Home / Opinião

OPINIÃO

Maior vítima é a democracia

Des­de a pri­mei­ra vez em que fo­ca­li­zei o gol­pe de 2016 qua­li­fi­quei-o de ci­vil. Não le­ra nem ou­vi­ra qual­quer pro­nun­ci­a­men­to mi­li­tar que sus­ci­tas­se a de­du­ção de ter ha­vi­do mí­ni­ma par­ti­ci­pa­ção cas­tren­se na pre­pa­ra­ção e na exe­cu­ção do gol­pe con­sub­stan­ci­a­do pe­lo im­pe­ach­ment da pre­si­den­te Dil­ma e con­se­quen­te as­cen­são à che­fia do Go­ver­no Na­ci­o­nal do Sr. Mi­chel Te­mer. Pa­ra mim, pois, foi um gol­pe ge­nu­í­na e ex­clu­si­va­men­te ci­vil.

A lei­tu­ra de de­cla­ra­ção do ge­ne­ral da re­ser­va Lu­iz Gon­za­ga Schro­e­der Les­sa, pu­bli­ca­da na pri­mei­ra e na pá­gi­na 14 do Di­á­rio da Ma­nhã de an­te­on­tem, le­vou-me a mim e cer­ta­men­te a to­do bra­si­lei­ro que de­la te­ve co­nhe­ci­men­to a en­tre­ver, nas pa­la­vras des­se ge­ne­ral, a ocor­rên­cia de uma in­ter­ven­ção pe­lo me­nos de al­gum seg­men­to mi­li­tar no pro­ces­so po­lí­ti­co bra­si­lei­ro a par­tir do jul­ga­men­to de Lu­la no STF.

O ge­ne­ral Lu­iz Gon­za­ga che­ga a fa­zer pres­são so­bre o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral ao afir­mar que se a mais al­ta Cor­te de Jus­ti­ça do pa­ís “dei­xar Lu­la sol­to es­ta­rá agin­do co­mo “in­du­tor” da vi­o­lên­cia en­tre os bra­si­lei­ros”.

É de­plo­rá­vel, su­ma­men­te gra­ve es­se ti­po de ma­ni­fes­ta­ção. Ti­ve­mos os bra­si­lei­ros, de 1964 a 1990, go­ver­nos ile­gí­ti­mos, a qua­se to­ta­li­da­de de­les sob a che­fia de um ge­ne­ral de 4 es­tre­las e a sus­ten­ta­ção por es­que­mas sis­te­ma­ti­ca­men­te di­ta­to­ri­ais.

Quan­do se pen­sa­va que a de­mo­cra­cia no Bra­sil es­ta­va con­so­li­da­da com os plei­tos li­vres de 1990 a 2014 – 24 anos por­tan­to – de go­ver­nos le­gí­ti­mos, acon­te­ce a de­po­si­ção, por meio de im­pe­achment in­tei­ra­men­te des­mo­ti­va­do, da pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Por quê in­tei­ra­men­te des­mo­ti­va­do o im­pe­achment?

Por­que ocor­reu sob o fun­da­men­to de prá­ti­ca da cha­ma­da “pe­da­la­da fis­cal”. E no mes­mo dia de sua de­ci­são a Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos vo­tou uma lei es­ta­be­le­cen­do que “pe­da­la­da fis­cal não é cri­me”. Não foi ri­dí­cu­lo o pa­pel dos gol­pis­tas? Mais que ri­dí­cu­lo uma far­sa que eno­doa e en­ver­go­nha a His­tó­ria po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra.

Na ver­da­de o que os gol­pis­tas que­ri­am era to­mar de as­sal­to o po­der a fim de se as­se­gu­rar a vi­tó­ria nas elei­ções pre­si­den­ci­ais de 2018. Eles sa­bi­am, por to­das as pes­qui­sas que os ins­ti­tu­tos es­pe­cia­li­za­dos re­a­li­za­ram após o plei­to de 2014, que ha­via uma can­di­da­tu­ra im­pe­di­ti­va da vi­tó­ria de­les. Vi­tó­ria que pa­ra se tor­nar pos­sí­vel te­ria de con­tar com o gol­pis­mo no po­der – daí o im­pe­achment de Dil­ma Rous­seff – e de se ali­jar do pro­ces­so po­lí­ti­co na­ci­o­nal o can­di­da­to Lu­ís Iná­cio Lu­la da Sil­va. Era pre­ci­so, pois, após con­su­ma­do o im­pe­achment, des­tru­ir não ape­nas o can­di­da­to Lu­la, mas o ali­ja­men­to de­le de for­ma to­tal, da vi­da po­lí­ti­ca e da co­mu­ni­da­de na­ci­o­nal.

Até aqui o gol­pe vem sen­do ad­mi­nis­tra­do na me­di­da em que os mei­os de que dis­põ­em os seus fau­to­res lhes per­mi­tem ple­na uti­li­za­ção. Es­ses mei­os são: Câ­ma­ra Fe­de­ral e Se­na­do, um po­de­ro­sís­si­mo es­que­ma mi­di­á­ti­co, um ju­iz fe­de­ral, al­guns re­pre­sen­tan­tes da al­ta cú­pu­la fe­de­ral do ju­di­ci­á­rio e re­pre­sen­tan­tes das clas­ses do­mi­nan­tes.

Exis­tem, na­tu­ral­men­te, gran­des ví­ti­mas des­se cri­mi­no­so pro­ces­so po­lí­ti­co. A mai­or de to­das elas, não se tem dú­vi­da, é a De­mo­cra­cia.

(Eu­ri­co Bar­bo­sa, es­cri­tor, mem­bro da AGL e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal de Es­cri­to­res, ad­vo­ga­do, jor­na­lis­ta e es­cre­ve nes­te jor­nal à sex­tas-fei­ras. E-mail: eu­ri­co_bar­bo­sa@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias