Home / Opinião

OPINIÃO

A Física e a Existência de Deus

Já dis­se­mos, an­te­rior­men­te, que a Fí­si­ca é a mais fi­lo­só­fi­ca das ci­ên­cias, mas, a es­sa al­tu­ra de nos­sa la­bo­rio­sa pes­qui­sa e in­sis­ten­tes de­du­ções fi­lo­só­fi­cas e in­du­ções ci­en­tí­fi­cas, po­de­mos acres­cen­tar que é tam­bém a mais me­ta­fí­si­ca das ci­ên­cias na­tu­ra­is.

Ten­do em vis­ta que a exis­tên­cia da al­ma (Es­pí­ri­to) é pres­su­pos­to da exis­tên­cia de Deus, con­for­me de­mons­tra­do em Tí­tu­los pre­ce­den­tes, en­ten­de­mos de bom al­vi­tre a li­ção de Em­ma­nu­el, re­la­ti­va ao as­sun­to, em seu im­por­tan­te li­vro “O Con­so­la­dor” , psi­co­gra­fia de Fran­cis­co Cân­di­do Xa­vi­er, dis­cor­ren­do so­bre a Fí­si­ca e sua re­la­ção com a exis­tên­cia do Cri­a­dor do Uni­ver­so, que va­lo­ri­za e en­ri­que­ce a nos­sa Te­se.

Eis as co­lo­ca­ções do en­tão men­tor de Chi­co Xa­vi­er:

“15 – Exis­tem Es­pí­ri­tos es­pe­ci­al­men­te en­car­re­ga­dos da exe­cu­ção da leis fí­si­cas no pla­ne­ta ter­res­tre?

– Es­sa ver­da­de é in­con­tes­tá­vel, e o ho­mem po­de­rá exa­mi­nar e es­tu­dar cons­tan­te­men­te, au­fe­rin­do o me­lhor pro­vei­to na sua ro­ti­na de es­for­ços per­se­ve­ran­tes; po­rém, to­das de­fi­ni­ções do ma­te­ri­a­lis­mo se­rão inú­te­is em fa­ce da re­a­li­da­de ir­re­fu­tá­vel dos fa­to­res tran­scen­den­tes, em to­dos os gran­des fe­nô­me­nos fí­si­cos da Na­tu­re­za.

16 – As no­vas re­ve­la­ções ci­en­tí­fi­cas po­si­ti­va­das pe­los pro­fes­so­res Thom­son, Ru­ther­ford, Ram­say e Soddy, en­tre ou­tros, no cam­po da Fí­si­ca, so­bre os áto­mos e os elé­trons, são pas­sí­veis de for­ne­cer o exa­to co­nhe­ci­men­to de to­das as eta­pas da evo­lu­ção aní­mi­ca?

– A Ci­ên­cia, pro­pri­a­men­te hu­ma­na, po­de­rá es­ta­be­le­cer ba­ses con­ven­cio­nais, mas não a ba­se le­gí­ti­ma, em sua ori­gem di­vi­na, por­quan­to os áto­mos e os elé­trons são fa­ses de ca­rac­te­ri­za­ção da ma­té­ria, sem cons­ti­tu­í­rem o prin­cí­pio nes­sa es­ca­la sem-fim, que ve­ri­fi­ca, igual­men­te, pa­ra o pla­no dos in­fi­ni­ta­men­te pe­que­nos.

17 – Co­mo são con­si­de­ra­dos, no pla­no es­pi­ri­tual, os co­nhe­ci­men­tos atu­ais da Fí­si­ca na Ter­ra?

– As no­ções mo­der­nas da Fí­si­ca apro­xi­mam-se, ca­da vez mais, do co­nhe­ci­men­to das leis uni­ver­sais, em cu­jo ápi­ce re­pou­sa a di­re­triz di­vi­na que go­ver­na to­dos os mun­dos.

Os sis­te­mas an­ti­gos en­ve­lhe­ce­ram. As con­cep­ções de on­tem de­ram lu­gar a no­vas de­du­ções. Es­tu­dos re­cen­tes da ma­té­ria vos fa­zem co­nhe­cer que os seus ele­men­tos se dis­so­ci­am pe­la aná­li­se, que o áto­mo não é in­di­vi­sí­vel, que to­da ex­pres­são ma­te­ri­al po­de ser con­ver­ti­da em for­ça e que to­da ener­gia vol­ta ao re­ser­va­tó­rio do éter uni­ver­sal. Com o tem­po, as fór­mu­las aca­dê­mi­cas se re­no­va­rão em ou­tros con­cei­tos da re­a­li­da­de tran­scen­den­te, e os fí­si­cos da Ter­ra não po­de­rão dis­pen­sar Deus nas su­as ila­ções, re­in­te­gran­do a Na­tu­re­za na sua po­si­ção de cam­po pas­si­vo, on­de a in­te­li­gên­cia se ma­ni­fes­ta.

18 – On­de o pon­to ime­di­a­to de ob­ser­va­ção pa­ra que a Fí­si­ca re­co­nhe­ça a exis­tên­cia de Deus?

– Des­de o pon­to ini­ci­al de su­as ob­ser­va­ções, a Fí­si­ca é obri­ga­da a re­co­nhe­cer a exis­tên­cia de Deus em seus di­vi­nos atri­bu­tos. Pa­ra de­mons­trar o sis­te­ma do mun­do, o ci­en­tis­ta não re­cor­reu ao cha­ma­do “ei­xo ima­gi­ná­rio”? Bas­ta es­sa in­cóg­ni­ta pa­ra que o ho­mem se­ja con­du­zi­do a ila­ções mais al­tas, no do­mí­nio do tran­scen­den­te.

A me­câ­ni­ca ce­les­te pro­va a ir­re­fu­ta­bi­li­da­de da te­o­ria do mo­vi­men­to. O pla­ne­ta mo­ve-se na imen­si­da­de. A ma­té­ria vi­bra nas su­as mais di­ver­si­fi­ca­das ex­pres­sões.

Quem ge­rou o mo­vi­men­to? Quem for­ne­ceu o pri­mei­ro im­pul­so vi­bra­tó­rio no or­ga­nis­mo uni­ver­sal?

A Ci­ên­cia es­cla­re­ce que a ener­gia faz o mo­vi­men­to, mas a for­ça é ce­ga e a ma­té­ria não tem ca­rac­te­rís­ti­cas de es­pon­ta­ne­i­da­de.

Só na in­te­li­gên­cia di­vi­na en­con­tra­mos a ori­gem de to­da co­or­de­na­ção e de to­do equi­lí­brio, ra­zão pe­la qual, nas su­as ques­tões mais ín­ti­mas, a Fí­si­ca da Ter­ra não po­de­rá pres­cin­dir da ló­gi­ca com Deus.

19 – As no­ções de Fí­si­ca co­nhe­ci­das pe­los ho­mens são de­fi­ni­ções re­ais e de­fi­ni­ti­vas?

– Os ho­mens pos­su­em da ma­té­ria a con­cei­tu­a­ção pos­sí­vel de ser for­ne­ci­da pe­la sua men­te, com­pre­en­den­do-se que o as­pec­to re­al do mun­do não é aque­le que os olhos mor­tais po­dem abran­ger, por­quan­to as per­cep­ções hu­ma­nas es­tão con­di­cio­na­das ao pla­no sen­so­rial, sem que o ho­mem con­si­ga ul­tra­pas­sar o do­mí­nio de de­ter­mi­na­das vi­bra­ções.

Mer­gu­lha­das nas vi­bra­ções pe­sa­das dos cír­cu­los da car­ne, as cri­a­tu­ras têm no­tí­cias mui­to im­per­fei­tas do Uni­ver­so, em ra­zão da exi­gui­da­de dos seus po­bres cin­co sen­ti­dos.

É por is­so que o ho­mem te­rá sem­pre um li­mi­te nas su­as ob­ser­va­ções da ma­té­ria, for­ça e mo­vi­men­to, não só pe­la de­fi­ci­ên­cia de per­cep­ção sen­so­rial, co­mo tam­bém pe­la es­tru­tu­ra do olho, on­de a sa­be­do­ria di­vi­na de­li­mi­tou as pos­si­bi­li­da­des hu­ma­nas de aná­li­se, de mo­do a va­lo­ri­zar os es­for­ços e ini­ci­a­ti­vas da cri­a­tu­ra.

20 – Co­mo po­de­re­mos com­pre­en­der o éter?

– Nos cír­cu­los ci­en­tí­fi­cos do pla­ne­ta mui­to se tem fa­la­do do éter, sem que pos­sa al­guém for­ne­cer uma ima­gem per­fei­ta da sua re­a­li­da­de, nas con­ven­ções co­nhe­ci­das.

E, de fa­to, o ho­mem não po­de ima­gi­ná-lo, den­tro das per­cep­ções aca­nha­das da sua men­te. Por nos­sa vez, não po­de­re­mos pro­por­ci­o­nar a vós ou­tros uma no­ção mais avan­ça­da, em vis­ta da au­sên­cia de ter­mos de ana­lo­gia.

Se, co­mo de­sen­car­na­dos, co­me­ça­mos a exa­mi­ná-lo na sua es­sên­cia pro­fun­da, pa­ra os ho­mens da Ter­ra o éter é qua­se uma abs­tra­ção.  De qual­quer mo­do, po­rém, bus­que­mos en­ten­dê-lo co­mo flui­do sa­gra­do da vi­da, que se en­con­tra em to­do o cos­mo; flui­do es­sen­cial do Uni­ver­so, que, em to­das as di­re­ções, é o ve­í­cu­lo do pen­sa­men­to di­vi­no.

21 – Po­de a Fí­si­ca ofe­re­cer-nos ele­men­tos pa­ra apre­ci­ar o pla­no di­vi­no da evo­lu­ção?

– Tam­bém aí po­de­reis ob­ser­var a pro­fun­da be­le­za das leis uni­ver­sais. Ao so­pro in­te­li­gen­te da von­ta­de di­vi­na, con­den­sa-se a ma­té­ria cós­mi­ca no or­ga­nis­mo do Uni­ver­so. Sur­gem as gran­des mas­sas das ne­bu­lo­sas e, em se­gui­da, a fa­mí­lia dos mun­dos, re­gen­do-se em seus mo­vi­men­tos pe­las leis do equi­lí­brio, den­tro da atra­ção, no cor­po in­fi­ni­to do cos­mo.

O ci­clo da evo­lu­ção apre­sen­ta aí um dos seus as­pec­tos mais be­los. Sob a di­re­triz di­vi­na, a ma­té­ria pro­duz a for­ça, a for­ça ge­ra o mo­vi­men­to, o mo­vi­men­to faz sur­gir o equi­lí­brio da atra­ção e a atra­ção se trans­for­ma em amor, iden­ti­fi­can­do-se to­dos os pla­nos da vi­da na mes­ma lei de uni­da­de es­ta­be­le­ci­da no Uni­ver­so pe­la sa­be­do­ria di­vi­na.

22 – A sub­stân­cia é igual em to­dos os mun­dos? Co­mo com­pre­en­der a re­ve­la­ção dos es­pec­tros­có­pios?

– Re­co­nhe­ci­do o axi­o­ma de que o Uni­ver­so obe­de­ce a uma lei de uni­da­de, so­mos obri­ga­dos a re­co­nhe­cer que o que se en­con­tra no to­do exis­te igual­men­te nas par­tes.

Con­tu­do, o es­pec­tros­có­pio não vos po­de­rá re­ve­lar to­das as sub­stân­cias que se en­con­tram nos ou­tros mun­dos, e não po­de­mos es­que­cer que a Ter­ra é um apar­ta­men­to mui­to sin­ge­lo den­tro do edi­fí­cio uni­ver­sal, sem que pos­sa­mos co­nhe­cer, pe­los seus de­ta­lhes mo­des­tos, a gran­de­za in­fi­ni­ta da obra do Cri­a­dor.

23 – Exis­te uma lei de equi­lí­brio e uma lei de flui­dos?

– As gran­de leis ge­ra­is do equi­lí­brio têm a sua se­de sa­gra­da em Deus, fon­te pe­re­ne de to­da vi­da. E, em fa­lan­do da lei de flui­dos, ca­da or­be a pos­sui de con­for­mi­da­de com a sua or­ga­ni­za­ção pla­ne­tá­ria.

Com re­la­ção ao pla­no ter­res­tre, so­men­te Je­sus e os seus men­sa­gei­ros mais ele­va­dos co­nhe­cem os seus pro­ces­sos, com a de­vi­da ple­ni­tu­de, cons­ti­tu­in­do es­sa lei um cam­po di­vi­no de es­tu­dos, não só pa­ra a men­ta­li­da­de hu­ma­na, co­mo tam­bém pa­ra os se­res de­sen­car­na­dos que já  se re­di­mi­ram dos la­bo­res mais gros­sei­ros jun­to dos cír­cu­los da car­ne, a fim de evo­lu­ti­rem nas es­fe­ras mais pró­xi­mas do ce­ná­rio ter­res­tre.

24 – As leis da gra­vi­da­de são aná­lo­gas em to­dos os pla­ne­tas?

– As leis da gra­vi­ta­ção não po­dem ser as mes­mas pa­ra to­dos os pla­ne­tas, mes­mo por­que, em fa­ce da vos­sa evo­lu­ção ci­en­tí­fi­ca, já com­pre­en­de­is que os prin­cí­pios newto­nia­nos fo­ram sub­sti­tu­í­dos, de al­gum mo­do, pe­los con­cei­tos de re­la­ti­vi­da­de, con­cei­tos es­ses que, por sua vez, se­gui­rão, igual­men­te, o cur­so pro­gres­si­vo do co­nhe­ci­men­to.

25 – O te­le­di­na­mis­mo é apli­ca­do nas re­la­ções en­tre os pla­nos vi­sí­vel e in­vi­sí­vel?

– Sen­do o te­le­di­na­mis­mo a ação de for­ças que atuam à dis­tân­cia, cum­pre-nos es­cla­re­cer que, no fe­nô­me­no das co­mu­ni­ca­ções, mui­tas ve­zes en­tram em jo­go as ações te­le­di­nâ­mi­cas, im­pres­cin­dí­veis a cer­tas ex­pres­sões do me­di­u­nis­mo.

26 – An­te os prin­cí­pios da Fí­si­ca, co­mo po­de­re­mos com­pre­en­der o mag­ne­tis­mo e qua­is as su­as ca­rac­te­rís­ti­cas no in­ter­câm­bio en­tre en­car­na­dos e de­sen­car­na­dos?

– O mag­ne­tis­mo é um fe­nô­me­nos da vi­da, por cons­ti­tu­ir ma­ni­fes­ta­ção na­tu­ral em to­dos os se­res.

Se a ci­ên­cia do mun­do já atin­giu o cam­po de equa­ções no­tá­veis nas ex­pe­ri­ên­cias re­la­ti­vas ao as­sun­to, pro­van­do a ge­ne­ra­li­da­de e a de­li­ca­de­za dos fe­nô­me­nos mag­né­ti­cos, de­veis com­pre­en­der que as ex­te­rio­ri­za­ções des­sa na­tu­re­za, nas re­la­ções en­tre os dois mun­dos, são sem­pre mais ele­va­das e su­tis, em vir­tu­de de se­rem, aí, uma ex­pres­são de vi­da su­pe­ri­or”.

No­ta: de meu li­vro, iné­di­to: "De­du­ções Fi­lo­só­fi­cas e In­du­ções Ci­en­tí­fi­cas das Exis­tên­cia de Deus".

(Weimar Muniz de Oliveira, wei­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias