Home / Opinião

OPINIÃO

Nosso injusto e desigual Judiciário

A per­cep­ção e in­ter­pre­ta­ção das pes­so­as lei­gas são com­ple­ta­men­te di­fe­ren­teS das que fa­zem os pro­fis­si­o­nais da área de jus­ti­ça. Tais aná­li­ses se re­fe­rem jus­ta­men­te na apli­ca­ção das leis, da cons­ti­tu­i­ção e dos có­di­gos ci­vil e pe­nal. E mes­mo em se tra­tan­do dos có­di­gos do con­su­mi­dor e de éti­ca. Mui­tas são as pro­fis­sões e ati­vi­da­des que tem seus có­di­gos de con­du­ta, de pos­tu­ra, de re­la­ções so­ci­ais, de co­mo tra­tar com o pú­bli­co em ge­ral e com co­le­gas. De­pois de tan­tas de­nún­cias de as­sé­di­os mo­ral e se­xu­al, mui­tas em­pre­sas e ór­gã­os pú­bli­cos vêm ins­ti­tu­in­do seus có­di­gos , su­as nor­mas de há­bi­tos e com­por­ta­men­to no tra­ba­lho.

Tra­ta-se de ini­ci­a­ti­va sa­u­dá­vel e cons­tru­ti­va, uma vez que exis­tem aque­les in­di­ví­duos  que tra­zem a éti­ca do ber­ço. Já ou­tros se mos­tram de­ge­ne­ra­dos por­que a fa­mí­lia as­sim o é, e es­te in­di­ví­duo é  ape­nas um co­ro­lá­rio ou pro­du­to  do meio. Ou ao con­trá­rio, po­de se tra­tar de al­guém dis­fun­cio­nal, sem cu­ra, e por­tan­to só  mes­mo nor­mas e re­gras rí­gi­das pa­ra re­pri­mí-lo.  Nes­se rol de pes­so­as há os ho­mi­ci­das pas­sio­nais e ou­tros cri­mi­no­sos de to­da or­dem .

Ao se tra­tar de jus­ti­ça ,um con­jun­to de nor­mas ou le­gis­la­ção que se mos­tra de mui­ta ló­gi­ca e co­e­rên­cia é o có­di­go de de­fe­sa do  con­su­mi­dor (CDC). Pa­ra os não pro­fis­si­o­nais ele se mos­tra de mui­ta cor­re­ção e in­te­gri­da­de, e mui­to sim­ples na sua apli­ca­ção e en­ten­di­men­to. Exis­tem si­tu­a­ções em que po­de ser con­si­de­ra­do até mui­to pro­te­tor pa­ra o  con­su­mi­dor.

Por exem­plo, eu com­prei um apa­re­lho, um ob­je­to qual­quer, mas ao che­gar em ca­sa cons­ta­to uma ava­ria, um da­no ori­gi­na­do de fá­bri­ca. De pron­to pos­so re­tor­nar e pe­dir a tro­ca. Com­prei uma rou­pa, mas em se­gui­da não me agra­dou o mo­de­lo ou a cor, eu te­nho um tem­po pa­ra tro­ca.

En­fim, são con­tex­tos em que o CDC pro­te­ge e dá ra­zão ao con­su­mi­dor. E , ali­ás,  com  al­ta ra­zo­a­bi­li­da­de, por­que na re­la­ção fa­bri­can­te com o  cli­en­te, o con­su­mi­dor re­pre­sen­ta o po­lo ou la­do mais frá­gil do ne­gó­cio. Em­pre­sas têm co­mo fins fa­tu­ra­men­to e lu­cro, por is­so o có­di­go en­tra nes­sa re­la­ção pa­ra fre­ar e hu­ma­ni­zar os seus mei­os de en­ri­que­ci­men­to.

A cons­ti­tu­i­ção ci­vil( có­di­go ci­vil) é  ou­tra le­gis­la­ção que aos olhos dos co­muns, ora se pa­re­ce jus­ta e fá­cil de en­ten­der ou­tras ve­zes soa co­mo in­jus­ta e de­si­gual com os igua­is, ora igual com os de­si­gua­is. Ela de­ve­ria ser as­se­me­lha­da ao CDC. Não se mos­tra di­fí­cil na sua apli­ca­ção por­que ela tra­ta das res­pon­sa­bi­li­da­des ad­mi­nis­tra­ti­vas, ci­vis e ma­te­ri­al. En­tra mui­tas ve­zes a re­pa­ra­ção por da­nos mo­ra­is. E ao se tra­tar de re­pa­ra­ção mo­ral o có­di­go ci­vil se mos­tra mais com­ple­xo na sua fi­na­li­da­de. A dor ou da­no mo­ral sen­do um con­di­ção sub­je­ti­va e pes­so­al se tor­na mui­to in­trin­ca­da e di­fí­cil em sua men­su­ra­ção. Co­mo o é de for­ma na­tu­ral  a dor fí­si­ca “stric­to sen­su”.

O so­fri­men­to de um pi­são no de­dão do pé é va­ri­á­vel de pes­soa pa­ra pes­soa. As­sim tam­bém o so­fri­men­to de um as­sé­dio mo­ral ou se­xu­al, ou até mes­mo de uma alie­na­ção pa­ren­tal.

A ins­cri­ção do CPF em um ór­gão res­tri­ti­vo de cré­di­to vai ge­rar so­fri­men­to mo­ral e ma­te­ri­al di­fe­ren­te pa­ra ca­da pes­soa. Os da­nos vão se vin­cu­lar ao pa­tri­mô­nio mo­ral, so­ci­al e in­te­lec­tu­al do in­di­ví­duo.

Por­tan­to, a re­pa­ra­ção ma­te­ri­al pu­ra e sim­ples se tor­na arit­mé­ti­ca. Mas e o aba­lo fí­si­co, emo­cio­nal e mo­ral des­sa pes­soa, co­mo mi­ni­mi­zar es­ses da­nos?

Quan­do se fa­la em jus­ti­ça, cons­ti­tu­i­ção e có­di­go pe­nal, de for­ma mui­ta mas­si­va e par­ti­ci­pa­ti­va, tem-se dis­cu­ti­do e re­cla­ma­do das pe­nas im­pos­tas aos cri­mi­no­sos in­ti­tu­la­dos do “co­la­ri­nho-bran­co”. Tra­ta-se, de fa­to, de ques­tão de al­ta com­ple­xi­da­de, uma vez que a de­fi­ni­ção, o con­cei­to exa­to do que se­ja jus­ti­ça per­ma­ne­ce uma in­ter­ro­ga­ção dos sá­bi­os e pen­sa­do­res de to­dos os tem­pos. Os fi­ló­so­fos gre­gos por exem­plo, co­mo Só­cra­tes, Pla­tão e Aris­tó­te­les di­gla­di­a­ram so­bre o te­ma e não che­ga­ram a um con­sen­so. Pla­tão, nes­se em­ba­te foi um sá­bio que me­lhor de­fi­niu o que é jus­ti­ça.

Dis­se ele: “jus­ti­ça é dar a ca­da um o que lhe é de di­rei­to e de­ver”. Na ori­gem “dar a ca­da um o que lhe é de­vi­do”. O ide­al pla­tô­ni­co de jus­ti­ça no or­de­na­men­to ju­rí­di­co bra­si­lei­ro ra­ra­men­te é prá­ti­co. O que pa­re­ce pa­ten­te é que ora ela en­tra em  prá­ti­ca de  ex­ces­so com os des­va­li­dos e po­bres ora é con­des­cen­den­te e pro­te­to­ra com os ri­cos, po­de­ro­sos e fa­mo­sos. Nos pos­tu­la­dos pre­co­ni­za­dos por Pla­tão de “dar a ca­da um o que lhe é de­vi­do”, de­ve­ria o jul­ga­dor ser “ce­go e sur­do” em re­la­ção ao cul­pa­do ou cri­mi­no­so. E tal di­re­triz e de­ci­sões não têm si­do vis­tas quan­do o réu tem um no­me e so­bre­no­me de des­ta­que, ocu­pou ou ocu­pa al­gum car­go po­lí­ti­co ou pú­bli­co, ou en­tão mo­vi­men­ta mi­lhões de dó­la­res em seus ne­gó­ci­os e con­tas ban­cá­rias.

No fun­do fi­ca a sen­sa­ção de que có­di­go pe­nal foi con­ce­bi­do pa­ra os po­bres e o có­di­go ci­vil e tri­bu­nais su­pe­ri­o­res pa­ra pro­te­ger ri­cos e fa­mo­sos. Abril / 2108 .

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com - What­sApp (62) 9 8224-8810)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias