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OPINIÃO

A nova era do marketing: sua empresa sabe o que o cliente quer?

Não é no­vi­da­de pa­ra nin­guém que es­ta­mos na era di­gi­tal. No que diz res­pei­to ao mun­do em­pre­sa­ri­al, o re­la­ci­o­na­men­to com o con­su­mi­dor pre­ci­sa ser ca­da vez mais di­nâ­mi­co. Em­pre­sas não en­ten­dem as pre­fe­rên­cias dos seus cli­en­tes e não sa­bem o que eles que­rem, in­fe­liz­men­te, aca­bam per­den­do ex­ce­len­tes opor­tu­ni­da­des.

Por ou­tro la­do, ins­ti­tu­i­ções que se ade­qua­ram aos mo­de­los de marke­ting com­pe­ti­ti­vo ga­nham pre­fe­rên­cia jun­to aos con­su­mi­do­res. Pa­ra is­so, é pre­ci­so co­nhe­cer o per­fil do con­su­mi­dor e sa­ber co­mo trans­for­mar as in­for­ma­ções so­bre ele em es­tra­té­gias.

Sai na fren­te quem acom­pa­nha as fer­ra­men­tas tec­no­ló­gi­cas e ações do marke­ting mo­der­no. Os con­su­mi­do­res es­tão ca­da vez mais ati­vos. Sem mui­tas di­fi­cul­da­des, se unem pa­ra de­fen­der uma cau­sa ou cri­ti­car uma em­pre­sa.

Até o ano 2000, era mais co­mum que as pes­so­as ape­nas se in­for­mas­sem. Ho­je, a re­a­li­da­de mu­dou. Os con­su­mi­do­res cri­am, cur­tem, com­par­ti­lham, su­ge­rem, pes­qui­sam elo­gi­am e, cla­ro, re­cla­mam. E sa­be­mos bem que uma re­cla­ma­ção nes­se mun­do mo­der­no e co­nec­ta­do po­de ge­rar uma gran­de cri­se pa­ra qual­quer mar­ca.

Em­pre­sas que ofe­re­cem pro­du­tos e ser­vi­ços de boa qua­li­da­de e cri­am um re­la­ci­o­na­men­to com es­ses no­vos con­su­mi­do­res os te­rão co­mo sua mai­or mí­dia es­pon­tâ­nea.

Va­le des­ta­car tam­bém que, nos úl­ti­mos cin­co anos, o uni­ver­so di­gi­tal tem do­mi­na­do in­ves­ti­men­tos de marke­ting. E is­so não é por aca­so, uma vez que os con­su­mi­do­res es­tão mer­gu­lha­dos no mar das re­des so­ci­ais. Os da­dos, que de­vem ser ca­da vez mais de­ta­lha­dos, são fun­da­men­tais na apli­ca­ção de es­tra­té­gias de mer­ca­do.

Em sín­te­se, há mui­tas opor­tu­ni­da­des pa­ra se­rem ex­plo­ra­das. A clien­te­la atu­al é in­for­ma­da e com al­to po­der de de­ci­são. O bor­dão: "cli­en­te não sa­be o que quer" já não faz mais sen­ti­do. Ele sa­be o que e co­mo quer. A re­fle­xão, ago­ra, de­ve par­tir de den­tro das em­pre­sas. Ou se­ja, na prá­ti­ca, elas pre­ci­sam sa­ber o que os cli­en­tes que­rem.

(Fer­nan­da Fleury, em­pre­sá­ria, for­ma­da em Di­rei­to, com MBA em Ges­tão Em­pre­sa­ri­al pe­la FGV. Pro­pri­e­tá­ria da Spia Con­sul­to­ria e Pes­qui­sa)

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