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OPINIÃO

Verdades incontestes

Na Fran­ça do sé­cu­lo XIX um pro­fes­sor cé­ti­co, au­tor de re­no­ma­das obras pe­da­gó­gi­cas, se de­fi­nia ,em mui­tos de seus li­vros co­mo sen­do dis­cí­pu­lo de Pes­ta­loz­zi. Era di­re­tor de es­co­la da Aca­de­mia de Pa­ris e mem­bro de di­ver­sas so­ci­e­da­des ci­en­tí­fi­cas.

O no­me de­le?

Hip­polyte Lé­on De­ni­zard  Ri­vail. Mais tar­de,aos 53 anos, por uma ques­tão de éti­ca ado­tou o pseu­dô­ni­mo de Al­lan Kar­dec, o co­di­fi­ca­dor do Es­pi­ri­tis­mo.

Fez seus es­tu­dos em  um dos cen­tros de en­si­no mais ino­va­do­res e re­no­ma­dos da Eu­ro­pa, o  Ins­ti­tu­to de Yver­don, na Su­i­ça, fun­da­do pe­lo pro­fes­sor, jor­na­lis­ta e es­cri­tor Jo­hann Hein­rich Pes­ta­loz­zi,  pa­ra on­de foi le­va­do, aos 10 anos de ida­de por seu pai, o ju­iz Je­an Bap­tis­te An­to­i­ne Ri­vail e sua mãe, Je­an­ne Du­ha­mel, do­na de ca­sa, am­bos ca­tó­li­cos.

Ali en­trou em con­ta­to com os prin­cí­pios de li­ber­da­de, igual­da­de e fra­ter­ni­da­de di­fun­di­dos pe­lo fi­ló­so­fo Je­an Jac­ques Rous­se­au. Prin­cí­pios que fo­ram has­te­a­dos co­mo ban­dei­ras, na en­tão re­cém-vi­to­ri­o­sa  Re­vo­lu­ção Fran­ce­sa.

Nu­ma épo­ca em que era obri­ga­tó­rio de­co­rar e re­pe­tir  ver­da­des ir­re­fu­tá­veis, im­pos­tas, sem  ar­gu­men­ta­ção, sob pe­na de  pu­ni­ção, Pes­ta­loz­zi en­si­na­va a ar­te de pen­sar,  cau­san­do re­vo­lu­ção.

Pon­tu­a­va  o res­pei­ta­do edu­ca­dor  que a épo­ca  era de en­si­nar,  fun­da­men­tan­do  a ou­sa­dia do li­vre pen­sar. O sé­cu­lo da ra­zão não se con­ten­ta­ria sim­ples­men­te com o ato  de jul­gar e cri­ti­car.

Pri­ma­va pe­lo co­nhe­ci­men­to   e cul­ti­vo da  in­di­vi­dua­li­da­de do alu­no co­mo ta­re­fas   sa­gra­das ao edu­ca­dor.

De­fen­dia que o  prin­ci­pal ob­je­ti­vo do en­si­no ele­men­tar não de­ve­ria ser o de so­bre­car­re­gar  o cé­re­bro in­fan­til  de co­nhe­ci­men­tos e ta­len­tos, mas de­sen­vol­ver e in­ten­si­fi­car as po­tên­cias da  in­te­li­gên­cia da cri­an­ça em de­sen­vol­vi­men­to.

A in­flu­ên­cia do mes­tre de Yver­don fa­lou al­to.  Ao se tor­nar pro­fes­sor, Ri­vail  lis­tou en­tre os pró­prios prin­cí­pios ade­qua­dos ao en­si­no os se­guin­tes ob­je­ti­vos: es­ti­mu­lar o es­pí­ri­to na­tu­ral de ob­ser­va­ção da cri­an­ça; cul­ti­var a in­te­li­gên­cia pa­ra que bus­cas­se as pró­pri­as des­co­ber­tas; le­var  a co­nhe­cer o fim e a ra­zão de tu­do o que faz e vi­er a fa­zer;  con­du­zir o apren­diz a “apal­par com os de­dos e com os olhos to­das as ver­da­des.”

Ob­ser­var e des­co­brir pa­ra re­pe­tir, quan­tas ve­zes se quei­ra, fa­zem par­te do as­pec­to ex­pe­ri­men­tal que é apa­ná­gio da ci­ên­cia, mas que per­meia os con­cei­tos edu­ca­cio­nais do Pe­da­go­go de Li­on.

Mar­cel Sou­to Mai­or, no li­vro Kar­dec, Edi­to­ra Re­cord, 2013, abor­da a bi­o­gra­fia de Kar­dec de for­ma jor­na­lís­ti­ca num tex­to ágil, cal­ca­do na pes­qui­sa e na se­ri­e­da­de, mas  bas­tan­te agra­dá­vel.

Faz re­fe­rên­cias às des­co­ber­tas ci­en­tí­fi­cas da épo­ca, vol­ta­das pa­ra a in­ves­ti­ga­ção de mun­dos in­vi­sí­veis ras­tre­a­dos por mi­cros­có­pios e te­les­có­pios sem­pre mais po­ten­tes.

Re­fe­re-se ao ele­tro­mag­ne­tis­mo es­tu­da­do pe­lo fí­si­co Fa­ra­day co­mo sen­sa­ção apai­xo­nan­te no gi­rar dos imãs no ar. Na­da má­gi­co. Tu­do ci­ên­cia em com­pro­va­ção.

Os li­mi­tes do co­nhe­ci­men­to do mi­cro ao ma­cro­cos­mo es­ta­vam rom­pi­dos.

Da mes­ma for­ma, o ques­ti­o­na­men­to so­bre a pos­si­bi­li­da­de da co­mu­ni­ca­ção   en­tre os vi­vos e os mor­tos, sur­ge com es­te apa­ra­to de ci­ên­cia e in­ves­ti­ga­ção. As fron­tei­ras en­tre as du­as di­men­sões es­ta­vam aber­tas.

Nu­ma de­di­ca­ção es­pe­ta­cu­lar Al­lan Kar­dec ates­ta a re­a­li­da­de en­tre os dois la­dos da vi­da. Não mais a dú­vi­da, a in­cer­te­za ou o de­ses­pe­ro.

Seu tra­ba­lho de pes­qui­sa­dor ra­ci­o­nal e com­pro­me­ti­do com a bus­ca do des­ve­lar dos véus e a ci­ên­cia dos no­vos tem­pos ge­rou um le­ga­do de ver­da­des in­con­tes­tes.

(El­zi Nas­ci­men­to – psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra / El­zi­ta Me­lo Quin­ta  -  pe­da­go­ga – es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem  no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos.   E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br    (062) 3251 8867)

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