Home / Opinião

OPINIÃO

A polêmica do transexualismo ter sido retirado da classificação de doenças

Re­ce­bi uma per­gun­ta so­bre TRAN­SE­XU­A­LIS­MO na mi­nha cai­xa pos­tal. “Mar­ce­lo, o que es­tá por trás da re­ti­ra­da do tran­se­xu­a­lis­mo da clas­si­fi­ca­ção in­ter­na­ci­o­nal de do­en­ças e sua co­lo­ca­ção na ca­te­go­ria de “pro­ble­mas que po­dem re­que­rer aten­ção es­pe­cia­li­za­da de SA­Ú­DE MEN­TAL”?

Eu res­pon­do : Ca­ra ami­ga, as cau­sas são mul­ti­fa­to­ri­ais.

1\  Em pri­mei­ro lu­gar, a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de\ONU, são ór­gã­os es­quer­dis­tas, con­tra a “opres­são” que o “po­der psi­qui­á­tri­co” exer­ce so­bre a hu­ma­ni­da­de. Tu­do da psi­qui­a­tria, pa­ra um “opri­mi­do” da es­quer­da,  de um di­ag­nós­ti­co de au­tis­mo , es­qui­zo­fre­nia e até bi­po­lar, é “es­tig­ma” , é “ró­tu­lo”, é “hu­mi­lha­ção”, se­gre­ga­ção, clas­si­fi­ca­ção, “do­en­ça”, “di­mi­nu­i­ção”.

2\ por is­so é que a psi­qui­a­tria  - “coi­sa de fá­li­co”, “coi­sa de ho­mem”, coi­sa de ca­pi­ta­lis­ta, coi­sa de mo­ra­lis­ta, coi­sa de gen­te de di­rei­ta, coi­sa de gen­te que do­pa, coi­sa de gen­te que ga­nha com a in­dús­tria far­ma­cêu­ti­ca, coi­sa de em­pre­sá­rio da sa­ú­de, gen­te que ga­nha di­nhei­ro em tran­car pes­so­as - vem sen­do abo­li­da ga­lhar­da­men­te pe­la “Sa­ú­de Men­tal”, coi­sa mui­to mais hu­ma­nis­ta, coi­sa de psi­co­lo­gia, coi­sa de quem “con­ver­sa”, coi­sa de quem se pre­o­cu­pa, aco­lhe, re­ce­be, aju­da, se pre­o­cu­pa, “não do­pa”, se­gue jun­to, com­par­ti­lha, ama.

3\ É im­por­tan­te “acei­tar as di­fe­ren­ças”, “di­fe­ren­ça não é do­en­ça”. É im­por­tan­te não “mo­ra­li­zar” as coi­sas, não to­lher a li­ber­da­de das pes­so­as fa­ze­rem o que qui­se­rem com seu cor­po. Di­ri­am : da­qui a pou­co os psi­qui­a­tras\mé­di­cos\mo­ra­lis­tas\con­tro­la­do­res que­re­rão  ter po­der so­bre o cor­po da mu­lher que quer abor­tar, di­zen­do que “ela es­tá do­en­te”.

4\ pa­ra a OMS, Org Mun­di­al Sa­ú­de,  “se­xo é de­ci­são”, “se­xo é vo­lun­tá­rio”, não é do­en­ça. “Ci­rur­gia plás­ti­ca” não é do­en­ça, por­que ci­rur­gia de mu­dan­ça de se­xo se­ria ? A pes­soa que­rer ser “di­fe­ren­te” é do­en­ça ? A pes­soa ser vai­do­sa é do­en­ça ?

4\ dei­xa-se de con­si­de­rar aqui que : a- a mai­o­ria das pes­so­as ob­ce­ca­das com plás­ti­ca são, de fa­to, do­en­tes, ou se­ja, so­frem com es­ta ob­ses­são, nun­ca es­tão sa­tis­fei­tas, tem de­pres­são, an­sie­da­de, in­ca­pa­ci­ta­ções fun­cio­nais, pen­sa­men­tos\com­por­ta­men­tos in­tru­si­vos, in­ca­pa­ci­da­de de con­tro­lar es­tas dis­fun­ções vo­lun­ta­ria­men­te, in­ca­pa­ci­da­de de de­ci­di­rem com ple­na li­ber­da­de de con­sci­ên­cia e de vo­li­ção. B- não se le­va em con­ta que per­cen­ta­gem enor­me - na ca­sa dos 80% -  de tran­se­xu­ais têm ou­tras co­mor­bi­da­des psi­qui­á­tri­cas im­por­tan­tes,  bi­po­la­ri­da­de, to­xi­co­ma­nia, de­pres­são, hi­pe­ra­ti­vi­da­de, tran­stor­nos de per­so­na­li­da­de dis­so­ci­al, nar­cí­si­ca, bor­der­li­ne, his­tri­o­ni­ca, tran­stor­no de con­tro­le do im­pul­so,  tran­stor­no ob­ses­si­vo, dis­túr­bio de an­sie­da­de, psi­co­ses de­li­ran­tes agu­das, etc.

6\ Não se le­va em con­ta que mui­tos se ar­re­pen­dem com a mu­dan­ça de se­xo, mui­tos se su­i­ci­dam após es­te pro­ce­di­men­to  ir­re­ver­sí­vel. Mui­tos mu­ti­lam ir­re­me­dia­vel­men­te seus cor­pos, mui­tos se en­tre­gam a con­du­tas pa­to­ló­gi­cas sa­di­cas, mas­oquis­tas, fis­su­ras anais, rup­tu­ras re­tais, ble­nor­ra­gia, lu­es, Si­da, he­pa­ti­tes B, C, con­di­lo­ma­to­se, ou se­ja, do­en­ças ano­re­tais gra­vís­si­mas,  que com­pro­me­tem gra­ve­men­te seu fun­cio­na­men­to cor­po­ral.

7/ Uma mu­lher que faz ci­rur­gia plás­ti­ca, em mui­tos ca­sos, com­pa­ra-se à vai­da­de de uma mu­lher que tro­ca de rou­pa. É um com­por­ta­men­to na­tu­ral da es­pé­cie hu­ma­na, a vai­da­de cor­po­ral. A coi­sa co­me­ça a fi­car pa­to­ló­gi­ca quan­do : a- é ob­ses­si­va. B- a pes­soa co­lo­ca aqui­lo co­mo a úni­ca con­di­ção pa­ra sua fe­li­ci­da­de. C- a pes­soa tem li­mi­ta­ções fun­cio­nais por cau­sa de sua pre­ten­sa dis­mor­fo­fo­bia, não sai de ca­sa por­que acha que o na­riz é gran­de, o pé é gran­de, tem ac­ne de­mais, tem odo­res de­mais, não tem quei­xo, etc. d- pro­ce­di­men­tos mui­to nu­me­ro­sos, re­pe­ti­dos, sem ne­ces­si­da­de ( pa­ci­en­tes que tem quei­xas pu­ra­men­te sub­je­ti­vas, ou se­ja, só eles vê­em o pro­ble­ma, ou o pro­ble­ma é mui­to mí­ni­mo pa­ra re­que­rer uma in­ter­ven­ção da­que­la mag­ni­tu­de). E- pes­so­as que co­lo­cam a apa­ren­cia fí­si­ca aci­ma de tu­do, usam da­qui­lo co­mo pu­ra ar­ma de se­du­ção, acham que a vi­da não tem sen­ti­do sem aque­la mo­di­fi­ca­ção co­po­ral, dei­xam de amar\tra­ba­lhar por cau­sa da­qui­lo ( amor e tra­ba­lho são, se­gun­do Freud, o que ca­rac­te­ri­za uma men­te sa­u­dá­vel ).

8/ A OMS  mos­tra , com sua clas­si­fi­ca­ção de do­en­ças men­tais, uma pro­fun­da cri­se  mé­di­ca psi­qui­a­tri­ca que pou­ca gen­te es­tá ven­do : a in­con­gru­ên­cia de di­ag­nós­ti­cos. Mui­ta pou­ca gen­te sé­ria , ho­je, dá va­lor na atu­al “ta­be­la de di­ag­nós­ti­cos psi­qui­á­tri­cos”. No úl­ti­mo Con­gres­so Eu­ro­peu de Psi­qui­a­tria hou­ve um pai­nel on­de es­pe­cia­lis­tas do NIMH dos EUA dis­se­ram : em nos­sas pes­qui­sas nós aban­do­na­mos as clas­si­fi­ca­ções psi­qui­á­tri­cas, são in­con­sis­ten­tes.

9/ nos­so gru­po de pes­qui­sas psi­qui­á­tri­cas tem a mes­ma opi­ni­ão. Pu­bli­ca­mos  já al­guns anos ( “Psi­qui­a­tria Neu­rop­si­co­ló­gi­ca” , Ed. Spar­ta ) um es­tu­do que mos­tra a im­bri­ca­ção com­ple­ta de do­en­ças que a clas­si­fi­ca­ção psi­qui­á­tri­ca clás­si­ca jul­ga co­mo se­pa­ra­das. Mos­tra­mos que , de mo­do ge­ral, au­tis­mo, es­qui­zo­fre­nia, bi­po­la­ri­da­de, não são “do­en­ças au­tô­no­mas”, são pro­ces­sos etio­pa­to­gê­ni­cos\fi­si­o­pa­to­ló­gi­cos que per­ten­cem a um mes­mo con­ti­nu­um, a um mes­mo es­pec­tro. Não são, por­tan­to, do­en­ças se­pa­ra­das, fa­zem par­te de um mes­mo gru­po, um mes­mo con­ti­nu­um. Es­ta “cri­se” se re­fle­te nas ‘clas­si­fi­ca­ções psi­qui­á­tri­cas ofi­ci­ais”, ora ten­den­tes a trans­for­ma­rem-se nu­ma pu­ra “lis­ta de sin­to­mas”, ora ten­den­tes a trans­for­ma­rem-se em um fo­rum  po­li­ti­co, an­ti-mo­ra­lis­ta, es­quer­dis­ta, ide­o­lo­gis­tan­te. Não tem mais na­da a ver com psi­qui­a­tria, tem a ver com o “es­pí­ri­to dos tem­pos”, tem a ver com o “hu­mor co­le­ti­vo”. Por exem­plo, re­cen­te­men­te, hou­ve um mo­vi­men­to pa­ra re­ti­rar a “pe­do­fi­lia” ( gos­to por se­xo com cri­an­ças ) da clas­si­fi­ca­ção das do­en­ças. Di­zi­am eles : se a pes­soa não pre­ju­di­car a cri­an­ça, psi­co­lo­gi­ca­men­te, fi­si­ca­men­te, não é do­en­ça. Co­mo se fos­se “nor­mal” um adul­to de­se­jar uma cri­an­ça, co­mo se fos­se “bullying”, ou di­mi­nu­i­ção, cha­mar is­to de “des­vio”, de di­fe­ren­ça pa­to­ló­gi­ca da nor­ma­li­da­de. O po­li­ti­ca­men­te cor­re­to não dei­xa mais nin­guem ser cha­ma­do de “do­en­te”, ten­de-se a abo­lir a pa­la­vra “do­en­ça” por de­cre­to.

(Mar­ce­lo Cai­xe­ta, mé­di­co psi­qui­a­tra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias