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OPINIÃO

Educação Financeira: escola como agente de mudança

A so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra es­tá em fa­se de ama­du­re­ci­men­to, com evo­lu­ção em vá­rios cam­pos so­ci­ais, eco­nô­mi­cos e po­lí­ti­cos, tra­van­do lu­tas his­tó­ri­cas a ca­da dé­ca­da. São ci­clos lon­gos pa­ra ven­cer ba­ta­lhas e en­con­trar o pon­to de equi­lí­brio, co­mo ven­cer a ques­tão da re­de­mo­cra­ti­za­ção, for­ma­ção de um sis­te­ma po­lí­ti­co mais só­li­do, a hi­pe­rin­fla­ção e os cons­tan­tes de­sa­fi­os im­pos­tos pe­la se­gu­ran­ça e sa­ú­de pú­bli­ca. São pas­sos cons­tan­tes, co­mo dis­se, no so­ci­al, po­lí­ti­co e eco­nô­mi­co, no qual ca­da ci­da­dão vai re­ce­ben­do efei­tos das in­ter­fe­rên­cias do po­der pú­bli­co nos mo­de­los ado­ta­dos, bus­can­do so­lu­ções, mas que, pe­la com­ple­xi­da­de, de­mo­ram até dé­ca­das pa­ra co­me­çar a apa­re­cer.

Na Edu­ca­ção, te­mos vá­rios avan­ços e gar­ga­los. Um pas­so im­por­tan­te que une a Edu­ca­ção e Eco­no­mia es­tá sen­do da­do e po­de tra­zer, no fu­tu­ro, bons fru­tos pa­ra nos­sa so­ci­e­da­de. O Pa­ís vi­ve uma cri­se de ina­dim­plên­cia nun­ca vis­ta no Pa­ís, são mais de 60 mi­lhões de pes­so­as (um ter­ço da po­pu­la­ção eco­no­mi­ca­men­te ati­va) nas lis­tas de res­tri­ção ao cré­di­to.  Um dos mo­ti­vos por es­te de­sa­jus­te é a fal­ta de co­nhe­ci­men­to dos bra­si­lei­ros so­bre edu­ca­ção fi­nan­cei­ra. Os pro­ble­mas nes­ta área vão da não com­pre­en­são da im­por­tân­cia de um or­ça­men­to fa­mi­liar até o des­co­nhe­ci­men­to do cus­to do di­nhei­ro quan­do se faz um em­prés­ti­mo, pas­san­do pe­las ra­zões que de­vem nor­te­ar uma com­pra.

Es­sa re­a­li­da­de po­de­ria – e de­ve ter, a par­tir de ago­ra – a es­co­la co­mo um pon­to de par­ti­da pa­ra me­lho­rar es­sa re­la­ção do bra­si­lei­ro com o di­nhei­ro, pois foi ho­mo­lo­ga­da a Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum Cur­ri­cu­lar e a Edu­ca­ção Fi­nan­cei­ra pas­sa a ser obri­ga­tó­ria. Ela de­ve­rá ser abor­da­da em Ma­te­má­ti­ca e Ci­ên­cias da Na­tu­re­za pa­ra cri­an­ças de en­si­no fun­da­men­tal. A ini­ci­a­ti­va vem sen­do es­tu­da­da há tem­pos e o Ban­co Cen­tral par­ti­ci­pou, em con­jun­to com o Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, da ela­bo­ra­ção do do­cu­men­to – que já co­me­ça no pró­xi­mo ano le­ti­vo – por meio e au­diên­cias pú­bli­cas. Se­rá um pro­ces­so len­to, com de­ba­te e as­si­mi­la­ção, mas lo­go os li­vros do fun­da­men­tal vão agre­gar o te­ma, os pro­fes­so­res vão se en­vol­ver e os alu­nos – com o tem­po – vão le­var pa­ra den­tro de ca­sa, mais in­for­ma­ções e in­te­ra­ções com pa­is e ir­mãos so­bre o as­sun­to. Pe­lo do­cu­men­to os Es­ta­dos e mu­ni­cí­pios vão de­ci­dir co­mo o te­ma vai en­trar na gra­de cur­ri­cu­lar, mas o que im­por­ta que é que nos­sas cri­an­ças vão cres­cer ten­do con­ta­to com es­sa área que é uma de­fi­ci­ên­cia da eco­no­mia po­pu­lar, no co­ti­dia­no da mai­o­ria das fa­mí­lias bra­si­lei­ras.

A de­fi­ni­ção de Edu­ca­ção Fi­nan­cei­ra tra­duz bem o es­pí­ri­to des­te pro­ces­so de evo­lu­ção que já de­ve­ria ter si­do ado­ta­do há tem­pos no Pa­ís: “É o pro­ces­so me­di­an­te o qual os in­di­ví­duos e as so­ci­e­da­des me­lho­ram sua com­pre­en­são dos con­cei­tos e pro­du­tos fi­nan­cei­ros. A ges­tão das fi­nan­ças pre­ci­sa le­var em con­ta as opor­tu­ni­da­des e os ris­cos pa­ra que se fa­çam es­co­lhas em­ba­sa­das.” De igual for­ma, o con­su­mo pre­ci­sa ser mais ló­gi­co e ra­ci­o­nal, vis­to que boa par­te das com­pras se dão por ra­zões emo­cio­nais, ge­ran­do ape­nas con­su­mo e não ne­ces­sa­ria­men­te bem es­tar ou au­men­to pa­tri­mo­ni­al.

A in­tro­du­ção da Edu­ca­ção Fi­nan­cei­ra na es­co­la não re­sol­ve­rá pro­ble­mas es­tru­tu­ra­is da eco­no­mia, mas é um avan­ço pa­ra o ama­du­re­ci­men­to do pa­ís na sua bus­ca por uma so­ci­e­da­de mais pre­pa­ra­da pa­ra os de­sa­fi­os do fu­tu­ro, além de ser um pas­so re­le­van­te na in­te­ra­ção da edu­ca­ção com o co­ti­dia­no das pes­so­as, res­sal­tan­do que es­te é um dos prin­ci­pa­is pa­péis de­la. Res­sal­te-se, ain­da, que con­tro­le fi­nan­cei­ro pes­so­al não é ape­nas uma ques­tão eco­nô­mi­ca, mas so­ci­al e até de sa­ú­de, afi­nal, pro­ble­mas de en­di­vi­da­men­to de­ses­tru­tu­ram re­la­ções – in­clu­si­ve fa­mi­lia­res - e afe­tam a sa­ú­de das pes­so­as. Por is­so, a es­co­la co­mo um agen­te so­ci­al de for­te ex­pres­são pre­ci­sa se es­ta­be­le­cer e não fi­car de fo­ra des­ta ques­tão.

(Pau­lo Ar­can­jo, ad­vo­ga­do e di­re­tor dos co­lé­gios Me­tro­po­li­ta­no e Me­tro­po­li­ta­no Jr. me­tro­po­li­ta­no@me­tro­po­li­ta­no-go.com.br)

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