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OPINIÃO

O medo e o amor

Em en­con­tro do­min­guei­ro de fa­mí­lia, em uma chá­ca­ra nos ar­re­do­res de Go­i­â­nia, con­ver­sei com o ami­go Car­los Me­na, um es­pa­nhol que pas­sou a fa­zer par­te da nos­sa fa­mí­lia, ao se ca­sar com mi­nha so­bri­nha Car­la San­tos; se­guia a pro­sa em tor­no do ne­ga­ti­vis­mo nor­mó­ti­co em que se ba­sei­am pen­sa­men­to e com­por­ta­men­to vi­ven­cial da so­ci­e­da­de hu­ma­na em nos­sos di­as, em to­dos os paí­ses, prin­ci­pal­men­te nos con­si­de­ra­dos avan­ça­dos e em­pos­sa­dos das con­quis­tas tec­no­ló­gi­cas e ci­en­tí­fi­cas da ci­vi­li­za­ção hu­ma­na.

Con­cor­da­mos em que a cri­a­tu­ra hu­ma­na, se­ja de que pa­ís for, é pre­en­chi­da, é ha­bi­ta­da e fun­cio­na com ba­se nos sen­ti­men­tos bá­si­cos do amor e do me­do. Sen­do o amor o sen­ti­men­to ou a ener­gia pre­sen­te em to­da a na­tu­re­za, em to­das as coi­sas, se­res, en­tes e ani­mais, ir­ra­ci­o­nais ou ra­ci­o­nais; ener­gia ex­pan­si­va e agre­ga­do­ra por na­tu­re­za, que uni­fi­ca, pro­te­ge, so­li­da­ri­za-se com to­do ser ou cri­a­tu­ra que so­fre, e tra­ba­lha pa­ra a har­mo­nia e a fe­li­ci­da­de de to­do en­te ou cri­a­tu­ra com que con­vi­ve.

É o sen­ti­men­to que le­va ani­mais, fe­ro­zes ou não, a cu­i­dar de su­as cri­as, pro­te­gê-las de ata­ques e en­ca­mi­nhá-las pa­ra a au­to­no­mia de uma exis­tên­cia pró­pria, em ba­ses se­gu­ras. É a ener­gia cós­mi­ca, her­da­da quan­do se nas­ce, que le­va uma va­ca a ali­men­tar seu be­zer­ro, uma mãe ou um pai a de­fen­der, am­pa­rar e pro­te­ger os seus fi­lhos, e mo­ve os ena­mo­ra­dos ao en­con­tro e ao re­la­ci­o­na­men­to que irão le­var ao ca­sa­men­to e à for­ma­ção de uma fa­mí­lia.

Se o amor é a ener­gia di­vi­na, ex­pan­si­va e har­mo­ni­za­do­ra e cri­a­ti­va, o me­do é o seu opos­to: fun­cio­na de mo­do a re­ter, acu­mu­lar, ter in­ve­ja ou des­pei­to do su­ces­so ou da ri­que­za dos ou­tros, e tu­do fa­zer pa­ra que eles per­cam, em nos­so pro­vei­to, a fe­li­ci­da­de, o bem-es­tar e as re­a­li­za­ções que con­quis­ta­ram.

É o me­do, a in­ve­ja e a mal­da­de o mo­tor prin­ci­pal da fe­ro­ci­da­de dos gru­pos em dis­pu­ta, nos es­tá­di­os de fu­te­bol, não só nas hor­das de bár­ba­ros e fa­ná­ti­cos, ape­li­da­das de tor­ci­das or­ga­ni­za­das, mas tam­bém na po­lí­ti­ca, pal­co de dis­pu­tas on­de a men­ti­ra e o ci­nis­mo são ar­ma­das obri­ga­tó­ri­as, sem as qua­is o ani­mal po­lí­ti­co de Aris­tó­te­les es­tá a pé, na cha­pa­da, sem con­di­ções mí­ni­mas de so­bre­vi­ver ou de ven­cer.

A éti­ca, a le­al­da­de e a ver­da­de são sen­ti­men­tos ou prin­cí­pios mo­ra­is que vêm em des­fa­vor de quem as pos­sui e cul­ti­va. É o me­do que le­va as pes­so­as e gru­pos hu­ma­nos a bus­ca­rem ri­que­za fá­cil e ins­tan­tâ­nea, a que­rer acu­mu­lar coi­sas, bens de que não pre­ci­sam, e for­tu­nas que au­men­tam seu me­do e sua ga­nân­cia, as­se­gu­ran­do pre­ten­sa “qua­li­da­de de vi­da”, tra­du­zi­da em os­ten­ta­ção vai­do­sa e exi­bi­ções de es­tu­pi­dez e ar­ro­gân­cia.

Tam­bém as ilu­sões de se ter o cor­po per­fei­to, a per­for­man­ce at­lé­ti­ca, o ros­to sem ru­ga que de­nun­cie a pas­sa­gem dos ja­nei­ros, fa­zem par­te des­te sen­ti­men­to de me­do, que le­va à ne­ga­ção da re­a­li­da­de da vi­da, se­gun­do a qual to­da cri­a­tu­ra nas­ce, en­ve­lhe­ce e mor­re, le­van­do em seu cor­po e men­te os si­nais, as per­das e da­nos re­sul­tan­tes do en­ve­lhe­ci­men­to.

É es­ta bus­ca da for­ma per­fei­ta que le­va tan­tas cri­a­tu­ras, mu­lhe­res prin­ci­pal­men­te, e até mes­mo jo­vens, a se­rem pa­ci­en­tes co­ti­dia­nas de ci­rur­gi­as plás­ti­cas, das qua­is não pre­ci­sam pa­ra exis­tir ou con­vi­ver.Sen­do que não pou­cas ve­zes es­ta ob­ses­são pe­la for­ma per­fei­ta en­ca­mi­nha-se pa­ra re­sul­ta­dos trá­gi­cos.

Con­cor­da­mos, o ami­go Car­los, que vai dan­do um jei­to de en­ten­der o jei­to bra­si­lei­ro de fun­cio­nar, que só o sen­ti­men­to do amor po­de aca­bar com o me­do, que é o seu opos­to.Só o im­pul­so amo­ro­so que nos le­va a que­rer o bem de to­dos os que en­con­trar­mos em nos­sa ca­mi­nha­da exis­ten­ci­al, po­de pro­du­zir a trans­for­ma­ção in­te­ri­or (me­ta­nóia) pe­la qual ul­tra­pas­sa­mos to­dos os de­sas­tres e da­nos pro­du­zi­dos pe­lo sen­ti­men­to do me­do, cau­sa de to­das as guer­ras e to­das as inú­me­ras for­mas de so­fri­men­to hu­ma­no.

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tor e jor­na­lis­ta.Ocu­pa a ca­dei­ra 25 da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)

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