Home / Opinião

OPINIÃO

PPS um partido decente

Com o fim da Uni­ão So­vi­é­ti­ca e da guer­ra fria e com a vi­gên­cia de uma no­va or­dem mun­di­al, a di­re­ção do an­ti­go Par­ti­do Co­mu­nis­ta Bra­si­lei­ro re­sol­veu dis­sol­vê-lo e cri­ar um no­vo par­ti­do sem os ra­di­ca­lis­mos ine­ren­tes aos par­ti­dos co­mu­nis­tas. As­sim em mar­ço de 1992 nas­cia o Par­ti­do Po­pu­lar So­ci­a­lis­ta (PPS) cu­jos prin­ci­pa­is as­pec­tos pro­gra­má­ti­cos são a de­fe­sa in­tran­si­gen­te da de­mo­cra­cia, jus­ti­ça so­ci­al e da ci­da­da­nia, sen­do um par­ti­do de­fen­sor da so­ci­al de­mo­cra­cia, co­mo mui­tos gran­des par­ti­dos po­lí­ti­cos eu­ro­peus cri­a­dos no  pós guer­ra.

Sua prin­ci­pal ban­dei­ra: PPS um par­ti­do de­cen­te, não é só slo­gan ,mas sim uma re­a­li­da­de. No mar de la­ma que se tor­nou o mun­do po­lí­ti­co do Bra­sil é ra­rís­si­mo um par­ti­do co­mo o PPS cu­jos mem­bros nun­ca ti­ve­ram seus no­mes en­vol­vi­dos em es­cân­da­los po­lí­ti­cos. Seus prin­ci­pa­is re­pre­sen­tan­tes em Go­i­ás o de­pu­ta­do fe­de­ral Mar­cos Abrão e o de­pu­ta­do es­ta­du­al Vir­mon­des Cru­vi­nel são exem­plos des­ta de­cên­cia par­ti­dá­ria.

Mar­cos Abrão foi um dos pou­cos de­pu­ta­dos go­i­a­nos que vo­ta­ram de acor­do com a con­sci­ên­cia nos dois pro­ces­sos de im­pe­di­men­to do pre­si­den­te Te­mer ins­tau­ra­dos no Con­gres­so. Ten­ta­do pe­los mi­lhões do Pa­lá­cio do pa­lá­cio  do Pla­nal­to o de­pu­ta­do não se cor­rom­peu e vo­tou sim nas du­as oca­si­ões. O de­pu­ta­do es­ta­du­al Vir­mon­des Cru­vi­nel após vá­rios man­da­tos par­la­men­ta­res nun­ca te­ve seu no­me en­vol­vi­do em qual­quer es­pé­cie de es­cân­da­lo. Ro­ber­to Frei­re, pre­si­den­te na­ci­o­nal da le­gen­da , é o mai­or exem­plo da de­cên­cia do PPS, pois de­pois de qua­se meio sé­cu­lo atu­an­do na po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra não há na­da que de­sa­bo­ne seu no­me.

No dia 17 de mar­ço o PPS de Go­i­ás re­a­li­zou seu con­gres­so re­gi­o­nal ten­do re­con­du­zi­do Mar­cos Abrão á pre­si­dên­cia do par­ti­do,  de­ci­diu- se  tam­bém que o par­ti­do apo­i­a­rá a can­di­da­tu­ra de Jo­sé Éli­ton  pa­ra o go­ver­no do es­ta­do e os no­mes de Lú­cia Vâ­nia e Mar­co­ni Pe­ril­lo pa­ra as du­as va­gas ao se­na­do. Nas pró­xi­mas elei­ções o PPS es­pe­ra re­e­le­ger o de­pu­ta­do fe­de­ral com uma vo­ta­ção ex­pres­si­va  de­vi­do a seu in­can­sá­vel tra­ba­lho em prol do es­ta­do sen­do des­ta­que na área de ha­bi­ta­ção. Vir­mon­des Cru­vi­nel de­ve­rá ser re­con­du­zi­do a As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va tam­bém com uma gran­de vo­ta­ção, co­mo em to­das su­as elei­ções an­te­rio­res, de­vi­do a seu gran­de em­pe­nho em prol pe­lo bem co­mum da po­pu­la­ção do es­ta­do que tem lhe va­li­do prê­mios de des­ta­que pe­la atu­a­ção par­la­men­tar. O PPS es­pe­ra cres­cer mais no es­ta­do de Go­i­ás e ele­ger mais dois ou três no­mes pa­ra a As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va nes­tas elei­ções.

Nes­ta se­ma­na o PPS es­ta­rá re­a­li­zan­do seu con­gres­so na­ci­o­nal on­de dis­cu­ti­rá o no­me a ser apoi­a­do co­mo can­di­da­to a Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca em 2018. A op­ção pre­fe­ren­ci­al do par­ti­do é de um can­di­da­to que pos­sa apa­zi­guar o Bra­sil sem os ar­rou­bos da ex­tre­ma es­quer­da ou da ex­tre­ma di­rei­ta, is­to é, um can­di­da­to de cen­tro. Ro­ber­to Frei­re de­ve­rá ter seu no­me con­fir­ma­do pa­ra mais um man­da­to na pre­si­dên­cia na­ci­o­nal do par­ti­do.

Em 2020, nas pró­xi­mas elei­ções mu­ni­ci­pa­is de Go­i­â­nia o PPS de­ve­rá ter dois can­di­da­tos de en­ver­ga­du­ra ao Pa­ço Mu­ni­ci­pal o de­pu­ta­do fe­de­ral Mar­cos Abrão e o de­pu­ta­do es­ta­du­al Vir­mon­des Cru­vi­nel, de­ve­rá re­e­le­ger o ve­re­a­dor Car­lim Ca­fé, des­ta­que atu­al na Câ­ma­ra mu­ni­ci­pal, e o di­re­tó­rio  me­tro­po­li­ta­no se pre­pa­ra pa­ra ele­ger uma ban­ca­da de três a qua­tro ve­re­a­do­res.

(Ar­thur Cor­né­lio Ot­to, pro­fes­sor e mem­bro do PPS des­de 2000)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias