Home / Opinião

OPINIÃO

Quem se importa com o futuro?

O que que­rem os pla­ne­ja­do­res da eco­no­mia 4.0, ou da Quar­ta Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al co­mo tam­bém é de­no­mi­na­da? Fa­la-se em glo­ba­li­zar as ques­tões co­mo a do aque­ci­men­to e al­te­ra­ção do cli­ma. A cha­ve es­tá no equi­lí­brio. As ações hu­ma­nas não po­dem se con­tra­por às leis na­tu­ra­is que re­gu­lam a fí­si­ca, a quí­mi­ca, a bi­o­lo­gia, etc. Em­pre­go, ocu­pa­ção re­mu­ne­ra­da, edu­ca­ção, so­bre­vi­vên­cia con­dig­na, dar ên­fa­se ao as­pec­to es­pi­ri­tual da vi­da, se­ri­am as con­di­cio­nan­tes pa­ra qual­quer pla­ne­ja­men­to glo­bal, sem o que, mais e mais, o ser hu­ma­no ten­de­rá a ser uma pe­ça sem al­ma e sem con­te­ú­do, mas is­so não tem re­ce­bi­do a ne­ces­sá­ria con­si­de­ra­ção, per­mi­tin­do-se a ocor­rên­cia de cres­cen­tes de­se­qui­lí­bri­os só­cio-eco­nô­mi­cos-am­bien­tais.

O con­tro­le mo­ne­tá­rio e o com­ba­te à in­fla­ção se so­bre­põ­em a tu­do por­que há al­go er­ra­do no sis­te­ma, pro­vo­can­do dis­tor­ções. O Bra­sil sur­fou na li­qui­dez glo­bal que foi en­tran­do pe­las por­tas aber­tas, mas on­de foi pa­rar to­do o di­nhei­ro que en­trou pa­ra aqui­si­ções ou es­pe­cu­la­ção? Se es­ses mon­tan­tes ti­ves­sem per­ma­ne­ci­do, pe­lo me­nos em par­te re­cir­cu­lan­do, te­ri­am evi­ta­do a pe­sa­da re­ces­são que es­ta­mos vi­ven­do, mas es­sa pos­si­bi­li­da­de é re­du­zi­da da­da a es­tru­tu­ra de pa­ís ex­por­ta­dor de com­mo­di­ti­es e im­por­ta­dor de in­dus­tri­a­li­za­dos. Por is­so, as ati­vi­da­des co­la­te­ra­is vão sen­do de­sa­ti­va­das com o en­co­lhi­men­to da in­dús­tria.

O sis­te­ma glo­bal es­tá des­tru­in­do em­pre­gos nos paí­ses que fi­ca­ram pa­ra trás. A ex­pli­ca­ção mais uti­li­za­da pa­ra o ner­vo­sis­mo que atin­giu os mer­ca­dos glo­bais tem co­mo pa­no de fun­do a ex­pec­ta­ti­va de que as prin­ci­pa­is eco­no­mi­as do mun­do co­me­cem a au­men­tar as ta­xas de ju­ros, o que de­ve en­xu­gar a li­qui­dez glo­bal e tor­na­rá as eco­no­mi­as emer­gen­tes me­nos atra­en­tes pa­ra os in­ves­ti­do­res. Is­so tem ocor­ri­do com fre­quên­cia. Qual é a ló­gi­ca dis­so? O sis­te­ma tem per­mi­ti­do abu­sos e ope­ra­ções es­pe­cu­la­ti­vas sem se­ri­e­da­de que pro­mo­vem os de­se­qui­lí­bri­os ge­ra­do­res de cri­ses.

Qual se­rá o efei­to pa­ra o Bra­sil quan­do o mun­do in­tei­ro co­me­çar a fu­gir do ris­co e sal­tar pa­ra as apli­ca­ções de se­gu­ran­ça? E pa­ra o res­to do mun­do? Qua­is as cau­sas do de­se­qui­lí­brio nas con­tas pú­bli­cas? Em ge­ral, fa­la-se dos sa­lá­ri­os e apo­sen­ta­do­ri­as co­mo se is­so fos­se um aci­den­te es­que­cen­do-se que se tra­ta de um pro­ces­so cu­mu­la­ti­vo em­pur­ra­do com a bar­ri­ga en­quan­to ha­via cré­di­to far­to. O que efe­ti­va­men­te es­tá er­ra­do e o que te­mos fei­to pa­ra cor­ri­gir as fa­lhas? Co­mo dis­se o pre­si­den­te Trump: “Não po­de­mos es­pe­rar por ou­tra pes­soa, por paí­ses dis­tan­tes ou bu­ro­cra­tas dis­tan­tes. De­ve­mos re­sol­ver nos­sos pro­ble­mas, cons­tru­ir nos­sa pros­pe­ri­da­de, ga­ran­tir nos­so fu­tu­ro, ou se­re­mos vul­ne­rá­veis. Ain­da so­mos pa­tri­o­tas?”

Por mais de um sé­cu­lo os Es­ta­dos Uni­dos ti­ve­ram trân­si­to li­vre no Bra­sil, nos ne­gó­ci­os e nos re­cur­sos na­tu­ra­is. Po­de­ri­am ter con­tri­bu­í­do mais pa­ra o for­ta­le­ci­men­to da na­ção. Com sua ati­tu­de, pos­si­bi­li­ta­ram o avan­ço da Chi­na na es­fe­ra eco­nô­mi­ca, e qui­çá na po­lí­ti­ca. En­quan­to a Chi­na não des­cui­da da boa for­ma­ção de su­as li­de­ran­ças e do bom apro­vei­ta­men­to das opor­tu­ni­da­des eco­nô­mi­cas, o Bra­sil afun­dou na cor­rup­ção, dí­vi­das e des­pre­pa­ro da po­pu­la­ção.

Quem se im­por­ta com o fu­tu­ro do Bra­sil que ain­da não saiu da con­di­ção de pa­ís inex­pres­si­vo sem pro­pó­si­tos pró­prios de me­lho­ra? Mui­tas trans­for­ma­ções es­tão ocor­ren­do no mun­do afe­tan­do pro­fun­da­men­te a vi­da. A in­qui­e­ta­ção e a an­sie­da­de aden­tram na men­te, en­quan­to a in­tu­i­ção per­ma­ne­ce frá­gil pa­ra atu­ar e au­xi­li­ar. Sem tei­mo­sia, de for­ma fle­xí­vel, o ser hu­ma­no tem de bus­car com na­tu­ra­li­da­de o equi­lí­brio-fí­si­co-emo­cio­nal-es­pi­ri­tual pa­ra ser fe­liz.

Os de­se­qui­lí­bri­os sem­pre sur­gem quan­do se des­co­nhe­ce o fun­cio­na­men­to das leis na­tu­ra­is que re­gem a Cri­a­ção. O ho­mem re­a­li­zou vá­ri­as des­co­ber­tas, mas pa­rou de olhar pa­ra o con­jun­to ao se dei­xar se­du­zir pe­lo ga­nho ime­di­a­to. Pa­ra tu­do exis­te a so­lu­ção cor­re­ta, mas de­ve­ria ter pes­qui­sa­do se­ri­a­men­te, ten­do sem­pre co­mo me­ta a me­lho­ra ge­ral e o be­ne­fi­ci­a­men­to do pla­ne­ta com equi­lí­brio en­tre os po­vos.

(Be­ne­dic­to Is­ma­el Ca­mar­go Du­tra, gra­du­a­do pe­la Fa­cul­da­de de Eco­no­mia e Ad­mi­nis­tra­ção da USP, faz par­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção do Pro­digy Ber­ri­ni Grand Ho­tel, ar­ti­cu­lis­ta co­la­bo­ra­dor de jor­nais e re­a­li­za pa­les­tras so­bre te­mas li­ga­dos à qua­li­da­de de vi­da. Co­or­de­na os si­tes www.vi­da­e­a­pren­di­za­do.com.br e www.li­brary.com.br. É au­tor dos li­vros: “No­la – o ma­nus­cri­to que aba­lou o mun­do”; “2012...e de­pois?”; “De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no”; “O Ho­mem Sá­bio e os Jo­vens”; “A tra­je­tó­ria do ser hu­ma­no na Ter­ra – em bus­ca da ver­da­de e da fe­li­ci­da­de”; e “O se­gre­do de Darwin - Uma aven­tu­ra em bus­ca da ori­gem da vi­da”(Ma­dras Edi­to­ra). E-mail: bic­du­tra@li­brary.com.br; Twit­ter: @bi­du­tra7)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias