Home / Opinião

OPINIÃO

A safadeza e a molecagem do Congresso

A In­ter­net não dei­xa na­da es­con­di­do, pois as re­des so­ci­ais se en­car­re­gam de nos tra­zer, a ca­da mi­nu­to, as ma­ze­las da­que­les que de­ve­ri­am dar o exem­plo.

Re­cen­te­men­te, che­gou a to­dos a no­tí­cia de que a nos­sa ama­da Câ­ma­ra Fe­de­ral de­ci­diu gas­tar R$ 400 mi­lhões pra cons­tru­ir um pré­dio no­vo (obra to­tal es­ti­ma­da em R$ 1 bi­lhão) a par­tir de agos­to de 2016, com ga­bi­ne­tes pa­ra de­pu­ta­dos. Foi uma de­ci­são da me­sa di­re­to­ra, co­man­da­da pe­lo de­ca­den­te de­pu­ta­do Eduar­do Cu­nha, que de he­rói vi­rou ban­di­do.

Nin­guém ig­no­ra que no Bra­sil não há di­nhei­ro pa­ra a com­pra de re­mé­di­os, de ma­te­ri­al bá­si­co pa­ra aten­di­men­to, ins­ta­la­ções de­cen­tes, pa­ga­men­to de mé­di­cos. Ora, os de­pu­ta­dos em Bra­sí­lia já pos­su­em de­ze­nas de mor­do­mi­as e es­pa­ços ma­ra­vi­lho­sos de tra­ba­lho, en­quan­to áre­as es­sen­ci­ais da sa­ú­de pú­bli­ca es­tão so­fren­do de ne­ces­si­da­des bá­si­cas.

A po­pu­la­ção es­tá mor­ren­do em fi­las de hos­pi­tais, en­quan­to em Bra­sí­lia se apro­va uma Me­di­da Pro­vi­só­ria que au­to­ri­za um gas­to exor­bi­tan­te pa­ra cons­tru­ção de no­vos pré­di­os, um ver­da­dei­ro “shop­ping cen­ter”, pa­ra aco­mo­dar mais lu­xu­o­sa­men­te os de­pu­ta­dos - co­mo se es­tes já não ti­ves­sem re­ga­li­as su­fi­ci­en­tes, pa­gos com nos­so di­nhei­ro?

Quan­do dei uma es­pia­da no meu min­gua­do con­tra­che­que, de­pois de mais de trin­ta e cin­co anos de um tra­ba­lho ho­nes­to, e apo­sen­ta­do a du­ras pe­nas, por tem­po de con­tri­bui­ção, com as mais ab­sur­das exi­gên­cias pa­ra ten­tar vi­ver com a mer­re­ca da ina­ti­vi­da­de, con­fes­so que me deu um ter­rí­vel de­sa­len­to.

É mui­ta sa­fa­de­za! É mo­le­ca­gem de­mais! Fi­quei abis­ma­do, pa­ra não di­zer em­bas­ba­ca­do, em ver que ex-mi­nis­tros, ex-se­cre­tá­rios de Es­ta­do e ou­tros ocu­pan­tes de al­tos car­gos na po­lí­ti­ca são os úni­cos ci­da­dã­os des­te Pa­ís que po­dem le­gal­men­te acu­mu­lar re­ce­bi­men­tos do Erá­rio.

Mo­le­ca­gem é um ci­da­dão ter que con­tri­bu­ir com a Pre­vi­dên­cia, ao lon­go de trin­ta e cin­co anos, pa­ra ter di­rei­to a re­ce­ber uma pen­são-es­mo­la, en­quan­to de­pu­ta­dos ne­ces­si­tam so­men­te de um ou dois man­da­tos, e al­guns mem­bros do Go­ver­no, con­for­me o ca­so, que, pa­ra te­rem o di­rei­to de co­brar pen­são má­xi­ma pre­ci­sam uni­ca­men­te do ju­ra­men­to de pos­se.

Sa­fa­de­za é com­pa­rar a pen­são de um de­pu­ta­do com a de uma vi­ú­va ou um apo­sen­ta­do, sen­do es­tra­nho que os de­pu­ta­dos se­jam os úni­cos “tra­ba­lha­do­res” des­te pa­ís que têm isen­ção de im­pos­to de ren­da so­bre um ter­ço de seu sa­lá­rio.

Mo­le­ca­gem é ver na Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca mi­lha­res de as­ses­so­res (leia-se as­po­nes), as­cen­so­ris­tas, en­tre­ga­do­res de cor­res­pon­dên­cias e ba­te-paus de par­la­men­ta­res com sa­lá­ri­os so­nha­dos pe­los mais qua­li­fi­ca­dos téc­ni­cos, ga­nhan­do mais do que ofi­ci­ais ge­ne­ra­is e ci­en­tis­tas que en­gran­de­cem o Bra­sil.

Sa­fa­de­za é ver que de um po­lí­ti­co não se exi­ja a mí­ni­ma com­pro­va­ção de ca­pa­ci­da­de pa­ra exer­cer o car­go (e nem es­ta­mos nos re­fe­rin­do à ca­pa­ci­da­de

in­te­lec­tu­al ou cul­tu­ral). E o fa­to de dois ter­ços es­ta­rem res­pon­den­do a pro­ces­sos cri­mi­nais mos­tra que não se exi­ge uma fo­lha cor­ri­da de quem, atra­vés de leis que eles mes­mos fa­zem pa­ra cum­prir­mos, são re­gi­a­men­te re­mu­ne­ra­dos pe­los nos­sos im­pos­tos, co­bra­dos com o ri­gor de ver­da­dei­ra der­ra­ma.

Mo­le­ca­gem é cons­ta­tar o va­lor gas­to por es­sa tro­pa de sa­fa­dos com ali­men­ta­ção, ve­í­cu­los ofi­ci­ais, mo­to­ris­tas, vi­a­gens (sem­pre em pri­mei­ra clas­se), car­tões de cré­di­to e ou­tras ver­go­nho­sas mor­do­mi­as, “tu­ris­tan­do” no ex­te­ri­or com aman­tes a ti­ra­co­lo, tra­ves­ti­dos em “as­ses­so­res par­la­men­ta­res”, às nos­sas cus­tas.

Sa­fa­de­za é es­sa mes­ma cor­ja ter di­rei­to a qua­se cin­co mes­es de fé­rias por ano (qua­se cin­quen­ta di­as no Na­tal, mais de quin­ze na Se­ma­na San­ta, mes­mo que mui­tos se de­cla­rem não re­li­gi­o­sos, e mais de oi­ten­ta di­as no ve­rão), tu­do re­mu­ne­ra­do, com co­tas de pas­sa­gens aé­re­as e di­á­rias as­tro­nô­mi­cas.

Mo­le­ca­gem é es­sa cor­ja, quan­do aca­ba um man­da­to, man­ter 80% dos pol­pu­dos sa­lá­ri­os por mais um ano e meio.

Sa­fa­de­za é se per­mi­tir que usem os mei­os de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al pa­ra men­tir à so­ci­e­da­de so­bre seus fei­tos e se­gui­rem as­sal­tan­do os bol­sos dos con­tri­buin­tes e a enor­me quan­ti­da­de de di­nhei­ro des­ti­na­do a apo­i­ar os par­ti­dos, si­tu­a­ção apro­va­da pe­los mes­mos po­lí­ti­cos que de­les vi­vem.

E no Se­na­do a coi­sa é me­nor ape­nas por­que o nú­me­ro de se­na­do­res é pou­co mais de um sex­to dos de­pu­ta­dos.

E o pi­or é que não se vis­lum­bra uma so­lu­ção pa­ra es­te nos­so Bra­sil sem lí­de­res, on­de os pre­ten­sos “sal­va­do­res da pá­tria” en­sai­am re­a­ções ape­nas até o mo­men­to em que os con­cha­vos por bai­xo do pa­no mos­tram que, na ver­da­de, nos­sos re­pre­sen­tan­tes, com mi­cros­có­pi­cas ex­ce­ções, não pas­sam de re­fi­na­dos vi­ga­ris­tas.

Va­le ci­tar Jo­a­quim Bar­bo­sa, ao dei­xar o Su­pre­mo: “So­mos o úni­co ca­so de de­mo­cra­cia em que con­de­na­dos por cor­rup­ção le­gis­lam con­tra ju­í­zes que os con­de­na­ram”.Es­ta­mos re­don­da­men­te per­di­dos!

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do. Pu­bli­ca­do no “Di­á­rio da Ma­nhã”, de Go­i­â­nia, em  25/11/2015 li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias