Home / Opinião

OPINIÃO

A importância dos primeiros socorros

Pri­mei­ros So­cor­ros são téc­ni­cas de emer­gên­cia, que de­vem ser apli­ca­das a ví­ti­mas de mal sú­bi­to, aci­den­tes, ou que es­tão em pe­ri­go de vi­da. O ob­je­ti­vo des­ses pro­ce­di­men­tos é man­ter os si­nais vi­tais e ten­tar evi­tar a pi­o­ra do qua­dro no qual a ví­ti­ma se en­con­tra, en­quan­to se es­pe­ra pe­lo so­cor­ro es­pe­cia­li­za­do . Po­rém, é im­por­tan­te sa­ber co­mo pro­ce­der an­tes de que­rer aju­dar al­guém, pa­ra não pi­o­rar a si­tu­a­ção.

Mui­tas pes­so­as aca­bam en­tran­do em pâ­ni­co em de­ter­mi­na­das si­tu­a­ções de emer­gên­cia, e com is­so, evi­tam ten­tar aju­dar. O ide­al é sem­pre man­ter a cal­ma, e cha­mar ra­pi­da­men­te o res­ga­te pro­fis­si­o­nal. Após is­so, vo­cê ape­nas de­ve­rá apli­car qual­quer pro­ce­di­men­to se ti­ver co­nhe­ci­men­to no que es­tá fa­zen­do.

Ho­je, abor­da­re­mos so­bre pri­mei­ros so­cor­ros em si­tu­a­ção de des­maio:

Des­mai­os são que­das cau­sa­das por um es­ta­do de se­mi­con­sci­ên­cia ou in­con­sci­ên­cia re­pen­ti­na, quan­do o cé­re­bro dei­xa de re­ce­ber a quan­ti­da­de ne­ces­sá­ria de oxi­gê­nio ou açú­car pa­ra man­ter su­as fun­ções ple­na­men­te ati­vas. O des­maio po­de ser oca­si­o­na­do por di­ver­sas ra­zões co­mo ca­lor, lon­gos pe­rí­o­dos sem in­ge­rir ali­men­tos, can­sa­ço, emo­ções mui­to for­tes, etc.

O que fa­zer em ca­sos de des­mai­os?

Ao ter a sen­sa­ção de que vai des­mai­ar, e apre­sen­tar sin­to­mas co­mo ton­tu­ras, fra­que­za, pul­so fra­co, su­or frio, ân­sia de vô­mi­tos ou vi­são em­ba­ça­da, de­ve-se: sen­tar-se e in­cli­nar o tron­co em di­re­ção às per­nas; ou aguar­dar a che­ga­da da equi­pe es­pe­cia­li­za­da.

(Gled­son C. Amo­rim, en­fer­mei­ro in­ter­ven­cio­nis­ta, mem­bro do Cen­tro Mé­di­co do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça-GO. Pro­fes­sor de Ur­gên­cia e Emer­gên­cia do cur­so de En­fer­ma­gem da Fa­cul­da­de No­ro­es­te-FAN)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias