Home / Opinião

OPINIÃO

Opinião: Partidos políticos e profanação das religiões

Já é tra­di­cio­nal ver po­lí­ti­cos in­flu­en­tes co­mo Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB), Iris Re­zen­de (PMDB), Ma­gui­to Vi­le­la (PMDB), Pau­lo Gar­cia (PT), An­tô­nio Go­mi­de (PT), Van­der­lan Car­do­so (sem par­ti­do), Al­ci­des Ro­dri­gues (PP) e tan­tos ou­tros em vi­si­tas às igre­jas das di­ver­sas de­no­mi­na­ções evan­gé­li­cas em Go­i­â­nia e no in­te­ri­or do Es­ta­do, sem­pre em bus­ca de vo­tos dos fi­éis. Iris é mem­bro da Igre­ja Cris­tã Evan­gé­li­ca. Van­der­lan tam­bém é evan­gé­li­co, Ma­gui­to e Pau­lo Gar­cia, Go­mi­de e Al­ci­des são ca­tó­li­cos.

Em to­das as elei­ções, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co fis­ca­li­za a pre­sen­ça de po­lí­ti­cos/can­di­da­tos nos púl­pi­tos re­li­gi­o­sos, já que a le­gis­la­ção im­pe­de que se pe­ça vo­tos em tem­plos evan­gé­li­cos e ca­tó­li­cos.

Na ban­ca­da fe­de­ral de Go­i­ás, o des­ta­que mai­or é o de­pu­ta­do Jo­ão Cam­pos (PSDB), de­le­ga­do de po­lí­cia e pas­tor da pas­tor evan­gé­li­co da Igre­ja As­sem­bleia de Deus. A qua­se to­ta­li­da­de dos vin­te par­la­men­ta­res (se­na­do­res e de­pu­ta­dos) é ca­tó­li­ca.

Na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, en­con­tra-se o de­pu­ta­do pas­tor Fá­bio Sou­sa (PSDB), fi­lho do após­to­lo Cé­sar Au­gus­to. Da Igre­ja Fon­te da Vi­da. O de­pu­ta­do Lu­iz Car­mo do Car­mo (PMDB) é mem­bro da Igre­ja As­sem­bleia de Deus – Cam­pi­nas, on­de seu ir­mão, Oi­des do Car­mo, é pas­tor. Si­meyzon Sil­vei­ra é fi­lho do pas­tor da Igre­ja Luz pa­ra os Po­vos, Si­no­mar Sil­vei­ra. Ade­mir Me­ne­zes (PSD) e Mar­lú­cio Pe­rei­ra (PTB) tam­bém são mem­bros da As­sem­bleia de Deus. Há di­ver­sos par­la­men­ta­res ca­tó­li­cos, en­tre eles, Fran­cis­co Jú­ni­or e Hum­ber­to Ai­dar.

Na Câ­ma­ra de Go­i­â­nia, en­tre os evan­gé­li­cos, o pas­tor Ro­gé­rio Cruz, mem­bro da Igre­ja Uni­ver­sal do Rei­no de Deus. Cé­lia Va­la­dão e Tayro­ne Di Mar­ti­no são adep­tos da Igre­ja Ca­tó­li­ca.

A lis­ta de po­lí­ti­cos evan­gé­li­cos e ca­tó­li­cos é imen­sa, com atu­a­ção em to­das ci­da­des go­i­a­nas, prin­ci­pal­men­te Go­i­â­nia, Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia e Aná­po­lis. São pre­fei­tos, ex-pre­fei­tos. Ex-ve­re­a­do­res, di­ri­gen­tes par­ti­dá­rios e por aí afo­ra. Pe­dem vo­tos, em ca­da elei­ção, den­tro e fo­ra dos tem­plos.

Nos go­ver­nos de Iris Re­zen­de, Hen­ri­que San­til­lo, Ma­gui­to Vi­le­la, Al­ci­des Ro­dri­gues e de Mar­co­ni Pe­ril­lo, os lí­de­res evan­gé­li­cos fa­zi­am e fa­zem in­di­ca­ções de seus pro­te­gid9s pa­ra im­por­tan­tes car­gos da ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal. São os cha­ma­dos “ni­chos evan­gé­li­cos” na ges­tão pú­bli­ca.

“Na ges­tão de Pau­lo Gar­cia (Go­i­â­nia), Ma­gui­to Vi­le­la (Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia) e An­tô­nio Go­mi­de (Aná­po­lis), os evan­gé­li­cos es­tão as­se­gu­ra­dos em car­gos de pri­mei­ro e se­gun­do es­ca­lões.”

Ve­jam aon­de che­ga­mos, cer­ta­men­te por­que fa­ze­mos po­lí­ti­ca sem sa­ber o que ela sig­ni­fi­ca. Além de não co­nhe­cer a Po­lí­ti­ca de Aris­tó­te­les e ou­tros mons­tros da te­o­ria po­lí­ti­ca do pas­sa­do e mais re­cen­te, em âm­bi­to fi­lo­só­fi­co ou não, os elei­to­res des­co­nhe­cem fun­ções de po­der por fal­ta de edu­ca­ção po­lí­ti­ca nas es­co­las. O im­por­tan­te Di­ci­o­ná­rio de Po­lí­ti­ca (1983), de Nor­ber­to Bob­bio, não é con­sul­ta­do. A jor­na­lis­ta Me­lis­sa Ca­la­ça, fez in­te­res­san­te re­por­ta­gem a res­pei­to . Se não bas­tas­se, o dra­ma­tur­go, po­e­ta e te­ó­ri­co do te­a­tro, Ber­tolt Brecht, es­cre­veu o em­ble­má­ti­co po­e­ma “O Anal­fa­be­to Po­lí­ti­co”, mos­tran­do que “O pi­or anal­fa­be­to é o anal­fa­be­to po­lí­ti­co”.

“Ele não ou­ve, não fa­la, nem par­ti­ci­pa dos acon­te­ci­men­tos po­lí­ti­cos.

Ele não sa­be que o cus­to de vi­da, o pre­ço do fei­jão, do pei­xe, da fa­ri­nha, do alu­guel e do re­mé­dio de­pen­dem das de­ci­sões po­lí­ti­cas.

O anal­fa­be­to po­lí­ti­co é tão bur­ro que se or­gu­lha e es­tu­fa o pei­to di­zen­do que odeia a po­lí­ti­ca”, de­ven­do ser por is­so de­cer­to que te­mos no Bra­sil tan­tas ins­ti­tu­i­ções, cul­tu­ra­is, cí­vi­cas, fi­lo­só­fi­cas, etc., pre­ven­do nos es­ta­tu­tos que são a-po­lí­ti­cas. Pros­se­gue:

“Não sa­be o im­be­cil, que de sua ig­no­rân­cia po­lí­ti­ca, nas­ce a pros­ti­tu­ta, o me­nor aban­do­na­do, o as­sal­tan­te e o pi­or de to­dos os ban­di­dos, que é o po­lí­ti­co vi­ga­ris­ta, pi­lan­tra, cor­rup­to e la­caio das mul­ti­na­cio­nais”.

Eis por que, cer­ta­men­te, além de pro­fa­nar a re­li­gi­ão, ames­qui­nhan­do a po­lí­ti­ca, o Po­der Le­gis­la­ti­vo an­da tão sub­mis­so, es­pe­ci­al­men­te ao Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, aos Go­ver­na­do­res, aos Pre­fei­tos; o vo­to evan­gé­li­co in­flu­en­cia tan­to as igre­jas nas cam­pa­nhas elei­to­ra­is; au­men­ta o de­se­jo de imu­ni­da­de tri­bu­tá­ria das igre­jas, que­ren­do pri­vi­lé­gios; a ra­zão do en­ri­que­ci­men­to des­me­di­do de di­ri­gen­tes de ins­ti­tu­i­ções re­li­gi­o­sas, es­ti­mu­lan­do a cor­rup­ção, pos­si­bi­li­tan­do a po­lí­ti­ca do “faz de con­ta”, da “em­pur­ra­ção com a bar­ri­ga”, da tor­ci­da pe­lo “quan­to mais, me­lhor”, ou a do “quan­to pi­or, me­lhor”; aflo­ran­do o es­ti­mu­lo da as­cen­são con­ser­va­do­ra da po­lí­ti­ca no pa­ís, so­bre­tu­do após a der­ru­ba­da da Pre­si­den­te Dil­ma Rus­seff, cres­cen­do o per­fil cen­tro-di­rei­ta, vi­sí­vel na pró­pria Amé­ri­ca La­ti­na e Uni­ver­so afo­ra, on­de al­guns re­pre­sen­tan­tes de par­ti­dos mais con­ser­va­do­res, com ra­ras ex­ce­ções, é cla­ro, es­tão in­con­tes­ta­vel­men­te rai­vo­sos, odi­o­sos e am­pla­men­te di­fun­di­dos, as­sim evi­den­ci­an­do a de­fe­sa do an­ti­go mo­ra­lis­mo e do pró­prio ra­cis­mo, dos pi­o­res por ser ge­né­ti­co, mais nou­tras di­ás­po­ras do que em Mi­nei­ros, quem sa­be, in­flu­en­cia­dos por Do­nald Trump, Pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no.

É as­sim tam­bém que os ver­da­dei­ros pa­peis a se­rem exer­ci­dos pe­los Par­ti­dos Po­lí­ti­cos são omi­ti­dos. A his­tó­ria das idei­as não é le­va­da em con­ta. Não é pre­o­cu­pa­ção pe­da­gó­gi­ca de co­or­de­na­ção ou sa­la de au­la Es­pe­ci­al­men­te no in­te­ri­or, a de­sin­for­ma­ção é to­tal quan­to a de­ge­ne­ra­ção mo­ral e in­te­lec­tu­al da di­rei­ta bra­si­lei­ra , pou­co im­por­tan­do se po­pu­lis­ta ou não. O re­tra­ti­nho co­lo­ri­do es­con­de o es­sen­cial.

E as ver­da­dei­ras fun­ções dos Par­ti­dos Po­lí­ti­cos, on­de es­tão? Por que não são ob­je­to de di­vul­ga­ção, es­tu­do e de­ba­te, pe­lo me­nos as prin­ci­pa­is?  Ou­so su­ge­rir o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Gi­an­fran­co Pas­qui­no, em Cur­so de Ci­ên­cia Po­lí­ti­ca (2010), re­gis­tran­do: pro­gra­mas go­ver­na­ti­vos, apre­sen­ta­dos ao elei­to­ra­do, é con­si­de­ra­da, te­o­ri­ca­men­te, a fun­ção mais im­por­tan­te. Tra­ta-se de fun­ção es­pe­cí­fi­ca. Re­cru­ta­men­to de no­vos mem­bros, se­le­ci­o­nan­do os mais com­pe­ten­tes pa­ra os car­gos di­re­ti­vos, é pres­su­pos­to do bom fun­cio­na­men­to do Par­ti­do. Co­lo­ca­ção de mem­bros di­ri­gen­tes do Par­ti­do em car­gos go­ver­na­ti­vos, ga­ran­tin­do uma boa re­pre­sen­ta­ção dos ide­ais do Par­ti­do. Or­ga­ni­za­ção par­la­men­tar e de opo­si­ção, ou se­ja, “(os no­tá­veis e os re­pre­sen­tan­tes dos par­ti­dos tam­bém de­sen­vol­vem uma ati­vi­da­de de ex­tra­or­di­ná­ria im­por­tân­cia na opo­si­ção, apre­sen­tan­do al­ter­na­ti­vas po­lí­ti­cas, pro­gra­má­ti­cas e mes­mo de es­ti­lo aos go­ver­nos e aos go­ver­nan­tes em fun­ções).” En­fim, trans­mis­são de in­for­ma­ção, de for­ma a “au­men­tar o ní­vel de co­nhe­ci­men­tos po­lí­ti­cos da po­pu­la­ção.”

Par­ti­dos po­lí­ti­cos do Bra­sil e de Go­i­ás:

Nº Si­gla No­me De­fe­ri­men­to Pres. Na­ci­o­nal N° da

Le­gen­da

1 PMDB Par­ti­do do Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro 30.6.1981 Ro­me­ro Ju­cá, no exer­cí­cio da pre­si­dên­cia 15

2 PTB Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta Bra­si­lei­ro 3.11.1981 Ro­ber­to Jef­fer­son Mon­tei­ro Fran­cis­co 14

3 PDT Par­ti­do De­mo­crá­ti­co Tra­ba­lhis­ta 10.11.1981 Car­los Lu­pi 12

4 PT Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res  11.2.1982 Rui Go­e­the da Cos­ta Fal­cão 13

5 DEM De­mo­cra­tas 11.9.1986 Jo­sé Agri­pi­no Maia 25

6 PCdoB Par­ti­do Co­mu­nis­ta do Bra­sil 23.6.1988 Lu­ci­a­na Bar­bo­sa de Oli­vei­ra San­tos 65

7 PSB Par­ti­do So­ci­a­lis­ta Bra­si­lei­ro 1º.7.1988 Car­los Ro­ber­to Si­quei­ra de Bar­ros 40

8 PSDB Par­ti­do da So­ci­al  De­mo­cra­cia Bra­si­lei­ra 24.8.1989 Aé­cio Ne­ves da Cu­nha 45

9 PTC Par­ti­do tra­ba­lhis­ta Cris­tão 22.2.1990 Da­ni­el S. Tou­ri­nho 36

10 PSC Par­ti­do So­ci­al Cris­tão 29.3.1990 Eve­ral­do Di­as Pe­rei­ra 20

11 PMN Par­ti­do da Mo­bi­li­za­ção Na­ci­o­nal 25.10.1990 An­to­nio Car­los Bos­co Mas­sa­rol­lo, pre­si­den­te in­te­ri­no 33

12 PRP Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no Pro­gres­sis­ta 29.10.1991 Ovas­co Ro­ma Al­ta­ma­ri Re­sen­de 44

13 PPS Par­ti­do Po­pu­lar So­ci­a­lis­ta 19.3.1992 Ro­ber­to Frei­re 23

14 PV Par­ti­do Ver­de 30.9.1993 Jo­sé Lu­iz de Fran­ça Pen­na 43

15 PTdoB Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta do Bra­sil 11.10.1994 Lu­is Hen­ri­que de Oli­vei­ra Re­sen­de 70

16 PP Par­ti­do Pro­gres­sis­ta 16.11.1995 Ci­ro No­guei­ra Li­ma Fi­lho 11

17 PSTU Par­ti­do So­ci­a­lis­ta dos Tra­ba­lha­do­res Uni­fi­ca­do 19.12.1995 Jo­sé Ma­ria de Al­mei­da 16

18 PCB Par­ti­do Co­mu­nis­ta Bra­si­lei­ro 9.5.1996 Ivan Mar­tins Pi­nhei­ro 21

19 PRTB Par­ti­do Re­no­va­dor Tra­ba­lhis­ta Bra­si­lei­ro 18.2.1997 Jo­sé Levy Fi­de­lix da Cruz 28

20 PHS Par­ti­do Hu­ma­nis­ta da So­li­da­ri­e­da­de 20.3.1997 Eduar­do Ma­cha­do e Sil­va Ro­dri­gues 31

21 PSDC Par­ti­do So­ci­al De­mo­cra­ta Cris­tão 5.8.1997 Jo­sé Ma­ria Eyma­el 27

22 PCO Par­ti­do da Cau­sa Ope­ra­ria 30.9.1997 Rui Cos­ta Pi­men­ta 29

23 PTN Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta na­ci­o­nal 2.10.1997 Re­na­ta Hellme­is­ter de Abreu, no exer­cí­cio da pre­si­dên­cia 19

24 PSL Par­ti­do So­ci­al Li­be­ral 2.6.1998 An­to­nio Eduar­do Gon­çal­ves de Ru­e­da, no exer­cí­cio da pre­si­dên­cia 17

25 PRB Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no Bra­si­lei­ro 25.8.2005 Eduar­do Be­ne­di­to Lo­pes, no exer­cí­cio da pre­si­dên­cia 10

26 PSOL Par­ti­do So­ci­a­lis­mo e Li­ber­da­de 15.9.2005 Rai­mun­do Lu­iz Sil­va Araú­jo 50

27 PR Par­ti­do da Re­pu­bli­ca 19.12.2006 An­to­nio Car­los Ro­dri­gues 22

28 PSD    55

29 PPL Par­ti­do Pá­tria Li­vre 4.10.2011 Sér­gio Ru­bens de Araú­jo Tor­res 54

30 PEN Par­ti­do Eco­ló­gi­co Na­ci­o­nal 19.6.2012 Adil­son Bar­ro­so Oli­vei­ra 51

31 PROS Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no da Or­dem So­ci­al 24.9.2013 Eu­rí­pe­des G. de Ma­ce­do Jú­ni­or 90

32 SD So­li­da­ri­e­da­de 24.9.2013 Pau­lo Pe­rei­ra da Sil­va 77

33 NO­VO Par­ti­do No­vo 15.9.2013 Jo­ão Dio­ní­sio Fil­guei­ra B. Amo­ê­do 18

34 RE­DE Re­de Sus­ten­ta­bi­li­da­de 22.9.2015 Jo­sé Gus­ta­vo Fá­va­ro Sil­va

35 PMB Par­ti­do da Mu­lher Bra­si­lei­ra 29.9.2015 Su­êd Hai­dar No­guei­ra 35

Par­ti­dos Po­lí­ti­cos de Mi­nei­ros:

Nº          Si­gla No­me De­fe­ri­men­to Nº da

le­gen­da

1 PT Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res 25.7.2002 13

2 PTC Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta Cris­tão 8.5.2015 36

3 PTB Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta Bra­si­lei­ro Sem Da­ta 14

4 PSL Par­ti­do So­ci­al Li­be­ral 26.4.2012 17

5 PSDC Par­ti­do So­ci­al De­mo­cra­ta Cris­tão Sem Da­ta 27

6 PSDB Par­ti­do So­ci­al De­mo­cra­ta Bra­si­lei­ro Sem Da­ta 45

7 PSD Par­ti­do So­ci­al De­mo­cra­ta (co­mis­são pro­vi­só­ria)                     3.10.2011 55

8 PSC Par­ti­do So­ci­al Cris­tão Sem Da­ta 20

9 PSB Par­ti­do So­ci­a­lis­ta Bra­si­lei­ro Sem Da­ta 40

10 PRP Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no Pro­gres­sis­ta Sem Da­ta 44

11 PROS Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no da Or­dem So­ci­al Sem Da­ta 90

12 PRB Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no Bra­si­lei­ro (Co­mis­são Pro­vi­só­ria)    8.6.2010 10

13 PPS Par­ti­do Po­pu­lar So­ci­a­lis­ta Sem Da­ta 23

14 PMN Par­ti­do da Mo­bi­li­za­ção Na­ci­o­nal Sem Da­ta 33

15 PMDB Par­ti­do do Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro 29.3.2010 15

16 PHS Par­ti­do So­li­da­ri­e­da­de Sem da­ta, fun­da­do pe­la Dra. Flá­via 77

17 PEN Par­ti­do Eco­ló­gi­co Na­ci­o­nal 6.11.2013 51

18 PDT Par­ti­do De­mo­crá­ti­co Tra­ba­lhis­ta Sem Da­ta, fun­da­do por Er­nes­to Vi­le­la 12

19 DEM De­mo­cra­tas 2.8.2011 25

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do – MNU, da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, IHGGO, UBEGO, Mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ar­ti­cu­lis­ta do DM – mar­ti­nia­nojsil­va@ya­hoo.com.br, par­te do Ca­pí­tu­lo do Li­vro “Mi­nei­ros: a ci­da­de na His­tó­ria”)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias