Home / Opinião

OPINIÃO

Waldemar Gomes de Melo, jornalista

O jor­na­lis­ta Wal­de­mar Go­mes de Me­lo, que foi pre­si­den­te da AGI no pe­rí­o­do de 94 a 97, fa­le­ceu no dia 4 de agos­to 2.000, após ter per­ma­ne­ci­do vá­rios di­as em es­ta­do de co­ma, no Ins­ti­tu­to Neu­ro­ló­gi­co de Go­i­â­nia.

Di­as an­tes, pas­se­an­do com o seu ne­ti­nho An­dré Lu­iz, nas pro­xi­mi­da­des de sua re­si­dên­cia, no Se­tor Jaó, Wal­de­mar, tro­pe­çan­do, ao ca­ir en­vol­ven­do a cri­an­ça com os bra­ços ten­tan­do pro­te­gê-la, pre­ci­pi­tou-se des­gu­ar­ne­ci­do ao so­lo, ba­ten­do com a ca­be­ça nu­ma pe­dra.

Os pa­ren­tes, sen­tin­do a de­mo­ra do avô e o ne­to, fo­ram atrás: lo­ca­li­za­ram-no es­ten­di­do ao chão ao tem­po em que o ne­ti­nho, cho­ran­do, mur­mu­ra­va: “acor­da vo­vô”.

No mo­men­to em que o fi­ze­ram en­trar num car­ro pa­ra tran­spor­tá-lo ao hos­pi­tal, ou­vi­ram do aci­den­ta­do al­gu­mas pa­la­vras que de­mons­tra­vam a sua pre­o­cu­pa­ção pe­lo ne­ti­nho. Ci­en­ti­fi­ca­do de que o me­ni­no es­ta­va são e sal­vo em sua ca­sa, Wal­de­mar es­bo­çou um sor­ri­so e bal­bu­ciou al­gu­mas pa­la­vras ex­pri­min­do sua sa­tis­fa­ção. Fo­ram as úl­ti­mas que seus en­tes que­ri­dos ou­vi­ram, pois en­trou em es­ta­do de co­ma ain­da no tra­je­to ao hos­pi­tal.

O seu qua­dro clí­ni­co te­ve com­pli­ca­ções em de­cor­rên­cia de um der­ra­me ce­re­bral. Os mé­di­cos ates­ta­ram, co­mo cau­sa do in­for­tú­nio, trau­ma­tis­mo cra­ni­o­en­ce­fá­li­co em con­se­qüên­cia da que­da, com for­ma­ção de co­á­gu­los no cé­re­bro.

Wal­de­mar te­ve o seu cor­po tran­spor­ta­do na tar­de do mes­mo dia em que fa­le­ceu pa­ra o ce­mi­té­rio Par­que Me­mo­ri­al. Nos pe­rí­o­dos da tar­de, noi­te e a ma­nhã do dia 5 de agos­to, seu ve­ló­rio re­ce­beu cen­te­nas de ami­gos, pes­so­as da área da co­mu­ni­ca­ção, po­lí­ti­cos e gen­te do po­vo. Hou­ve ma­ni­fes­ta­ções sin­ce­ras e co­mo­ven­tes, um se­nhor de meia-ida­de de­cla­rou, ao la­do do cai­xão: “Eu acom­pa­nhei sua vi­da na im­pren­sa. Não o co­nhe­cia pes­so­al­men­te, mas ad­mi­ra­va o seu tra­ba­lho”.

Ho­mem hon­ra­do

Era fi­li­a­do à As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pres­sa des­de 1956, ten­do si­do elei­to con­se­lhei­ro por vá­ri­as ve­zes. Em 1997 foi pro­cu­ra­do por um gru­po de as­so­cia­dos pa­ra acei­tar a sua can­di­da­tu­ra à pre­si­dên­cia da en­ti­da­de.

Sua ges­tão foi um pri­mor de bom re­la­ci­o­na­men­to en­tre a di­re­to­ria e os as­so­cia­dos. A en­tão an­ti­qua­da se­de da en­ti­da­de era de fa­zer dó quan­do Wal­de­mar as­su­miu a pre­si­dên­cia. Tro­cou os mó­veis, re­for­mou as ins­ta­la­ções, trans­for­man­do a se­de num lo­cal à al­tu­ra de re­ce­ber a vi­si­ta de as­so­cia­dos e au­to­ri­da­des.

Ho­me­na­gem aos fun­da­do­res

Foi em sua ges­tão que a AGI res­ga­tou a his­tó­ria de seus fun­da­do­res. Da­dos in­for­ma­ti­vos fo­ram co­lhi­dos jun­to aos seus des­cen­den­tes. Ta­re­fa na­da fá­cil pois al­guns per­de­ram os vín­cu­los com Go­i­ás, re­si­din­do em ou­tros es­ta­dos e até no ex­te­ri­or. Pa­ra a sa­tis­fa­ção de to­dos nós a en­ti­da­de tem ago­ra os cur­rí­cu­los e as fo­tos dos on­ze por­ten­tos que a fun­da­ram em 1934.

A ges­tão de Wal­de­mar Go­mes de Me­lo não te­ve os­ten­ta­ções e sua pes­soa na pre­si­dên­cia va­lo­ri­zou a en­ti­da­de pe­ran­te a opi­ni­ão pú­bli­ca e as en­ti­da­des cul­tu­ra­is go­i­a­nas. Quan­do ne­ces­sá­rio, fez com que a en­ti­da­de fos­se ou­vi­da ex­pres­san­do seu pen­sa­men­to e da to­ta­li­da­de do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo, sem­pre de­fen­den­do os in­te­res­ses ma­te­ri­ais e cul­tu­ra­is do Bra­sil.

Do­ta­do de um co­ra­ção ple­no de bon­da­de, ele fez com que a AGI aju­das­se inú­me­ros jor­na­lis­tas em di­fi­cul­da­de, nor­mal­men­te na área da sa­ú­de. Fo­ram in­con­tá­veis as ces­tas bá­si­cas, cus­teio de pas­sa­gens ou qui­ta­ção de ta­lões de luz e água de as­so­cia­dos em cri­se. Is­so fez sua ges­tão in­com­pa­rá­vel. To­da­via, ele não di­vul­ga­va ex­tre­ma­men­te es­ses fei­tos, pe­la sua ín­do­le que o fez que­ri­do de mui­tos em vi­da.

Vi­da pro­fis­si­o­nal

Em Go­i­â­nia as ati­vi­da­des pro­fis­si­o­nais de Wal­de­mar Go­mes de Me­lo des­ta­ca­ram prin­ci­pal­men­te com o Di­á­rio do Oes­te, fun­da­do por ele em 1958. Uma ati­tu­de ar­ro­ja­da pa­ra a épo­ca e o ve­í­cu­lo em pau­ta foi o pi­o­nei­ro no uso de uma ro­ta­ti­va e im­pres­são a co­res em Go­i­ás. Vá­rios dos jor­na­lis­tas res­pei­ta­dos em nos­so meio se ini­ci­a­ram com o Wal­de­mar. O Di­á­rio do Oes­te mar­cou épo­ca na vi­da go­i­a­na e es­tá in­se­ri­do em su­as pá­gi­nas uma his­tó­ri­ca men­sa­gem de sa­u­da­ção de Jus­ce­li­no Ku­bitschek a Pe­dro Lu­do­vi­co que pro­cla­mou o fun­da­dor de Go­i­â­nia co­mo um dos mai­o­res es­ta­dis­tas do Bra­sil. O jor­nal foi ven­di­do em 1964 ao De­pu­ta­do Fe­de­ral Emi­val Cai­a­do que o fez cir­cu­lar por mais al­guns anos.

Mas an­tes do Di­á­rio do Oes­te, Wal­de­mar ha­via fun­da­do o se­ma­ná­rio O Ara­gu­aia e, jun­ta­men­te com Ger­son de Cas­tro Cos­ta, Pau­lo Go­mi­de Lei­te e Ed­son Her­ma­no de Bri­to, fun­dou o di­á­rio Fo­lha de Go­i­az, mais tar­de ven­di­do pa­ra os Di­á­rios As­so­cia­dos, de As­sis Cha­te­a­u­bri­and.

To­da a sua vi­da na im­pren­sa e na vi­vên­cia com po­lí­ti­cos go­i­a­nos, Wal­de­mar re­la­tou no seu li­vro Go­i­ás – Im­pren­sa que vi­vi, um va­lo­ro­so re­po­si-tó­rio da his­tó­ria go­i­a­na nos úl­ti­mos 50 anos. Além de jor­na­lis­ta, foi es­cri­tor, ad­vo­ga­do, em­pre­sá­rio e um exí­mio po­e­ta, ten­do si­do um dos seus li­vros – Ta­ba­tin­ga Ama­re­la – pre­fa­ci­a­do por Jor­ge Ama­do e a ca­pa ilus­tra­da com um fa­mo­so (ago­ra) qua­dro de Si­ron Fran­co.

Co­mo em­pre­sá­rio, foi do­no da Grá­fi­ca Im­pe­ri­al e da Grá­fi­ca Rio Bran­co, es­sa úl­ti­ma lo­ca­li­za­da na Av. Go­i­ás, pou­co aci­ma da esq. c/ a rua 2, ao la­do da atu­al Agên­cia da Cai­xa Eco­nô­mi­ca Fe­de­ral.

Sua grá­fi­ca era pró­di­ga em exe­cu­tar ser­vi­ços pa­ra en­ti­da­des cul­tu­ra­is por pre­ços ín­fi­mos e, quan­do não, até sem na­da co­brar. A edi­ção no 1 da re­vis­ta do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás foi im­pres­sa, por cor­te­sia, em sua grá­fi­ca.

En­trou co­mo as­so­cia­do à AGI em 26 de ju­lho de 1956. Foi mem­bro do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás, Aca­de­mia de Le­tras do Rio de Ja­nei­ro, Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res, se­ção de Go­i­ás e ou­tras en­ti­da­des re­pre­sen­ta­ti­vas na vi­da go­i­a­na.

Não ti­nha vín­cu­los com a po­lí­ti­ca ou de­la usu­fru­iu qua­is­quer fa­vo­res. Res­sal­ta-se, en­tre­tan­to, que aten­deu a um con­vi­te do en­tão go­ver­na­dor Mau­ro Bor­ges e as­su­miu a fun­ção de se­cre­tá­rio de im­pren­sa no fi­nal da ad­mi­nis­tra­ção MB.

Ou­tros ho­mens li­ga­dos à vi­da pú­bli­ca tam­bém nu­tri­ram gran­de res­pei­to e ami­za­de pe­lo jor­na­lis­ta a quem Go­i­ás mui­to de­ve. In­clu­iu-se nes­ta lis­ta, Pe­dro Lu­do­vi­co, Mau­ro Bor­ges, Jo­sé Fe­li­ci­a­no, Iris Re­zen­de, Jo­sé Lu­do­vi­co de Al­mei­da, Ve­ne­ran­do de Frei­tas Bor­ges e Aqui­les de Pi­na, es­se úl­ti­mo gran­de no­me da vi­da po­lí­ti­ca e so­ci­al de Aná­po­lis, ci­da­de on­de Wal­de­mar mol­dou a sua for­ma­ção cul­tu­ral e for­ça pa­ra trans­for­mar em re­a­li­da­de os seus ide­ais.

Vi­da em fa­mí­lia

O jor­na­lis­ta Wal­de­mar Go­mes de Me­lo nas­ceu em For­mo­sa, no dia 29 de fe­ve­rei­ro de 1924. Di­plo­mou-se em Di­rei­to na Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás, mas foi no jor­na­lis­mo que plas­mou a sua vi­da.

Sua vi­da em fa­mí­lia foi das mais ven­tu­ro­sas. Era ca­sa­do com a sra. Mar­ga­ri­da Fran­co Go­mes, de tra­di­cio­nal fa­mí­lia do su­do­es­te go­i­a­no que a co­nhe­ceu em sua “Grá­fi­ca e Edi­to­ra Rio Bran­co”. Foi, an­tes de es­po­sa de­vo­ta­da, uma efi­ci­en­te fun­cio­ná­ria da fir­ma.

Al­gu­mas se­ma­nas an­tes do seu pas­sa­men­to Wal­de­mar afir­ma­va aos ami­gos de sua fe­li­ci­da­de no con­ví­vio fa­mi­liar. Do seu ca­sa­men­to vi­e­ram os fi­lhos Lú­cio Fran­co (ad­vo­ga­do), Ma­ria Bar­bo­sa (mé­di­ca), Car­los An­dré (ad­vo­ga­do) e Adri­a­no (ad­vo­ga­do). “Meus fi­lhos só me de­ram ale­gria, des­de a in­fân­cia a fa­se adul­ta”, cos­tu­ma­va re­pe­tir. E a sua ven­tu­ra de vi­ver ha­via en­ri­que­ci­da ain­da mais com a vin­da dos ne­ti­nhos Lo­re­na, Lau­ra e An­dré Lu­iz.

Ti­nha mui­tos ami­gos, pois que, em vi­da cul­ti­vou o tra­to cor­tês com to­dos e aju­dou, de for­ma cris­tã e des­pren­di­da, to­da uma le­gi­ão de pes­so­as.

Pro­fes­san­do a re­li­gi­ão es­pí­ri­ta, mas com mui­tos ami­gos ca­tó­li­cos e evan­gé­li­cos, acon­te­ce­ram cul­tos e ce­le­bra­ção de uma mis­sa de 7º dia de fa­le­ci­men­to na igre­ja do se­tor Jaó. Na mis­sa, es­tan­do ali seus fa­mi­lia­res e vá­rios ami­gos, fo­ram pres­ta­das ho­me­na­gens a um ho­mem bom ho­nes­to e gran­de pro­fis­si­o­nal, cu­jo no­me se­rá imor­re­dou­ro na his­tó­ria da im­pren­sa em Go­i­ás.

Re­per­cus­são na
Câ­ma­ra dos
De­pu­ta­dos

No dia 9 de agos­to, na Câ­ma­ra de De­pu­ta­dos, o en­tão de­pu­ta­do Lu­iz Bit­ten­court (PMDB-GO) pro­fe­riu o se­guin­te dis­cur­so:

“Sr. Pre­si­den­te, Sras. e Srs. De­pu­ta­dos, é com mui­to pe­sar que ve­nho ho­je tra­zer ao co­nhe­ci­men­to da Câ­ma­ra Fe­de­ral a no­tí­cia da mor­te, em Go­i­â­nia, do jor­na­lis­ta, po­e­ta e his­to­ri­a­dor Wal­de­mar Go­mes de Me­lo, ho­mem de mui­ta in­tei­re­za de ca­rá­ter, de ili­ba­da con­du­ta so­ci­al e fi­gu­ra de bas­tan­te pro­je­ção na vi­da cul­tu­ral do meu Es­ta­do. Aos 76 anos, ví­ti­ma de trau­ma­tis­mo cra­nia­no em con­se­qüên­cia de gra­ve aci­den­te, es­se go­i­a­no ilus­tre, nas­ci­do na ci­da­de de For­mo­sa e de ati­vi­da­de em­pre­sa­ri­al re­gis­tra­da em Aná­po­lis, de on­de se trans­fe­riu de­pois pa­ra a ca­pi­tal, te­ve uma par­ti­ci­pa­ção mar­can­te em di­ver­sos even­tos de his­tó­ri­ca im­por­tân­cia nos anais do jor­na­lis­mo de mi­nha ter­ra na­tal.

Apai­xo­na­do por sua mi­li­tân­cia na im­pren­sa e tam­bém das ar­tes grá­fi­cas, o ex­tin­to foi um dos fun­da­do­res, com Ger­son de Cas­tro Cos­ta e Ed­son Her­ma­no de Bri­to, do pri­mei­ro jor­nal di­á­rio a cir­cu­lar em Go­i­â­nia, com efei­to, à fren­te da Fo­lha de Go­i­az, ele se con­du­ziu com ab­so­lu­to es­pí­ri­to de lu­ci­dez pro­fis­si­o­nal, di­tan­do o seu pro­ces­so de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al sob a ins­pi­ra­ção de cri­té­rios in­for­ma­ti­vos, ba­se­a­dos na ver­da­de e no res­pei­to aos va­lo­res éti­co-mo­ra­is. Me­re­ceu, por­tan­to, o pres­ti­mo­so apoio da po­pu­la­ção e o seu jor­nal te­ve uma lon­ga exis­tên­cia, sen­do in­te­gra­do em 1944 à ca­deia dos Di­á­rios As­so­cia­dos.

Seus dois par­cei­ros na di­re­ção da Fo­lha de Go­i­az fo­ram Ger­son de Cas­tro Cos­ta e Ed­son Her­ma­no de Bri­to. O pri­mei­ro, jo­vem ide­a­lis­ta e de boa for­ma­ção in­te­lec­tu­al, lo­go in­gres­sou no mun­do da po­lí­ti­ca e, per­ten­cen­do ao gru­po de Pe­dro Lu­do­vi­co, elei­to pe­la le­gen­da do Par­ti­do So­ci­al De­mo­crá­ti­co, bus­cou as­sen­to na As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va do Es­ta­do, que o pre­si­diu com mui­ta efi­ci­ên­cia ad­mi­nis­tra­ti­va e ha­bi­li­da­de pes­so­al. Daí, veio pa­ra a Câ­ma­ra Fe­de­ral e nes­ta Ca­sa atuou em man­da­tos con­se­cu­ti­vos, sem­pre de­fen­den­do os in­te­res­ses go­i­a­nos e ten­do si­do o au­tor do pro­je­to, trans­for­ma­do em lei, que cri­ou a Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás.

Unâ­ni­me e a opi­ni­ão que Wal­de­mar Go­mes de Me­lo fez uma ver­da­dei­ra re­vo­lu­ção na im­pren­sa go­i­a­na, im­plan­tan­do o pri­mei­ro jor­nal em du­as co­res e ins­ta­lan­do a pri­mei­ra ro­ta­ti­va no Es­ta­do, quan­do do iní­cio dos anos 50. Foi as­sim o Di­á­rio do Oes­te tam­bém uma ver­da­dei­ra es­co­la pa­ra al­guns dos mais sig­ni­fi­ca­ti­vos no­mes do jor­na­lis­mo de Go­i­ás, to­dos eles ho­je atu­an­tes em di­fe­ren­tes cam­pos des­se mis­ter pro­fis­si­o­nal. Ele é apon­ta­do co­mo um ide­a­lis­ta vis­to que, na dé­ca­da de 40, edi­tou com su­ces­so o jor­nal Ara­gu­aia, con­si­de­ra­do de fun­da­men­tal re­le­vân­cia pa­ra a his­tó­ria da im­pren­sa do meu Es­ta­do.

À oca­si­ão do fa­le­ci­men­to, os jor­nais res­sal­tam que o pri­mei­ro tra­ba­lho de Wal­de­mar Go­mes de Me­lo foi o de au­xi­li­ar de ser­vi­ços ge­ra­is, pas­san­do pos­te­rior­men­te à li­no­ti­pia e se­guin­do uma car­rei­ra ven­cen­do de­grau por de­grau no con­cei­to de seus con­fra­des. Do jor­na­lis­mo, seu in­te­res­se trans­bor­dou pa­ra a li­te­ra­tu­ra, pois es­cre­veu um li­vro de po­e­mas in­ti­tu­la­do “Ta­ba­tin­ga Ama­re­la” e “Go­i­ás – Im­pren­sa que Vi­vi”, ten­do dei­xan­do dois iné­di­tos. Nos úl­ti­mos anos tro­cou o mun­do agi­ta­do das re­da­ções, que o se­du­ziu na ju­ven­tu­de, pe­la se­re­ni­da­de de um pe­que­no sí­tio on­de cu­i­da­va de ro­sas e pro­du­zia mu­das pa­ra re­flo­res­ta­men­to.

Po­e­ta, do­no de uma sen­si­bi­li­da­de lí­ri­ca bas­tan­te acen­tu­a­da, per­ten­cia a vá­ri­as ins­ti­tu­i­ções cul­tu­ra­is e era mem­bro de des­ta­que do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás. O seu li­vro. “Ta­ba­tin­ga Ama­re­la”, é uma se­le­ção de po­e­mas e tam­bém um ál­bum de ar­te, com uma ex­pres­si­va ca­pa de Si­ron Fran­co e ilus­tra­ções do pin­tor Ail­son Brás Cor­rêa, fa­le­ci­do re­cen­te­men­te. So­bre a sua te­má­ti­ca ma­ni­fes­tou-se o es­cri­tor Jor­ge Ama­do, que gos­tou dos seus po­e­mas, fei­tos com vi­da e be­lo li­ris­mo, vir­tu­des que de­fi­ni­am a sua per­so­na­li­da­de de ex­ce­len­te po­e­ta. To­da­via, além de to­das es­sas qua­li­da­des, é de di­zer-se que Wal­de­mar Go­mes de Me­lo foi um ho­mem de sin­ge­la pu­re­za mo­ral, um ci­da­dão de ir­re­pre­en­sí­vel es­ti­lo de vi­da, um che­fe de fa­mí­lia que sou­be bem edu­car os fi­lhos e me­re­cer a ir­res­tri­ta le­al­da­de de sua mu­lher, com­pa­nhei­ra tam­bém de sua ati­vi­da­de em­pre­sa­ri­al, que se cha­ma Mar­ga­ri­da Me­lo Fran­co, pes­soa de for­te in­di­vi­dua­li­da­de, rí­gi­da con­du­ta e fir­me ener­gia hu­ma­na.

Cons­ter­na­do, dei­xo con­sig­na­do o meu pro­fun­do sen­ti­men­to de pe­sar pe­lo de­sa­pa­re­ci­men­to de Wal­de­mar Go­mes de Me­lo e apre­sen­to à sua hon­ra­da fa­mí­lia as mi­nhas sen­ti­das con­do­lên­cias. Ele foi, de fa­to, um go­i­a­no de fi­bra, um aman­te fer­vo­ro­so do seu ber­ço na­tal, um bra­si­lei­ro de hon­ra que não des­me­re­ceu a for­tu­na de ha­ver nas­ci­do em Go­i­ás.”

(Wal­ter Me­ne­zes, ex-pre­si­den­te, con­se­lhei­ro per­ma­nen­te da As­so­cia­ção Go­i­a­na Im­pren­sa e di­re­tor do Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­a­na)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias