Home / Opinião

OPINIÃO

O poder-dever do cidadão

Vi­ve­mos di­as de in­cer­te­zas e con­tra­di­ções.

As no­tí­cias ve­i­cu­la­das pe­la mí­dia, no mí­ni­mo, evi­den­ci­am o com­por­ta­men­to ina­de­qua­do de pes­so­as que man­têm re­la­ções pró­xi­mas ou exer­cem o cha­ma­do po­der po­lí­ti­co. Em di­ver­sas si­tu­a­ções a ten­ta­ti­va de jus­ti­fi­car ati­tu­des imo­ra­is e ile­gais na hon­ra­dez e lei, além de de­pre­ci­ar os va­lo­res éti­cos e mo­ra­is, cau­sa a sen­sa­ção de es­gar­ça­men­to do con­tra­to so­ci­al es­ta­be­le­ci­do a par­tir de um pas­sa­do co­le­ti­vo, quan­do fo­ram con­si­de­ra­dos os fun­da­men­tos bá­si­cos de es­ta­bi­li­da­de da so­ci­e­da­de, o qual não po­de ser me­nos­pre­za­dos, mas sem­pre exa­mi­na­dos sob a óti­ca do bom sen­so e res­pei­to às nor­mas vi­gen­tes, uma vez que for­ja­dos a par­tir da alie­na­ção da von­ta­de pes­so­al co­mo con­di­ção de igual­da­de en­tre to­dos.

Tal per­cep­ção, equi­vo­ca­da­men­te, ge­ra um gran­de in­co­mo­do e o sen­ti­men­to so­ci­al co­mum de que os prin­cí­pios de­mo­crá­ti­cos, ex­pres­sa­men­te as­se­gu­ra­dos pe­la Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, cons­tan­te­men­te são cor­rom­pi­dos. Quem des­co­nhe­ce o po­der pros­pec­ti­vo e o vi­gor do prin­cí­pio da de­mo­cra­cia - re­ve­la­do pe­la pró­pria eti­mo­lo­gia da ex­pres­são que se de­ri­va do gre­go “de­mos”, que sig­ni­fi­ca po­vo, e “kra­tos” que quer di­zer po­der – diz que não exis­te pers­pec­ti­va de re­ver­são ime­di­a­ta do qua­dro po­lí­ti­co atu­al.

Es­que­cem-se os in­cau­tos que nos re­gi­mes de­mo­crá­ti­cos sem­pre há a pos­si­bi­li­da­de de al­ter­nân­cia nos po­de­res exe­cu­ti­vo e le­gis­la­ti­vo, de mo­do que a von­ta­de so­be­ra­na do po­vo, exer­ci­da por meio do vo­to, sem­pre de­ve­rá pre­va­le­cer.

O vo­to, além de ser um dos mais im­por­tan­tes mei­os de ex­pres­são da ci­da­da­nia, en­fa­ti­za a in­clu­são só­cio-po­lí­ti­ca e am­plia o pro­ces­so de­mo­crá­ti­co. O exer­cí­cio cons­tan­te e con­sci­en­te da ci­da­da­nia, a qual de­ve ser pra­ti­ca­da em to­dos os es­pa­ços do co­ti­dia­no e das re­la­ções hu­ma­nas, com a par­ti­ci­pa­ção ati­va na vi­da da so­ci­e­da­de, mas, so­bre­tu­do, pe­la li­ber­da­de que o ato elei­to­ral que en­cer­ra, in­clu­si­ve, en­se­ja o con­tro­le da au­to­ri­da­de.

De ou­tra par­te, ser omis­so ou dei­xar de exer­ci­tar a ci­da­da­nia im­pli­ca na de­sa­ten­ção pa­ra ques­tões que são im­por­tan­tes não só pa­ra a in­di­vi­dua­li­da­de co­mo pa­ra o co­le­ti­vo e re­sul­ta em ver­da­dei­ra alie­na­ção em re­la­ção àque­les que se po­si­cio­nam.

In­de­pen­den­te­men­te de qual­quer co­no­ta­ção, se­ja de or­dem po­lí­ti­ca ou re­li­gi­o­sa, to­da pes­soa de­ve se mo­bi­li­zar em tor­no das ques­tões que pro­mo­vam a li­ber­da­de, a igual­da­de e a fra­ter­ni­da­de, exer­ci­tan­do sua so­be­ra­nia que é le­gi­ti­ma­da pe­lo vo­to.

Es­sa pos­tu­ra, além de evi­den­ci­ar con­sci­ên­cia dos di­rei­tos e de­ve­res a que to­dos es­tão sub­me­ti­dos, pro­pi­cia a trans­for­ma­ção do in­di­ví­duo e do meio em que vi­ve. Ali­ás, de­ve-se ter sem­pre em vis­ta que a go­ver­na­bi­li­da­de ema­na do po­vo e es­te não po­de dei­xar de con­fi­ar na po­lí­ti­ca - cu­jo ter­mo que de­ri­va do gre­go de­sig­na aqui­lo que é pú­bli­co - por­que is­so é mui­to mais gra­ve do que a des­cren­ça no go­ver­nan­te.

Mais ain­da, é de se ter sem­pre cla­ro que a ex­pres­são go­ver­no se re­la­ci­o­na ao exer­cí­cio do po­der do es­ta­do, ou se­ja, a con­du­ção po­lí­ti­ca ge­ral pe­lo en­te que re­ce­be atri­bu­i­ções da so­ci­e­da­de por­quan­to, nu­ma de­mo­cra­cia, o go­ver­no é es­co­lhi­do pe­lo po­vo e em seu no­me de­ve ser exer­ci­do.

Rous­se­au, com co­e­rên­cia fi­lo­só­fi­ca e po­lí­ti­ca, afir­mou que o po­vo é so­be­ra­no e que a so­be­ra­nia é a su­pe­ra­ção do es­ta­do de fra­que­za, gui­a­da pe­la ra­zão hu­ma­na. Por­tan­to, o po­vo é so­be­ra­no em su­as von­ta­des e es­co­lhe as pes­so­as que irá re­pre­sen­tá-lo.

Por­que é o elei­tor/ci­da­dão quem tem o po­der-de­ver de es­co­lher o can­di­da­to que sob to­dos os as­pec­tos tem o me­lhor pre­pa­ro pa­ra ad­mi­nis­trar a coi­sa pú­bli­ca, ou se­ja, o in­te­res­se pú­bli­co, pra­ti­car a ci­da­da­nia é pro­pi­ci­ar que es­sa re­fle­xão se­ja fei­ta e que to­da pes­soa, ao fa­zer o exa­me da sua atu­a­ção co­mo ci­da­dão, exer­ça seu pa­pel na so­ci­e­da­de e sua ação po­lí­ti­ca com con­sci­ên­cia e res­pon­sa­bi­li­da­de.

Quan­do a es­co­lha, o vo­to, pri­vi­le­gia o im­pé­rio da lei, o ci­da­dão in­di­vi­dual­men­te aju­da no aper­fei­ço­a­men­to da so­ci­e­da­de, na sua evo­lu­ção éti­ca e mo­ral, por­que seu re­pre­sen­tan­te pro­pi­ci­a­rá a jus­ti­ça so­ci­al, har­mo­nia, fra­ter­ni­da­de, o amor ao pró­xi­mo, en­fim, o bem co­mum.

Quem bus­ca aju­dar na se­di­men­ta­ção da or­dem so­ci­al pre­ci­sa le­var em con­ta os prin­cí­pios de­mo­crá­ti­cos, o res­pei­to às leis e ao pró­xi­mo, e de­ve se lem­brar da li­ção com­pi­la­da por Kar­dec (Li­vro dos Es­pí­ri­tos, Ques­tão 930) no sen­ti­do de que “... Quan­do (o ho­mem)  pra­ti­car a Lei de Deus, te­rá uma or­dem so­ci­al fun­da­da na jus­ti­ça e na so­li­da­ri­e­da­de e ele pró­prio se­rá me­lhor.".

Nes­se con­tex­to, mais do que sim­ples­men­te cri­ti­car, se en­ver­go­nhar da for­ma co­mo par­te dos po­lí­ti­cos tra­tam a coi­sa e o in­te­res­se pú­bli­co - mui­tas ve­zes des­vir­tu­a­dos e des­con­si­de­ra­dos em prol de in­te­res­ses per­so­na­lís­si­mos - ou se omi­tir, é pre­ci­so com­pre­en­der que é o ci­da­dão quem tem o po­der e o de­ver de co­i­bir a ação da­que­les que ma­cu­lam os bons cos­tu­mes, as leis e a re­pre­sen­ta­ção que lhes foi ou­tor­ga­da, ao uti­li­za­rem ins­tru­men­tos de cor­rup­ção, da men­ti­ra e da frau­de pa­ra ob­ter ilí­ci­tas e in­de­vi­das van­ta­gens pes­so­ais ou pa­ra seus pe­que­nos gru­pos.

Diz um pro­vér­bio bí­bli­co (29:2) que “quan­do os jus­tos go­ver­nam, o po­vo se ale­gra, mas quan­do o ím­pio do­mi­na, o po­vo ge­me.” Quem exer­ce sua ci­da­da­nia com co­e­rên­cia mo­ral e éti­ca de­mons­tra ter res­pon­sa­bi­li­da­de e con­sci­ên­cia de seus di­rei­tos e obri­ga­ções, bem co­mo que o res­pei­to de am­bos con­tri­bui pa­ra a cons­tru­ção de uma so­ci­e­da­de me­lhor.

O bom tra­to da coi­sa pú­bli­ca - o bem co­mum - é o mo­te que de­ve ori­en­tar a atu­a­ção da­que­les que exer­cem qual­quer mu­nus pú­bli­co e a re­pre­sen­ta­ção que lhes é ou­tor­ga­da de­ve ser exer­ci­da por pes­so­as que, em qual­quer si­tu­a­ção, atu­em den­tro dos prin­cí­pios da éti­ca e da mo­ral.

Nes­te ano, em que to­do ci­da­dão bra­si­lei­ro se­rá cha­ma­do pa­ra exer­cer o po­der-de­ver cí­vi­co do vo­to, agir com res­pon­sa­bi­li­da­de aju­da­rá na con­so­li­da­ção da ci­da­da­nia e na trans­for­ma­ção e evo­lu­ção da so­ci­e­da­de, no­ta­da­men­te, ao es­co­lher o jus­to pa­ra go­ver­nar.

O vo­to con­sci­en­te tra­duz es­sa as­ser­ti­va e re­fle­te uma atu­a­ção in­di­vi­dual que pri­vi­le­gia o bem co­mum e não o in­te­res­se pes­so­al da­que­le que irá go­ver­nar.

Ur­ge que os ho­mens de bem, ou se­ja, a mai­o­ria da so­ci­e­da­de, fa­ça es­sa re­fle­xão, bem co­mo, re­pi­ta-se, exer­çam com con­sci­ên­cia sua ci­da­da­nia. Afi­nal, o ho­mem de bem não de­cli­na da sua ci­da­da­nia em prol da cons­tru­ção de uma so­ci­e­da­de mais jus­ta e per­fei­ta.

(Pau­lo Eduar­do de Bar­ros Fon­se­ca, vi­ce-pre­si­den­te do Con­se­lho Cu­ra­dor da Fun­da­ção Ar­nal­do Vi­ei­ra de Car­va­lho, man­te­ne­do­ra da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Mé­di­cas da San­ta Ca­sa)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias