Home / Opinião

OPINIÃO

O sentido lato de cidadania

O ama­du­re­ci­men­to cres­cen­te de um po­vo, que es­tá des­co­brin­do os seus di­rei­tos de ci­da­dão, ain­da que tar­di­a­men­te, por­quan­to du­zen­tos anos após a Re­vo­lu­ção Fran­ce­sa [es­tá­va­mos em 1991], o fa­rá fi­nal­men­te con­clu­ir que ne­nhum pa­ís po­de na ver­da­de de­sen­vol­ver seus ta­len­tos se con­ti­nu­ar sub­sis­tin­do co­mo uma gran­de sen­za­la de se­nho­res e es­cra­vos, ou fe­char-se co­mo uma os­tra xe­nó­fo­ba ou abrir-se de for­ma te­me­rá­ria, a pon­to de per­der sua iden­ti­da­de, sua so­be­ra­nia.

A com­pre­en­são das mas­sas ir-se-á ma­tu­ran­do até que en­ten­dam o va­lor da ci­da­da­nia, no sen­ti­do la­to, pois não é bas­tan­te con­si­de­rar o ci­da­dão ape­nas no seu con­tex­to fí­si­co, mas tam­bém no es­pi­ri­tual, por­que qual­quer com­po­nen­te dos gru­pos hu­ma­nos é, em re­su­mo, for­ma­do por cor­po e Al­ma. Afi­nal so­mos na ori­gem Es­pí­ri­to. Eis o sen­ti­do com­ple­to de ci­da­da­nia, que não po­de ad­mi­tir tão so­men­te o anal­fa­be­tis­mo das le­tras hu­ma­nas, co­mo tam­bém a ig­no­rân­cia dos as­sun­tos es­pi­ri­tua­is.

O des­co­nhe­ci­men­to des­ta re­a­li­da­de so­bre a qual aca­ba­mos de dis­cor­rer fa­vo­re­ce a in­cre­men­ta­ção das ações cau­sa­do­ras da fo­me, do de­sem­pre­go, do sec­ta­ris­mo, do frio ide­al in­di­vi­dua­lis­ta, is­to é, egó­la­tra, a pro­mo­ção do es­cár­nio com os que so­frem na so­ci­e­da­de, por­que ri­que­za e po­bre­za si­tuam-se den­tro do ser hu­ma­no; ex­te­rio­ri­zá-las, ou não, de­pen­de da men­ta­li­da­de e de fa­to­res cul­tu­ra­is (no fu­tu­ro pró­xi­mo, mar­ca­da­men­te es­pi­ri­tua­is), que pre­ci­sam ser exer­ci­ta­dos. Es­ta é uma si­tu­a­ção que não afe­ta ape­nas o Bra­sil, é mun­di­al: du­ran­te ge­ra­ções foi-se ofe­re­cen­do à gran­de par­te das cri­an­ças e dos jo­vens pou­co mais que li­xo. De­pois, há quem se sur­pre­en­da com o re­sul­ta­do ob­ti­do por tão fu­nes­ta se­men­tei­ra, a cul­tu­ra do cri­me (que se com­praz no con­fli­to en­tre po­vos, ou mes­mo den­tro das fa­mí­lias e das na­ções, ver­da­dei­ras guer­ras ci­vis não de­cla­ra­das), da qual a mo­ci­da­de é a prin­ci­pal ví­ti­ma (co­mo es­tá no Apo­ca­lip­se, 8), a cau­sar ou­tras tan­tas em to­das as clas­ses. Não bas­ta le­van­tar o vi­dro do car­ro. É su­i­cí­dio des­vi­ar a aten­ção do fa­to. Nun­ca foi efi­ci­en­te es­con­der a ca­be­ça na areia, co­mo o aves­truz. (...)

Não é sem pro­pó­si­to es­ta me­di­ta­ção de Bo­na­par­te (1769-1821): “Ca­da ho­ra per­di­da na ju­ven­tu­de é uma pos­si­bi­li­da­de de in­for­tú­nio na ida­de adul­ta”.

Ora, is­to tam­bém se apli­ca às na­ções que nas­cem, cres­cem, tor­nam-se ma­du­ras, quan­do co­lhe­rão o que hou­ve­rem plan­ta­do nas fa­ses an­te­rio­res ou, não, se não sou­be­rem, mais que hon­rá-lo, su­bli­mar seu pa­tri­mô­nio es­pi­ri­tual, so­ci­al e hu­ma­no. Eis o de­sa­fio a ser ven­ci­do no cam­po da Edu­ca­ção: o de ali­ar à Ins­tru­ção a Es­pi­ri­tua­li­da­de Ecu­mê­ni­ca. Nós, Le­gi­o­ná­rios da Boa Von­ta­de, te­mos ple­na cer­te­za de que o Evan­ge­lho e o Apo­ca­lip­se ofe­re­cem uma es­tru­tu­ra es­pi­ri­tual, psí­qui­ca e éti­ca pa­ra que ocor­ra es­sa trans­mu­da­ção, cu­ja ho­ra é che­ga­da, mais que is­so, ur­gen­tís­si­ma.

Daí ter dis­cor­ri­do, em en­tre­vis­ta que con­ce­di ao re­no­ma­do jor­na­lis­ta Ibra­him Su­ed (1929-1995), so­bre a Pe­da­go­gia ino­va­do­ra que apli­ca­mos na Le­gi­ão da Boa Von­ta­de, ali­nhan­do a éti­ca ao en­si­no pa­ra a for­ma­ção do Ci­da­dão Ecu­mê­ni­co. Apre­sen­to, a se­guir, tre­chos do que dis­se em res­pos­ta à ar­gui­ção do sa­u­do­so Ibra­him, à épo­ca:

Úl­ti­ma en­tre­vis­ta com Ibra­him Su­ed

Ibra­him Su­ed – Sei que a Le­gi­ão da Boa Von­ta­de tem uma li­nha pe­da­gó­gi­ca ino­va­do­ra. Qual é a fór­mu­la da LBV pa­ra re­sol­ver o pro­ble­ma da Edu­ca­ção no Bra­sil?

Pai­va Net­to – An­tes de tu­do, apli­car o nem sem­pre de­vi­da­men­te va­lo­ri­za­do Amor, na de­fi­ni­ção de Lau­ra, mãe do en­fer­mei­ro Lí­si­as, per­so­na­gens do li­vro Nos­so Lar, de au­to­ria do dr. An­dré Lu­iz, na psi­co­gra­fia de Chi­co Xa­vi­er (1910-2002): “O Di­vi­no Pão das Al­mas, o Ali­men­to Su­bli­me dos Co­ra­ções”.

Amor ver­sus
co­ni­vên­cia

Ora, meu ca­ro Ibra­him, o que mais se vê por aí é o re­sul­ta­do da ca­rên­cia de­le. Na­da mais pe­da­gó­gi­co do que o Amor Fra­ter­no, con­quan­to enér­gi­co e jus­to. Na­tu­ral­men­te, o Amor não po­de ser con­fun­di­do com co­ni­vên­cia no er­ro, pois exis­tem aque­les que con­si­de­ram que amar é con­cor­dar em tu­do, mes­mo no que es­ti­ver er­ra­do. Amar é jus­ta­men­te o con­trá­rio, mas, sa­ben­do-se com ge­ne­ro­si­da­de cor­ri­gir a pes­soa em sua fal­ta, mes­mo que com pon­de­ra­do ri­gor. (...) Aris­tó­te­les (384-322 a.C.) ad­ver­tia que “to­dos quan­tos têm me­di­ta­do na ar­te de go­ver­nar o gê­ne­ro hu­ma­no aca­bam por se con­ven­cer de que a sor­te dos im­pé­ri­os de­pen­de da Edu­ca­ção da mo­ci­da­de”. Mas on­de co­me­ça a ver­da­dei­ra Edu­ca­ção? (...) Na Pe­da­go­gia da Le­gi­ão da Boa Von­ta­de, que pre­ga a So­ci­e­da­de So­li­dá­ria, vi­sa­mos for­mar o Ci­da­dão Ecu­mê­ni­co, ou se­ja, o ser hu­ma­no que tran­scen­de a me­ra com­pe­tên­cia, vis­to que mui­ta gen­te ti­da co­mo tal es­tá le­van­do o mun­do a uma si­tu­a­ção de ca­la­mi­da­de e pe­ri­go. O Ci­da­dão Ecu­mê­ni­co é o ci­da­dão so­li­dá­rio, por­tan­to não ego­ís­ta. É aque­le que não se dei­xa se­du­zir pe­lo fa­na­tis­mo, por­que en­ten­de que não faz sen­ti­do odi­ar em no­me de Deus, que é Amor. En­fim, é o que sa­be res­pei­tar a sa­gra­da cri­a­tu­ra hu­ma­na sem pre­con­cei­tos e sec­ta­ris­mos. O que é éti­co não po­de aco­var­dar-se. Quan­do o ter­ri­tó­rio não é de­fen­di­do pe­los bons, os maus fa­zem “jus­ta” a vi­tó­ria da in­jus­ti­ça. (...) Na ver­da­de, meu ca­ro Ibra­him, o que a LBV pro­põe é um gran­de pro­gra­ma de Re­e­du­ca­ção. E é o que vi­mos fa­zen­do den­tro de nos­sas pos­si­bi­li­da­des, pro­cu­ran­do des­per­tar o in­te­res­se de tan­ta gen­te ide­a­lis­ta, que, co­mo nós, não acre­di­ta na fa­ta­li­da­de de des­ti­nos con­de­na­dos à des­gra­ça, por ques­tões so­ci­ais, po­lí­ti­cas, re­li­gi­o­sas, ét­ni­cas... Além dis­so, na­da se cons­trói fir­ma­do em re­cal­ques. Es­sa ação per­ma­nen­te da LBV pe­la re­e­du­ca­ção do Po­vo mui­to im­pres­sio­nou o jor­na­lis­ta Gil­ber­to Ama­ral, de Bra­sí­lia, a pon­to de ter de­cla­ra­do no Cor­reio Bra­zi­li­en­se: “A Le­gi­ão da Boa Von­ta­de dá uma cla­ra e evi­den­te de­mons­tra­ção ao pa­ís de co­mo edu­car, prin­ci­pal­men­te os mais hu­mil­des” (...).

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor – pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias