Home / Opinião

OPINIÃO

Qual será o futuro do planeta?

Ter­ra, pla­ne­ta ma­ra­vi­lho­so que en­se­ja ao ser hu­ma­no a pos­si­bi­li­da­de de evo­lu­ir em con­cor­dân­cia com as leis na­tu­ra­is da Cri­a­ção. Des­pre­zan­do es­sas leis, ocu­pan­do 10 mi­lhões de qui­lô­me­tros cú­bi­cos, con­se­gui­mos cau­sar da­nos ao to­do de um tri­lhão de qui­lô­me­tros cú­bi­cos, mas ago­ra en­fren­ta­mos de­sas­tro­sas con­se­quên­cias.

É pre­ci­so dar pri­o­ri­da­de ao que é pri­o­ri­tá­rio. Os po­lí­ti­cos e ges­to­res, elei­tos ou de­sig­na­dos, têm agi­do de for­ma ego­ís­ti­ca, es­que­cen­do que fo­ram co­lo­ca­dos em seus pos­tos pa­ra pen­sar nos pro­ble­mas e dar so­lu­ções pa­ra a me­lho­ra ge­ral. A es­cas­sez de água já ame­a­ça; é pre­ci­so in­ves­ti­gar a cau­sa da re­du­ção no vo­lu­me de chu­vas o que exi­ge sa­be­do­ria e bom sen­so que de­sa­pa­re­ce­ram com a ar­ro­gân­cia e se­de de po­der e ga­nhos. No in­te­ri­or ha­via mui­tas nas­cen­tes; ho­je, a me­nos de cem me­tros o cór­re­go já es­tá po­luí­do por es­go­to.

O jor­na­lis­ta Fer­nan­do Rei­nach aler­tou so­bre as al­te­ra­ções que es­ta­mos pro­vo­can­do no pla­ne­ta: “O de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co, o uso dos es­to­ques de ri­que­zas na­tu­ra­is e o au­men­to bru­tal do nú­me­ro de hu­ma­nos es­tão mo­di­fi­can­do ra­pi­da­men­te es­se 10 mi­lhões de qui­lô­me­tros cú­bi­cos. E es­sa al­te­ra­ção es­tá se es­pa­lhan­do pe­lo res­tan­te do pla­ne­ta. Lá em­bai­xo os aquí­fe­ros es­tão sen­do po­luí­dos e lá em ci­ma a ca­ma­da de ozô­nio foi re­du­zi­da. Se as con­di­ções des­ses 10 mi­lhões de qui­lô­me­tros cú­bi­cos mu­da­rem sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te, nós de­sa­pa­re­ce­re­mos, e na­da vai mu­dar no uni­ver­so. Afi­nal, são só 10 mi­lhões de qui­lô­me­tros cú­bi­cos."

O ser hu­ma­no é o es­pí­ri­to que dis­põe do in­te­lec­to pa­ra au­xi­li­ar na vi­da ma­te­ri­al, no en­tan­to o in­te­lec­to tem se so­bre­pos­to ao es­pí­ri­to le­van­do ao en­ri­je­ci­men­to do pen­sar e sen­tir que ten­de a re­du­zir a con­di­ção hu­ma­na ao es­ta­do de má­qui­na sem con­te­ú­do, cu­jo com­por­ta­men­to vai sen­do ca­ta­lo­ga­do e acu­mu­la­do pe­los su­per­com­pu­ta­do­res pa­ra cri­ar rí­gi­das nor­mas de con­du­ta da mas­sa sem in­di­vi­dua­li­da­de.

O mi­nis­tro da De­fe­sa, Ra­ul Jung­mann, dis­se que o sis­te­ma de se­gu­ran­ça do Bra­sil "es­tá fa­li­do" e que a cri­mi­na­li­da­de se trans­na­cio­na­li­zou. Não se tra­ta só do sis­te­ma da se­gu­ran­ça. Mui­tas coi­sas não es­tão fun­cio­nan­do bem, co­mo se po­de ob­ser­var na fal­ta do bom pre­pa­ro das no­vas ge­ra­ções às qua­is são da­das múl­ti­plas opor­tu­ni­da­des de re­ce­ber men­sa­gens ne­ga­ti­vas e mo­de­los ina­de­qua­dos de ati­tu­des e com­por­ta­men­to. So­ma-se a is­so a fal­ta de pro­pó­si­tos e de co­e­são na es­pe­ran­ça de me­lho­ra. Atri­bui-se o ca­os ao dé­fi­cit fi­nan­cei­ro, que se agra­vou com a ado­ção de me­di­das ina­de­qua­das no com­ba­te da cri­se eco­nô­mi­ca glo­bal, as qua­is re­tar­da­ram a re­cu­pe­ra­ção. Além dis­so, en­fren­ta­mos a cor­rup­ção in­fil­tra­da na ges­tão pú­bli­ca que au­men­ta a ine­fi­ci­ên­cia do Es­ta­do.

Di­an­te da pa­ra­dei­ra eco­nô­mi­ca mun­di­al sem­pre res­sur­ge co­mo ex­pli­ca­ção o te­ma da es­tag­na­ção se­cu­lar que soa um tan­to dog­má­ti­ca, pois não ex­pli­ca a cau­sa da não re­cu­pe­ra­ção da eco­no­mia que po­de es­tar as­so­cia­da à exis­tên­cia de ex­ces­so de pou­pan­ça e li­qui­dez, e de pou­cas op­ções de in­ves­ti­men­tos, mor­men­te no oci­den­te que per­deu a com­pe­ti­ti­vi­da­de nos cus­tos de pro­du­ção e re­du­ziu a ca­pa­ci­da­de de ge­rar em­pre­gos e con­su­mo, até mes­mo de bens es­sen­ci­ais.

A si­tu­a­ção po­de­rá pi­o­rar mui­to se hou­ver no­vo cho­que de ele­va­ção dos ju­ros ex­ter­nos. En­tão, o que es­tá meio es­tag­na­do ten­de­rá a de­ca­ir mais, ge­ran­do uma no­va cri­se glo­bal. Mas só man­ter os ju­ros bai­xos e con­ti­nu­ar fi­nan­cian­do con­tas pú­bli­cas não res­ta­be­le­ce­rá o equi­lí­brio eco­nô­mi­co en­tre os paí­ses ri­cos e os de­mais.

O Es­ta­do de­mo­crá­ti­co as­su­miu po­si­ção des­ta­ca­da, mas ten­deu pa­ra po­pu­lis­mo e ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção da cor­rup­ção. Com o po­der e con­tro­le cen­tra­li­za­dos na po­lí­ti­ca, cri­a­ram-se du­as vi­sões di­fe­ren­tes de li­dar com a eco­no­mia e com a li­ber­da­de. Os avan­ços tec­no­ló­gi­cos da quar­ta re­vo­lu­ção in­dus­tri­al es­tão en­se­jan­do ten­ta­ti­vas pa­ra rein­ven­tar o Es­ta­do, mas a gran­de trans­for­ma­ção pa­ra o bem exi­ge a rein­ven­ção do ho­mem. Mas pa­ra is­so ele tem de re­co­nhe­cer e res­pei­tar as leis na­tu­ra­is da Cri­a­ção que ex­pres­sam a Von­ta­de do Cri­a­dor.

(Be­ne­dic­to Is­ma­el Ca­mar­go Du­tra é gra­du­a­do pe­la Fa­cul­da­de de Eco­no­mia e Ad­mi­nis­tra­ção da USP)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias