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OPINIÃO

Parábola dos servos vigilantes

  1. “Es­te­jam cin­gi­dos os vos­sos rins e ace­sas as vos­sas lâm­pa­das. Se­de se­me­lhan­tes a ho­mens que es­pe­ram seu se­nhor vol­tar das fes­tas de ca­sa­men­to, pa­ra lhe abri­rem a por­ta, lo­go que ele vi­er e ba­ter.


Bem-aven­tu­ra­dos os ser­vos que o se­nhor, à sua che­ga­da, en­con­trar vi­gi­lan­tes! Em ver­da­de vos di­go que ele se cin­gi­rá e os fa­rá as­sen­tar à me­sa e, pas­san­do de um a ou­tro, os ser­vi­rá. E se vi­er na se­gun­da ou na ter­cei­ra vi­gí­lia, e as­sim os en­con­trar, bem-aven­tu­ra­dos se­rão os tais ser­vos.

Vós o sa­beis: se o do­no da ca­sa sou­bes­se a que ho­ra vi­ria o la­drão, vi­gi­a­ria e não dei­xa­ria sua ca­sa ser ar­rom­ba­da. Vós tam­bém, por­tan­to, fi­cai pre­pa­ra­dos, por­que nu­ma ho­ra em que não pen­sais, vi­rá o Fi­lho do Ho­mem”.

(Evan­ge­lho de Lu­cas, cap. 12, vv. 35 a 40).

Mais uma vez Je­sus ad­ver­te os seus dis­cí­pu­los quan­to à vi­gi­lân­cia es­pi­ri­tual di­an­te das trans­for­ma­ções que de­ve­ri­am ocor­rer em nos­so or­be e nas es­tru­tu­ras evo­lu­ti­vas dos es­pí­ri­tos ain­da vin­cu­la­dos ao mun­do ter­re­no. Es­sa pa­rá­bo­la ain­da es­tá as­so­cia­da às do­res que o Mes­si­as es­ta­va às vés­pe­ras de su­por­tar.

Em sen­ti­do es­tri­to, cin­gir os rins sig­ni­fi­ca co­lo­car ao re­dor da cin­tu­ra o cor­dão que amar­ra a tú­ni­ca. Cin­gir os rins e acen­der a lâm­pa­da re­pre­sen­tam es­ta­do de vi­gí­lia por­quan­to pa­ra dor­mir sol­ta-se o cor­dão ou cin­to, ves­te-se rou­pas con­for­tá­veis e apa­ga-se as lu­zes.

No sen­ti­do am­plo, cin­gir os rins ou lom­bos sim­bo­li­za o iní­cio do pre­pa­ro pa­ra aten­der aos di­ta­mes de Deus.

Di­an­te da ali­men­ta­ção pa­ra a pri­mei­ra Pás­coa que an­te­ci­pa­va a sa­í­da dos he­breus do Egi­to:

“Co­mê-la-eis des­ta ma­nei­ra: os vos­sos rins cin­gi­dos, as vos­sas san­dá­lias nos pés e o vos­so ca­ja­do na mão. Co­mê-la-eis apres­sa­da­men­te. É a Pás­coa em hon­ra do Se­nhor.”. (Êxo­do, 12:11).

O após­to­lo Pe­dro tam­bém re­co­men­dou a pre­pa­ra­ção pa­ra o ser­vi­ço de Je­sus:

“Por­tan­to, cin­gin­do os lom­bos do vos­so en­ten­di­men­to, se­de só­bri­os, e es­pe­rai in­tei­ra­men­te na gra­ça que se vos ofe­re­ce na re­ve­la­ção de Je­sus Cris­to. Co­mo fi­lhos obe­di­en­tes, não vos con­for­meis às con­cu­pis­cên­cias que an­tes tí­nheis na vos­sa ig­no­rân­cia; mas, co­mo é san­to aque­le que vos cha­mou, se­de san­tos, vós tam­bém, em to­do o vos­so pro­ce­di­men­to por­quan­to es­tá es­cri­to: Se­de san­tos, por­que eu sou san­to”. (1Pe­dro, 1:13-16).

O após­to­lo Pau­lo igual­men­te ori­en­tou:

“Es­tai, pois, fir­mes, ten­do cin­gi­dos os vos­sos rins com a ver­da­de e ves­ti­da a cou­ra­ça da jus­ti­ça”. (Efé­sios, 6:14).

Com a ver­da­de e a jus­ti­ça o Es­pí­ri­to es­tá pre­pa­ra­do e pro­te­gi­do das in­tem­pé­ri­es pro­ve­ni­en­tes do bom com­ba­te e dos tran­stor­nos cau­sa­dos por ig­no­ran­tes e iní­quos. Do mes­mo mo­do que os rins fil­tram a im­pu­re­zas do san­gue, a ver­da­de fil­tra as ilu­sões da vi­da.

So­men­te é pos­sí­vel se li­ber­tar das ilu­sões ter­re­nas ou es­tar imu­ne às ten­ta­ções da vi­da ma­te­ri­al quem en­con­tra a ver­da­de a res­pei­to de to­das as coi­sas e cir­cun­stân­cias. Por is­so, não há vi­gi­lân­cia es­pi­ri­tual inex­pug­ná­vel sem o amor à ver­da­de, o que man­tém a lâm­pa­da da con­sci­ên­cia ace­sa.

O es­tu­do, a ob­ser­va­ção, a re­fle­xão e o tra­ba­lho no Bem são fun­da­men­tos pa­ra o dis­cer­ni­men­to e a vi­gi­lân­cia es­pi­ri­tual do de­ver cum­pri­do.

A vi­gi­lân­cia sem­pre ocor­re em ní­veis me­di­a­nos de evo­lu­ção es­pi­ri­tual. O Es­pí­ri­to su­pe­ri­or não mais ne­ces­si­ta de vi­gi­lân­cia es­pi­ri­tual por­que es­tá em per­ma­nen­te es­ta­do de ora­ção e de tra­ba­lho com amor.

O Mes­tre to­ma co­mo exem­plo o cos­tu­me dos ser­vos que não dor­mi­am até que o Se­nhor re­tor­nas­se de seus com­pro­mis­sos fo­ra do lar. A che­ga­da do Se­nhor sim­bo­li­za o mo­men­to de pres­tar con­tas às leis de Deus. Quem se man­ti­ver sem pra­ti­car da­nos mo­ra­is pa­ra si ou pa­ra ou­trem e apro­vei­tar as opor­tu­ni­da­des de ser­vir e de per­do­ar des­fru­ta­rá das ven­tu­ras ce­les­tes.

A se­gun­da vi­gí­lia, en­tre as 21h e 24h, e a ter­cei­ra vi­gí­lia, en­tre 24hs e 3hs, são re­pre­sen­ta­ções dos mo­men­tos de tes­te­mu­nhos mai­o­res na sen­da da evo­lu­ção. São mo­men­tos de mai­or can­sa­ço no qual o Es­pí­ri­to fi­ca mais vul­ne­rá­vel ao con­vi­te do re­pou­so.

Es­sa pa­rá­bo­la bem lem­bra o epi­só­dio quan­do o Mes­tre es­ta­va no Get­sê­ma­ni e re­co­men­dou aos seus dis­cí­pu­los vi­gi­lân­cia en­quan­to ora­va. Al­gum tem­po de­pois,  “vol­tan­do pa­ra os dis­cí­pu­los, en­con­trou-os dor­min­do; e dis­se a Pe­dro: Nem uma ho­ra pu­des­tes vós vi­gi­ar co­mi­go? Vi­gi­ai e orai pa­ra que não en­treis em ten­ta­ção; o es­pí­ri­to, na ver­da­de, es­tá pron­to, mas a car­ne é fra­ca”. Na­que­la noi­te, por mais du­as ve­zes es­sa ce­na se re­pe­tiu por­quan­to os dis­cí­pu­los não con­se­gui­ram se man­ter acor­da­dos. (Ma­teus, 26:36-41).

Sem vi­gi­lân­cia e ora­ção, ain­da que as­pi­re vir­tu­des, o es­pí­ri­to se en­fra­que­ce por meio das que­das mo­ra­is tão pre­ju­di­ci­ais à sua evo­lu­ção.

O la­drão da ca­sa são os maus sen­ti­men­tos e pen­sa­men­tos que nos as­sal­tam le­van­do as me­lho­res ener­gi­as de amor e de com­pai­xão ao pró­xi­mo. A che­ga­da do Fi­lho do Ho­mem é o mo­men­to da re­com­pen­sa ce­les­te di­an­te dos es­for­ços e avan­ços do Es­pí­ri­to em sua tra­je­tó­ria evo­lu­ti­va.

Os fun­da­men­tos do Ser­mão Pro­fé­ti­co de Je­sus são os ad­ven­tos ines­pe­ra­dos do Fi­lho do Ho­mem, do Rei­no de Deus e das do­res fí­si­cas e mo­ra­is avas­sa­la­do­ras. O ele­men­to sur­pre­sa é en­fa­ti­za­do em to­do o Ser­mão Pro­fé­ti­co. Je­sus não que evi­tar que os seus dis­cí­pu­los se­jam to­ma­dos de sur­pre­sa di­an­te da ação na­tu­ral da Lei de Deus ao pro­te­ger os jus­tos e co­brar dos iní­quos ati­tu­des de jus­ti­ça e de ge­ne­ro­si­da­de.

Mais uma vez, no Ser­mão Pro­fé­ti­co, o Mes­tre re­co­men­da vi­gi­lân­cia de con­du­ta mo­ral e ora­ção em sin­to­nia com Deus, úni­cas pro­te­ções pa­ra evi­tar e su­por­tar pro­vas e ex­pi­a­ções que po­de­ri­am ser evi­ta­das, su­por­tan­do o pe­so das agru­ras de um pro­ces­so re­ge­ne­ra­dor.

Cu­i­de­mos, pois, das nos­sas con­du­tas por­quan­to não sa­be­mos o dia da pres­ta­ção de con­tas e nem o dia do re­tor­no à Pá­tria Es­pi­ri­tual.  Se­ja­mos ser­vos vi­gi­lan­tes por­quan­to o nos­so Pai Aman­tís­si­mo, sem­pre vi­gi­lan­te, nun­ca nos dei­xa­rá, em de­fi­ni­ti­vo, por con­ta dos nos­sos ca­pri­chos egó­i­cos.

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é edu­ca­dor, es­cri­tor e ju­ris­ta. Au­tor da obra O Li­vro dos Evan­ge­lhos, da Edi­to­ra Boa No­va, Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

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