si­den­te na­ci­o­nal do Pros Mu­lher e can­di­da­ta a de­pu­ta­da fe­de­ral por Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias