Home / Opinião

OPINIÃO

O estado moderno tem a alma capenga e um olho só

“O amor é a úni­ca for­ça ca­paz de trans­for­mar um ini­mi­go num ami­go”

(Mar­tin Lu­ther King Jr).

Em co­me­mo­ra­ção da Pás­coa o pa­pa Fran­cis­co pe­diu aos fi­éis e clé­ri­gos que re­des­cu­bram a ca­pa­ci­da­de de sen­tir ver­go­nha por seu pa­pel em re­la­ção aos pro­ble­mas do mun­do. No­tí­cia mun­di­al, a (ir) res­pon­sa­bi­li­da­de pa­ra com o de­ver re­fle­te tem­pos atu­ais de um ho­mem an­ti­go e efê­me­ro, vi­o­len­to, ba­na­li­za­do a in­sis­tir na fa­lá­cia do Es­ta­do ins­tau­ra­do a par­tir do dis­cur­so dos Di­rei­tos Hu­ma­nos ma­ni­pu­la­dos pe­la Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU), ins­ti­tu­i­ção do faz de con­ta po­lí­ti­co ins­ta­la­da no cen­tro do mun­do, pa­ri­da co­mo “band aid” da bar­bá­rie pós-Se­gun­da Gran­de Guer­ra Mun­di­al – a ser­vi­ço dos paí­ses ri­cos – ian­ques pro­mo­to­res da mor­te que ma­ni­pu­la o ca­pi­tal e mói ma­té­ria-pri­ma, di­nhei­ro e gen­te. A pro­du­ção ca­pi­ta­lis­ta tra­ma, a ba­la e ca­nhão, des­de um pas­sa­do re­cen­te, dá-se nes­sa fra­ção de se­gun­do en­quan­to re­sul­ta­do ou mer­ca­do­ria fi­nal des­ti­na­da ao ci­da­dão de bem - bem re­mu­ne­ra­do -cu­jo de­ver cris­tão é so­cor­rer su­jei­tos sem qual­quer re­co­nhe­ci­men­to nem pe­da­ço de pão, ves­ti­dos a ca­cos da ina­ni­ção, re­tra­to 3x4 em car­ne e os­so do Es­ta­do mo­der­no ca­pen­ga so­er­gui­do a leis de um olho só. Se é ver­da­de que não exis­te na­da mais di­fí­cil de con­du­zir nem na­da mais in­cer­to e pe­ri­go­so do que ini­ci­ar uma no­va or­dem das coi­sas, re­mon­te­mos à má­xi­ma de Con­fú­cio: “Tran­spor­tai um pu­nha­do de ter­ra to­dos os di­as e fa­reis uma mon­ta­nha”.

De­ser­da­do, an­tes mes­mo da con­cep­ção, o su­jei­to de lu­ta é me­ti­do na guer­ra pe­la so­bre­vi­vên­cia e tra­va en­quan­to tra­ba­lha­dor a in­sis­tir – já na sua con­cep­ção ute­ri­na – ima­gi­nar ven­cer, até des­co­brir que o se­gre­do da vi­da es­con­de na mor­te da car­ne pa­ra com o mun­do ma­te­ri­al em luz. Ao apren­der, vi­ver e vi­ven­ciar com quem ama, in­cen­ti­va o pe­ri­go do ódio al­heio, de­cep­cio­na­do com os ra­tos que sem­pre aban­do­nam o bar­co à de­ri­va. Com os gran­des de al­ma re­fle­te – em meio ao sis­te­ma que de­fi­ne os ta­xa­dos de sim­ples. Vai-se tor­nan­do mais pu­ro e de­pu­ra­do, ape­sar de mis­tu­ra­do aos mi­li­tan­tes aos qua­is em­pres­ta e to­ma iden­ti­da­de. Per­di­do em meio aos con­fu­sos tem­pos de vi­da va­zia, de­li­ra – en­quan­to cho­ra – e sor­ri da vi­da, das pes­so­as, das al­mas e dos in­con­tá­veis fan­tas­mas os qua­is es­pan­ta com o le­que da fo­me in­vi­sí­vel aos olhos de quem car­re­ga na bar­ri­ga dos di­rei­tos uma ca­sa, o pe­da­ço de pão, al­gu­ma fa­gu­lha de dig­ni­da­de. A vi­si­tar ter­ras dis­tan­tes – so­li­tá­rias – per­ce­be a ne­bu­lo­sa e mi­se­rá­vel he­ran­ça es­trei­ta­da na fi­gu­ra do pai. O pai ma­te­ri­al, o mes­mo que sus­ten­tou a pro­le ao mon­tar le­tras num bal­cão ti­po­grá­fi­co e con­tar ao fi­lho da mãe so­bre sua mãe-co­ra­gem. Aque­la mu­lher res­pon­sá­vel por mui­to mais que uma sim­ples jor­na­da a cu­i­dar dos fi­lhos ca­ren­tes, ali­men­ta­dos a es­pe­ran­ça e fé num fu­tu­ro me­lhor, num lu­gar qual­quer que não es­te mun­do cão. Os ins­tan­tes mais do­lo­ro­sos da vi­da são aque­les que re­ve­lam a pé­ta­la da flor a quei­xar-se – de­so­la­da – à au­ro­ra, por ter per­di­do a sua go­ta de or­va­lho. Ao que es­ta, ra­di­an­te, mos­tra-lhe que ha­via per­di­do to­das as su­as es­tre­las.

Lí­der da Igre­ja Ca­tó­li­ca, ins­ti­tu­i­ção mi­le­nar res­pon­sá­vel por cris­tia­ni­zar os ín­di­os e et­ni­as sem fa­ce – mun­do afo­ra – Fran­cis­co re­pe­tiu o ato do ano an­te­ri­or ao ci­tar as prin­ci­pa­is ra­zões da ver­go­nha ex­pos­tas nas pes­so­as en­ga­na­das pe­la “am­bi­ção e gló­ria vã” as­sim co­mo a “le­pra do ódio, ego­ís­mo e ar­ro­gân­cia”. Tris­te sem po­der ser ale­gre, a his­tó­ria re­cen­te con­ta das ins­ti­tu­i­ções se­cu­la­res a ser­vi­ço de uma ver­da­de im­pos­ta por ri­cos e co­ro­néis en­dos­sa­dos nos de­cre­tos de reis e com­pa­dres, pa­dres e su­as be­a­tas. Acon­te­ci­men­to his­tó­ri­co que per­pe­tua no mun­do – até pou­co tem­po re­don­do e azul – a pro­pos­ta da sal­va­ção a ser be­bi­da, di­ge­ri­da nou­tro mun­do que não es­te, re­tra­ta­do na me­tá­fo­ra do glo­bo da mor­te. Ins­ti­ga a dis­cus­são mi­di­á­ti­ca so­bre a li­be­ra­li­da­de do pa­pa Fran­cis­co, ho­mem co­mum “re­pre­sen­tan­te de Deus na Ter­ra” que de­ci­diu jo­gar pe­la ja­ne­la da ver­da­de a os­ten­ta­ção da Igre­ja mi­le­nar, ri­ca, di­ta­do­ra de nor­mas, co­mer­cian­te da fé. So­bre es­ta ques­tão, pon­tu­al e in­te­res­san­te, va­le ob­ser­var e tra­zer à to­na a fa­la de um pa­dre – da vi­zi­nha ci­da­de de Lu­zi­â­nia – mi­li­tan­te da cau­sa po­pu­lar, em Go­i­ás, co­nhe­ce­dor de ho­mens e lu­ga­res: “Não de­ve­mos nem po­de­mos con­fun­dir as coi­sas. Lu­te­ro, que era bem in­ten­ci­o­na­do, não tem na­da a ver com a ban­da­lhei­ra de al­guns lí­de­res evan­gé­li­cos e su­as igre­jas. As­sim co­mo São Pe­dro, tão bem in­ten­ci­o­na­do, na­da tem a ver com ca­tó­li­cos tra­di­cio­na­lis­tas que ado­ram cha­mar as ou­tras pes­so­as de "ex­co­mun­ga­dos" e "co­mu­nis­tas”. Ca­tó­li­cos tra­di­cio­na­lis­tas e evan­gé­li­cos fun­da­men­ta­lis­tas são igua­is quan­do se ata­cam mu­tua­men­te. Não são ‘os fi­lhos de Lu­te­ro’ que pro­mo­vem cam­pa­nhas de di­fa­ma­ção ao pa­pa Fran­cis­co, mas sim pes­so­as que se di­zem mui­to ca­tó­li­cas, mas que não têm amor no co­ra­ção. No Dia do Ju­í­zo, te­re­mos mui­tas sur­pre­sas” (Pa­dre An­tô­nio Pi­ber). Se to­dos os er­ros são de­sa­fi­os, é acei­tan­do e ven­cen­do os de­sa­fi­os que a co­le­ti­vi­da­de con­ti­nu­a­rá vi­va.

Con­tam os pro­gra­mas re­li­gi­o­sos de R$ 1,99 – a ocu­par cer­ca de  21% do tem­po to­tal na gra­de co­mer­cial da te­le­vi­sa­da, se­gui­da por gê­ne­ros co­mo te­le­jor­nal (15%); sé­ri­es (12%); va­ri­e­da­des (7%); e te­le­ven­das (6%) que, a par­tir da acei­ta­ção do so­fri­men­to, cau­sa­do pe­la de­si­gual­da­de ins­ta­la­da na es­fe­ra ma­te­ri­al, a vi­da ti­da co­mo mer­ca­do­ria – não uma dá­di­va – po­de al­can­çar, por mé­ri­to, seu lu­gar ao sol, quem sa­be, no ta­ma­nho do dí­zi­mo, de fren­te pa­ra o mar. Es­ta­ria a gê­ne­se do abor­to da ver­go­nha nos ho­mens co­muns ex­pos­tos ao pe­ca­do e à in­cré­du­la ba­na­li­za­ção dos deu­ses, an­ti­gos e ob­so­le­tos? Nu­ma tra­du­ção mais li­te­ral de Ecle­sias­tes (12: 13), o ver­so 13 diz: "Te­me a Deus e guar­da seus man­da­men­tos; por­que é o to­do do ho­mem." Sa­lo­mão afir­mou que o te­mor do Se­nhor e a obe­di­ên­cia tor­nam as pes­so­as exis­ten­ci­al­men­te com­ple­tas, pre­en­chem seus va­zi­os, pro­duz sa­tis­fa­ção e sig­ni­fi­ca­do pa­ra a vi­da. Se a ad­ver­si­da­de é um es­pe­lho que re­fle­te o ver­da­dei­ro eu, ao re­ve­lar o gê­nio, a pros­pe­ri­da­de o es­con­de­rá. Só é be­lo acre­di­tar na luz quan­do é noi­te. Aque­le que de­se­ja ir até o fun­do de si mes­mo ja­mais se­rá pou­pa­do do de­sa­fio do so­fri­men­to. Ven­cer não é com­pe­tir com o ou­tro e sim der­ro­tar os ini­mi­gos in­te­rio­res, afi­nal, ven­cer re­tra­ta a re­a­li­za­ção do ser. Os mi­la­gres não acon­te­cem em con­tra­di­ção com a na­tu­re­za, mas só em con­tra­di­ção com o que se sa­be de­la. As dú­vi­das são trai­do­ras, fa­zem per­der o bem que às ve­zes se po­de­ria ga­nhar pe­lo me­do de ten­tar. O rio atin­ge seus ob­je­ti­vos por­que apren­deu a con­tor­nar ob­stá­cu­los. A ad­ver­si­da­de é o mi­cros­có­pio que en­si­na a olhar a vi­da com mai­or pro­fun­di­da­de.

Co­mo al­guém po­de re­cu­sar a ga­ran­tia de tão gran­des be­ne­fí­ci­os, os qua­is li­vra­ri­am o ho­mem mo­der­no, da ver­go­nha do pe­ca­do, ad­vin­do da con­cep­ção hu­ma­na – an­tes mes­mo do even­to Adão e Eva e a par­tir do pe­ca­do ori­gi­nal? Te­ria si­do a tal cul­pa obra dos pri­mei­ros ha­bi­tan­tes da Ter­ra – ain­da vir­gem – ten­ta­dos na ser­pen­te? Ou por ter o ho­mem co­nhe­ci­do a ver­da­de? Se no prin­cí­pio, e, no Pa­ra­í­so, o ho­mem via, vi­via e se re­la­ci­o­na­va com Deus ple­na­men­te, be­bia da paz a re­fle­tir Sua gló­ria, o que foi que deu er­ra­do? Se­rá que o ho­mem acer­tou em tu­do e Deus sem­pre es­te­ve er­ra­do, in­clu­si­ve por acre­di­tar no ser hu­ma­no de­pois de sua ado­les­cên­cia? Re­a­fir­man­do que só o per­dão po­de ven­cer o ran­cor e a vin­gan­ças e so­men­te o abra­ço fra­ter­nal é ca­paz de dis­si­par a hos­ti­li­da­de e me­do do ou­tro, o pa­pa re­a­li­zou a Via-Crú­cis de­di­ca­da aos jo­vens. Mo­ti­vo do sí­no­do, re­u­ni­ão mun­di­al de bis­pos, a ser re­a­li­za­da em ou­tu­bro, uti­li­zan­do tex­tos es­cri­tos e li­dos nas 14 es­ta­ções (pro­du­zi­dos por jo­vens en­tre 16 e 27 anos) o ato se deu com a pre­sen­ça dos fi­éis es­co­lhi­dos – a de­do – a re­pre­sen­tar o mun­do ca­pi­ta­lis­ta cren­te no po­der do ci­frão e des­cren­te de Deus. A pe­ni­tên­cia do pe­so do ob­je­to de ado­ra­ção, jus­ti­fi­ca­do no mi­to, se deu ao que os fi­éis re­ve­za­ram o pe­so da cruz du­ran­te o ri­tu­al que con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de Ri­ad Sar­gi, de Cá­ri­tas, na Sí­ria: “Car­re­ga­mos to­do o so­fri­men­to do po­vo, das cri­an­ças, dos pa­is e das mã­es de nos­so pa­ís”. Ao fa­lar de so­fri­men­to, o pre­si­den­te ame­ri­ca­no, Abra­ham Lin­coln ates­ta que “o êxi­to na vi­da não se me­de pe­lo que vo­cê con­quis­tou, mas sim pe­las di­fi­cul­da­des que su­pe­rou no ca­mi­nho”. Ao que o fi­ló­so­fo da na­va­lha apu­ra: “O que não pro­vo­ca mi­nha mor­te faz com que eu fi­que mais for­te” (Fri­e­drich Ni­etzsche). Ao can­tar so­bre a si­na do tra­ba­lha­dor, em re­fle­xão pu­ra – sem ja­mais ser so­men­te sim­ples – o pa­rai­ba­no Zé Ra­ma­lho con­ta ao sen­so co­mum do que é o so­frer a es­ca­pu­lir da pri­são en­tre­cor­ta­da pe­los mu­ros da ini­qui­da­de a ins­ti­gar o po­der da men­te: “Se eu dis­ser que é meio sa­bi­do, vo­cê diz que é meio pi­or, mas e pi­or do que pla­ne­ta quan­do per­de o gi­ras­sol. É o ter­ço de bri­lhan­te nos de­dos de mi­nha avó e nun­ca mais eu ti­ve me­do da por­tei­ra, nem tam­bém da com­pa­nhei­ra que nun­ca dor­mia só”.

Ao dei­xar de te­mer e obe­de­cer a Deus, o ho­mem – mor­tal – per­deu pri­vi­lé­gios que o da­vam o ar de sa­tis­fei­to e com­ple­to com re­la­ção à vi­da ter­re­na. De­pois que o pe­ca­do (cor­rup­ção dos va­lo­res) trans­fi­gu­rou a men­te e con­di­ção hu­ma­na, so­bre to­das as ex­pe­ri­ên­cias que o ho­mem vi­ve e bus­ca nes­ta vi­da, Sa­lo­mão re­a­fir­ma que a mais im­por­tan­te e ur­gen­te obra do ser ra­ci­o­nal é te­mer a Deus e obe­de­cê-Lo. Pa­ra além des­ta efe­me­ri­da­de, tu­do é vai­da­de, des­per­dí­cio de tem­po, es­for­ço sem re­sul­ta­dos, es­pe­ran­ça in­cons­tan­te, dis­tra­ções pro­vi­só­rias de an­gús­ti­as e in­se­gu­ran­ças di­an­te da imi­nen­te vi­da após a mor­te! “Nos­sas ge­ra­ções es­tão dei­xan­do aos jo­vens um mun­do fra­tu­ra­do pe­las di­vi­sões e pe­las guer­ras, de­vo­ra­do pe­lo ego­ís­mo em que as cri­an­ças, os jo­vens, os do­en­tes e ido­sos são co­lo­ca­dos à mar­gem”, afir­mou o pa­pa Fran­cis­co. A pa­la­vra “de­ver”, adi­cio­na­da em al­gu­mas tra­du­ções, ex­pres­sa a ideia de que to­da a res­pon­sa­bi­li­da­de e pro­pó­si­to do ho­mem di­an­te de Deus é te­mê-Lo e an­dar em con­for­mi­da­de com a Sua von­ta­de. Sa­lo­mão apre­sen­ta uma ra­zão mui­to cla­ra, o ju­í­zo Di­vi­no (v. 14): “Es­se úl­ti­mo pen­sa­men­to ad­ver­te aos lei­to­res quan­to à cer­te­za do dia em que Deus jul­ga­rá a to­dos, dia es­se que se apro­xi­ma e es­ta­re­mos di­an­te do Su­pre­mo Ju­iz, com to­dos os re­sul­ta­dos pro­du­zi­dos na his­tó­ria das nos­sas vi­das, quan­do tí­nha­mos a ins­tru­ção dos Seus ‘man­da­men­tos’. Nes­se dia, ca­da ação se­rá jul­ga­da, in­clu­si­ve as que são man­ti­das em se­gre­do. Se­rá im­pos­sí­vel es­con­der al­go do Seu ju­í­zo”, ates­ta o pas­tor Eric­son Mar­tins, dis­ci­pu­la­dor e au­tor do “Guia de Es­tu­dos do Dis­ci­pu­la­do Bí­bli­co”, edi­ta­do em três vo­lu­mes.

No­tí­cia im­pres­sa an­ti­ga, a em­bru­lhar ver­du­ra e cons­tru­ir mo­sai­cos da his­tó­ria hu­ma­na – mal con­ta­da – o po­vo, es­pa­lha­do pe­los seis con­ti­nen­tes, em guer­ra, mal an­da a gri­tar por po­der. Não o po­der da po­lí­ti­ca ins­ta­la­da a ci­frão e co­var­dia e sim o po­der ca­paz do po­der de co­mer, po­der ves­tir e po­der es­tu­dar, po­der aces­sar sa­ú­de, des­fru­tar al­gum la­zer, po­der ter qua­li­da­de de vi­da e po­der vi­ver com dig­ni­da­de, po­der o po­der. Mais cer­ta que a cer­te­za da mor­te, a sa­be­do­ria in­sis­te em que ca­da um só dá o que tem, mui­tas ve­zes, até aqui­lo que não tem. A (des) hu­ma­ni­da­de en­xer­ga ca­o­lha, e, no ho­ri­zon­te da vi­da, o re­sul­ta­do da es­cri­ta de vi­da que a ri­que­za, tam­bém a po­bre­za têm. Ain­da que a po­dri­dão da ga­nân­cia ca­pi­tal – de­nun­ci­a­da du­ran­te a Pás­coa – pe­lo pa­pa Fran­cis­co, exis­tem lí­de­res que car­re­gam o pe­so da con­sci­ên­cia, co­mo o ex-pre­si­den­te uru­gu­aio, Jo­sé Mu­ji­ca, 85 anos de ida­de, que va­ti­ci­na: “Sou aus­te­ro, só­brio, car­re­go pou­cas coi­sas co­mi­go, por­que pa­ra vi­ver não pre­ci­so mui­to mais do que te­nho, pois lu­to pe­la li­ber­da­de e li­ber­da­de é ter tem­po pa­ra fa­zer o que se gos­ta.” Não é de ho­je que a (des) hu­ma­ni­da­de fa­la so­bre o tem­po. Tam­bém não é de ho­je que se sa­be co­mo re­sol­vê-lo, pois “aque­les que, sem con­ta, gas­tam tem­po, quan­do o tem­po che­gar, de pres­tar con­ta, cho­ra­rão, co­mo eu, o não ter tem­po” (An­to­lo­gia Po­é­ti­ca - Frei An­tô­nio das Cha­gas).

A ce­ri­mô­nia de Pás­coa re­a­li­za­da no Co­li­seum de Ro­ma foi vis­ta por mais de 20 mil pes­so­as, vi­gi­a­da por cer­ca de 10 mil po­li­ci­ais e sol­da­dos es­pa­lha­dos pe­la ci­da­de a ce­le­brar a re­no­va­ção da fé, do ho­mem. De uma fé do ho­mem nos ho­mens de um mun­do no qual “quem é ateu e viu mi­la­gres co­mo eu, sa­be que os deu­ses sem Deus não ces­sam de bro­tar, nem can­sam de es­pe­rar” (Ca­e­ta­no Ve­lo­so – Mi­la­gres do po­vo). Nu­ma Ter­ra vi­ra­li­za­da a par­tir da sel­fie da vi­o­lên­cia es­pai­ra­da, afir­ma o pes­qui­sa­dor Pa­ul Adams que “pre­ci­sa­mos en­ten­der mais de pes­so­as do que de tec­no­lo­gia”. O ame­ri­ca­no Adams é, atu­al­men­te, um dos prin­ci­pa­is pro­fis­si­o­nais do seg­men­to de pla­ta­for­mas de re­des so­ci­ais, pro­ta­go­nis­ta de uma das his­tó­ri­as mais mal con­ta­das so­bre de­mis­sões e ad­mis­sões em em­pre­sas de tec­no­lo­gia.

Sem ja­mais pre­ten­der es­que­cer o que a are­na Co­li­seum sig­ni­fi­ca co­mo re­fe­ren­ci­al da bar­bá­rie hu­ma­na o fa­to é que, di­as an­tes do even­to, se­te ho­mens fo­ram pre­sos acu­sa­dos de pla­ne­jar aten­ta­dos ter­ro­ris­tas es­tu­da­dos por ex­tre­mis­tas is­lâ­mi­cos. Es­sa é uma re­la­ção de ódio e go­zo que re­mon­ta a de­zem­bro de 2017, quan­do nu­ma ação ti­da pe­la ver­da­de oci­den­tal co­mo vi­o­len­ta, o tu­ni­si­a­no Anis Am­ri – ar­ma­do de uma car­re­ta e sua ver­da­de fun­da­men­ta­lis­ta ori­en­tal – in­va­diu e ma­tou 12 pes­so­as no mer­ca­do de Na­tal de Ber­lim, na Ale­ma­nha. Res­ta sa­ber quem é o ter­ro­ris­ta, se o Oci­den­te bran­co e ri­co ou o Ori­en­te, po­bre e fun­da­men­ta­lis­ta. O fi­lho de Deus ou do Di­a­bo oci­den­tal - ex­pos­to nos ian­ques, sol­da­dos e ví­ti­mas da guer­ra – faz dis­cur­so e tra­ma a guer­ra no púl­pi­to da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (ONU) ves­ti­do em ter­no, ga­nân­cia, ar­mas, hi­po­cri­sia, men­ti­ras e gra­va­ta. O mu­çul­ma­no ain­da dor­me com a ca­be­ça so­bre o Al­co­rão a en­fren­tar pe­sa­de­los com re­la­ção à pró­xi­ma bom­ba a ser der­ra­ma­da so­bre o der­ra­me de ino­cen­tes ves­ti­dos em bur­ca e gha­fiya, Ghtrah ou tur­ban­te. En­quan­to o mun­do em seu la­do pe­ca­dor oci­den­tal não per­de a he­ge­mo­nia e po­der de guer­ra e o Ori­en­te con­de­na­do à ex­clu­são res­pi­ra no ba­lão de oxi­gê­nio “o pul­so ain­da pul­sa, mes­mo e ape­sar da pes­te bu­bô­ni­ca, cân­cer, pneu­mo­nia, rai­va, ru­bé­o­la, tu­ber­cu­lo­se, ane­mia, ran­cor, cis­ti­cer­co­se, ca­xum­ba, dif­te­ria, en­ce­fa­li­te, fa­rin­gi­te, gri­pe, leu­ce­mia. O pul­so ain­da pul­sa! Mes­mo que a he­pa­ti­te, es­car­la­ti­na, es­tu­pi­dez, pa­ra­li­sia, to­xo­plas­mo­se, sa­ram­po, es­qui­zo­fre­nia, úl­ce­ra, trom­bo­se, co­que­lu­che, hi­po­con­dria, sí­fi­lis, ci­ú­mes, as­ma, clep­to­ma­nia. E o cor­po ain­da é pou­co, de­vi­do a tan­to reu­ma­tis­mo, ra­qui­tis­mo, cis­ti­te, dis­rit­mia, hér­nia, pe­di­cu­lo­se, té­ta­no, hi­po­cri­sia, bru­ce­lo­se, fe­bre ti­foi­de, ar­te­rio­scle­ro­se, mi­o­pia, ca­ta­po­ra, cul­pa, cá­rie, cãi­bra, le­pra, afa­sia. O pul­so ain­da pul­sa, e o cor­po ain­da e pou­co!” (Ti­tãs).

O ca­so da Sí­ria, oci­den­ta­li­za­da, de­nun­cia uma so­ma a re­fle­tir co­mo o in­fer­no na Ter­ra, ex­pos­ta na es­ta­tís­ti­ca cru­el, fria e ca­pi­ta­lis­ta de que os mor­tos es­que­ci­dos pe­la for­ça da ONU – ali­a­da dos ri­cos – de­nun­ci­am o nú­me­ro co­le­ta­do, an­tes mes­mo de 2011, quan­do os fe­ri­dos no con­fli­to al­can­çam a ca­sa dos mais de 11% da po­pu­la­ção aban­do­na­da pe­lo res­to do mun­do. Se­gun­do nú­me­ros, cer­ca de 400 mil mor­tes ocor­re­ram di­re­ta­men­te de­vi­do à vi­o­lên­cia, en­quan­to 70 mil pes­so­as mor­re­ram por não ter aces­so a tra­ta­men­to ade­qua­do, me­di­ca­men­tos, água lim­pa ou abri­go. O nú­me­ro de fe­ri­dos che­ga a 1,9 mi­lhão de pes­so­as. A ex­pec­ta­ti­va de vi­da no pa­ís caiu de 70 anos, em 2010, pa­ra 55,4, em 2015. As per­das na eco­no­mia são es­ti­ma­das em US$ 255 bi­lhões, se­gun­do o jor­nal bri­tâ­ni­co “The Guar­di­an”, o que re­me­te à ar­gui­ção da Bí­blia cris­tã: “Até quan­do da­reis sen­ten­ças in­jus­tas, fa­vo­re­cen­do os ím­pi­os?” (Sl 82,2).

A no­tí­cia co­mer­cia­li­za­da en­quan­to fa­to his­tó­ri­co  re­ve­la uma so­ci­e­da­de er­gui­da a ca­cos de vi­dros ati­ra­dos no li­xo de um co­le­ti­vo que pro­duz, ven­de e con­su­me vi­da e mor­te, fe­ti­che, dor e pra­zer. So­bre es­sa ma­ze­la a can­ção “Li­bi­do” de­nun­cia que: "A li­bi­do es­tá em to­da par­te no mun­do vir­tu­al ou na re­a­li­da­de, no hall do ele­va­dor, na mão do bis­ca­te, no ges­to do ple­beu ou da ma­jes­ta­de, em quem che­ga ce­do ou em quem já vai tar­de" (Ana Ca­ro­li­na). Sem es­que­cer o pro­vér­bio afri­ca­no a acon­se­lhar  que “quan­do o re­ba­nho se une, o le­ão vai dei­tar com fo­me”, e, de­vi­do à dis­cus­são e con­jun­tu­ra, ca­be re­cor­dar o an­tro­pó­lo­go Darcy Ri­bei­ro: “Fra­cas­sei em tu­do que ten­tei na vi­da. Ten­tei al­fa­be­ti­zar as cri­an­ças, não con­se­gui. Ten­tei sal­var os ín­di­os, não con­se­gui. Ten­tei uma uni­ver­si­da­de sé­ria, não con­se­gui mas meus fra­cas­sos são mi­nhas vi­tó­rias. De­tes­ta­ria es­tar no lu­gar de quem ven­ceu.”

En­tre ga­ve­tas e es­pe­lhos a iden­ti­da­de e me­mó­ria mun­di­al res­pi­ra uma di­ver­si­da­de trans­for­ma­da em len­da. São his­tó­ri­as e cau­sos re­ais tor­na­dos fol­clo­re, a pro­mo­ver ri­tos, tra­di­ções, as­pec­tos cul­tu­ra­is, ri­tos e tra­di­ções da iden­ti­da­de en­vol­ta em al­ta mo­der­ni­da­de to­ca­da, aqui e aco­lá, pe­la for­ça dos mo­vi­men­tos so­ci­ais. Os di­as con­cor­ren­ci­ais per­pas­sam a vi­vên­cia en­gen­dra­da de uma re­a­li­da­de a em­ba­lar a for­ça hu­ma­na e pa­rir cul­tu­ra, re­lem­brar a per­so­na­li­da­de in­flu­en­cia­da pe­lo meio. En­quan­to is­so ou­tras iden­ti­da­des se­guem a pul­sar um mun­do no qual “o cor­po é o pri­mei­ro ins­tru­men­to do ho­mem e o mais na­tu­ral, ou mais con­cre­ta­men­te, sem fa­lar de ins­tru­men­tos, di­re­mos que o ob­je­to e meio téc­ni­co mais nor­mal do ho­mem é o seu cor­po” (MAUSS, 1971).

Se as fe­ri­das do co­ra­ção, co­mo as do cor­po, mes­mo quan­do sa­ram, dei­xam ci­ca­tri­zes, se­gun­do Sa­a­di, ce­le­brar a vi­da é so­mar ami­gos, ex­pe­ri­ên­cias e con­quis­tas, dan­do-lhes sem­pre al­gum sig­ni­fi­ca­do. Des­de que não se­ja o da ver­da­de úni­ca cris­tã oci­den­tal, tam­pou­co, a par­tir do fun­da­men­ta­lis­mo sec­tá­rio, a re­pre­sen­tar pe­que­na par­ce­la do mun­do ori­en­tal, cé­lu­la em ex­pan­são a es­pa­lhar e pa­rir se­gui­do­res, a ca­da se­gun­do das ho­ras e di­as, pla­ne­ta afo­ra. Es­te mes­mo pla­ne­ta ri­co e tão po­bre, de­si­gual e co­var­de, a en­ter­rar cri­an­ças ino­cen­tes co­mo Aylan, de três anos de ida­de, cu­ja fo­to de seu cor­po mor­to em uma praia, na Tur­quia, cho­cou – sem mu­dar – o mun­do ca­pi­ta­lis­ta e qua­dra­do. A fo­to, tal­vez mais que o fa­to, ilus­tra a gra­vi­da­de da cri­se mi­gra­tó­ria e mo­ral que atin­ge a Eu­ro­pa, o Nor­te da Áfri­ca, o Ori­en­te Mé­dio e o prin­cí­pio do mun­do ul­tra­mo­der­no im­be­cil e vul­ne­rá­vel, a se­guir com­pran­do, ven­den­do e ma­tan­do co­e­lhos e cri­an­ças, ino­cen­tes e cul­pa­dos num jo­go tra­ma­do e co­var­de a per­pe­tu­ar as ini­qui­da­des.

E o pul­so... ain­da pul­sa!

(An­tô­nio Lo­pes, es­cri­tor, fi­ló­so­fo, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, mes­tre em Ser­vi­ço So­ci­al e dou­to­ran­do em Ci­ên­cias da Re­li­gi­ão/PUC-Go­i­ás, mes­tran­do em Di­rei­tos Hu­ma­nos/UFG, mem­bro do Con­se­lho Edi­to­ri­al da Kelps Edi­to­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias