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OPINIÃO

MP 806/2017 e nova tributação sobre Fundos de Investimentos Fechados

No fi­nal do ano de 2017 o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca em exer­cí­cio, Mi­chel Te­mer, pro­pôs a Me­di­da Pro­vi­só­ria (MP) 806/2017, no qual pre­ten­de al­te­rar a tri­bu­ta­ção das apli­ca­ções em fun­dos de in­ves­ti­men­to. Na ex­po­si­ção de mo­ti­vos pa­ra a edi­ção da MP es­sas al­te­ra­ções são jus­ti­fi­ca­das pe­lo Po­der Exe­cu­ti­vo da­do a ne­ces­si­da­de de re­du­ção de dis­tor­ções exis­ten­tes na tri­bu­ta­ção de apli­ca­ções em fun­dos de in­ves­ti­men­to e tam­bém pe­la ne­ces­si­da­de de se au­men­tar a ar­re­ca­da­ção fe­de­ral.

A MP 806 al­te­ra a in­ci­dên­cia do Im­pos­to de Ren­da (IR) so­bre os ren­di­men­tos dos fun­dos fe­cha­dos. Atu­al­men­te sob es­ses fun­dos o re­co­lhi­men­to do IR ocor­re so­men­te quan­do o co­tis­ta re­ce­be os ren­di­men­tos no res­ga­te, ao tér­mi­no do pra­zo de exis­tên­cia do fun­do, ou nas amor­ti­za­ções (de­vo­lu­ção do ca­pi­tal ini­ci­al­men­te in­ves­ti­do).

Com a apro­va­ção da MP 806 os fun­dos de in­ves­ti­men­tos fe­cha­dos se­rão tri­bu­ta­dos de for­ma si­mi­lar ao que já ocor­re com os fun­dos de in­ves­ti­men­to aber­tos, so­bre­tu­do no que con­diz à apli­ca­ção do cha­ma­do “co­me-co­tas” (in­ci­dên­cia se­mes­tral do Im­pos­to so­bre a Ren­da na Fon­te – “IRRF” so­bre o va­lor pa­tri­mo­ni­al da co­ta no úl­ti­mo dia útil de maio e de no­vem­bro, de ca­da ano), com cer­tas par­ti­cu­la­ri­da­des.

Di­ver­sa­men­te do re­gi­me de “co­me-quo­tas”, pro­pri­a­men­te di­to, apli­cá­vel aos fun­dos aber­tos (tri­bu­ta­ção pe­lo IRRF na mo­da­li­da­de de an­te­ci­pa­ção), o no­vo re­gra­men­to tra­zi­do pe­la MP pre­vê es­sa tri­bu­ta­ção na mo­da­li­da­de de­fi­ni­ti­va às alí­quo­tas re­gres­si­vas (22,5% a 15%), a de­pen­der do pra­zo de apli­ca­ção.

No úl­ti­mo dia 07, o Re­la­tor da Me­di­da Pro­vi­só­ria (MP) 806/2017, o de­pu­ta­do Wel­ling­ton Ro­ber­to, apre­sen­tou uma com­ple­men­ta­ção ao seu pa­re­cer com al­guns ajus­tes na re­da­ção da me­di­da pro­vi­só­ria. Ela de­ve ser apro­va­da nas Câ­ma­ra Le­gis­la­ti­vas até 8 de abril pa­ra não per­der a va­li­da­de.  As al­te­ra­ções pro­mo­vi­das pe­la MP 806/2017 en­con­tram-se no (ANE­XO I) des­te do­cu­men­to.

Em con­so­nân­cia com o re­la­tó­rio apro­va­do na Co­mis­são Mis­ta, to­dos os ren­di­men­tos au­fe­ri­dos por es­ses fun­dos até 31 de de­zem­bro des­te ano fi­cam su­jei­tos à tri­bu­ta­ção na fon­te pe­las re­gras an­te­rio­res à me­di­da pro­vi­só­ria. Ou se­ja, só pa­ga­rão IR no res­ga­te das co­tas ou amor­ti­za­ção dos fun­dos. Pa­ra os ren­di­men­tos ob­ti­dos a par­tir de 2019, o tex­to pre­vê tri­bu­ta­ção se­mes­tral, co­mo já es­ta­be­le­ce a MP 806 – con­for­me já exem­pli­fi­ca­do.

O pa­re­cer emi­ti­do on­tem pe­la Co­mis­são de­fen­de que a ideia de ti­rar o es­to­que dos fun­dos da nor­ma vi­sa “pre­ser­var” a se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca  dos in­ves­ti­do­res e o res­pei­to ao prin­cí­pio da an­te­rio­ri­da­de.

Sob a pers­pec­ti­va do go­ver­no, o fa­to de ti­rar o es­to­que do es­co­po da MP 806 re­duz bas­tan­te a pro­je­ção de ar­re­ca­da­ção. O go­ver­no es­pe­ra­va le­van­tar um pou­co mais de R$ 6 bi­lhões com es­sa no­va tri­bu­ta­ção.

Pró­xi­mos pas­sos...

Ana­li­sa­da pe­la Co­mis­são Mis­ta, a MP se­gue pa­ra o Ple­ná­rio da Câ­ma­ra dos de­pu­ta­dos, Ca­sa ini­cia­do­ra. Im­por­tan­te sa­li­en­tar que o quó­rum pa­ra de­li­be­ra­ção é de mai­o­ria sim­ples (pre­sen­te em Ple­ná­rio a me­ta­de mais um dos de­pu­ta­dos). As con­clu­sões da de­li­be­ra­ção da ma­té­ria in­clu­em: a re­jei­ção, apro­va­ção na ín­te­gra (nos ter­mos da MP edi­ta­da), ou apro­va­ção de pro­je­to de lei de con­ver­são – (PLV) (com al­te­ra­ção do tex­to ori­gi­nal­men­te pu­bli­ca­do). Re­jei­ta­da, a ma­té­ria tem a sua vi­gên­cia e tra­mi­ta­ção en­cer­ra­das e é ar­qui­va­da. Se apro­va­da (na ín­te­gra ou na for­ma de PLV), é re­me­ti­da ao Se­na­do Fe­de­ral.

O quó­rum pa­ra de­li­be­ra­ção no Se­na­do Fe­de­ral tam­bém é de mai­o­ria sim­ples (pre­sen­te a me­ta­de mais um dos se­na­do­res).

Se o Se­na­do apro­va com mo­di­fi­ca­ções o tex­to re­ce­bi­do da Câ­ma­ra, as pro­pos­tas re­tor­nam à aná­li­se da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. As al­te­ra­ções pro­mo­vi­das pe­lo Se­na­do são aca­ta­das ou re­jei­ta­das pe­la Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, sen­do a ma­té­ria re­me­ti­da à san­ção (se apro­va­do o PLV) ou à pro­mul­ga­ção (se apro­va­do o tex­to ori­gi­nal da Me­di­da Pro­vi­só­ria).

No ca­so de apro­va­ção da MP, a ma­té­ria é pro­mul­ga­da e con­ver­ti­da em lei or­di­ná­ria pe­lo Pre­si­den­te da Me­sa do Con­gres­so Na­ci­o­nal, não sen­do su­jei­ta à san­ção ou ve­to, co­mo ocor­re com os pro­je­tos de lei de con­ver­são.

Quan­do a MP é apro­va­da na for­ma de um Pro­je­to de Lei de Con­ver­são, es­te é en­vi­a­do à san­ção do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, que po­de­rá tan­to san­ci­o­ná-la quan­to ve­tá-la. Ca­be­rá ao Con­gres­so Na­ci­o­nal de­li­be­rar so­bre o ve­to e, as­sim, con­clu­ir o pro­ces­so de tra­mi­ta­ção da ma­té­ria.

Res­sal­to que tan­to a Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos quan­to o Se­na­do Fe­de­ral po­dem con­clu­ir pe­la re­jei­ção da Me­di­da Pro­vi­só­ria, quan­do en­tão a sua vi­gên­cia e tra­mi­ta­ção são en­cer­ra­das e ela é ar­qui­va­da.

Ane­xo I

(Tex­to da MP apro­va­do na Co­mis­são em 07/03/2018).

Mo­da­li­da­des de Fun­dos de In­ves­ti­men­tos Tri­bu­ta­ção

I- Fun­dos de in­ves­ti­men­tos imo­bi­liá­rio (Lei nº 8.668/93).                Per­ma­ne­cem tri­bu­ta­do de acor­do com a sua lei de re­gên­cia.

II- Fun­dos de In­ves­ti­men­tos em Di­rei­tos Cre­di­tó­rios – FIDC e Fun­dos de In­ves­ti­men­tos em Co­tas de Fun­dos de In­ves­ti­men­tos em Di­rei­to Cre­di­tó­rios – FIC-FIDC. Per­ma­ne­cem tri­bu­ta­dos na amor­ti­za­ção, alie­na­ção e no res­ga­te de co­tas.

III- Fun­dos de In­ves­ti­men­tos em Ações e Fun­dos de In­ves­ti­men­tos em Co­tas de Fun­dos de In­ves­ti­men­tos em Ações. Per­ma­ne­cem tri­bu­ta­dos no mo­men­to do res­ga­te das co­tas.

IV-Fun­dos cons­ti­tu­í­dos ex­clu­si­va­men­te por in­ves­ti­do­res não re­si­den­tes no Bra­sil. Se­rão tri­bu­ta­dos na for­ma pre­vis­ta no art. 81 da Lei 8.981/95.

V- Fun­dos de In­ves­ti­men­to e Fun­dos de In­ves­ti­men­tos em Co­tas. Se­rão tri­bu­ta­dos em maio e no­vem­bro (“co­me-co­tas”), sal­vo se hou­ver men­ção ex­pres­sa no re­gu­la­men­to de que o tér­mi­no se­rá im­pror­ro­gá­vel e ocor­re­rá até 31/12/2019, hi­pó­te­se em que se­rão tri­bu­ta­dos ape­nas na amor­ti­za­ção das co­tas ou no res­ga­te.

VI- Fun­dos de In­ves­ti­men­to em Par­ti­ci­pa­ções qua­li­fi­ca­dos co­mo en­ti­da­de de In­ves­ti­men­to. Se­rão tri­bu­ta­dos no mo­men­to do res­ga­te, art. 2, da lei 11.312/2006.

VII- Fun­dos de In­ves­ti­men­tos em Par­ti­ci­pa­ções não qua­li­fi­ca­dos co­mo en­ti­da­de de In­ves­ti­men­to. Se­rão tri­bu­ta­dos da mes­ma for­ma que as pes­so­as ju­rí­di­cas. Os ren­di­men­tos e ga­nhos au­fe­ri­dos e que não te­nham si­do dis­tri­bu­í­dos até 01/01/2019, se­rão ob­je­to de in­ci­dên­cia do IR à Alí­quo­ta de 15% em tal da­ta.

(Jés­si­ca Cam­pos, ana­lis­ta de Com­pli­an­ce, na TG Core Asset, ad­vo­ga­da pe­la PUC-GO e eco­no­mis­ta pe­la UFG)

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