Home / Opinião

OPINIÃO

Quem tira conclusões sem conhecer é um doente mental!

Pou­co im­por­tan­do os sig­ni­fi­ca­dos que te­nham to­ma­do ao lon­go de sua his­tó­ria, co­me­ça­da cer­ta­men­te com os gre­gos e ro­ma­nos, des­ta­can­do-se obra de Aris­tó­te­les; es­sa ci­ên­cia ou ar­te de ad­mi­nis­trar in­te­res­ses co­le­ti­vos, che­ga em Mi­nei­ros, ex­tre­mo su­do­es­te go­i­a­no, nos fi­nais do Sé­cu­lo XIX,  quan­do os mi­nei­ros, vin­do do Tri­ân­gu­lo Mi­nei­ro, an­ti­go Ser­tão da Fa­ri­nha Po­dre, for­ma­ram à di­rei­ta e es­quer­da do Rio Ver­di­nho, aflu­en­te do Pa­ra­naí­ba, o pri­mei­ro po­vo­a­men­to ru­ral mo­der­no da re­gi­ão, dis­per­so e pa­tri­mo­ni­a­lis­ta, ca­rac­te­rís­ti­co de fa­zen­das, já apre­sen­tan­do as pri­mei­ras ne­ces­si­da­des de uma cer­ta or­ga­ni­za­ção po­lí­ti­ca exi­gi­da e pra­ti­ca­da na pró­pria aqui­si­ção e lo­ca­li­za­ção das gran­des pro­pri­e­da­des, por cer­to ain­da pen­san­do que a Ter­ra não te­ria fim e a Água se­ria ines­go­tá­vel, mos­tran­do o quan­to es­ta­vam dis­tan­tes da ci­ên­cia eco­ló­gi­ca.

Em 1891, em vi­sí­vel as­cen­são po­lí­ti­ca, o po­vo­a­men­to ru­ral, che­fi­a­do pe­lo co­ro­nel Jo­a­quim Car­ri­jo de Re­zen­de, foi ele­va­do à con­di­ção de 2º Dis­tri­to de Ja­taí, a Vi­la e Mu­ni­cí­pio, em 23 de agos­to de 1905, ali ins­ta­lan­do-se o sis­te­ma po­lí­ti­co de­no­mi­na­do “In­ten­dên­cia Mu­ni­ci­pal”, que se pro­lon­ga até 1930, ten­do co­mo pri­mei­ro in­ten­den­te pro­vi­só­rio o co­ro­nel Jo­sé Pa­ra-As­su, fi­lho da Ba­hia, em cu­jo man­da­to  inau­gu­rou-se a “po­lí­ti­ca dos co­ro­néis”, com vi­vos res­quí­cios até o pre­sen­te, fun­da­dos no ve­lho prin­cí­pio cha­ma­do “Po­der po­lí­ti­co lo­cal”, ain­da mui­to for­te e vi­sí­vel, man­ten­do  a po­lí­ti­ca tra­di­cio­nal na Vi­la e Mu­ni­cí­pio, ali o Exe­cu­ti­vo de­ci­din­do co­mo que­ria e a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal sem­pre su­bor­di­na­da, con­sen­tin­do ou “fa­zen­do de con­ta”; mais a so­ci­e­da­de ci­vil igual­men­te im­preg­na­da de for­tes tra­di­ções des­se  ro­bus­to “po­der lo­cal”, sem as qua­is, de­cer­to, Vi­tor   Nu­nes Le­al não es­cre­ve­ria  o li­vro clás­si­co “Co­ro­ne­lis­mo, en­xa­da e vo­to: o mu­ni­cí­pio e o re­gi­me re­pre­sen­ta­ti­vo no Bra­sil”, 2ª edi­ção 1975.

Ou­tro ní­vel de or­ga­ni­za­ção po­lí­ti­ca bá­si­ca, exi­gin­do ex­pli­ca­ção, foi a ele­va­ção da Vi­la e Mu­ni­cí­pio em Ci­da­de, ocor­ri­da em 31 de Ou­tu­bro de 1938, ain­da sem par­ti­dos po­lí­ti­cos for­tes e de­fi­ni­dos, co­me­çan­do-se ali, as co­me­mo­ra­ções de ani­ver­sá­rio da ci­da­de, com mai­or des­ta­que cí­vi­co e po­lí­ti­co; do mes­mo mo­do que a cri­a­ção em 1943 e ins­ta­la­ção da co­mar­ca em 1944, dan­do cor­po e me­lho­ran­do a vi­da so­ci­al e po­lí­ti­ca do lu­gar, ora exi­bin­do os mais di­fe­ren­tes ti­pos de po­lí­ti­ca e de jus­ti­ça, em tem­plos e pa­lá­cios, on­de a po­lí­ti­ca, por cer­to, não pre­ci­sou sa­ir pe­las ja­ne­las ima­gi­nan­do che­gar ao céu on­de es­ta­ria imu­ne da in­so­lên­cia e dos pe­ca­dos, so­bre­tu­do da or­dem oli­gár­qui­ca, man­te­ne­do­ra dos ata­vis­mos cul­tu­ra­is da ve­lha po­lí­ti­ca tra­di­cio­nal de que o Ju­di­ci­á­rio é uma das ví­ti­mas e os pre­fei­tos - no fi­nal des­cri­tos – só ra­ra­men­te se li­vram.

A gros­so mo­do, po­der-se-ia di­zer, que a or­ga­ni­za­ção e “vi­da po­lí­ti­ca” de Mi­nei­ros, em âm­bi­to dos três Po­de­res, pas­sa por al­guns pe­rí­o­dos, no mai­or tem­po sem a tal “con­sci­ên­cia eco­ló­gi­ca” e na in­cer­te­za do dis­cer­ni­men­to ide­o­ló­gi­co: In­ten­dên­cia Mu­ni­ci­pal, 1905 a 1930, sob o olhar se­ve­ro das oli­gar­quias e dos co­ro­néis da Re­pú­bli­ca Ve­lha (1890-1930), ten­do co­mo pre­fei­tos os In­ten­den­tes, Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal com 8 mem­bros, um ve­re­a­dor es­pe­ci­al, des­ti­na­do a aten­der os Dis­tri­tos, se­de e San­ta Ri­ta do Ara­gu­aia; In­ter­ven­to­ria Mu­ni­ci­pal des­cen­tra­li­za­do­ra da po­lí­ti­ca, mu­ti­lan­do o Par­la­men­to ou Le­gis­la­ti­vo, de 1930 a 1947, de pre­fei­tos no­me­a­dos, pe­rí­o­do de uma úni­ca e tu­mul­tu­a­da elei­ção, cu­ri­o­sa­men­te anu­la­da pe­la jus­ti­ça, dan­do lu­gar a ou­tra, com ra­ros par­ti­dos po­lí­ti­cos, em­bo­ra já  ha­ven­do di­re­tó­rios nes­se sen­ti­do, sem­pre fi­li­a­dos ao Par­ti­do So­ci­al Re­pu­bli­ca­no de Go­i­ás, man­dan­do no es­ta­do o In­ter­ven­tor Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra que, em­bo­ra se des­ta­que co­mo um for­te e in­dis­cu­tí­vel Ca­ci­que  da po­lí­ti­ca go­i­a­na, não con­se­guiu eli­mi­nar a bra­be­za do ve­lho “Po­der po­lí­ti­co lo­cal”, nem as  ca­rac­te­rís­ti­cas au­to­ri­tá­rias e  “man­do­nas” des­sa po­lí­ti­ca cha­ma­da “tra­di­cio­nal” de que fa­la Vi­tor Nu­nes Le­al.

Pe­rí­o­do De­mo­crá­ti­co, de 1947 a 1964, con­tra­ri­an­do o Es­ta­do No­vo, fa­se em que se ini­ciam as elei­ções de­mo­crá­ti­cas de pre­fei­tos e ve­re­a­do­res, com par­ti­dos po­lí­ti­cos de­fi­ni­dos, inau­gu­ran­do-se o Le­gis­la­ti­vo mais es­cru­pu­lo­so, de opo­si­ção mais  fir­me, em acir­ra­das dis­pu­tas en­tre Uni­ão De­mo­crá­ti­ca Na­ci­o­nal (UDN) e Par­ti­do So­ci­al De­mo­cra­ta (PSD), ain­da sem “co­nhe­ci­men­to fir­ma­do” so­bre pre­ser­va­ção am­bien­tal, ten­do co­mo pri­mei­ro pre­fei­to elei­to Abel Mar­tins Pa­ni­a­go; Pe­rí­o­do de ati­vi­da­des es­va­zia­das ou “De­mo­cra­cia Es­va­zia­da”, de 1964 a 1985, da cha­ma­da re­vo­lu­ção ou gol­pe de 1964, épo­ca em que o Le­gis­la­ti­vo não dis­pu­nha de au­to­no­mia po­lí­ti­ca e sim­ples­men­te ho­mo­lo­ga­va atos do Po­der Exe­cu­ti­vo. Em­bo­ra vi­vês­se­mos épo­ca de po­lí­ti­ca au­to­ri­tá­ria e até san­gren­ta no Pa­ís, em Mi­nei­ros, on­de es­se vi­és se des­ta­ca pe­lo “se­ques­tro” de um Pro­mo­tor de Jus­ti­ça, Jo­ão Jo­sé Pre­clat e um cri­me odi­o­so do “ude­nis­ta” Jo­a­quim Te­o­do­ro Mar­tins pe­lo Jó, a ati­vi­da­de po­lí­ti­ca dei­xou sig­ni­fi­ca­ti­vos re­sul­ta­dos no pon­to de vis­ta de ges­tão pú­bli­ca por aqui, com me­lho­ri­as bá­si­cas, ti­ran­do as­sim o Mu­ni­cí­pio do ve­lho ano­ni­ma­to e os­tra­cis­mo po­lí­ti­co-eco­nô­mi­co e so­ci­al em que vi­via, des­ta­can­do-se co­mo li­de­ran­ça po­lí­ti­ca Jo­sé Al­ves de As­sis e seu gru­po, re­pre­sen­ta­do pe­los Par­ti­dos UDN, PTB, ARE­NA, PDS e ou­tras si­glas que vi­ra­ram pu­ro ob­je­to de alu­guel.

Pe­rí­o­do De­mo­crá­ti­co “Glo­ba­li­zan­te”, de 1985 aos nos­sos di­as (2018), apre­sen­tan­do vá­ri­as ten­dên­cias na eco­lo­gia, na eco­no­mia,  na fi­lo­so­fia e no pro­ces­so de ur­ba­ni­za­ção cha­ma­do ace­le­ra­do, re­du­zin­do a po­pu­la­ção ru­ral, ora “rur­ba­ni­za­da”, co­me­çan­do na Quar­ta Re­pú­bli­ca Bra­si­lei­ra, on­de se aflo­ra a “glo­ba­li­za­ção” de eco­no­mia de mer­ca­do neo-li­be­ral, na res­sa­ca da No­va Re­pú­bli­ca, que de no­va só te­ve o no­me, num tem­po con­si­de­ra­do fim de uma épo­ca on­de Mi­nei­ros tam­bém emer­ge, an­gus­ti­a­da, afli­ti­va, que­ren­do ser glo­bal, en­chen­do as ru­as de ve­í­cu­los, ba­res, be­bi­da, es­tres­se e igre­jas, achan­do que o co­mu­nis­mo te­ria de­sa­pa­re­ci­do, re­du­zin­do al­ter­na­ti­vas hu­ma­nas, fe­chan­do o pe­rí­o­do anun­ci­a­do com mais de 30 anos, com dois “ci­clos” bem de­fi­ni­dos, o pri­mei­ro de 18 anos, sob po­der po­lí­ti­co do PMDB e ali­a­dos, ini­ci­a­do em 1982 com Eras­mo Ro­dri­gues de Sou­za, “Ni­co” (in me­mo­ri­an), com seis anos de man­da­to, se­gui­do por Rol­dão Er­nes­to de Re­zen­de, Jo­sé An­tô­nio de Car­va­lho Ne­to e La­ci Re­zen­de Ma­cha­do, após Ade­ral­do, pri­mei­ra mu­lher a ele­ger-se pre­fei­ta de Mi­nei­ros; o se­gun­do, de 12 anos, no po­der po­lí­ti­co do ve­lho PDS, an­ti­ga UDN, em par­te con­ver­ti­dos em PSDB e ou­tras si­glas, sob co­man­do de Ade­ral­do Cu­nha Bar­ce­los e es­po­sa, Nei­ba Ma­ria Mo­ra­es Bar­ce­los, pri­mei­ra mu­lher a ser re­e­lei­ta pre­fei­ta de Mi­nei­ros.

En­fim, ou­so in­clu­ir nes­sa sin­ge­la ex­pli­ca­ção, o te­ma da Eco­lo­gia. De­se­jo ver Mi­nei­ros uma ci­da­de “Eco­lo­gi­ca­men­te Cor­re­ta”, sem des­gas­te do con­cei­to, quem sa­be, com ver­da­dei­ra con­sci­ên­cia eco­ló­gi­ca e po­lí­ti­ca, te­o­ló­gi­ca e fi­lo­só­fi­ca, mes­mo que a ci­da­de ne­ces­si­te ser re­vis­ta e re­cons­tru­í­da de acor­do com as nor­mas da mo­ral, pre­cei­tos le­gais e, so­bre­tu­do, do Di­rei­to Am­bien­tal ou Eco­ló­gi­co, cu­jo ob­je­to bá­si­co é a de­fe­sa da vi­da em am­plo sen­ti­do. As con­di­ções eco­nô­mi­cas for­mam a ba­se de to­da a ati­vi­da­de hu­ma­na da ci­da­de, on­de a so­ci­e­da­de ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral, mais ur­ba­na do que ru­ral, não po­de con­ti­nu­ar pen­san­do co­mo pen­sa­va, ima­gi­nan­do ser su­pe­ri­or a na­tu­re­za, su­pon­do es­tar fo­ra de­la, po­den­do man­dar des­man­dar, cri­an­do no­vas es­cra­vi­dões, no­vos es­cra­vos, ex­tin­guin­do ani­mais, des­tru­in­do flo­res­tas, as­so­re­an­do rios, cór­re­gos, ri­bei­rões, so­ter­ran­do li­xo, po­lu­in­do en­ve­ne­nan­do a at­mos­fe­ra, os so­los e os ali­men­tos, bem dis­tan­te do que cons­ti­tui os mo­vi­men­tos eco­ló­gi­cos e o que sig­ni­fi­ca re­al­men­te Ecologia.

Eis o de­sa­fio: uma so­ci­e­da­de for­ja­da em ve­lho prin­cí­pio an­tro­po­cên­tri­co no qual os hu­ma­nos sem­pre pen­sa­ram ser o cen­tro do Uni­ver­so, pri­vi­le­gi­a­dos pe­la in­te­li­gên­cia e o tal li­vre-ar­bí­trio, olhem que sem­pre po­lê­mi­co, de­ter­mi­nis­ta, in­de­ter­mi­nis­ta, de to­do mo­do  po­den­do, num con­cei­to mais am­plo, do­mi­nar o mun­do nos mais di­ver­sos as­pec­tos, fa­zen­do uso dos mais in­crí­veis ti­pos de co­nhe­ci­men­tos e ex­pe­ri­ên­cias, oxa­lá, “pen­san­do glo­bal­men­te e agin­do lo­cal­men­te”, de­fen­den­do des­sa for­ma o Meio Am­bi­en­te com De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel, prin­cí­pio ado­ta­do e am­pla­men­te  dis­cu­ti­do pe­lo mun­do afo­ra, pre­vis­to na Le­gis­la­ção, ain­da sem exe­cu­ção em Mi­nei­ros, on­de só re­cen­te­men­te hou­ve uma tran­si­ção de uma so­ci­e­da­de emi­nen­te­men­te ru­ral pa­ra uma so­ci­e­da­de ur­ba­na e in­dus­tri­al, dan­do os pri­mei­ros pas­sos na bus­ca de uma con­sci­ên­cia de si mes­ma, de­cer­to eco­ló­gi­ca, só as­sim ad­mi­tin­do uma Lei so­bre o par­ce­la­men­to de so­lo ur­ba­no no Mu­ni­cí­pio e uma ou­tra fun­da­men­tal, o cha­ma­do Pla­no Di­re­tor De­mo­crá­ti­co da ci­da­de, dig­nas de re­gis­tro, ain­da sem a ver­da­dei­ra efi­cá­cia.

Em con­for­mi­da­de com o Es­ta­tu­to das Ci­da­des, ar­ti­go 225 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, Lei Or­gâ­ni­ca do Mu­ni­cí­pio, o Pla­no Di­re­tor De­mo­crá­ti­co do Mu­ni­cí­pio foi fei­to atra­vés da Lei Com­ple­men­tar nº 31, de 30 de de­zem­bro de 2008, ges­tão pre­fei­ta Nei­ba. Con­tu­do, ape­sar do tem­po, as exi­gên­cias dos ar­ti­gos 229 e 230, do Pla­no, não fo­ram cum­pri­das, ve­dan­do Mi­nei­ros de ain­da não ser uma ci­da­de “eco­lo­gi­ca­men­te cor­re­ta”, re­al­men­te pla­ne­ja­da, com tí­tu­lo de ci­da­de ver­de, com al­tos pa­ta­ma­res de sus­ten­ta­bi­li­da­de, oxa­lá, pa­re­ci­da com Cu­ri­ti­ba, a ca­pi­tal eco­ló­gi­ca do Bra­sil. Ain­da che­ga­re­mos lá!

Ape­sar de al­gu­mas ini­ci­a­ti­vas, fal­ta Pla­no Mu­ni­ci­pal de Ha­bi­ta­ção e In­te­res­se So­ci­al, Pla­no Di­re­tor de Tran­si­to, Po­lí­ti­ca de Aces­si­bi­li­da­de Ur­ba­na no Mu­ni­cí­pio, Pro­gra­ma de Qua­li­da­de do Ser­vi­ço Pú­bli­co, Sis­te­ma de In­for­ma­ção, Con­tro­le, Fis­ca­li­za­ção e Mo­ni­to­ra­men­to da Qua­li­da­de dos Ser­vi­ços de Sa­ne­a­men­to Am­bien­tal, Pla­no de Ur­ba­ni­za­ção, Pla­no Di­re­tor de Tu­ris­mo, as­sim co­mo não exis­tem o Có­di­go de Obras e Edi­fi­ca­ções, Lei de Zo­ne­a­men­to Ur­ba­no do Mu­ni­cí­pio, Es­tu­do de Im­pac­to de Vi­zi­nhan­ça, Lei de Uso e Ocu­pa­ção do So­lo e o Pla­no Mu­ni­ci­pal de Sa­ne­a­men­to Bá­si­co (PMSB), ad­mi­tin­do e exi­gin­do a jun­ção dos qua­tro ei­xos de sa­ne­a­men­to bá­si­co (Re­sí­duos só­li­dos, Pla­no de Água, Es­go­ta­men­to Sa­ni­tá­rio e Águas Plu­vi­ais), em iní­cio de ela­bo­ra­ção pe­la Pro­cu­ra­do­ria Ju­rí­di­ca.

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGGO, Ubego, AGI, mes­tre em his­tó­ria so­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias