Home / Opinião

OPINIÃO

Uma carta para você

Por mais sur­pre­en­den­te que pos­sa pa­re­cer, as car­tas con­ti­nuam sen­do o prin­ci­pal ob­je­to tran­spor­ta­do pe­los Cor­rei­os. Con­tu­do, os nú­me­ros atu­ais car­re­gam cer­ta im­pes­so­a­li­da­de, já que a mai­or de­man­da é re­la­ci­o­na­da a “car­tas co­mer­ci­ais”. Fa­tu­ras, ex­tra­tos e ou­tros do­cu­men­tos bu­ro­crá­ti­cos re­pre­sen­tam a mai­or par­te dos cer­ca de 720 mil ob­je­tos en­tre­gues di­a­ria­men­te em Go­i­ás. O res­tan­te são pa­co­tes, gran­de par­te de­les pro­ve­ni­en­te do co­mér­cio ele­trô­ni­co. “E as car­tas ma­nus­cri­tas?”, sem­pre me per­gun­tam. Es­sas são ra­ras, afi­nal vi­ve­mos a era das men­sa­gens di­gi­tais, em que qua­se tu­do é es­cri­to na fren­te do com­pu­ta­dor ou mes­mo na te­la do ce­lu­lar. Po­rém, elas ain­da exis­tem e, na mes­ma me­di­da em que se tor­nam um meio ul­tra­pas­sa­do de cor­res­pon­dên­cia, ga­nham um char­me que ga­ran­te a sua so­bre­vi­vên­cia ao lon­go dos sé­cu­los.

En­vi­ar uma car­ta es­cri­ta à mão, ho­je em dia, é com­pa­rá­vel a um ges­to de ca­ri­nho. Es­se en­can­to fez sur­gir na in­ter­net gru­pos de pes­so­as que tro­cam en­de­re­ços pa­ra en­vi­ar e re­ce­ber car­tas. As­sim, a tec­no­lo­gia tem se tor­na­do uma ali­a­da pa­ra a pre­ser­va­ção da ar­te de es­cre­ver car­tas. Ou­tro meio de pre­ser­var e va­lo­ri­zar es­se len­dá­rio meio de co­mu­ni­ca­ção é o con­cur­so epis­to­lar que re­a­li­za­mos há 47 anos. O Con­cur­so In­ter­na­ci­o­nal de Re­da­ção de Car­tas é or­ga­ni­za­do no Bra­sil pe­los Cor­rei­os e pro­mo­vi­do mun­di­al­men­te pe­la Uni­ão Pos­tal Uni­ver­sal, as­so­cia­ção que con­gre­ga os Cor­rei­os do 191 paí­ses, com o ob­je­ti­vo de in­cen­ti­var cri­an­ças e ado­les­cen­tes a ex­pres­sa­rem a cri­a­ti­vi­da­de e apri­mo­ra­rem seus co­nhe­ci­men­tos lin­guís­ti­cos por meio da es­cri­ta de car­tas. Nes­te ano, o con­cur­so acei­ta ins­cri­ções até 16 de mar­ço e as in­for­ma­ções es­tão no si­te dos Cor­rei­os (www.cor­rei­os.com.br).

Aos pro­fes­so­res e es­co­las fi­ca o meu con­vi­te pa­ra que acei­tem o de­sa­fio e apre­sen­tem es­se gê­ne­ro tex­tu­al aos alu­nos de até 15 anos de ida­de, que pro­va­vel­men­te nun­ca en­vi­a­ram ou re­ce­be­ram uma car­ta. A pro­pos­ta é se ima­gi­nar co­mo uma car­ta que vi­a­ja no tem­po e que men­sa­gem dei­xa­ria pa­ra seus lei­to­res. Es­se exer­cí­cio, além de pro­mo­ver uma re­fle­xão so­bre te­má­ti­cas im­por­tan­tes, per­mi­ti­rá con­cor­rer a prê­mios em di­nhei­ro tan­to pa­ra o es­tu­dan­te quan­to pa­ra a es­co­la, nas eta­pas es­ta­du­al e na­ci­o­nal.

A me­lhor car­ta bra­si­lei­ra se­rá es­co­lhi­da pa­ra re­pre­sen­tar o pa­ís na fa­se in­ter­na­ci­o­nal, da qual te­mos or­gu­lho de di­zer que já fo­mos ven­ce­do­res. Em 2006, a es­tu­dan­te go­i­a­na Lau­ra de Pau­la Sil­va, de uma es­co­la pú­bli­ca da ci­da­de de Go­i­a­né­sia, trou­xe o tro­féu pa­ra o Bra­sil. O pa­ís, ali­ás, é o se­gun­do mai­or ven­ce­dor da com­pe­ti­ção, atrás ape­nas da Chi­na, e Go­i­ás con­ti­nua des­ta­can­do seus ta­len­tos no con­cur­so. Em 2016, a car­ta do ado­les­cen­te Lu­cas Bu­e­no Tei­xei­ra, de Mi­nei­ros, con­quis­tou o se­gun­do lu­gar na­ci­o­nal e, na edi­ção pas­sa­da, a go­i­a­ni­en­se Emilly Oli­vei­ra Ro­dri­gues, de ape­nas 11 anos de ida­de, re­ce­beu uma men­ção hon­ro­sa pe­la re­da­ção que abor­dou a si­tu­a­ção de ex­tre­ma po­bre­za em que vi­vem mi­lhões de pes­so­as ao re­dor do mun­do.

Por­tan­to, se­ja no con­cur­so ou dia a dia do nos­so tra­ba­lho, po­de­mos di­zer que de car­tas nós en­ten­de­mos e, in­du­bi­ta­vel­men­te, o ze­lo com que his­tó­ri­as e sen­ti­men­tos são de­po­si­ta­dos na fo­lha de pa­pel cria um en­can­to que a in­ter­net é in­ca­paz de sub­sti­tu­ir.

(Os­mar Cal­dei­ra Jú­ni­or, su­pe­rin­ten­den­te es­ta­du­al dos Cor­rei­os em Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias