Home / Opinião

OPINIÃO

Soja, rainha do agronegócio brasileiro III

O al­vo­ro­ço, apre­ço, de­se­jo ma­jo­ri­tá­rio, na re­u­ni­ão do Su­do­es­te, pe­lo cul­ti­vo da so­ja, ho­je Ra­i­nha do Agro­ne­gó­cio, le­vou-me, na con­di­ção de se­cre­tá­rio de es­ta­do, con­du­tor da po­lí­ti­ca agrí­co­la, a ul­ti­mar a vi­a­gem, em meio a ou­tras ares­tas, a es­pe­ra de pro­vi­dên­cias, co­mo as ar­ti­cu­la­ções em tor­no da Ex­po­si­ção Na­ci­o­nal de Cam­pe­ões. Nes­ta en­cru­zi­lha­da, ma­ra­to­na, agu­çou-me o es­pí­ri­to o ques­ti­o­na­men­to mi­le­nar de Só­cra­tes, con­si­de­ra­do, jun­ta­men­te, com Aris­tó­te­les, Pla­tão, os três mai­o­res sá­bi­os, a.C: “Vou, não vou, mes­mo sen­do um só, não sou sim­ples­men­te, um só, mas sim, dois em um, es­te um não é ne­nhu­ma ilu­são, faz se ou­vir fa­lan­do pa­ra mim, por is­to é me­lhor, pri­mei­ro, que eu es­te­ja bem co­mi­go mes­mo, an­tes de in­ter­fe­rir no ou­tro”, en­fim, es­co­lher o mais im­por­tan­te, e ur­gen­te de­man­da me­di­ta­ção, pa­ra che­gar a sa­be­do­ria, pre­cep­to­ra da me­lhor op­ção.

Coi­sa ín­fi­ma, mas que, de vez em quan­do, fi­ca in­di­ges­ta em nos­sa men­te. Na re­a­li­da­de, des­de o prin­cí­pio, quan­do na Acar-Go­i­ás, a so­ja já era ob­je­to de ce­leu­ma e aten­ção, aten­ção agu­ça­da, e, em par­te, amai­na­da pe­los en­sai­os: FAO – Anda – Abcar. Com efei­to, as res­pos­tas des­tes ofe­re­ce­ram re­sul­ta­dos ra­zo­á­veis, mas ja­zia, ain­da, dú­vi­das, de­las, o an­seio for­te de so­lu­cio­ná-las, es­sa du­bi­e­da­de, do vou, não vou de Só­cra­tes, sou ou não sou um só? Ta­ma­nha an­sie­da­de, de­sen­ca­de­a­da pe­la im­por­tân­cia da cul­tu­ra, na con­quis­ta do ain­da in­do­má­vel cer­ra­do, sub­si­diou a ex­cur­são de três pes­qui­sa­do­res ao es­ta­do do sul. A de­ci­são, no to­can­te as va­ri­e­da­des me­lho­res, cla­ma­va por mais de­ba­te, as­sim, pro­je­ta­do es­ta­va o de­ba­te da equi­pe, em ex­cur­são com pro­du­to­res, ne­les, pro­du­to­res de se­men­tes e pes­qui­sa­do­res. O de­se­jo, ca­da vez mai­or em plan­tá-la, aca­bou por me le­var ao Rio Gran­de do Sul, com du­plo ob­je­ti­vo: o da so­ja pa­ra plan­tio e o da ex­po­si­ção pe­cu­á­ria à pro­cu­ra de cri­a­do­res de re­no­me, vi­san­do sua par­ti­ci­pa­ção na ex­po­si­ção na­ci­o­nal de Cam­pe­ões, des­ti­na­da a atra­ir pe­cu­a­ris­tas, de igual mo­do, de qua­li­da­de, pa­ra o mag­no even­to, e, quem sa­be, a ex­ten­são de seu cri­a­tó­rio a Go­i­ás, con­tri­buin­do pa­ra me­lho­ria do re­ba­nho go­i­a­no. De sor­te que, a ex­cur­são era apro­vei­ta­da pa­ra atra­ir gen­te pro­gres­sis­ta, ino­va­do­res ao nos­so rin­cão.

Ade­mais, apro­vei­ta­mos o con­ví­vio com os ga­ú­chos, pa­ra ob­ter in­for­mes ini­ci­ais no cul­ti­vo de ar­roz ir­ri­ga­do. O ar­roz de se­quei­ro, en­tão, pé de boi no des­bra­va­men­to do cer­ra­do, era fre­quen­te­men­te di­zi­ma­do pe­los ve­ra­ni­cos, fal­ta de chu­vas, nas co­lhei­tas. O es­ta­do, era ex­pe­ri­en­te no cul­ti­vo da so­ja e ir­ri­ga­ção de ar­roz, as­sim, além de re­sol­ver o de­sa­fio das va­ri­e­da­des de so­ja a se­rem cul­ti­va­das, em ca­rá­ter pi­o­nei­ro, es­ta­be­le­ci con­ta­tos com es­pe­cia­lis­tas em ir­ri­ga­ção, en­tre os vá­rios, o pro­fes­sor Men­des, que aca­bou sen­do, du­ran­te to­do o tem­po que con­du­zi a po­lí­ti­ca agrí­co­la go­i­a­na, men­tor, as­ses­sor de gran­de va­lia, no­no es­tu­do, co­nhe­ci­men­to de áre­as ade­qua­das a ir­ri­ga­ção, seu po­ten­ci­al, as­ses­so­ran­do, in­clu­si­ve, os pri­mei­ros ir­ri­gan­tes de ar­roz, em Go­i­ás. Abriu ele, as pri­mei­ras lu­zes so­bre o imen­so va­le do Ara­gu­aia, ao lon­go da ilha do Ba­na­nal, on­de a ir­ri­ga­ção, em­bo­ra te­nha si­do açoi­ta­da, por tro­pe­ços fi­nan­cei­ros no co­me­ço, atu­al­men­te, me­dra, me­dra de for­ma di­ver­si­fi­ca­da, em con­ti­nuo ro­di­zio, con­so­an­te os atra­ti­vos de mer­ca­do: ar­roz, fei­jão, mi­lho, e mes­mo, a Soja, Rainha do Agronegócio. Sen­tia-me, de cer­ta for­ma, com­pen­sa­do pe­la ga­ma de co­nhe­ci­men­tos, co­nhe­ci­men­tos so­bre­mo­do va­li­o­sos, que me pro­por­ci­o­na­vam os con­ta­tos, re­u­ni­ões, di­á­lo­go en­ca­de­a­do, con­sub­stan­ci­a­do a con­di­ção de se­cre­tá­rio. Ou­tros­sim, vol­tan­do ao ba­ten­te, ur­gia pro­vi­dên­cias, pa­ra le­var os cul­ti­va­res ad­qui­ri­dos as fren­tes de pro­du­ção, ta­re­fa le­va­da a bom ter­mo, por as­ses­so­res, co­mo o en­ge­nhei­ro agrô­no­mo Nau­tir Ama­ral e o Dr. Bo­ni­fá­cio, fi­to­tec­nis­ta, em in­te­ra­ção, com o fun­do de eco­no­mia ru­ral da se­cre­ta­ria, no en­tan­to, as co­o­pe­ra­ti­vas exis­ten­tes, na épo­ca, nas res­pec­ti­vas áre­as, aca­ba­ram en­car­re­ga­das de ven­der, tão ba­da­la­das se­men­tes, aos so­ji­cul­to­res pi­o­nei­ros. Oxa­lá, con­so­li­das­se, pe­re­ni­zas­se, de vez, a cul­tu­ra que, so­bran­cei­ra­men­te, vi­ria ser, a Rainha do Agronegócio.

Os mo­i­nhos eram pi­o­nei­ros, ti­nham a no­bre mis­são de abrir ca­mi­nho, co­mo di­to, ao cul­ti­vo ra­ci­o­nal do cer­ra­do. O co­or­de­na­dor do pro­je­to, sa­u­do­so en­ge­nhei­ro agrô­no­mo, Ely Ro­cha, um téc­ni­co di­li­gen­te, agar­ra­do ao tra­ba­lho, no cum­pri­men­to do de­ver, en­le­va­do de ci­vis­mo, as ve­zes re­cla­ma­ções, em­bo­ra sua des­tre­za, no to­can­te a con­du­ção das ati­vi­da­des pro­du­to­ras de cal­cá­rio, che­ga­vam ao meu te­le­fo­ne, ao que, sa­be­dor de sua de­sen­vol­tu­ra, de ime­di­a­to, li­ga­va a ele, em cer­tos ca­sos, já ha­via pro­vi­den­ci­a­do os re­pa­ros. Uma des­sas, foi do pre­fei­to de Cal­das No­vas, ale­gan­do que ha­via um amon­to­a­do mui­to gran­de de cal­cá­rio, des­sa for­ma, plei­te­a­va a pa­ra­li­sa­ção pro­vi­só­ria dos mo­i­nhos, en­quan­to hou­ves­se gran­de es­to­que, afim de ali­vi­ar a po­ei­ra bran­ca na par­te bai­xa da ci­da­de, on­de, in­clu­si­ve, mo­ra­va ele. Li­guei de afo­ga­di­lho, de cho­fre, me in­for­mou que, en­quan­to lá so­bra­va, fal­ta­va no Su­do­es­te. De mo­do que, ha­via pro­vi­den­ci­a­do ca­mi­nhões ex­tras, pa­ra tran­spor­tar, o que lá so­bra­va, o in­su­mo de so­bra, se­ria en­vi­a­do, par a ou­tra re­gi­ão.

Acres­ceu, meio agas­ta­do, que os mo­i­nhos fo­ram lo­ca­li­za­dos pró­xi­mos a ci­da­de, por in­sis­tên­cia do pró­prio pre­fei­to. Às su­ces­si­vas re­cla­ma­ções de­le, pre­fei­to, le­vou a ins­ta­la­ção de te­la pro­te­to­ra que, no en­tan­to, não eli­mi­nou de for­ma sa­lu­tar o im­bró­glio. Ely Ro­cha, foi agen­te de ex­ten­são ru­ral da Acar-Go­i­ás, em Pi­ra­can­ju­ba. As pro­mo­ções eram fei­tas por mé­ri­to, ten­do co­mo ba­se ava­li­a­ções do tra­ba­lho re­a­li­za­do no mu­ni­cí­pio. Era ele, um des­ses ex­ten­si­o­nis­tas pro­mo­vi­do por mé­ri­to, re­co­nhe­cen­do e va­lo­ri­zan­do sua ca­pa­ci­da­de, con­vi­da­mos, na con­di­ção de se­cre­tá­rio, pa­ra a co­or­de­na­ção do pro­je­to cal­cá­rio e, ou­tros in­su­mos, no ca­so, o fos­fa­to de ro­cha. O co­mér­cio de en­tão, não ti­nha in­te­res­se em ven­dê-lo, ha­via di­fi­cul­da­de em fa­zer che­gar aos pro­du­to­res, no ca­so, pe­que­nos con­su­mi­do­res, prin­ci­pi­an­tes no con­su­mo do pó mi­la­gro­so. Tal pó mi­la­gro­so, a prin­cí­pio, de­sa­cre­di­ta­do, ob­je­to de ques­ti­o­na­men­to, mas, lo­go a se­guir, ele­va­do a mi­ra­cu­lo­so pe­las De­mons­tra­ções de Re­sul­ta­dos (DR), mor­men­te, com plan­tio de ar­roz, pé de boi na con­quis­ta, co­mo di­to do cer­ra­do, ao der­ro­tar, a prin­cí­pio, o de­sa­fio da bai­xa pro­du­ti­vi­da­de.

Des­sa for­ma, as DRs fei­tas com ar­roz de cer­quei­ro, em 1968, eram ao to­do 37, em mu­ni­cí­pios di­fe­ren­tes, en­tre os qua­is, Pi­ra­can­ju­ba. Es­co­lhi­do o pro­du­tor, em co­mum acor­do, fi­xa­va-se o lo­cal, a área a ser plan­ta­da, no mí­ni­mo, 2 hec­ta­res, on­de, um hec­ta­re era plan­ta­do de for­ma cor­ri­quei­ra, tra­di­cio­nal, ba­se­a­do, no sen­so co­mum. Ou­tra, era fei­ta com tec­no­lo­gia, re­co­men­da­da por pes­qui­sa: se­men­tes tra­ta­das, me­lho­ra­das, es­pa­ça­men­to cor­re­to com­ple­men­ta­do, com adu­ba­ção de fos­fa­to em pó, ori­un­do de Ara­xá. A DR ori­en­ta­da por Ely Ro­cha, foi de 2 al­quei­res, um sem adu­bo e o ou­tro, adu­ba­do. To­do o tra­ba­lho de ins­ta­la­ção era pre­sen­ci­a­do, pe­lo mai­or nú­me­ro pos­sí­vel de pro­du­to­res. As ve­zes, se fa­zia ex­cur­são edu­ca­ti­va a la­vou­ra de­mons­tra­ti­va, an­tes da co­lhei­ta, no en­tan­to, a co­lhei­ta de­ve­ria con­tar com o mai­or nú­me­ro pos­sí­vel de agri­cul­to­res. Par­ti­ci­pan­do aten­ta­men­te, as­sis­tin­do, par e pas­so, a co­lhei­ta ma­nu­al ou me­ca­ni­za­da da área plan­ta­da, tan­to a de for­ma ar­cai­ca, co­mo a de for­ma mo­der­na, adu­ba­da com fos­fa­to de ro­cha.

Boa sur­pre­sa, o al­quei­re plan­ta­do de for­ma tra­di­cio­nal pro­du­ziu cer­ca de 83 sa­cos de 60 kg, a par­te fei­ta com tec­no­lo­gia mo­der­na pro­du­ziu, 179 sa­cas de 60 kg. A DR con­du­zi­da por ele, ex­ten­si­o­nis­ta ru­ral, foi a mais mo­vi­men­ta­da, ten­do co­mo co­ro­lá­rio mai­or par­ti­ci­pa­ção, com ade­são ao plan­tio ino­va­dor, mais pro­du­ti­vo. Com efei­to, exer­ci­tan­do, com al­ti­vez, a fun­ção de agen­te de mu­dan­ças, no cul­ti­vo da ter­ra, di­vul­gou-a no mu­ni­cí­pio e seus cir­cun­vi­zi­nhos, tor­nan­do-se ve­de­te, fon­te de re­fe­rên­cia, no pro­ces­so de mu­dan­ças, am­pli­an­do o aces­so, ex­pan­são da la­vou­ra de ar­roz, na imen­si­dão dos cam­pos ser­ra­dos, qua­se to­do, ain­da, a es­pe­ra de cul­ti­vo. A as­cen­são épi­ca da la­vou­ra, ar­roz de se­quei­ro, ca­mi­nhou ce­le­re­men­te, com a ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca, li­de­ran­do, em pou­co tem­po, as de­mais cul­tu­ras, con­tu­do, lo­go a se­guir, co­me­ça­ria a des­mo­ro­nar, com o de­sa­fio de frus­tra­ção de sa­fra, pro­vo­ca­da pe­los fa­mi­ge­ra­dos ve­ra­ni­cos. En­quan­to a la­vou­ra de ar­roz ca­mi­nhou cé­le­re, com a ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca, a do mi­lho, no cer­ra­do, mar­cou pas­so, pois, a cul­tu­ra de ar­roz não pre­ci­sa­va de cal­cá­rio pa­ra ser cul­ti­va­da, pro­du­zia ape­nas com adu­bo, in­clu­si­ve, co­mo de­mons­tra­do, o sim­ples fos­fa­to de ro­cha. Ao pas­so que, o mi­lho, co­mo a so­ja e ou­tras cul­tu­ras, de­pen­di­am do cal­cá­rio e adu­ba­ção: NPK, mais zin­co, no ca­so do mi­lho, pa­ra boa pro­du­ti­vi­da­de. Quan­to a ele, mi­lho, era an­tes dos mo­i­nhos de cal­cá­rio, cul­ti­va­do, em ter­re de cul­tu­ra, mas com bai­xa pro­du­ti­vi­da­de, po­rém, de gran­de im­por­tân­cia, co­mo la­vou­ra de sub­sis­tên­cia.

O ob­je­ti­vo mor da Acar-Go­i­ás con­sis­tia por meio da as­sis­tên­cia téc­ni­ca, eco­nô­mi­ca e so­ci­al, em in­te­grar a fa­mí­lia ru­ral na cor­ren­te de pro­gres­so do pa­ís, as­sim, nas­ceu nos EUA, com o mes­mo pro­pó­si­to foi in­tro­du­zi­da em nos­so pa­ís, ten­do co­mo en­ti­da­de le­gi­ti­ma­do­ra a AIA: Ame­ri­can In­ter­na­ti­o­nal As­so­cia­ti­on, com apoio fi­nan­cei­ro do en­tão PON­TO 4 - or­ga­nis­mo de aju­da as na­ções sub­de­sen­vol­vi­das, sen­do, lo­go a se­guir, sub­sti­tu­í­do pe­la Ali­an­ça pa­ra o Pro­gres­so, pro­gra­ma es­te, ins­ti­tu­í­do pe­lo sa­u­do­so pre­si­den­te Ken­nedy. O tra­ba­lho com a fa­mí­lia, no pró­prio meio ru­ral, a co­mu­ni­da­de abar­ca­va a ju­ven­tu­de ru­ral por meio dos cha­ma­dos clu­bes 4-S: Sa­ú­de, Sa­ber, Sen­tir, Ser­vir. A trans­for­ma­ção da Acar-Go­i­ás, en­ti­da­de ci­vil, em ser­vi­ço pú­bli­co, re­du­ziu sua efi­cá­cia em 50% por cul­pa ex­clu­si­va dos go­ver­nan­tes, no lu­gar de tor­na-la ain­da mais pu­jan­te, na eman­ci­pa­ção da fa­mí­lia ru­ral, mor­men­te nos as­sen­ta­men­tos, mu­ti­lou-a por ne­gli­gên­cia, fal­ta de vi­são.

A bu­ro­cra­cia que pas­sou a pre­pon­de­rar, sub­ver­teu o ide­al da gran­de mai­o­ria dos agen­tes de ex­ten­são ru­ral. Sua efi­cá­cia, agra­vou mais, ain­da, com sa­lá­ri­os bai­xos, pa­ra um tra­ba­lho in­te­gral, exi­gi­do pe­lo seu prin­cí­pio fi­lo­só­fi­co: aju­dar a fa­mí­lia ru­ral a aju­dar a si mes­ma, por meio de ou­tro prin­cí­pio, o téc­ni­co, que é o apren­der a fa­zer, fa­zen­do, fa­zer tra­ba­lhan­do, abo­mi­nan­do o atu­al, e, do­mi­nan­te pa­ter­na­lis­mo vi­ci­a­do, in­du­tor de sub­ser­vi­ên­cia mes­cla­do de in­do­lên­cia, vo­to de ca­bres­to, do com­pa­drio, ad­ver­so a eman­ci­pa­ção so­ci­o­e­co­nô­mi­ca das pes­so­as. Par e pas­so a es­co­la for­mal, os clu­bes 4-S pre­pa­ra­vam os me­ni­nos do meio ru­ral, âm­bi­to co­mu­ni­tá­rio, pa­ra a vi­da fu­tu­ra, de adul­tos. So­ja, Ra­i­nha do Agro­ne­gó­cio, con­ti­nu­a­rá no pró­xi­mo ar­ti­go, sá­ba­do, abor­dan­do o inol­vi­dá­vel pa­pel dos jo­vens nos clu­bes 4-S.

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em fi­lo­so­fia po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias