Home / Opinião

OPINIÃO

A Arca de Noé do século XXI

A fal­sa po­lê­mi­ca so­bre exis­tir ou não mu­dan­ça do cli­ma no pla­ne­ta é as­sun­to que já abor­re­ce os es­pe­cia­lis­tas da área. Afi­nal, se a gran­de mai­o­ria dos ci­en­tis­tas diz que sim, e es­sa mai­o­ria es­tu­da e pes­qui­sa nos ins­ti­tu­tos de mai­or re­pu­ta­ção no mun­do to­do, por que ir atrás da­que­la meia dú­zia que con­ti­nua ne­gan­do o fe­nô­me­no? Pa­re­ce que se há po­lê­mi­ca, en­tão há ma­té­ria jor­na­lís­ti­ca, e va­le o es­for­ço da co­ber­tu­ra. Aí re­si­de o pro­ble­ma. Dar aten­ção ao que não é sub­stan­ti­vo é ape­nas uma op­ção. Por­tan­to, não co­brir os ne­ga­cio­nis­tas que re­fu­tam a exis­tên­cia da mu­dan­ça do cli­ma de­ve­ria ser uma al­ter­na­ti­va mais re­le­van­te pa­ra os mei­os de co­mu­ni­ca­ção as­sim co­mo não dar ou­vi­dos aos ex­tre­mis­tas na po­lí­ti­ca e na guer­ra po­de­ria ser uma op­ção pa­ra im­pul­si­o­nar de­mo­cra­cias e eco­no­mi­as mais sa­u­dá­veis. Abrir as prin­ci­pa­is vi­tri­nes do mun­do na mí­dia im­pres­sa ou vir­tu­al é um ato de gran­de res­pon­sa­bi­li­da­de. Quem guar­da es­sa cha­ve po­de­ria pen­sar mais a sé­rio an­tes de dar o pal­co pa­ra no­tí­cias cu­jas con­se­quên­cias são des­tru­ti­vas. Uso es­se exem­plo pa­ra cha­mar aten­ção do que con­si­de­ro que de­ve­ria ser bem mais ex­pos­to na mí­dia do que a ne­ga­ção do aque­ci­men­to glo­bal ou sen­sa­ci­o­na­lis­tas em bus­ca de mí­dia pa­ra sua pro­je­ção e bus­ca por po­der.

Se vo­cê en­ten­de que o ce­ná­rio das mu­dan­ças cli­má­ti­cas é pa­ra va­ler, se­ja por­que leu os es­tu­dos pu­bli­ca­dos aos mi­lha­res, se­ja por ter ob­ser­va­do os exem­plos re­cen­tes de even­tos cli­má­ti­cos ex­tre­mos, co­mo as se­cas e in­cên­di­os na Gré­cia, Ca­li­fór­nia ou Por­tu­gal, cer­ta­men­te vai fi­car cu­ri­o­so pa­ra en­ten­der qua­is as con­se­quên­cias des­se fe­nô­me­no. As per­das glo­bais por in­cên­di­os atin­gi­ram ní­veis re­cor­de no ano pas­sa­do - e is­so po­de pi­o­rar à me­di­da que a ame­a­ça da mu­dan­ça cli­má­ti­ca cres­ce. So­mos no­va­men­te atin­gi­dos por uma gran­de se­ca no su­des­te do pa­ís e a es­cas­sez hí­dri­ca co­me­ça a ba­ter em nos­sa por­ta, sem que te­nha­mos agi­do su­fi­ci­en­te­men­te pa­ra com­ba­ter o pro­ble­ma no cur­to e lon­go pra­zo. Que­brar re­cor­des de di­fe­ren­tes sa­fras agrí­co­las no pa­ís tam­bém são si­nais a que pre­ci­sa­mos fi­car aten­tos.

Va­le a pe­na ir um pou­co além e in­ves­ti­gar as con­se­quên­cias dis­so pa­ra as di­fe­ren­tes for­mas de vi­da no pla­ne­ta. Há ci­en­tis­tas que ale­gam que es­ta­mos vi­ven­do a 6ª mai­or ex­tin­ção de es­pé­ci­es da his­tó­ria, nu­ma fa­se cha­ma­da de An­tro­po­ce­no – a épo­ca ge­o­ló­gi­ca em que hu­ma­nos se tor­nam a prin­ci­pal cau­sa de al­te­ra­ções do pla­ne­ta. Es­ta­mos per­den­do es­pé­ci­es de plan­tas e ani­mais em gran­de es­ca­la, mui­tos dos qua­is se­quer che­ga­mos a co­nhe­cer. Com es­se pro­ces­so ace­le­ra­do, tor­nam-se ain­da mais ur­gen­tes as ações de con­ser­va­ção am­bien­tal, prin­ci­pal­men­te aque­las em ter­ras pú­bli­cas (áre­as pro­te­gi­das) e pri­va­das (re­ser­vas le­gais ou áre­as de pre­ser­va­ção per­ma­nen­te obri­ga­tó­ri­as nas pro­pri­e­da­des). Além de con­ser­var, é fun­da­men­tal tam­bém res­tau­rar áre­as de­gra­da­das, a fim de res­ga­tar a ca­pa­ci­da­de de pro­du­ção de ali­men­tos, pro­mo­ver se­gu­ran­ça hí­dri­ca, re­ter car­bo­no no so­lo e es­to­cá-lo nas plan­tas.

O la­do bom da his­tó­ria é que vi­ve­mos um gran­de des­per­tar de ato­res que têm se de­di­ca­do à res­tau­ra­ção flo­res­tal (ou de ou­tros ti­pos de ve­ge­ta­ção) e à pro­du­ção agro­pe­cu­á­ria sus­ten­tá­vel, con­ven­ci­dos que ain­da te­mos opor­tu­ni­da­de de sal­var­mos al­gu­mas re­gi­ões e es­pé­ci­es no pla­ne­ta de uma de­vas­ta­ção ain­da mai­or. Do la­do da con­ser­va­ção, so­fre­mos tam­bém com a fal­ta de in­ves­ti­men­to em par­ques e áre­as de con­ser­va­ção, pois o que é con­si­de­ra­do bem pú­bli­co não tem re­ce­bi­do a de­vi­da aten­ção, mui­to me­nos in­ves­ti­men­to. E o mais irô­ni­co dis­so tu­do é que é jus­ta­men­te nes­sas áre­as que re­si­de a nos­sa es­pe­ran­ça: mi­lhões de es­pé­ci­es de fau­na e flo­ra que po­dem nos sal­var das si­tu­a­ções ex­tre­mas em que o aque­ci­men­to glo­bal es­tá nos co­lo­can­do. De on­de vi­rão as se­men­tes pa­ra o re­flo­res­ta­men­to de áre­as de­gra­da­das, se nos­sas áre­as pre­ser­va­das pe­ga­rem fo­go ou su­cum­bi­rem às se­cas? De on­de vi­rá a água pa­ra abas­te­ci­men­to e pro­du­ção, se com­pro­me­ter­mos as áre­as pro­te­gi­das?

Pa­ra sair­mos da ação de al­guns pou­cos vo­lun­ta­ris­tas, o ide­al se­ria que, além dos go­ver­nos, hou­ves­se um for­te en­ga­ja­men­to do se­tor pri­va­do, pa­ra que pu­dés­se­mos dar es­ca­la às ações pa­ra sal­var es­pé­ci­es re­le­van­tes de fau­na e flo­ra pa­ra as fu­tu­ras ge­ra­ções. Mui­tas das ações ne­ces­sá­rias po­dem acon­te­cer na for­ma de ne­gó­ci­os, de mi­cro a gran­de por­te, ge­ran­do eco­no­mia re­le­van­te. Os ne­gó­ci­os de im­pac­to so­ci­al e am­bien­tal, nes­te mo­men­to da his­tó­ria, tor­nam-se pe­ça cha­ve pa­ra os de­sa­fi­os pla­ne­tá­rios.

Es­ta­rí­a­mos vi­ven­do um mo­men­to “Ar­ca de Nóe”? O que fal­ta pa­ra a so­ci­e­da­de des­per­tar? Além da opor­tu­ni­da­de de uma no­va eco­no­mia co­mo aqui des­cri­to, te­mos op­ção ím­par a ca­da elei­ção. Nos­so vo­to na ur­na po­de ser a di­fe­ren­ça en­tre ter po­lí­ti­cas que ne­gam os pro­ble­mas aqui re­la­ta­dos ou ter ges­to­res res­pon­sá­veis e com­pro­me­ti­dos com as atu­ais e fu­tu­ras ge­ra­ções e com so­lu­ções pa­ra es­ses de­sa­fi­os que afe­tam a to­dos nós.

(Ra­chel Bi­der­man, di­re­to­ra-exe­cu­ti­va do WRI Bra­sil e mem­bro da Re­de de Es­pe­cia­lis­tas em Con­ser­va­ção da Na­tu­re­za)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias