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OPINIÃO

Pedro Casaldáliga: pastor-profeta, pobre e irmão dos pobres

No dia 16 de fe­ve­rei­ro úl­ti­mo, Pe­dro Ca­sal­dá­li­ga - que che­gou em São Fé­lix do Ara­gu­aia em 1970, vin­do da Ca­ta­lu­nha, Es­pa­nha e é “bis­po do po­vo” des­de 1971 -  com­ple­tou 90 anos de vi­da. Co­me­mo­rar o ani­ver­sá­rio de nas­ci­men­to de Pe­dro, sig­ni­fi­ca fa­zer a me­mó­ria da vi­da de um po­e­ta que - com mui­to re­a­lis­mo e com mui­ta fé - can­ta as ma­ra­vi­lhas de Deus na vi­da do po­vo; de um pas­tor-pro­fe­ta, po­bre e ir­mão dos po­bres, e de um in­tré­pi­do de­fen­sor - en­fren­tan­do tam­bém a di­ta­du­ra ci­vil e mi­li­tar - dos di­rei­tos dos po­vos in­dí­ge­nas. Pe­dro foi, e con­ti­nua sen­do, um Evan­ge­lho vi­vo e uma luz que bri­lha no ca­mi­nho da­que­les e da­que­las que que­rem se­guir - de ma­nei­ra ca­da vez mais ra­di­cal - Je­sus de Na­za­ré.

Pes­so­al­men­te, ti­ve a fe­li­ci­da­de de me en­con­trar di­ver­sas ve­zes com Pe­dro - em re­u­ni­ões de pas­to­ral - na dé­ca­da de se­ten­ta e na pri­mei­ra me­ta­de da dé­ca­da de oi­ten­ta do sé­cu­lo pas­sa­do, quan­do a Pre­la­zia de São Fé­lix do Ara­gu­aia per­ten­cia ao Re­gi­o­nal Cen­tro-Oes­te da CNBB e eu pres­ta­va o ser­vi­ço de Co­or­de­na­dor da Pas­to­ral - e, mais tar­de, tam­bém de Vi­gá­rio Ge­ral - da Ar­qui­di­o­ce­se de Go­i­â­nia. À épo­ca, Dom Fer­nan­do Go­mes dos San­tos, ar­ce­bis­po de Go­i­â­nia, sem­pre ma­ni­fes­tou to­tal apoio e ir­res­tri­ta so­li­da­ri­e­da­de a Pe­dro, so­bre­tu­do nos mo­men­tos de mai­or per­se­gui­ção, com a cons­tan­te ame­a­ça de ser ex­pul­so do pa­is. Após es­se pe­rí­o­do, por di­ver­sas ra­zões, en­con­trei-me com Pe­dro pou­cas ve­zes.

Não ten­do ti­do, po­rém, a opor­tu­ni­da­de de con­vi­ver mais de per­to e mais lon­ga­men­te com Pe­dro, sem­pre acom­pa­nhei o seu tes­te­mu­nho de vi­da e seu jei­to evan­gé­li­co de ser pas­tor-pro­fe­ta que fo­ram - e con­ti­nuam sen­do pa­ra mim - uma re­fe­rên­cia ca­ti­van­te. É - acre­di­to eu - a for­ça ar­re­ba­ta­do­ra da Pa­la­vra de Deus, vi­vi­da e tes­te­mu­nha­da por Pe­dro. Ele, na sua sim­pli­ci­da­de, nun­ca usou in­síg­nias epis­co­pa­is de po­der. Pe­dro é re­al­men­te um san­to do nos­so tem­po. Pa­ra aque­les e aque­las que, tal­vez, es­tra­nhem es­sa afir­ma­ção, lem­bro que o Após­to­lo Pau­lo cha­ma­va a to­dos os ba­ti­za­dos e ba­ti­za­das, se­gui­do­res e se­gui­do­ras de Je­sus de “san­tos/as”, elei­tos/as” de Deus.

Só pa­ra ci­tar um dos tan­tos tes­te­mu­nhos que nos edi­fi­cam so­bre a vi­da de Pe­dro, o Car­de­al Cláu­dio Hum­mes, da Co­mis­são Epis­co­pal pa­ra a Ama­zô­nia, que vi­si­tou a Pre­la­zia de São Fé­lix em ju­nho de 2017, re­ve­la a emo­ção do en­con­tro com Pe­dro. “Pu­de en­con­trar o nos­so ca­rís­si­mo e tão ama­do bis­po Dom Pe­dro Ca­sal­dá­li­ga, um ho­mem que mar­cou e ain­da es­tá mar­can­do, com sua his­tó­ria, com sua pro­fe­cia, a Igre­ja no Bra­sil e aque­la re­gi­ão. En­con­trá-lo era tam­bém re­lem­brar to­da a his­tó­ria bo­ni­ta da Igre­ja nes­ta re­gi­ão. Com sa­ú­de de­bi­li­ta­da, Dom Pe­dro vi­ve em sua co­mu­ni­da­de re­li­gi­o­sa, as­sis­ti­do por al­guns freis, em uma ca­sa (mui­to sim­ples) na ci­da­de de São Fé­lix”.

Con­ti­nua Dom Cláu­dio: “Ele es­tá bas­tan­te fra­gi­li­za­do por cau­sa da ida­de e da do­en­ça de que so­fre, que, cla­ro, o in­ca­pa­ci­ta na co­mu­ni­ca­ção... Ele tem cer­ta di­fi­cul­da­de de fa­lar, mas acom­pa­nha mui­to bem, es­tá mui­to lú­ci­do. Pa­ra mim foi uma ex­pe­ri­ên­cia mui­to emo­cio­nan­te, mui­to for­te, por­que há mui­to tem­po eu es­ta­va que­ren­do en­con­trá-lo de no­vo, por­que é cla­ro que ele não con­se­gue mais vir às nos­sas re­u­ni­ões e as­sem­blei­as. Tem si­do um ho­mem de re­fe­rên­cia pa­ra nós aqui no Bra­sil e não só no Bra­sil, por cau­sa de sua lu­ta na re­gi­ão on­de mo­ra e on­de ele so­freu mui­ta per­se­gui­ção, mui­tas ame­a­ças de mor­te...; no en­tan­to, ele nun­ca te­ve me­do. Sem­pre es­te­ve à fren­te de seu po­vo, dan­do co­ra­gem, dan­do es­pe­ran­ça, de­nun­ci­an­do. No iní­cio te­ve tam­bém mui­tos pro­ble­mas com as fa­zen­das enor­mes aon­de ha­via tra­ba­lho es­cra­vo. Ele de­nun­ciou is­so mui­to for­te­men­te e por is­so foi bas­tan­te per­se­gui­do”.

O Car­de­al con­clui o seu bo­ni­to tes­te­mu­nho di­zen­do: “Dom Pe­dro, mes­mo com di­fi­cul­da­de pa­ra fa­lar, dei­xou dois re­ca­dos im­por­tan­tes: uma das pa­la­vras que a gen­te sem­pre en­ten­de quan­do ele fa­la, com a voz mui­to su­mi­da, é ‘es­pe­ran­ça’, que não per­cam a es­pe­ran­ça. Ele acom­pa­nha, re­ce­be as no­tí­cias do que es­tá ocor­ren­do no Bra­sil. Tam­bém ou­tra pa­la­vra que me dis­se em um cer­to mo­men­to, que era pa­ra di­zer ao Pa­pa Fran­cis­co, que ele es­tá ple­na­men­te apoi­an­do o Pa­pa em to­do o seu tra­ba­lho. A gen­te via co­mo ele es­tá fe­liz com o Pa­pa Fran­cis­co” (Erro! A referência de hiperlink não é válida.).

Di­an­te do tes­te­mu­nho de vi­da pro­fun­da­men­te hu­ma­no e evan­gé­li­co de Pe­dro, é la­men­tá­vel e, ao mes­mo tem­po, mui­to doí­do, cons­ta­tar que ho­je na Igre­ja há uma cor­ren­te - por si­nal mui­to for­te e or­ga­ni­za­da - de bis­pos, pa­dres, di­á­co­nos, re­li­gi­o­sos/as e ou­tros cris­tã­os/ãs que, na con­tra­mão da­qui­lo que o Pa­pa Fran­cis­co diz e faz, que­rem vol­tar a uma Igre­ja pré-con­ci­li­ar, com in­síg­nias de po­der im­pe­ri­al, feu­dal e ca­pi­ta­lis­ta.

Na mi­nha vi­da, nun­ca pen­sei que - após uma lon­ga e bo­ni­ta ca­mi­nha­da de re­no­va­ção da Igre­ja de­pois do Con­cí­lio Va­ti­ca­no II e da II Con­fe­rên­cia Epis­co­pal La­ti­no-ame­ri­ca­na e Ca­ri­be­nha de Me­del­lín - vol­ta­ria a ver (an­tes da Pás­coa de­fi­ni­ti­va) bis­pos mo­ran­do em pa­la­ce­tes, dis­tan­tes da vi­da po­vo e com a se­gu­ran­ça da po­lí­cia mi­li­tar do Es­ta­do; se­mi­na­ris­tas que - an­tes ain­da de se­rem di­á­co­nos - já usam rou­pa cle­ri­cal; pa­dres no­vos que pe­las al­fai­as que ves­tem e, so­bre­tu­do pe­la ma­nei­ra au­to­ri­tá­ria de agir, fa­zem ques­tão de se­rem di­fe­ren­tes do po­vo; e ain­da - pas­mem - pa­dres no­vos que vol­tam a usar o so­li­déu e o bar­re­te pre­tos (ro­xos só os bis­pos e ver­me­lhos só os car­de­ais). Pa­ra mi­nha sur­pre­sa, con­ta­ram-me que es­tas in­síg­nias são ho­je mui­to pro­cu­ra­das e que sua fa­bri­ca­ção es­tá au­men­tan­do, ca­da vez mais. Que ver­go­nha! Tu­do is­so não tem na­da a ver com o Evan­ge­lho de Je­sus de Na­za­ré, que nun­ca usou rou­pa di­fe­ren­te dos ou­tros. É uma ver­da­dei­ra ido­la­tria das al­fai­as (“al­fai­o­la­tria”). Além dis­so, pen­so que es­ses pa­dres per­de­ram o sen­so do ri­dí­cu­lo. Es­tão fa­zen­do o pa­pel - mui­to mal re­pre­sen­ta­do - de ato­res de um cir­co de pés­si­ma qua­li­da­de.

Por exem­plo, se con­vi­dás­se­mos ho­je es­ses pa­dres pa­ra par­ti­ci­par de um Se­mi­ná­rio so­bre os Do­cu­men­tos de Me­del­lín (que nes­te ano com­ple­tam 50 anos) ou de um Con­gres­so so­bre a His­tó­ria da Te­o­lo­gia da Li­ber­ta­ção na Amé­ri­ca La­ti­na, te­nho cer­te­za que nin­guém (ou qua­se nin­guém) iria com­pa­re­cer. Ora, se con­vi­dás­se­mos es­ses mes­mos pa­dres pa­ra um En­con­tro so­bre o úl­ti­mo mo­de­lo de ca­su­la, te­nho cer­te­za que to­dos (ou qua­se to­dos) iri­am com­pa­re­cer. É re­al­men­te mui­to tris­te!

Vol­tan­do ao nos­so que­ri­do ir­mão Pe­dro Ca­sal­dá­li­ga, ah, se to­dos nós pa­dres e to­dos os bis­pos se­guís­se­mos o exem­plo de Pe­dro! Ah, se to­dos nós, cris­tã­os e cris­tãs, dis­cí­pu­los e dis­cí­pu­las de Je­sus de Na­za­ré, cha­ma­dos e cha­ma­das - na di­ver­si­da­de dos mi­nis­té­ri­os e ca­ris­mas - a par­ti­ci­par da mis­são do Bom Pas­tor no mun­do de ho­je, se­guís­se­mos tam­bém o exem­plo de Pe­dro! Com cer­te­za a nos­sa Igre­ja se­ria bem di­fe­ren­te. Ou­tra Igre­ja é pos­sí­vel e ne­ces­sá­ria! A es­pe­ran­ça - co­mo diz sem­pre Pe­dro - nun­ca mor­re. Pe­dro, so­mos seus ir­mãos e ir­mãs. Ore por nós!

(Fr. Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no, dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção-SP), pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG. E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])

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