Home / Opinião

OPINIÃO

Opinião: Lula tem que ser preso!

Acre­di­to que um dos pro­ble­mas do Bra­sil é a fal­ta de cre­di­bi­li­da­de. Des­de ce­do apren­di a fa­zer ne­gó­ci­os, pri­mei­ro com o con­ser­to e ven­da de bi­ci­cle­tas, em Ta­qua­ral, e de­pois co­mo en­ge­nhei­ro ci­vil, em Go­i­â­nia e ou­tras ci­da­des do mun­do.

Sem­pre que ter­mi­na­va uma obra no pra­zo e no pre­ço es­ti­pu­la­do sen­tia cres­cer um va­lor ima­te­ri­al em tor­no da mi­nha atu­a­ção e dos co­la­bo­ra­do­res e só­ci­os. Era a cre­di­bi­li­da­de.

Ati­tu­des re­i­te­ra­das e pro­fis­si­o­na­lis­mo trans­for­ma­ram mi­nha car­rei­ra. E gra­ças a Deus nos­sa em­pre­sa tor­nou-se si­nô­ni­mo de re­a­li­za­ção em seu seg­men­to.

Gos­ta­ria que o mes­mo fos­se di­to so­bre nos­so pa­ís. Mas é di­fe­ren­te: aqui a cre­di­bi­li­da­de es­tá sem­pre em ris­co. Na mes­ma ho­ra que a sen­ti­mos, ela de­sa­pa­re­ce.

O ca­so mais em­ble­má­ti­co é o da con­de­na­ção em se­gun­da ins­tân­cia do ex-pre­si­den­te Lu­la. Até ago­ra o Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) man­ti­nha a re­gra que de­fen­de a pri­são pa­ra es­ta mo­da­li­da­de de con­de­na­do.

Es­ta é a re­gra que va­le pa­ra to­dos.

Bas­tou a pos­si­bi­li­da­de de pren­de­rem Lu­la pa­ra o STF ame­a­çar re­ver a nor­ma. O Bra­sil é um dos pou­cos paí­ses no mun­do que ain­da dis­cu­te es­te as­sun­to. A gran­de mai­o­ria de­fen­de a pri­são após se­gun­da apre­cia­ção do Po­der Ju­di­ci­á­rio. Em ou­tros a pe­na é cum­pri­da des­de a pri­mei­ra sen­ten­ça.

A pos­si­bi­li­da­de em de­ba­ter a li­ber­da­de pa­ra o sen­ten­ci­a­do Lu­la in­dig­nou o po­vo bra­si­lei­ro e co­lo­cou em xe­que nos­sa cre­di­bi­li­da­de.

Um ter­re­mo­to se es­pa­lhou pe­las re­des so­ci­ais, com ra­zão e in­dig­na­ção. De re­pen­te, fi­cou cla­ro que as re­gras po­dem não ser mais as mes­mas pa­ra to­dos.

Por is­so já es­tão mar­ca­das ma­ni­fes­ta­ções pa­ra o dia 3/ 4 em de­fe­sa da pri­são de Lu­la. Na­da mais jus­to, afi­nal o ar­ti­go 5º da Cons­ti­tu­i­ção é dig­no jus­ta­men­te por di­zer que “to­das as pes­so­as são igua­is pe­ran­te a lei, sem dis­tin­ção de qual­quer na­tu­re­za”. Es­tes pro­tes­tos ser­vi­rão pa­ra lem­bra­mos a re­gra que ga­ran­te iso­no­mia a to­dos.

Exis­te atu­al­men­te, no Bra­sil, um con­jun­to de de­ci­sões que es­ta­be­le­ce ser im­por­tan­te o cum­pri­men­to da pe­na. Não é ape­nas o ju­iz Sér­gio Mo­ro ou os de­sem­bar­ga­do­res do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral (TRF), que man­ti­ve­ram a con­de­na­ção de Lu­la, mas gran­des pro­ces­su­a­lis­tas, co­mo a sa­u­do­sa Ada Pel­le­gri­ni Gri­no­ver, sus­ten­tam a ne­ces­si­da­de do Bra­sil se ade­quar à re­a­li­da­de glo­bal.

An­tes de mor­rer Ada Pel­le­gri­ni foi bem cla­ra quan­to ao sis­te­ma bra­si­lei­ro:   não exis­te em le­gis­la­ção ne­nhu­ma do mun­do o que se faz no Bra­sil.

Não se tra­ta de pri­são de­fi­ni­ti­va, mas ba­se­a­da em um prin­cí­pio de pro­por­ci­o­na­li­da­de e ra­zo­a­bi­li­da­de.  A pre­sun­ção da ino­cên­cia per­ma­ne­ce nes­te ca­so tan­to quan­to na pri­são em fla­gran­te ou cau­te­lar. É só uma me­di­da que vi­sa im­pe­dir que ocor­ra uma dos mai­o­res ma­les do Bra­sil: a pres­cri­ção. É ques­tão de hon­ra pa­ra o po­vo que o ex-pre­si­den­te não se be­ne­fi­cie das bre­chas da lei.

Va­mos par­ti­ci­par das ma­ni­fes­ta­ções ci­en­tes de que as ins­ti­tu­i­ções de­se­jam con­quis­tar cre­di­bi­li­da­de pa­ra exis­ti­rem. E pa­ra tan­to pre­ci­sam res­pei­tar as leis e nor­mas. Pu­nir pes­so­as con­de­na­das é uma ques­tão de ló­gi­ca pro­ces­su­al. Per­mi­tir que Lu­la con­ti­nue li­vre é acei­tar que a pres­cri­ção in­ci­di­rá em seu ca­so e ele ja­mais se­rá pu­ni­do.

(Wil­der Mo­ra­is é se­na­dor da Re­pú­bli­ca e re­la­tor da Po­lí­ti­ca Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias