Home / Opinião

OPINIÃO

Os ovos e os tiros de Lula

Lu­la , já con­de­na­do a 12 anos e um mês de pri­são e com di­ver­sos ou­tros pro­ces­sos em an­da­men­to ,nos qua­is com cer­te­za te­rá mais con­de­na­ções , e o PT in­sis­tem em que­rer im­por go­e­la abai­xo do so­fri­do po­vo bra­si­lei­ro uma no­va can­di­da­tu­ra do ex-pre­si­den­te. Ocor­re que o po­vo que pa­ga as con­tas não to­le­ra mais po­lí­ti­cos far­san­tes  e cor­rup­tos co­mo o ex – pre­si­den­te Lu­la , pro­va dis­so foi o ver­go­nho­so fi­as­co da ca­ra­va­na ile­gal de Lu­la pe­la re­gi­ao sul do Bra­sil.

Lu­la , le­gal­men­te im­pe­di­do de uma no­va can­di­da­tu­ra pre­si­den­ci­al, por ser fi­cha su­ja, após sua con­de­na­ção em se­gun­da ins­tân­cia, ten­ta de­ses­pe­ra­da­men­te im­por a for­ça e com mui­ta far­sa  uma can­di­da­tu­ra im­pos­sí­vel atra­vés de uma ile­gal e imo­ral cam­pa­nha ex­tem­po­râ­nea. Ob­via­men­te o Es­ta­do de­ve­ria ter mei­os pa­ra co­i­bir es­ta fla­gran­te ile­ga­li­da­de ,mas com a ina­ção do Es­ta­do, o po­vo sen­tin­do-se  afron­ta­do es­tá agin­do por con­ta pró­pria.

A atu­a­ção do ver­go­nho­so STF do Pa­ís que  pres­sio­na­do pe­los ex-pre­si­den­tes Col­lor, Sar­ney, FHC, o pre­si­den­te Te­mer, to­dos  com pen­dên­cias na jus­ti­ça, e do pró­prio Lu­la, que ame­a­ça de­la­tar as ma­ze­las dos se­nho­res mi­nis­tros do su­pre­mo , pra­ti­ca­men­te  cri­ou uma no­vo ins­tru­men­to de lei so­men­te pa­ra be­ne­fi­ci­ar Lul­la; fa­zen­do cres­cer a re­vol­ta do po­vo que pa­ga os sa­lá­ri­os dos mi­nis­tros do su­pre­mo e as con­tas do Pa­ís. O re­sul­ta­do des­ta le­ni­ên­cia foi a de­sas­tra­da ca­ra­va­na pe­tis­ta pe­lo sul do pa­ís que por on­de pas­sou foi hu­mi­lha­da com chu­vas de ovos.

Em São Bor­ja a fa­mí­lia de Ge­tú­lio Var­gas pro­i­biu a vi­si­ta de Lu­la ao tú­mu­lo do ex-pre­si­den­te, em Ba­gé, Pas­so Fun­do (ter­ra da mi­nha fa­mí­lia pa­ter­na) o va­lo­ro­so po­vo do Sul fe­chou  to­das as en­tra­das das ci­da­des usan­do ca­mi­nhões, au­to­mó­veis e ca­va­los pro­i­bin­do a en­tra­da de Lu­la. Em Gua­ra­pu­a­va, no Pa­ra­ná, o po­vo re­vol­ta­do lo­tou a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal pa­ra vaiá-lo. Em pra­ti­ca­men­te to­das ci­da­des que a ca­ra­va­na se atre­veu a en­trar en­con­trou pe­sa­das bar­rei­ras pa­ra im­pe­di-lá e foi bom­bar­de­a­da com chu­vas de ovos fe­di­dos. E co­mo acon­te­ce sem­pre que Lu­la se vê em apu­ros ocor­reu um  sus­pei­to aten­ta­do à ca­ra­va­na elei­to­rei­ra.

Sem tes­te­mu­nhas, pró­xi­mo a Foz do Igua­çu, ti­ros fo­ram dis­pa­ra­dos con­tra a la­ta­ria do ôni­bus da im­pren­sa, no mo­men­to em que Lu­la es­ta­va lon­ge so­bre­vo­an­do a re­gi­ão de he­li­cóp­te­ro. Exa­mes de ba­lís­ti­ca mos­tram cla­ra­men­te que os ti­ros fo­ram dis­pa­ra­dos com o ôni­bus pa­ra­do e à quei­ma rou­pa, in­di­can­do ti­ro ami­go. Tu­do le­va a crer que se­ja mais um ti­ro no pé co­mo fo­ram as bom­bas na se­de do PT e no Ins­ti­tu­to Lul­la, tb sem tes­te­mu­nhas nos mo­men­tos de di­fi­cul­da­de de Lu­la na la­va­ja­to. As far­sas ren­dem di­vi­den­dos à ima­gem de in­jus­ti­ça­do e per­se­gui­do pe­la eli­te bran­ca do pa­ís.

O Bra­sil pre­ci­sa ser pa­ci­fi­ca­do pa­ra pre­ser­var sua de­mo­cra­cia, no en­tan­to Lu­la e o PT tra­ba­lham na di­re­ção con­trá­ria e pa­re­cem ser ca­pa­zes de fa­zer qual­quer coi­sa pa­ra vol­tar ao po­der. Co­mo di­zia a sá­bia Dil­ma são ca­pa­zes de fa­zer o di­a­bo pe­lo po­der.

(Ar­thur Cor­né­lio Ot­to, pro­fes­sor, mi­li­tan­te do PPS e co­la­bo­ra­dor do DM)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias