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OPINIÃO

Qual é o grande segredo da maçonaria?

Mi­le­nar ins­ti­tu­i­ção que sem­pre  con­gre­gou ho­mens de mo­ral ili­ba­da, pois en­tre as exi­gen­cias pa­ra ne­la se in­gres­sar sem­pre is­so es­te­ve em pri­mei­ro lu­gar, com­pre­en­den­do o res­pei­to  à fa­mi­lia, ao pró­xi­mo e à so­ci­e­da­de co­mo um to­do, en­fim ter co­mo prin­cí­pios uma con­du­ta que  es­te­ja pró­xi­ma a ser um es­pe­lho de um hu­ma­no que es­te­ja sem­pre em bus­ca da per­fei­ção má­xi­ma que se pos­sa al­can­çar, pos­to que a per­fei­ção to­tal, só a um ser cou­be em qual­quer tem­po: ao nos­so Cri­a­dor que es­tá aci­ma de tu­do e de to­dos.

Es­sa ins­ti­tu­i­ção que é mun­di­al­men­te mi­le­nar, aqui pe­las nos­sas ter­ras co­me­çou a fun­cio­nar por vol­ta de 1792 no po­vo­a­do de Bar­ra na Ba­hia, ten­do re­le­van­te pa­pel pa­ra pro­cla­ma­ção da in­de­pen­den­cia, as­sim co­mo a da Re­pú­bli­ca, por­tan­to sem­pre par­ti­ci­pán­do ati­va­men­te da vi­da po­li­ti­ca na­ci­o­nal, o que ali­ás o faz em to­do o mun­do, pois é por de­mais sa­bi­do que te­ve des­ta­ca­da atu­a­ção na in­de­pen­den­cia dos Es­ta­dos Uni­dos quan­do es­se se se­pa­rou da In­gla­ter­ra, bem co­mo em ou­tras vá­ri­as par­tes do mun­do, os seus mem­bros sem­pre são ci­da­dã­os ati­vos e exer­cem ple­na­men­te as su­as ci­da­da­ni­as.

Por­tan­to, no Bra­sil, a  ma­ço­na­ria já re­mon­ta a qua­se três sé­cu­los ofi­ci­al­men­te, ten­do co­me­ça­do com a Gran­de Ori­en­te do Bra­sil, ali­ás ela, Gran­de Ori­en­te, é sem­pre uma re­fe­ren­cia, e  que não co­mun­ga com qual­quer des­vio de con­du­ta dos seus mem­bros, pois é sa­bi­do que ne­la, se al­gum dos seus in­te­gran­tes se com­por­ta de for­ma in­de­vi­da, so­bre­tu­do nas ques­tões fa­mi­lia­res, de pron­to já re­ce­be o seu "car­tão ver­me­lho", por­tan­to sen­do ela uma gran­de re­fe­ren­cia em ter­mos des­sa ins­ti­tu­i­ção no pa­ís, pos­to que exis­tem ou­tras ra­mi­fi­ca­ções com de­sig­na­ções ou­tras.

Sa­ben­do que ela ho­je se ali­cer­ça no tri­pé: li­ber­da­de, igual­da­de e fra­ter­ni­da­de( se ver­da­dei­ro is­so, foi to­ma­do em­pres­ta­do da re­vo­lu­ção fran­ce­sa que o ado­tou) por cer­to al­guns de seus mem­bros que não co­nhe­cem bem o que se­ja a li­ber­da­de, a con­fun­din­do com li­ber­ti­na­gem, se po­em a tra­ir as su­as com­pa­nhei­ras e os la­ços con­ju­gais que os unem, lo­jas ma­çô­ni­cas com se­ri­e­da­de não ti­tu­bei­am, os mem­bros se reú­nem e des­pa­cham àque­les que não agem den­tro dos prin­cí­pios que elas es­ta­be­le­cem, ali­ás mui­to be­los na prá­ti­ca, pois  eles são de su­ma im­por­tân­cia na vi­da de qual­quer ser hu­ma­no per­ten­ça ele ou não a qual­quer ins­ti­tu­i­ção do gê­ne­ro, lhe bas­tan­do tão so­men­te que te­nham ca­rá­ter, po­de ser até, que ho­je, da­do à de­te­rio­ra­ção de cos­tu­mes e mes­mo de ca­rá­ter de mui­tos, exis­tam lo­jas ma­ço­ni­cas em que is­so e ou­tras coi­sas não são le­va­dos em con­ta, e os seus mem­bros fa­zem ca­ra de pai­sa­gem  pa­ra si­tu­a­ções que afron­tam to­tal­men­te o que se es­pe­ra do com­por­ta­men­to de um ma­çom, mas is­so não nos diz res­pei­to, e é lá com os "bo­des" e a sua tur­ma.

Per­ten­cer a uma lo­ja ma­ço­ni­ca é pa­ra mui­tos, o su­pra su­mo da re­a­li­za­ção, en­tre­tan­to se em tes­es os mem­bros da­que­la ins­ti­tu­i­ção são es­co­lhi­dos  e con­vi­da­dos pa­ra in­te­gra-la pe­los seus va­lo­res,  às ve­zes mui­tas pes­so­as que  no seu dia a dia, apre­sen­tem a mai­or pro­xi­mi­da­de de to­dos os re­qui­si­tos que ali, di­u­tur­na­men­te se bus­ca,  que nun­ca fo­ram ma­çons( aos qua­is ja­mais se po­de atri­bu­ir a  pre­ten­são de se jul­ga­rem me­lho­res do que os que não o são, mui­to em­bo­ra a sua fi­lo­so­fia sem­pre se­ja, fun­da­men­tal­men­te,  pe­lo que se sa­be e se lê, di­re­cio­na­da pa­ra o in­fi­ni­to apri­mo­ra­men­to da con­du­ta dos seus mem­bros, ela es­tá sem­pre a li­dar com se­res fa­lhos, o que é ine­ren­te a to­da pes­soa hu­ma­na).

Um dos gran­des mis­té­ri­os des­sa ins­ti­tu­i­ção que mui­to atrai a cu­ri­o­si­da­de da­que­les que de­la não fa­zem par­te, é o seu tão bem guar­da­do se­gre­do que ne­nhum ma­çom ja­mais re­ve­la, per­sis­tin­do ao lon­go dos sé­cu­los es­se  sus­pen­se. Qual se­ria ele?, en­vol­ve ri­tos não con­di­zen­tes com pra­ti­cas acei­tá­veis da re­li­gi­o­si­da­de? Ou na­da mais é do que o cul­ti­var de uma len­da que a não pou­cos pro­vo­cam su­po­si­ções, às ve­zes até mes­mo que en­tre as su­as pa­re­des, se pra­ti­cam atos que se po­de­ri­am di­zer sa­tâ­ni­cos e con­tra os en­si­na­men­tos do Pai?

Ao meu ver não exis­te na­da dis­so a co­me­çar da sua pró­pria fi­lo­so­fia de igual­da­de, li­ber­da­de e fra­ter­ni­da­de que não con­di­ria com es­se ti­po de com­por­ta­men­tos que afron­ta­ri­am aos cris­tã­os, bem co­mo, por que en­tre os seus in­te­gran­tes se tem pes­so­as de re­co­nhe­ci­da gran­de re­li­gi­o­si­da­de e que por cer­to ja­mais co­mun­ga­ria com atos pro­fa­nos e/ou an­ti cris­tã­os, e em to­das as ve­zes que se ten­ta ex­tra­ir de um ma­çom qual o gran­de se­gre­do da ins­ti­tu­i­ção, ele tem sem­pre uma res­pos­ta na pon­ta da lin­gua: o se­gre­do é não ter se­gre­do!

Acre­di­to até que an­te es­sa per­pe­tu­a­ção des­se su­pos­to se­gre­do, sé­cu­los e sé­cu­los ain­da irão pas­sar e, vol­ta meia al­guém irá le­van­tar, de no­vo, es­sa ques­tão: qual é o gran­de se­gre­do da ma­ço­na­ria?

(Jo­sé Do­min­gos, jor­na­lis­ta, ad­vo­ga­do, ex-au­di­tor fis­cal, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, es­cri­tor e po­e­ta. E-mail jo­se­do­min­gos­mos­sa­me­di­[email protected])

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