Home / Opinião

OPINIÃO

O firmamento da cultura

Ti­ve a ven­tu­ra de es­tar pre­sen­te à so­le­ne pos­se do pro­fes­sor, es­cri­tor e his­to­ri­a­dor Nars Chaud, co­mo imor­tal da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras – AGL. Acon­te­ceu no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das.

O even­to foi pon­to con­ver­gen­te de gran­des no­mes da li­te­ra­tu­ra e ar­tes de Go­i­ás. Den­tre ou­tros no­mes de es­col, que­ro aqui fa­zer um re­gis­tro que é exal­ta­ção a du­as cri­a­tu­ras vir­tu­o­sas: pri­mei­ra­men­te a no­bre profª Ma­ria Lucy Vei­ga Tei­xei­ra que, não ob­stan­te es­tar nos pín­ca­ros da cul­tu­ra, es­ten­de seus bra­ços a uma ne­ó­fi­ta da col­meia cul­tu­ral de Go­i­ás.

Den­tre os jo­vens as­te­rói­des da cul­tu­ra alí pre­sen­tes os mi­ra­do­res dos meus olhos re­gis­tra­ram a apro­xi­ma­ção da jo­vem es­cri­to­ra Bru­na de Cas­tro, jun­to a um no­me que na mi­nha cons­te­la­ção men­tal é uma es­tre­la de pri­mei­ra gran­de­za: Ma­ria Lucy Vei­ga Tei­xei­ra.

Co­mo obe­de­cen­do um pla­no Di­vi­no a par­ti­ci­pe dos pri­mór­di­os da cul­tu­ra aqui­e­ceu-se em di­a­lo­gar com uma ad­ven­tí­cia, au­to­ra de dois li­vros. O as­te­roi­de se­gue a es­tre­la, eis a lei da na­tu­re­za.

Um dia o as­te­roi­de se trans­for­ma tam­bém em uma es­tre­la.

Te­nho na agen­da vá­rios no­mes que fa­zem bri­lhar nos­sa his­tó­ria cul­tu­ral, com su­as obras li­te­rá­ri­as ou ar­tís­ti­cas.

Na agen­da re­gis­tro a sin­to­ni­za­ção das vir­tu­des de do­na Fi­fia, ape­li­do ca­ri­nho­so da es­tre­la res­plan­de­cen­te e a be­né­vo­la Bru­na . Re­gis­tro com fo­to in­clu­sa no tex­to pre­sen­te: Pro­fes­so­ra Ma­ria Lucy Vei­ga Tei­xei­ra, Bru­na Cas­tro e os sú­di­tos das du­as ma­jes­ta­des da cons­te­la­ção cul­tu­ral: jor­na­lis­ta Val­ter Me­ne­zes (Jor­nal de Cul­tu­ra Go­i­a­na) e o sig­na­tá­rio des­te ar­ti­go.

(Ono­fre P. San­tos, ar­ti­cu­lis­ta, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa e di­re­tor da Bi­bli­o­te­ca Jo­sé Men­don­ça Te­les do Sa­lão Gar­bo)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias