Home / Opinião

OPINIÃO

A águia e o juiz

O pri­mei­ro con­cur­so pa­ra a ma­gis­tra­tu­ra no To­can­tins, re­a­li­za­do em 1989, tal­vez de­vi­do à pres­sa pa­ra se pro­ve­rem as co­mar­cas exis­ten­tes, te­ve uma re­per­cus­são al­ta­men­te ne­ga­ti­va, ora pe­lo va­za­men­to de ques­tões, ora pe­la in­ter­fe­rên­cia di­re­ta do pri­mei­ro go­ver­na­dor, que in­clu­ía pa­ren­tes de cor­re­li­gi­o­ná­rios e ami­gos e de­sin­clu­ía os de­sa­fe­tos, ao sa­bor de con­ve­niên­cias po­lí­ti­cas. Mas, co­mo even­tual agi­ta­ção do as­sun­to, que es­tá pro­te­gi­do pe­la pres­cri­ção, cau­sa­ria inú­til des­con­for­to àque­les co­le­gas, fi­ca­rá na con­ta do fa­to con­su­ma­do, e pre­fi­ro es­que­cer.

Os pri­mei­ros ju­í­zes fi­ca­ram “sub ju­di­ce” até 20/02/1996, com o jul­ga­men­to, pe­lo STJ, do RMS nº 1.670-TO pe­lo mi­nis­tro Ari Par­gendler, e o TJ-TO fi­cou oi­to anos sen­do olha­do de es­gue­lha. Quan­do as­su­mi a pre­si­dên­cia do tri­bu­nal, ti­ve que cri­ar vin­te no­vas co­mar­cas, o que im­pu­nha no­vo cer­ta­me: os ju­í­zes do pri­mei­ro con­cur­so fi­ca­ram in­su­fi­ci­en­tes, e em 1996 foi re­a­li­za­do o se­gun­do con­cur­so. Era eu, na­que­la épo­ca, pre­si­den­te da Co­mis­são de Se­le­ção e Tre­i­na¬men­to, e ti­nha a res­pon­sa­bi­li­da­de de des­mis­ti­fi­car a ve­lha his­tó­ria das “car­tas mar¬ca­das”.

Pa­ra evi­tar a pra­ga da ma­ni­pu­la­ção das pro­vas e das lis­tas de apro­va­ção, re­sol­vi ter­cei­ri­zar o con­cur­so, con­vo­can­do uma Ban­ca in­sus­pei­ta, for­ma­da por de­sem­bar­ga­do­res e ju­í­zes de Al­ça­da do Rio Gran­de do Sul, que só co­nhe­ci­am o To­can­tins no ma­pa e iam a Pal­mas só nos di­as de apli­ca­ção das pro­vas, cor­ri­gi­das em Por­to Ale­gre e cu­jo re­sul­ta­do era pu­bli­ca­do no “Di­á­rio da Jus­ti­ça”, des­de o “tes­tão” até a pro­va oral. Pro­i­bi a Ban­ca de fa­zer con­ta­to ou re­ce­ber qual­quer pes­soa alheia ao con­cur­so, pa­ra que não hou­ves­se in­si­nua­ção de in­ter­fe­rên­cia nos re­sul­ta­dos. Nin­guém co­nhe­ceu qual­quer mem­bro da Co­mis­são, que che­ga­va ao ae­ro­por­to e eu os con­cen­tra­va no ho­tel e de lá iam di­re­to pa­ra as sa­las de apli­ca­ção e de­pois pa­ra o ae­ro­por­to.

E o re­sul­ta­do foi que es­se cer­ta­me foi o úni­co que nun­ca te­ve qual­quer re­cur­so ou con­tes­ta­ção nem mes­mo da im­pren­sa, e o To­can­tins te­ve a me­lhor sa­fra de ju­í­zes de to­dos os tem­pos, e vá­rios mi­gra­ram pa­ra Go­i­ás, on­de vêm de­mons­tran­do mui­ta com­pe­tên­cia, ga­nhan­do a con­fi­an­ça dos ju­ris­di­cio­na­dos, pois já che­ga­ram aqui com a ex­pe­ri­ên­cia ad­qui­ri­da no To­can­tins, po­den­do ser des­ta­ca­dos al­guns que já es­tão em Go­i­â­nia, den­tre ou­tros, Van­der­lei Cai­res, Sir­ley Mar­tins, Fer­nan­do Mo­rei­ra, Li­li­an Mar­ga­reth, Ota­cí­lio Zag­go, Lu­iz An­tô­nio e Má­bio Ma­ce­do, que não des­me­re­cem a to­ga.

Pro­vei que não é pre­ci­so mi­la­gre fi­nan­cei­ro pa­ra a re­a­li­za­ção de um cer­ta­me: com o pró­prio di­nhei­ro ar­re­ca­da­do das ins­cri­ções, fo­ram pa­gos os mem­bros da Ban­ca, as pas­sa­gens Por­to Ale­gre/Pal­mas/Por­to Ale­gre, a hos­pe­da­gem, o ma­te­ri­al uti­li­za­do, o “pro-la­bo­re” dos ser­vi­do­res do Tri­bu­nal que tra­ba­lha­ram nas pro­vas, sem qual­quer aju­da ofi­ci­al, e, ao fi­nal, man­dei re­co­lher aos co­fres do Tri­bu­nal, à con­ta de “Re­cei­tas Di­ver­sas”, o que so­brou. Tu­do is­to por­que não ti­nha o Go­ver­no pa­ra atra­pa­lhar.

Na épo­ca, em ja­nei­ro de 1997, eu já pre­co­ni­za­va um Ju­di­ci­á­rio so­be­ra­no em su­as de­ci­sões e des­pi­do de uma co­var­dia que ain­da ho­je ve­mos, quan­do pu­bli­quei no “Jor­nal do To­can­tins”, o ar­ti­go “A águia e o ju­iz”, que re­pro­du­zo ago­ra, prin­ci­pal­men­te em ho­me­na­gem ao co­le­ga Fer­nan­do Cor­di­o­li Gar­cia, de San­ta Ca­ta­ri­na, que se tor­nou um íco­ne co­mo ví­ti­ma de in­cle­men­te as­sé­dio mo­ral, tra­du­zi­do nu­ma im­pi­e­do­sa per­se­gui­ção por ter en­fren­ta­do ga­lhar­da­men­te os po­de­ro­sos e por is­so foi apo­sen­ta­do com­pul­so­ria­men­te aos trin­ta e seis anos, sem ha­ver co­me­ti­do qual­quer ato de cor­rup­ção ou o mais le­ve cri­me. É o pre­ço que a in­de­pen­dên­cia exi­ge.

Diz o ar­ti­go, que pu­bli­quei há mais de vin­te anos:

“Um dia, um gran­jei­ro, an­dan­do pe­las ime­di­a­ções de sua gran­ja, ou­viu uns pi­os de ave que vi­nham do ma­to e, gui­a­do por eles, con­se­guiu lo­ca­li­zar um fi­lho­te de águia, que se des­gar­ra­ra da mãe e caí­ra do ni­nho.

De­bal­de ten­tou lo­ca­li­zar o ni­nho pe­las en­cos­tas do pe­nhas­co, e tam­bém sem re­sul­ta­do o pi­ar da ave­zi­nha con­se­guiu en­con­trar a ave-mãe.

Le­vou a pe­que­ni­na ave qua­se im­plu­me aos pon­tos mais al­tos da re­gi­ão, pa­ra ten­tar, com os la­men­to­sos pi­os, en­con­trar a mãe. Não o con­se­guin­do, acon­che­gou-a en­tre a ca­mi­sa e o pei­to, le­van­do-a pa­ra a gran­ja e co­lo­can­do-a no vi­vei­ro dos pin­tos.

Cri­a­da com os pin­ta­i­nhos e ali­men­tan­do-se da ra­ção que a eles era da­da, a águia cres­ceu, bo­tou cor­po, em­plu­mou-se, ga­nhou ma­jes­ta­de, im­pe­ran­do seu por­te gar­bo­so no ga­li­nhei­ro, con­vi­ven­do com as ga­li­nhas e as­si­mi­lan­do-lhes to­dos os há­bi­tos, sem que se lhes des­per­tas­sem os ins­tin­tos de ave de ra­pi­na ou se­quer  mais ele­men­tar de to­dos: vo­ar.

Dez anos de­pois, pas­san­do por ali um na­tu­ra­lis­ta, es­tre fi­cou en­ca­bu­la­do com o com­por­ta­men­to da águia, con­vi­ven­do com aves que, or­di­na­ria­men­te, lhes são ali­men­to. E o na­tu­ra­lis­ta ten­tou des­per­tá-la pa­ra a sua ver­da­dei­ra na­tu­re­za aqui­li­na. Mas sem­pre que ten­ta­va fa­zê-la vo­ar e con­quis­tar o es­pa­ço, a águia re­tor­na­va ao ga­li­nhei­ro.

Nu­ma das ve­zes, no pín­ca­ro deum mon­te, ao em­pre­en­der uma der­ra­dei­ra ten­ta­ti­va, o aca­so fez com que um raio de sol fe­ris­se os olhos da águia.

Ao sen­tir o sol ofus­car-lhe a re­ti­na, a águia es­tre­me­ceu-se, ba­teu asas, as­cen­deu ma­jes­to­sa­men­te aos céus e con­quis­tou o es­pa­ço, e nun­ca mais vol­tou ao ga­li­nhei­ro, pas­san­do a com­par­ti­lhar com as nu­vens a so­be­ra­nia das al­tu­ras.

Es­ta fá­bu­la, com sa­bor ori­en­tal, mos­tra que mui­tos de nós, ma­gis­tra­dos, so­mos es­sa águia e as­su­mi­mos o com­por­ta­men­to de ga­li­nha, com as frus­tra­ções e pre­con­cei­tos, a fal­ta de co­ra­gem de de­ci­dir, o ex­ces­so de me­do e o te­mos de de­sa­gra­dar os su­pe­ri­o­res e os po­de­ro­sos, até que um dia um raio de sol nos fi­ra os olhos e nos li­ber­te des­se com­por­ta­men­to te­me­rá­rio e nos li­ber­te des­se com­por­ta­men­to te­me­rá­rio e ar­te co­var­de.

É pre­ci­so que nós, ma­gis­tra­dos, a par­tir da cú­pu­la do pró­prio Ju­di­ci­á­rio, as­su­ma­mos a po­si­ção de jul­ga­do­res co­ra­jo­sos, in­de­pen­den­tes e imu­nes a in­jun­ções de qual­quer na­tu­re­za, sob pe­na de ver­mos o nos­so Po­der co­mo enor­me ga­li­nhei­ro re­ple­to de águias”.

Pas­sa­dos mais de vin­te anos, o nos­so Ju­di­ci­á­rio, co­mo um to­do, in­fe­liz­men­te de­ge­ne­rou, pois pi­o­rou – e mui­to - com o aco­var­da­men­to dos seus mem­bros, que só pen­sam em van­ta­gens pes­so­ais, dei­xan­do, por pu­ro me­do, de apli­car a lei, com­por­tan­do-se co­mo au­tên­ti­cas águias de ga­li­nhei­ro.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa - AGI - e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas - Abracrim, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do. li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias